28 de janeiro de 2011

Like & Dislike


Noite de sexta-feira. O Like/Dislike televisivo da última semana!

LIKE
Nelson Mandela na abertura do Telejornal


Se há casos onde a informação da RTP1 é superior, este foi um deles. Na emissão de ontem, conduzida por José Alberto Carvalho, a abertura do principal espaço informativo do canal público (e curiosamente o principal espaço informativo português) foi dedicada à notícia que falava sobre o debilitado estado de saúde de Nelson Mandela, Nobel da paz e um dos principais rostos da luta contra o Apartheid.

Um tema internacional, uma área bastante menosprezada pelos informativos nacionais mas que foi levada ao expoente máximo do destaque ao ser a noticia de abertura do Telejornal. O like desta semana!


DISLIKE
Capa de Revista
Acredito no talento e nas potencialidades de Ana Marques e Cláudio Ramos, enquanto excelente comunicadores que são. Mas Capa de Revista, o espaço que ambos conduzem nas manhãs da SIC, é mau demais. Durante meia hora apenas se tenta preencher aquela mesma meia hora de emissão com uma revista de imprensa, curiosamente feita minutos antes por João Moleira na Edição da Manhã, e ainda com algumas pitadas de Tertúlia Cor-de-rosa, uma fórmula que está mais que gasta e que já morreu há muito.

Por muito boa química que haja entre esta dupla, Capa de Revista merece desaparecer da grelha da SIC com a chegada de Júlia Pinheiro às manhãs da estação. Ana Marques, Cláudio Ramos e os próprios telespectadores merecem mais, muito mais.

Falar Televisão


One Man Show

Domingo foi noite de eleições presidenciais. E se politicamente o resultado deste escrutínio era, por si só, previsível, em televisão ocorreram algumas surpresas. E a maior de todas elas foi a excelente emissão especial levada a cabo pela TVI.

Quase sempre rotulada como tendo uma informação sensacionalista e sendo esta mesma área o ‘calcanhar de Aquiles’ da estação líder, a noite do último Domingo veio apenas mostrar que afinal a informação de Queluz de Baixo pode mesmo surpreender e pelos melhores motivos.

Com uma excelente apresentação cénica e gráfica, com um painel de comentadores equilibrado e na medida certa, acrescentando-se também a este painel o trunfo Marcelo Rebelo de Sousa guardado para a última parte daquele especial, a TVI conseguiu fazer daquela emissão de 3 horas um espaço bastante ritmado, dinâmico e eficaz. O essencial para um especial eleitoral.


Júlio Magalhães foi, sem dúvida, a cara do mérito pelo trabalho desenvolvido naquele especial, ao ser ele próprio uma das figuras da noite na forma como se mostrou um óptimo ‘distribuidor de jogo’ como, na sua vertente One Man Show, conduziu ‘sem espinhas’ aquela maratona televisiva.

Com uma SIC num estado surpreendentemente off e com uma RTP a apresentar mais do mesmo, a emissão especial da TVI foi, para mim, a que mais surpreendeu de entre as três generalistas porque basicamente foi a que melhor reposta deu às necessidades dos telespectadores que seguiam a televisão aquela hora.

Sílvia Alberto sem ambição para talk-shows


Será a 5 de Março que Sílvia Alberto regressará aos ecrãs da RTP1 com a apresentação do Festival da Canção. A apresentadora volta assim a ser aposta da estação pública para mais um programa em horário nobre, algo que a deixa bastante satisfeita. Isto porque, segundo Sílvia Alberto, os talk-shows da manhã e tarde do canal do Estado não são a sua praia. "Não tenho perfil para um programa da manhã ou da tarde. Há muitos anos, lembro-me que substituí na SIC a Fátima Lopes durante 15 dias, no programa das manhãs. Foi uma óptima experiência para perceber que não sou talhada para esse tipo de trabalho", explicou à Notícias TV.
Sílvia Alberto considera ainda que não tem a entrega característica de outras apresentadoras mais velhas, que torna um talk-show mais rico: "Tem que ver com uma entrega que a Júlia e a Fátima, por exemplo, dão. Não sei se tenho esse perfil".

Quiosque: Notícias TV

Desilusão em "Sedução"


A desilusão está estampada no rosto de Rui Vilhena. Ciente de que Sedução é uma boa novela, o autor está sentido com as opções que a estação de Queluz de Baixo tomou. Assim, Rui Vilhena considerou que chegou a altura de terminar o seu silêncio, e manifestar o desagrado que sente com a TVI: "Estive sempre calado porque achei que não me devia pronunciar. Não podia continuar em silêncio. Decidi falar agora, pela primeira vez, para defender o meu trabalho e todas as pessoas que estão envolvidas nele e que acreditam na novela".
O profissional do canal da Media Capital é directo: "A paciência do público tem limites e nós estamos a pagar agora a factura de andarmos constantemente a mudar o horário das novelas. A novela foi prejudicada por uma decisão precipitada". Sabendo que as suas novelas tendem a ser mais complexas, Rui Vilhena não considera que esse tenha sido o motivo pelo qual os telespectadores deixaram de visionar Sedução. "Na primeira semana a novela fez muito bem. Ao terceiro dia de emissão, a TVI decidiu mudar de horário. O que me foi dito é que a novela faria melhor num horário tardio. Eu não concordei. Mudar de horário ao fim de três ou quatro episódios quer significar alguma coisa, passa uma mensagem negativa cá para fora", explicou.

O mal-estar em Sedução estende-se assim a toda a produção e elenco. Isabel Medina, directora de autores da novela, confessa o seguinte: "O grande balde de água fria foi logo a primeira mudança, ou seja, quando a novela deixou de ser emitida em horário nobre e passou para as 23:00. Muito pouco tempo para fidelizar público. Houve precipitação por parte da TVI. Gostaríamos que a estação tivesse dado mais tempo a Sedução".

Quem também não ficou agradado com a decisão da estação de Queluz de Baixo foi João Perry. O actor demonstrou tristeza nas suas declarações à Notícias TV: "A desculpa que a TVI dá para atirar a novela para mais tarde é que a novela é elaborada de mais para um público popular. Dizem que não tem suficientes cenas de amor, que tem um contexto demasiado profundo".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...

... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Fala-se 28/01/2011


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta sexta-feira!


Sónia Araújo e Jorge Gabriel


A dupla de apresentadores da Praça da Alegria também está junta em causas solidárias. Sónia Araújo e Jorge Gabriel serão, mais uma vez, os padrinhos da campanha Procuram-se Abraços um serviço solidário da instituição Mundos da Vida, que cobre actualmente 10 concelhos da cidade do Porto.



Marta Leite Castro

Marta Leite Castro continua a ter o maior destaque na imprensa cor de rosa e não devido à sua vida profissional. A apresentadora de Só Visto! foi, ela mesmo, vista em clima de grande cumplicidade com Pedro Montargil, gestor da Ongoing. Depois de um café no Chiado e na última segunda-feira, seguiu-se um cúmplice beijo de despedida à vista das máquinas.

Contactada pelo Vidas, Marta Leite Castro não confirmou nem desmentiu qualquer relacionamento.


Quiosque: Vidas, TV Guia

José Moutinho quase certo em “Peso Pesado”

josemoutinho

Depois de a edição desta semana da revista TV Guia ter adiantado que Humberto Barbosa deverá ser um dos médicos da versão portuguesa de The Biggest Loser, a revista Mariana dá a conhecer mais nomes para a equipa do programa.

Quem está quase certo é José Moutinho, que deverá ser um dos personal trainers. Após ter-se tornado conhecido em 1ª Companhia, o desportista poderá agora voltar a ter um papel de destaque num reality-show.


Segundo a mesma publicação, Miguel Stantley, que terá um programa na SIC, Doctor White, poderá também fazer parte da equipa de Peso Pesado. Neste caso o dentista seria o responsável pela auto-estima e imagem dos participantes.

Por último, a Mariana adianta ainda que Fernando Póvoas, conhecido médico das estrelas da nossa televisão poderá também fazer parte do Biggest Loser português, aconselhando e vigiando os concorrentes.


À semelhança de outros programas do género em Portugal, também Peso Pesado terá emissões de segunda a sexta-feira, onde será mostrada a evolução diária dos concorrentes e uma gala aos domingos.


Quiosque: Mariana

Rui Porto Nunes vai ser exclusivo SIC!

ruiportonunes2

Joana Santos e José Fidalgo foram os mais recentes actores a assinar exclusividade com a estação de Carnaxide, mas não são os últimos. Para além de Inês Castel-Branco, há outro actor que se prepara para receber uma compensação pelo seu trabalho.


Segundo a edição desta semana da revista Mariana Rui Porto Nunes é o senhor que se segue. Depois de ter protagonizado Lua Vermelha, o actor está agora a apresentar o Curto Circuito e deverá regressar brevemente à generalista, provavelmente na próxima telenovela do canal.


Está assim encontrada a forma de manter Rui Porto Nunes “seguro”, agora que se aguarda uma reacção da TVI às recentes contratações da SIC.


Quiosque: Mariana

Vera Kolodzig vilã em “A Terceira Vez”?

vera_kolodzig

Terminou recentemente as gravações de Espírito Indomável, mas parece que o seu descanso não será muito. É que, ao que tudo indica, a actriz voltará a trabalhar com Tozé Martinho na nova telenovela que o argumentista está a escrever.


A notícia é avançada pela edição desta semana da revista Mariana e dá conta de que Vera Kolodzig será uma das protagonistas de A Terceira Vez. Uma vez que esta história deverá substituir Sedução, a rebelde de Espírito Indomável poderá assim descansar a sua imagem.


Por outro lado, a mesma publicação adianta ainda que Tozé Martinho poderá dar um grande desafio a Vera Kolodzig, nomeadamente a vilã que a actriz há muito deseja interpretar. Resta aguardar por novidades.


Quiosque: Mariana

Júlia Pinheiro e Rui Pêgo juntos em “Peso Pesado”?

ruipegojuliapinheiro

É já um dado adquirido que será a mais recente estrela de Carnaxide a apresentar a versão portuguesa de The Biggest Loser. Escolhida a apresentadora, falta seleccionar quem fará as reportagens que serão exibidas nos programas diários.


Segundo a edição desta semana da revista Mariana, em cima da mesa está a possibilidade de o filho da comunicadora vir a integrar a equipa de Peso Pesado. Ao que parece, e embora a própria Júlia Pinheiro já tenha garantido que não interfere na carreira do filho, a estratégia de colocar mãe e filho juntos poderá ser aproveitada pela SIC para alcançar ainda mais audiências.


Apesar de tudo, ainda não há certezas de que esta opção terá luz verde, estando ainda os nomes de Carolina Patrocínio, Vanessa Oliveira ou Ana Marques, entre outros, em cima da mesa.


Quiosque: Mariana

Revista de Imprensa 28/01/2011


 Sexta-feira, 28 de Janeiro. A última Revista de Imprensa da semana!


Novo formato gastronómico nos ecrãs da RTP1


Chefs. Assim se chama o noivo magazine gastronómico que a RTP1 levará a cabo e que pretende dar a conhecer uma faceta mais íntima de dez especialistas nacionais da área da cozinha. Num total de 10 edições, de 20 minutos cada, a promoção e divulgação dos "chefs", enquanto profissionais, e também da cozinha portuguesa será uma constante.

José Bento dos Santos, gastrónomo e ex-apresentador de Sentido de Gosto, reconhece a importância desta temática num magazine semanal da RTP1: "Hoje em dia quem tem a responsabilidade de nos alimentar já não são as famílias - já não são as mães que trabalham -, são os 'chefs', que não só cozinham nos seus restaurantes, mas ensinam a cozinhar: inovam, descobrem, incentivam-nos"

Vítor Sobral, Luís Baena, José Avillez, Miguel Castro Silva ou Leonel Pereira serão alguns dos "chefs" que estarão em destaque neste magazine que pretende apresentar-se, acima de tudo, num registo informal.





Academia RTP arrancou ontem


Arrancou oficialmente ontem um projecto inovador da RTP. A Academia RTP pretende ser uma janela de oportunidades para criativos e pessoas com capacidade de concretizar projectos nas mais variadas áreas dentro da televisão pública.

As inscrições estão abertas desde ontem a todos os interessados e assim permanecerão até ao próximo dia 21 de Fevereiro a todos os jovens com idades compreendidas entre os 18 e 30 anos e com uma formação igual ou superior ao 12º ano.

Mário Augusto, o principal responsável deste projecto, explicou ontem, no lançamento da Academia, que a RTP pretende desta forma abrir-se às “novas ideias da geração digital” estando à espera, por parte de quem participa, de “novas ideias”, rematando, “queremos ser surpreendidos com as ideias dos candidatos”

Ao todo serão cerca de 100 os estágios previstos, podendo este número aumentar ou diminuir consoante a afluência de participação na Academia da televisão pública.


CITAÇÃO DO DIA
"É a prova de que a medição de audiências da televisão tem que ser questionada"

Nilton,
sobre sucesso de 5 Para a Meia-Noite nas redes sociais



NÚMERO DO DIA
26,8
Foi esta a cota de mercado alcançada pelo jogo FC Porto x Nacional, emitido na última quarta-feira pela TVI. Números que arastaram a estação de Queluz de Baixo para o 3º lugar naquele horário, de acesso ao prime-time.


Quiosque: Jornal de Notícias, Público, TV Guia

Estes são os 12 finalistas do "Festival da Canção 2011"!

festivaldacancao2011

Depois de uma semana de votações on-line já estão seleccionados os temas que irão a concurso no próximo dia 12 de Março no Teatro Camões, em Lisboa. Embora os números ainda não sejam os oficiais, deixamos-lhe os resultados que estavam on-line pouco depois da meia noite, já as votações haviam fechado:


17374 votos: Homens da Luta - Luta é alegria

14394 votos: Wanda Stuart - Chegar à tua voz

14105 votos: Inês Bernardo - Deixa o meu lugar

14062 votos: Ricardo Sousa - O mar, o vento e as estrelas

14058 votos: Filipa Ruas - Tensão

14056 votos: 7 Saias - Embalo do coração

13868 votos: Carla Moreno - Sobrevivo

13844 votos: Henrique Feist - Quase a voar

13817 votos: Nuno Norte - São os barcos de Lisboa

13656 votos: Rui Andrade - Em nome do amor

13592 votos: Tânia Tavares - Se esse dia chegar

13448 votos: Axel - Boom boom yeah


12431 votos: Alma Real - Não quero falar

11967 votos: Carla Pires - Voar alto

11651 votos: Nádia Correia - Sonhos do verbo amar

7325 votos: Pop Pin's - Esta noite vamos curtir

4862 votos: Carla Ribeiro - Só acontece uma vez

2470 votos: Sandra Dória - Aprende a voar (nas asas do amor)

829 votos: Daniela Galbin - Amor a sério

694 votos: Emanuel Santos - Não estamos sós

261 votos: Woodu - O tempo resolve tudo


Apesar de tudo, só nesta sexta-feira pelas 18 horas a RTP fará o anúncio oficial dos grandes finalistas do Festival da Canção 2011!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


É soltar a franga

Endereço Desconhecido (RTP2) ainda não é o programa que pode ser. A câmara deixa-se às vezes fazer refém dos velhos conceitos "bilhete postal", a infografia precisa de trabalho (como quase sempre precisa de trabalho, aliás, a infografia das produções RTP), a edição pede tempo e paciência, até para a simples divisão das entrevistas e das contemplações em segmentos menores e alternados - e, sobretudo, Tiago Salazar continua à procura do registo certo para a exploração da sua própria imagem.


No essencial, todo o lado formal do programa espera ainda por um suplemento de sofisticação que lhe permita, ao mesmo tempo, distinguir-se no meio da programação da RTP2 e ganhar um espaço entre a muita concorrência dispersa por vários canais de diferentes operadores. E, no entanto, já se trata, provavelmente, do melhor programa de viagens "convencional" feito em Portugal em bastante tempo. Porque não se limita aos velhos chavões do jornalismo de viagens, incluindo a "estrada que serpenteia" e a "paisagem de cortar a respiração" - e isso já é muito caminho percorrido.


Tiago Salazar não apenas "parece" um louco genial: "efectivamente tem" algo de louco e outro tanto de brilhante, como a sua escrita para jornais e revistas há tanto tempo mostra. Agora, e vencida a vertigem das primeiras aparições televisivas, chegou a altura de fazê-lo verter no ecrã. Em TV, não basta ser culto, fazer as perguntas certas, ter o olhar ideal: é preciso explorar o próprio carisma também. E aquele boneco, com aquele cabelão e aquela voz de ressaca e aquele ar de bon vivant, bem pode valer um milhão. Para apresentadores que sabem onde pôr as mãos já bastam os outros todos.