17 de janeiro de 2010

Diário de um Ídolo


Boa noite. Seja bem-vindo ao Diário de um Ídolo. Aos domingos, logo após a gala do talent-show da SIC, já sabe que é aqui, no Televisão-Opinião, que vai encontrar a análise detalhada às prestações dos concorrentes, do júri e dos apresentadores!

Comecemos pelas actuações dos 5 concorrentes ainda em competição:

Filipe Pinto - As suas actuações são sempre boas, mas achei que a primeira música, ficava melhor com o sotaque brasileiro. Gostei da interacção com as bailarinas. Achei a sua segunda actuação muito superior à primeira. É verdade que era um estilo no qual está mais confortável, mas não se lhe pode tirar mérito por isso.

Solange Hilário - O primeiro tema foi bem escolhido. "Fame" é uma das músicas que neste momento mais toca nas rádios, e de certeza que esta concorrente teve isso em conta. Ainda sobre a sua primeira actuação, esteve bem, mas não se destacou. Relativamente à segunda, mais uma vez teve energia para levar o seu tema avante. Gostei da presença, e teve nota positiva.

Achei a sua "salvação" desnecessária, apesar de a ter considerado superior à da Inês.

Inês Laranjeira - Achei a sua primeira actuação boa. Foi original no tema, sendo que demonstrou que afinal ainda está "viva", coisa que nas últimas galas desconfiava. Esteve de parabéns. Sobre a sua segunda actuação, foi bastante musical. Mesmo assim, gostei muito mais do tema em português. Tive pena das críticas que lhe foram feitas, pois agradou-me ouvi-la.

Carlos Costa - A sua partipação neste concurso está coberta de pequenas "polémicas", mas há uma coisa que sei, e da qual não tenho qualquer tipo de dúvida: o Carlos merece estar aqui. Gostei da sua primeira actuação, onde mais uma vez pudemos ver o seu lado mais calmo. Sobre o segundo tema, gostei muito, mas muito mesmo. Se o objectivo do Ídolos é encontrar um Ídolo pop, então o Carlos é um potencial vencedor do concurso. Só achei que em "Umbrella" se podia ter mexido mais.

Diana Piedade - Grande presença, grande actuação. A Diana sabe que precisa de se destacar entre os outros concorrentes, e é o que ela tem vindo a fazer nas últimas galas. Primeiro tema muito bom mesmo. Na sua segunda prestação, notou-se uma vertente totalmente oposta daquela que ela tinha mostrado na primeira canção. A Diana esteve de parabéns.


Quanto à prestação de João Manzarra e Cláudia Vieira, achei-os mais à vontade. Gostei da brincadeira do ex-apresentador de Curto Circuito, relatimente aos bolsos. Fez-me soltar umas boas gargalhadas, pois é um facto que nós quando estamos nervosos, ou menos à vontade, temos tendência para colocar as mãos nas "algibeiras". Acho que foi a melhor gala dos dois apresentadores.

Relativamente à prestação do júri, gostei das avaliações de Pedro Boucherie, apesar de achar que o que ele pretende com elas é ser "polémico". Laurent Filipe mais uma vez demonstrou a sua serenidade nas palavras que dá aos concorrentes. Consegue avaliar sem "ofender". Manuel Moura dos Santos foi mais comedido nas palavras. Roberta Medina não surpreendeu, só mesmo na beleza.

Aqui fica a minha avaliação dos 5 concorrentes, de 0 a 10:

Na minha opinião, a melhor da noite foi a Diana Piedade, a quem atríbuo a nota máxima - 10. Segue-se o Filipe Pinto e o Carlos Costa, com 9. À Solange Hilário dou 8, e à Inês Laranjeira 6 (tendo também em conta a avaliação do júri).


Fonte das fotografias:Fanpop e Morangos Online

O Protagonista


Boa noite. O Protagonista desta semana é um programa.

A Praça da Alegria, talk-show apresentado por Sónia Araújo e Jorge Gabriel, está a dar cartas nas manhãs da RTP1. De tal forma, que na semana passada chegou aos 36% de share.
O programa da estação pública, que é emitido há já vários anos, tem vindo a ganhar ritmo, vida e alegria. Até na cor inovou. E é por isso que Sónia Araújo e Jorge Gabriel têm tornado o seu formato mais competitivo.
O facto da concorrência estar mais fraca - Companhia das Manhãs -, também ajuda à festa, mas, mesmo assim, não deve ser tirado mérito aos dois apresentadores.


Apesar de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira estarem a fazer um bom trabalho no Você na TV!, devem ter cuidado com a concorrência da RTP1, pois ela está a aproximar-se, e bem.

Penso que os resultados da Praça da Alegria são um prémio para Jorge Gabriel e Sónia Araújo, que durante anos batalharam contra shares na ordem dos 20%. Actualmente eles são os senhores das manhãs, que têm vindo a fazer frente ao talk-show matinal da TVI.

Por isto, e por muito mais, a Praça da Alegria é o protagonista desta semana!

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, fique com o Protagonista da semana, e às 00:20, com o Diário de um Ídolo.


Em busca do público

A galopante subida da televisão por ca-bo e do IPTV (que quando for medida por cá dará uma facada na fatia de bolo dos canais generalistas…) não é apenas mérito da programação que aqueles operadores oferecem aos espectadores. Não é apenas resultado da diversidade da oferta, da segmentação dos conteúdos. É também, e muito, uma dádiva que os programadores tradicionais lhes fizeram o favor de dar. Ao relegar o cinema de qualidade para horas impróprias, ao colocar séries internacionais premiadas a seguir a um fartote de novelas, a horas proibitivas para a generalidade dos portugueses que trabalham no dia seguinte, ao encherem as tardes de fim-de-semana com filme-pipoca e repetições sem fim, os canais generalistas, sobretudo a SIC e a TVI, entregaram de bandeja ao cabo um público que quiseram dispensar.

E, afinal, esse público está disponível para voltar, se lhe derem qualidade, se não tornarem as antenas generalistas apenas numa espécie de carne para canhão. O exemplo mais recente foi a opção de Nuno Santos em programar Investigação Criminal para as tardes de domingo. Há oito dias, a série que conta com Daniela Ruah (e esse facto não é irrisório, antes pelo contrário, justifica os mais de 40% de share que conquistou), mereceu todos os elogios. Não sabemos o que acontecerá este fim-de-semana, mas o horário escolhido (logo a seguir ao almoço, num inverno particularmente chuvoso e friorento) é um convite ao velho público esclarecido: venham lá do cabo, que a vida por cá não é só novelas…


Outras Audiências


19:00 - 20:00

Filme TVI : "Shaft" - 6.7% de rating e 25,1% de share
Filme SIC : "O Amor e a Vida Real" - 6% de rating e 22,3% de share

20:00 - 21:00

"Jornal da Noite" - 8.9% de rating e 26.6% de share
"Jornal Nacional" - 8.8% de share e 26.6% de share

21:00 - 24:00

Futebol - "Liga Sagres: Sporting vs Nacional" - 9.1% de rating e 25.7% de share
"Ele é Ela" - 8.8% de rating e 37.3% de share
"Perfeito Coração" - 8,5% de rating e 24,4% de share
"A Voz do Cidadão" - 8,2% de rating e 23,3% de share
"Liga Sagres Flash Interview" - 6.7 % de rating e 22.2% de share
"Liga Sagres Resumos" - 6.2% de rating e 23.3% de share
"Alta Definição" (R) - 5.5% de rating e 20.9% de share


Audimetria - 16/01/2010

O dia de ontem (sábado) foi ganho pela RTP1 com 27.1% de share. Em segundo lugar ficou a TVI nos 26.6% de share, e a SIC ficou-se pelos 24.1% de share.
A novela "Deixa Que Te Leve" conquistou os portugueses e ontem liderou o dia com 14.4% de rating e um share superior aos 40%. "Meu Amor" ficou em terceiro do top e baixou dos valores que tem feito durante a semana.
O resto do top pertenceu à RTP1, com os seus noticiários a liderarem. "Telejornal" esteve acima dos 40% de share, um excelente resultado. "Jornal da Tarde" esteve lá perto. "Preço Certo" continua a ser rei dos finais de tarde.
A SIC conseguiu colocar "Não Há Crise" no 6º lugar do top, sendo o programa mais visto da estação com 9.6% de rating e 26.8% de share.

Fonte: Mediamonitor

Promoção

A pedido do Anselmo, administrador do Por Outro Olhar, decidi divulgar a estreia da nova rubrica desse blog.


"A febre do Ídolos chegou e veio para ficar! Tal facto pode ser comprovado na nova rubrica do blog POR OUTRO OLHAR, a estrear BREVEMENTE. "Ídolos do Youtube" é a rubrica que faltava ao blog! Num momento de renovação e em que a recta final do programa se aproxima, começa aqui um novo concurso. Depois de procurar alguns candidatos a Ídolo pelo Youtube, foram seleccionados nove. No entanto e antes de poderes ouvir as suas vozes, um júri irá eliminar 4 dos concorrentes, ficando a concurso 5. Quando os cinco forem seleccionados, começarão as galas, onde postarei uma interpretação de cada um. Depois de veres os vídeos e escolheres o teu favorito, é tempo de votares para salvar o teu preferido, o que podes fazer durante toda a semana, até à próxima gala, onde ficarás a saber quem saiu...
Estas são as regras, está tudo a postos para a nova aventura...tu escolhes o teu ídolo! Os nove candidatos a Ídolo são estes, quais irá o júri escolher? Descobre em breve..."



O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - A concorrência ficou mais forte com a transmissão diária de "Perfeito Coração", mas "Deixa Que Te Leve" não saiu em nada prejudicada, fazendo valores que deixa a concorrência "corada de vergonha". Alcançou uma média de share bem superior aos 40% e uma média de espectadores perto do 1 milhão e meio, provando que a história de Luz (Mariana Monteiro) conquistou os portugueses.
Pior - Júlia Pinheiro regressou à televisão em 2010 depois de umas curtas férias, com um novo cenário e grafismo do seu programa da tarde. Mas a verdade, é que estas novidades não foram suficientes para liderar, perdendo toda a semana para Fátima Lopes e inclusivé para João Baião e Tânia Ribas de Oliveira. A luta nas tardes está renhida.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - A estreia de "Investigação Criminal" com Daniela Ruah foi a grande surpresa da semana e o contributo necessário para a SIC liderar o dia no passado domingo. A série no primeiro episódio fez 39.2% de share, subindo no segundo, até aos 44.4%. Daniela Ruah brilhou e a série foi o programa mais visto da SIC, superando "Ídolos".
Pior - "Viver a Vida", a novela brasileira de final de noite da SIC estagnou e esta semana esteve bem longe de "morder os calcanhares" à novela da TVI "Sentimentos". A trama de Manoel Carlos perdeu brilho e agarrou apenas uma média de 500 mil espectadores.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - Uma novela brasileira sem o selo da Rede Globo e que no horário em que é transmitida tem feito sucesso. "Chamas da Vida" liderou as audiências das 14h e bateu "Mulheres Apaixonadas" (da Rede Globo) e "As Tardes da Júlia". A RTP1 tem na novela brasileira um grande contributo para o seu resultado diário.
Pior - "Família Família" depois de estrear em finais de 2009, regressou em 2010 na sexta-feira e desiludiu em audiência. Não foi além dos 3% de rating e 16% de share, um valor baixo e que está muito atrás do que a concorrência fez no mesmo horário.