30 de outubro de 2010

Eles são os 15 finalistas da “Operação Triunfo 2010”


operao_triunfo_2010

Depois de uma dura selecção, eis que estão já escolhidos os quinze magníficos que, a partir desta semana passam a ter aulas na academia de música do programa da RTP.

Ei-los:

Ana Luísa, 16 anos Vila Nova de Gaia


Bruno, 33 anos Lisboa

Bruno Gomes, 25 anos Barcelos


Carlos, 24 anos Aveiro


Diogo, 18 anos Porto



Filipe, 17 anos Madeira



Isaura, 21 anos Gouveia



Isilda, 24 anos Braga




João Pedro, 21 anos Viseu



Jorge, 33 anos Portel



Lia, 19 anos Santa Maria da Feira



Mafalda, 23 anos Lisboa



Maria, 18 anos Ericeira



Patrick, 16 anos Soutelo do Douro



Rita, 19 anos Lisboa

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à 31ª edição da "Audimetria Semanal", desta vez com o seu novo colaborador Ivo Justino. Desde já, prometo que vou fazer o meu melhor para dar continuidade ao bom trabalho levado a cabo pelo Diogo Santos.

A estreia de...Sedução

Estreou, esta segunda feira, a nova novela da TVI, "Sedução", com 14,4% de rating e 36,5% de share (pouco mais de um milhão e 300 mil espectadores.)
Foi uma bom resultado mas, mesmo assim, muito abaixo do normal, em comparação com as estreias de outras produções da estação de Queluz de Baixo. Sinceramente, estava à espera de mais sendo, ainda por cima, uma novela de Rui Vilhena. Vamos ver ao longo do tempo como decorre o desempenho desta produção que marca o regresso de Fernanda Serrano à ficção.

Na Mó de Cima - Informação da SIC

Na "Mó de Cima" destaco, esta semana, a informação da SIC, uma vez que durante todos os dias, o programa mais visto da estação esteve relacionado com essa área. No domingo a "Grande Reportagem" conseguiu 13,6 de rating, mais de um milhão e duzentos mil espectadores, tendo sido mesmo o segundo programa mais visto do dia (ficou apenas atrás da "Casa dos Segredos"). Já na quarta feira, a estreia de "Condenados", um novo produto de informação, conseguiu um resultado muito positivo, tendo em conta as audiências que a SIC normalmente obtém naquele horário. O novo espaço de reportagem de Sofia Pinto Coelho tocou o milhão de espectadores, e foi o mais visto da estação de Carnaxide desse dia.

Mina - Operação Triunfo

Operação Triunfo está de volta, já vai na sua segunda semana de emissão e os resultados não estão a ser nada razoáveis. No último sábado, alcançou apenas 3,9 e 11% de share. Tendo sido a OT uma grande aposta da estação pública, de certeza que a direcção de programas do canal não estava à espera destes resultados. Terá sido o timing perfeito para lançar uma nova edição de Operação Triunfo? Numa altura em que também existe na concorrência um programa de música, com uma boa adesão por parte dos telespectadores? São estas algumas questões que deixo no ar.

Salto Alto - Caras & Bocas


Esta semana não podia deixar de falar de Caras e Bocas. A novela do final de tarde da SIC bateu o seu recorde de audiências, alcançando 8,9 de rating. A TVI bem tentou combater a produção da Globo, com mais um episódio de "Espirito Indomável" mas, logo no primeiro dia de exibição, perdeu. Não deixa de ser curioso que, num horário onde a SIC tinha muitos problemas ao nível das audiências (basta relembrar os resultados de Nós Por Cá), agora seja um dos mais fortes da estação, onde por várias vezes consegue liderar.

Uma pergunta a... Nuno Santos


Este domingo começam as galas do Ídolos. Acredita que este ano, com uma concorrência mais forte, esta edição alcance tantos espectadores como a anterior?

Porque No Te Callas André Cerqueira?

Esta semana André Cerqueira, numa tentativa de combater o crescente sucesso de "Caras e bocas" e devido ao facto de Morangos Com Açúcar terem descido nas audiências, resolveu colocar mais um episódio de "Espírito Indomável" ao final da tarde.
No entanto, logo no primeiro dia de emissão, a produção protagonizada por Vera Kolodzig perdeu para a da SIC. Como tal, e uma vez que as audiências não correram de acordo com o que André Cerqueira esperava, este episódio extra já foi retirado do ar. Pareceu-me uma atitude um pouco precipitada, colocar a novela das noites da TVI no final de tarde, devido ao facto de os públicos não serem os mesmos e, para além disso, tal acção poder levar ao seu desgaste e a piores resultados. Porque No Te Callas André Cerqueira?

Minuto mais visto da semana


O Minuto Mais Visto desta semana pertence à TVI. Quase dois milhões de pessoas, no dia 23 de Outubro, pelas 23:08, estavam sintonizadas na estação de Queluz de Baixo a acompanhar o último episódio de "Meu Amor".
Quanto ao Minuto mais visto da semana, tanto para a SIC, como para a RTP , esteve centrado no futebol. Enquanto do lado de Carnaxide, o Sporting- Gent, trnasmitido no dia 21 de Outubro, conseguiu 15,5% e 37,1% de share, do lado da estação pública, o Braga- Partizan para a Liga dos Campeões, emitido no dia 19, às 21:32, obteve 18,9% de audiência média e 43,1% de share.


Bom, por esta semana é tudo. Para a próxima cá estarei para mais uma Audimetria Semanal. Até lá!

Esqueceram-de de... Rita Ribeiro!

Boa noite. Neste sábado, o Esqueceram-se de Mim relembra Rita Ribeiro!

É uma das actrizes mais emblemáticas portuguesas. No entanto, os convites para fazer parte de um novo projecto televisivo têm teimado em chegar. Desde 2008, ano em que terminou a participação na série de humor da estação de Carnaxide, Aqui Não Há Quem Viva, que não lhe foi proposto mais nenhum papel em ficção nos grandes ecrãs. Com um currículo recheado de trabalhos, não entendo porque Rita Ribeiro tem estado afastada da "caixinha mágica".
Na minha opinião, ela é das actrizes portuguesas que nós sabemos que brilha em qualquer lado, mas que os directores de programas preferem pensar que "na próxima novela convidamo-la". Comparo-a um pouco a Wanda Stuart. Uma excelente cantora, mas excessivamente mal tratada pelos ouvintes. Quero com isto dizer, que o talento de ambas poderia estar muito mais visível aos portugueses. No entanto, por infortúnio de alguém, isso não acontece.


O historial de Rita Ribeiro em televisão iniciou-se em 1977, sendo que no teatro o seu primeiro papel ocorreu dois anos antes. Há mais de trinta a representar, não consigo entender como esta actriz não está mais presente na televisão nacional. Para quando uma novela ou uma série? Será que Rita Ribeiro só serve para estar presente em talk-shows à conversa com apresentadores, a divulgar uma peça de teatro?


Quero mais. Quero vê-la a interpretar uma vilã sem escrúpulos, que lhe dê asas para ir o mais longe de possível, para que possa enfrentar tudo e todos e, no final da história, seja punida com a mais severa sanção. Faz-lhe falta uma personagem assim. Apesar de Rita Ribeiro estar muito mais direccionada para o teatro e, mais concretamente, para os musicais de La Féria, seria um prazer poder contar com o seu talento diariamente numa novela.

Para quando, senhores directores de programas?

Nuno Homem de Sá e o “Belmiro” de “Sedução”

nunohomemdesafernandaserrano


Depois de brilhar como o pai da protagonista de Morangos com Açúcar – Vive o teu talento, o actor está de regresso ao horário nobre da estação de Queluz de Baixo.


É em entrevista à edição desta semana da revista Mariana que o actor fala sobre a sua personagem: “O Belmiro não é um mauzão. Pode ser cretino, dissimulado e fazer algumas coisas más, mas isso não faz dele um vilão. Deixa-se manipular, é maleável, oportunista, um pouco cobardolas e nem gosta muito de trabalhar. Está a ser divertido, embora mais complexo que outros que fiz”, começa por dizer Nuno Homem de Sá.


A terminar, o actor explicou que, desde que deu vida ao histórico António de Ninguém como Tu ficou “cinco anos a fazer vilões. Depois voltei aos romântico-idiotóticos em Flor do Mar e agora tenho um misto, um cinzentinho e estes papéis são muito interessantes”, explicou.


Quiosque: Mariana

"Sempre a Somar" termina dia 1 de Novembro

Sempre-a-Somar

Depois de ter sofrido uma recente mudança, o programa das madrugadas da TVI vai chegar ao fim.

Ana Lúcia, Ana Ferreira e Liliana Aguiar preparam a despedida para a madrugada de 1 de Novembro, estando ainda por confirmar se haverá algum tipo de prémio especial.

Apesar de tudo, também não se sabe se a estação de Queluz de Baixo prepara algum substituto para Sempre a Somar, à semelhança do que fez a concorrente SIC.

Esta noite...

... a dose dupla dos sábados à noite está de regresso! O passado e o presente a partir das 20:00!

Daniela acha que “Secret Story” “está viciado”

danielaSS

À semelhança do que aconteceu com Vasco e Doriana, também a luso-luxemburguesa se multiplicou por entrevistas a vários órgãos de comunicação social portugueses.


Para além de um possível futuro namoro com o filho de António Oliveira e de pormenores sobre a sua vida íntima, Daniela Martins falou, como não podia deixar de ser, sobre a competição que ainda decorre.


Em declarações à Mariana, a ex-concorrente afirmou: “Parece que o jogo está viciado. Façam o que fizerem, a final já está destinada ao António”, começa por dizer Daniela, acrescentando em seguida: “talvez ganhe o António, pois é sempre chamado nas galas”.


Já à ANA, a jovem confessou: “Lá dentro conseguimos sentir que ele tem um grande apoio por parte dos portugueses, que lhe acham muita piada, e isso incomodava-nos. Não é o meu preferido, mas o programa à partida já está viciado, por isso há concorrentes que, façam o que fizerem, a final já lhes está destinada, sem dúvida”.


Apesar de tudo, Daniela continua a apoiar dois dos amigos que deixou dentro da Casa dos Segredos, ao dizer à revista Mariana: “Sem a Vera todos dormiam à tarde. Gostava que um deles ganhasse mas penso que o Ivo será o próximo a sair”, frisou.


A terminar, e em entrevista à Nova Gente, a intérprete de “Respire” falou sobre os dois nomeados desta semana e manifestou vontade em ver Vítor fora de Secret Story: “Acho que as pessoas começam a estar fartas dele e espero que saia. É muito conflituoso e não está a conseguir gerir o jogo. E, se não o consegue fazer, não está no sítio certo”.


Quiosque: Nova Gente, Mariana, ANA

Episódio Seguinte

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Ester enlouquece com a morte de Martim

Irritada com a cada vez maior proximidade entre o marido e Carmo, a escritora confronta a amiga sobre se ainda está apaixonada por Rui. A produtora de televisão, assim como Flor ficam chocadas com a questão.

Ester desculpa-se, afirmando que o marido está cada vez mais distante e que só dá atenção ao filho. As duas mulheres estranham o comportamento, mas desculpam-na, até porque ela acaba de passar por uma tragédia que mudará para sempre a sua vida.


Dias antes, a escritora havia, mais uma vez, negligenciado Martim, deixando-o sofrer um grave acidente: o carro não parou conduzindo o pequeno à morte. Todavia, quem presenciou a cena afirma que o veículo é muito parecido com o de Samuel. Mais do que chocado com a morte do filho, Rui ficou devastado pelo comportamento da mulher e afasta-se dela, ainda mais do que no passado.


Inicialmente, o músico ainda luta para se manter perto da mulher, mas acaba por encontrar em Carmo uma confidente, que acalma a sua dor, até porque, secretamente, também ele culpa Ester pela morte de Martim. A pouco e pouco, a escritora começa a ficar cada vez mais histérica com tudo, culpando-se da fuga do marido e da morte do filho. Carmo e Flor ficam preocupadas com a amiga, agora que esta vê a sua vida exposta na imprensa, o que a poderá conduzir ao suicídio.


Papoila desconfia de Gil

Ao contrário do que muita gente pensou, o rapaz não é nenhum santo. A confusão chega agora à pousada de Papoila, que não acha muita piada às confusões armadas pelo sobrinho, apesar de não ter a certeza de que estas sejam causadas por ele, situação que Jorge defende.

As próximas vítimas de Gil serão Leo e Mariana. É que o jovem consegue que os dois apaixonados se separem, graças a uma trafulhice que fez com um dos trabalhos do casal e com algumas tarefas domésticas.


Só que, a certa altura, Papoila começa a achar tudo isto muito estranho, até porque o sobrinho está sempre metido ao barulho em tudo o que são problemas. Contudo, como Mariana vai a Bruxelas e Leo não, a capacidade para a dona do bar juntar o parzinho começa a ser cada vez mais ténue. Por isso mesmo, fabrica um jantar romântico entre os dois, para que possam fazer as pazes, e exige a Gil que lhes peça desculpa. Misteriosamente, este acaba por desaparecer.


CURTAS:

Em Espírito Indomável, Ambrósio começa a mudar de atitude, o que não agrada em nada a Rodrigo. Com receio do que o empregado possa vir a fazer, o chefe dos Monteiro Castro pensa seriamente numa forma de fazer desaparecer o marido de Josefa.


Em Mar de Paixão, depois de ler uma mensagem no telemóvel de Gabriela, Rodrigo percebe que está a ser traído e dirige-se a Peixoto, para tirar a história a limpo.


Em Laços de Sangue, Henrique descobre que foi Diana que destruiu a relação de João e Inês e usa a informação para manipular a jovem, levando-a para a cama.


Em Passione, após Saulo ser assassinado, também Noronha acaba por desaparecer de cena. Quem o mata é Mauro, sendo que Melina é a única testemunha do crime.


Em Caras & Bocas, Jacques andava com problemas de memória, mas Dafne lembra o avô do local onde podem estar os quadros que ele vendeu no pasado e a empresa acaba por ser salva da ruína.


Em Escrito nas Estrelas, disfarçando o motivo do evento que promove na casa de Petrópolis, cujo objectivo é encontrar uma mulher ideal, Ricardo acaba por ver a sua verdadeira intenção descoberta.


Quiosque: Mariana, Telenovelas, TV Guia

Fátima Lopes fala sobre Conceição Lino

fatimalopestvi


Embora seja uma concorrente directa da sua sucessora, a mais recente “estrela TVI” já teve tempo de ver a performance de Conceição Lino à frente de Boa Tarde.


É em declarações à Notícias TV que Fátima Lopes fala sobre o desempenho da antiga colega: “A Conceição ainda está à procura de um registo mais informal, mas tem estado a conseguir. São anos e anos a fazer um trabalho que não era assim e isto não se aprende de um dia para o outro”, começa por dizer a cara de Agora é que Conta.


A terminar, a apresentadora elogiou Conceição Lino: “Ela é muito animada e divertida e agora está a ter a oportunidade de mostrar que há outra Conceição para além da séria. Ela está a ficar mais próxima das pessoas”, concluiu.


Quiosque: Notícias TV

Vítor Norte queixa-se de falta de trabalho

vitornorte


Brilhou em Deixa Que te Leve, mas desde aí não mais voltou a receber convites para trabalhar.


É em entrevista à edição desta semana da Notícias TV que o actor se queixa da falta de uma oportunidade. “O meu último trabalho na TVI foi a novela Deixa que te Leve, que foi um sucesso. Desde aí caí em desgraça. É estranho, mas é a realidade. Eu não entendo por que razão não me voltaram a contactar”, começa por adiantar Vítor Norte, criticando ainda a SIC: “Àquela casa dei êxitos como Capitão Roby, Monsanto e Mustang. Mas a SIC nunca mais me deu uma oportunidade, tem-me ignorado”.


Sem “papas na língua”, o pai de Sara Norte apontou o dedo aos actuais responsáveis pela gestão dos canais: “Com as mudanças nas direcções dos canais acabei por ficar de parte. Fui posto na prateleira pelas ‘novas inteligências’”, afirmou, acrescentando em seguida: “Devem querer apostar em novos actores, não sei. Ou então preferem colocar lá os amigos deles”, concluiu, visivelmente decepcionado com a falta de oportunidades.


Quiosque: Notícias TV

“A Voz” de "Secret Story" trabalhou em “Achas que Sabes Dançar?”

casadossegredos2_thumb_medium343_226

Desde o inicio de Secret Story que muita gente se tem questionado sobre quem será o verdadeiro interprete daquela que é uma das personagens mais importantes do programa da TVI.


É a edição desta semana da revista Notícias TV quem revela o verdadeiro nome da VOZ. Funcionário da Endemol há cerca de um ano, Bernardo Góis tem experiência enquanto assistente de realização. Foi esta a função que já desempenhou em vários programas da produtora holandesa, nomeadamente, Uma Canção para Ti, Portugal de Olhos em Bico e Achas que sabes Dançar?


Embora sejam poucos os pormenores adiantados, a referida publicação avança que o interprete da VOZ de Secret Story é uma pessoa “divertida”, todavia, “ninguém quer que se saiba quem ele é”.


Resta aguardar pelos momentos finais do reality-show, momento em que deverá ser anunciado ao público português quem está por detrás de uma das personagens mais importantes de Secret Story.


Quiosque: Notícias TV

Momentos


Relembramos esta semana mais um programa da RTP2 - Sempre em Pé. Transmitido entre 2007 e 2008, o programa contou com Luís Filipe Borges como seu anfitrião e coordenador criativo. As duas temporadas de Sempre em Pé foram um autêntico stand up comedy show!




Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

A "cacha" de Marcelo


Marcelo Rebelo de Sousa quis ser presidente da Câmara de Lisboa, mas a única coisa que conseguiu foi dar um mergulho no Tejo em 1989. Marcelo quis ser primeiro- -ministro, mas Paulo Portas 'tramou' a sua AD em 1999. Há muito que se diz que Marcelo gostava de ser Pre- sidente da República. Já houve tempo em que o professor jurava que não, "nem que Cristo descesse à Terra". Na impossibilidade de ter caminho livre para Belém, Mar- celo volta a adiar o sonho. Mas não deixou de anunciar, em primeira mão, o fim do novo tabu de Cavaco Silva. Ontem, às 20.15, na sala e à hora que o comentador revelou há 15 dias, Cavaco lá estava a anunciar o seu "bis" à Presidência, cumprindo a tradição civil em Portugal. Em tempos conturbados e de elevada temperatura política, o peso e a importância dos comentadores é cada vez mais evidente. Nenhum é co- mo Marcelo - nem no rasgo, nem no brilhantismo, nem na atenção mediática que concentra sobre si -, mas to- dos procuram dar mais substância à informação dos canais que representam. Com a TVI a lançar Carrilho e San- tana Lopes, a estação da Prisa torna-se a que maior peso dá à política. Esse é, aliás, uma das características particulares da informação televisiva portuguesa. Não conheço qualquer outro país onde a informação político-partidária tenha tanta relevância como em Portugal. A duração média dos telejornais portugueses, que varia entre 60 e 90 minutos, com intervalo, é maior do que em todos os outros países desenvolvidos. Acontece, porém, que, a crer no que dizem as audiências, os portugueses não acham isso um facto anormal. Os programas informativos continuam a registar audiências muito relevantes. Nem por isso somos mais bem informados, mas essa é outra conversa...