20 de março de 2011

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana SIC
Com a última semana de exibição de "Mar de Paixão" da TVI no mesmo horário, a novela portuguesa da SIC aguentou-se bem. "Laços de Sangue" conseguiu por dois dias bater a novela da TVI e nos outros dias apesar de perder, manteve-se como o melhor produto no horário nobre de Carnaxide com uma média de share superior ao que a estação conseguiu. Com o novo ajuste de novelas na TVI, com "Espírito Indomável" a concorrer directamente com "Laços de Sangue", vamos ver quem vence esta batalha.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana RTP1
O magazine social da RTP1 foi revisto e remodelado à relativamente pouco tempo, mas os portugueses parecem não gostar desta nova imagem do "Só Visto". Perdendo claramente para o congénere "Fama Show" na SIC, perde também ultimamente para a série de acção da TVI. Marta Leite Castro como anfitriã nunca foi para a mim a escolha certa e ver agora, a apresentadora, a "conversar" com papel na mão fica mal e só demonstra que não está preparada para dar este passo que o "Só Visto" quis dar. Pouco mais de 400 mil espectadores e 17% de share são valores negativos para a estação e para o programa que já foi líder.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Boa Noite! Fique a conhecer as últimas escolhas desta semana no "Melhor & Pior" que estará consigo entre as 21h e as 23h.

Melhor da Semana TVI

Terminou ontem mais uma novela produzida e transmitida pela TVI. "Mar de Paixão" disse adeus aos portugueses depois de quase mais de 1 ano no ar, sempre com bons números em todos os horários porque passou. Depois de estar às 23h e com o fracasso de "Sedução" esta novela voltou ao horário das 22h e conseguiu de certa forma fazer com que "Laços de Sangue" na SIC não aumentasse mais a sua audiência e não liderasse neste horário. Por isso mesmo, a TVI teve aqui mais um produto vencedor, mas que a meu ver, deixou muito a desejar no rumo que a história tomou.

O Protagonista

Boa noite! Na semana passada passada Júlia Pinheiro dava a cara por esta rubrica, com a estreia do seu novo programa "Querida Júlia". Passados sete dias, chega a vez de destacar outra estreia! "Anjo Meu" entra em antena daqui a cerca de uma hora e quinze minutos, e os portugueses já estão sintonizados nesta produção. Ela é "O Protagonista" desta semana!


Numa altura em que a ficção continua a ser uma das apostas de primeira linha das estações televisivas nacionais, a TVI estreia hoje mais um projecto nesta área. "Anjo Meu" segue o passado de "Conta-me Como Foi", série da RTP1, e promete agarrar os telespectadores aos ecrãs desde o primeiro minuto. Com uma história forte, e um elenco de luxo, a nova telenovela do canal da Media Capital anseia pelos lugares cimeiros de audiência. No entanto, depois de "Sedução" ter sido relegada para o horário das 23h00, coloca-se a seguinte questão: "E se 'Anjo Meu' seguir o mesmo caminho?".
Não pense que estou a ser pessimista, tenho perfeita noção do potencial das produções da estação de Queluz de Baixo, porém é necessário pensar em todos os possíveis destinos desta novela. Apesar de "Sedução" ser da autoria de Rui Vilhena, significando esta realidade que o seu público é diferente daquele que seguia "Doce Fugitiva" ou "Deixa Que Te Leve", penso que esta justificação não é suficiente para a baixa audiência deste projecto.

Sinceramente, duvido que "Anjo Meu" não alcance sucesso imediato na grelha de programação da TVI, mesmo sendo estreada a um domingo, o que por si é sinónimo de risco. Em fim-de-semana de futebol, a única vantagem está relacionada com o facto de o Sport Lisboa e Benfica apenas entrar em campo na segunda-feira.

Por outro lado, será que os portugueses irão impor alguma resistência à aposta no passado de "Anjo Meu"? Numa altura em que vivemos numa era de "fast-food cultural", até que ponto os telespectadores estarão dispostos a reviver os anos 80? Apesar deste ser apenas um cenário, e de a história central ser apelativa, com assuntos de política, amor e emigração, é necessário colocar esta questão.

Alexandra Lencastre é talvez a cabeça de cartaz deste projecto aliciante. Na pele de Joana Rita Saraiva, uma revolucionária que viu a sua vida dar uma reviravolta, os portugueses poderão contar com uma vontade enorme de vencer na vida, mas também de provar que as mulheres, mesmo nos anos 80, conseguiam chegar longe! Será na disputa às eleições para a Câmara Municipal que medirá força com os seus adversários e captará a atenção dos seus apoaintes! Para além da sua garra, será vísivel um ambiente de comédia na interpretação desta personagem por Alexandra Lencastre.
Para além dela, poderia referenciar muitos actores, tais como João Reis, um conservador de primeira, Pedro Teixeira e Sara Matos, que irão viver um amor que de certo apaixonará os telespectadores da TVI, Paulo Pires, Luís Gaspar ou Manuela Couto.


Assim, e ao ler não só o enredo deste "Anjo Meu" como a história da maioria das personagens, só tenho a dizer que a estação de Queluz de Baixo se prepara para lançar um novo sucesso na ficção. Os ingredientes estão lá e, em princípio, os telespectadores também. Não vou referir a concorrência, pois esta nova novela irá concorrer com uma reportagem e uma série que, por mais interesse que tenham, não deverão conseguir chamar a atenção dos portugueses habituados a não perder a estreia de um novo projecto de ficção. É a realidade do nosso país, e a ela ninguém pode fugir, nem mesmo as estações de televisão.

Assim, e apesar deste destino quase certo, resta dizer que a palavra final cabe sempre ao telespectadores, e não só! O sucesso desta estreia dependerá muito do consumo televisivo do dia de hoje, algo que ao fim-de-semana tende a ser mais baixo. Amanhã, pelas 10h00, ficaremos a saber o veredicto final desta novela nos quadros de audiência da Marktest! Até la!



Bom ambiente em "Sedução"


A boa disposição entre Fernanda Serrano e Pedro Granger tem animado as gravações de "Sedução". Segundo a Notícias TV desta semana, ambos os actores chegam mesmo a ter ataques de riso que, algumas vezes, atrasam o trabalho da equipa técnica.
"Não têm noção dos minutos que eu e o Pedro perdemos a rir, é inacreditável, pára tudo por nossa causa", explicou a mulher de Pedro Miguel Ramos. Já Pedro Granger acrescentou o seguinte: "Temos grandes ataques de riso durante as gravações. Não conseguimos mesmo parar de rir. Isto é um problema para os realizadores, é o pesadelo deles".

Fica então a prova dada de que mesmo com os baixos resultados ao nível audiométrico, a alegria continua a pairar em "Sedução".

Quiosque: Notícias TV

Esta noite...


Saiba qual a personalidade destacada desta semana!
Às 22:00, entra em linha a segunda parte da rubrica O Melhor & Pior da Semana!

Reportagem TVU sobre "Anjo Meu" espera por si!


Já está em linha mais uma Reportagem TVU sobre a história de "Anjo Meu". Se é um dos telespectadores que não vai perder a estreia desta noite, então sintonize-se no nosso parceiro, e fique a par de todos os pormenores da nova produção da estação de Queluz de Baixo.

Saiba tudo, aqui!

"Mar de Paixão" despede-se a liderar


O último capitulo da novela da estação de Queluz de Baixo foi visto por mais de um milhão e quatrocentos mil espectadores. Com 14,6% de audiência média e 49% de share, a produção da TVI venceu a concorrência em larga escala.
Por outro lado, a partida de futebol entre o Sporting Clube de Portugal e o União de Leiria, foi também alvo da atenção dos amantes deste desporto. O jogo ocupou a terceira posição do top dos cinco programas mais vistos do dia, com mais de 35% de share. Apesar de tal vitória, não é de esquecer que os noticiários da concorrência acabaram por não se sair mal. Tanto o "Telejornal" como o "Jornal da Noite" fizeram parte dos conteúdos com maior audiência no dia de ontem. Enquanto o jornal da RTP1 chegou aos 9,4% de rating e 27,8% de share, o da SIC alcançou 10,6% de rating e 31,1% de share.


No total do dia, a TVI venceu com 28,2% de share.

O Melhor & Pior da Semana

Pior da Semana SIC
Se a ficção nacional tem bons resultados audiométricos, o mesmo não se pode dizer da produção made by Globo transmitida na SIC, como é o caso de "Escrito nas Estrelas" a novela da 19h. Com números consistentes ao longo da semana, na ordem dos 720 mil espectadores, mas com um share inferior ao da estação, a novela brasileira não consegue fazer frente à concorrência quer na TVI quer principalmente na RTP1. Amanhã estreia mais uma novela em horário nobre na SIC, será que os resultados serão suficientes ou será mais um produto, neste caso internacional e contratual a prejudicar Carnaxide?

O Melhor & Pior da Semana

Melhor da Semana RTP1
Ao contrário da série da TVI, a série da RTP1 foi muito bem sucedida no horário de final de tarde de domingo, provando a boa estratégia do director de programas. "Maternidade" entre as 19h e as 20h liderou confortavelmente e foi a par de duas novelas da TVI, a terceira ficção feita em Portugal mais vista da semana. A série tem nas próximas semanas, o caminho aberto para continuar a fazer bons resultados como os mais de 1 milhão de espectadores e 30% de share da passada semana.

O Melhor & Pior da Semana

Olá Bom Dia! Seja bem-vindo à edição matinal do "Melhor & Pior da Semana". Consigo entre as 10h e as 12h.


Pior da Semana TVI

Na passada semana, a TVI decidiu voltar a emitir uma das mini séries transmitidas e produzidas no ano de 2010. Do pacote de três mini série a meu ver "Destino Imortal" foi a melhor realizada e a nível audiométrico a que mais se destacou na altura da sua exibição. No mesmo horário, a direcção de Queluz decidiu repor a série para "fazer frente" aos bons resultados de "Maternidade" na RTP1. Mas esta estratégia, saiu ao lado, com "Destino Imortal" a ficar em último no horário das 18h às 20h perdendo para a SIC e principalmente para a RTP1. Um share de 18% e cerca de 550 mil espectadores fez com que hoje a série já não seja emitida, sendo suspensa da programação.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do
Diário de Notícias.


Tsunami Televisivo

1. Seis anos e meio depois de a palavra tsunami ter entrado no léxico diário de todos nós, com os ecos do maremoto do Sudoeste asiático de 26 de Dezembro de 2004, o mundo voltou a espantar-se e a comover-se quase em directo, com as imagens do mar a entrar pelo Japão adentro no fim-de-semana passado. O sismo nipónico e os efeitos da destruição que se seguiram são a prova da grandeza do sofrimento e do drama quando comparados aos pequenos fait-divers da política portuguesa onde vamos mergulhando. Talvez seja altura de relativizarmos tudo isto. Há males muito piores lá fora. E é bom que, de uma vez por todas, a televisão seja capaz de corresponder a essa diferenciação.



2. Bom trabalho da RTPN na cobertura da manifestação de sábado passado sobre a "geração à rasca". Habitualmente pesada, a máquina da televisão pública estava desta vez oleada. Com vários repórteres no terreno, com dinâmica e com a operação bem montada, a N mostrou que, quando quer, faz bem. A questão importante, no entanto, mantém-se: porque é que não quer sempre?



3. Fátima Lopes continua como peixe na água. O seu A Tarde É Sua, depois da difícil semana do Carnaval, com muito mais crianças em casa do que é habitual, mantém a liderança das tardes da TVI e consegue ficar à frente da concorrência. Aquele é o seu terreno, onde se sente confortável e onde é uma mais-valia para a estação.


Por falar em Fátima Lopes, convém corrigir o disparate que escrevi na última crónica. Em 2007, quando arrancaram As Tardes da Júlia na TVI, Fátima Lopes estava nas manhãs da SIC . O concorrente de Júlia Pinheiro era então o Contacto, de Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues.