12 de julho de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta segunda-feira. Nesta edição, Maria João Ruela e Pedro Mourinho, dois dos jornalistas da SIC, estão em duelo. Qual a melhor opinião?

Já tive oportunidade de ver e ouvir Maria João Ruela. Nas Jornadas da Comunicação do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas, a jornalista falou do actual estado da informação. A ela, juntaram-se Felícia Cabrita, do Sol, José Peixe, freelancer, e Luís Miguel Loureiro, da RTP. Foi bastante interessante ver o outro lado de Maria João Ruela, e assimilar algumas das considerações que fez. Uma delas esteve relacionado com o "jornalismo" fácil da actualidade ou, pelo menos, com a "preguiça" de elaborar um trabalho mais profissional. Segundo Maria João Ruela, uma das várias estagiárias com que já contactou durante a sua carreira, chegou ao pé dela com uma peça feita com vídeos e excertos do Youtube. O exigido, neste caso, seria recorrer ao arquivo. Afinal é lá que deve incidir o primeiro passo do jornalista. No entanto, isso não aconteceu.
O espanto de Maria João Ruela apenas demonstrou a sua procura e tentativa de realizar um bom jornalismo, uma informação credível. E é isso que falta à nova geração.

Este foi um dos aspectos que me fizeram gostar da conferência em que ela participou, "Informação e Audiência". Apenas veio redobrar a admiração que tinha e tenho pela jornalista. Apesar de ultimamente não ser muito utilizada pela estação de Carnaxide no que toca a comandar o Jornal da Noite (normalmente apresenta-o apenas aos fins-de-semana), é uma das grandes caras da informação do canal. Para mim, superior a Rodrigo Guedes de Carvalho.
Gosto da sua voz, da sua postura e atitude na difusão das notícias, da sua forma de intervir aquando da presença de algum convidado no noticiário da SIC. É diferente. É calma. Sabe estar (um dos meus requisitos para eu admirar uma personalidade).

Não tenho nada contra Manuela Moura Guedes, muito pelo contrário, mas percebe-se obviamente a diferença entre Maria João Ruela e a cara do extinto Jornal Nacional de 6ª. Para mim positiva, para outro negativa. O jornalismo não tem de ser de ataque, pode ser realizado sem "rasteiras", sem malícia e, acima de tudo, com inteligência. Não me lembro de ter visto Maria João Ruela a entrevistar alguém de extrema importância no Jornal da Noite, mas recordo-me do trabalho de Manuel Moura Guedes, que me fazia lembrar um verdadeiro "campo de combate". Por outras palavras, ao contrário de Manuela Moura Guedes, a jornalista da SIC tem a capacidade de respirar, deixar respirar e possivelmente satisfazer as perguntas dos telespectadores. Obviamente que lá em casa, dá mais "pica" ver um entrevistado a ser praticamente "espezinhado", e insultado com "bufo", mas não é esse o objectivo da informação. E é neste sentido que dou os parabéns a Maria João Ruela por ter sabido manter o "nível" desde que está na SIC. Não deveria o terceiro canal apostar mais nesta jornalista?


Desde que o vi pela primeira vez nos noticiários da SIC Notícias que gostei do seu estilo. Sereno, descontraído e com um bom tom de voz, Pedro Mourinho conseguiu prender a minha atenção. Boa imagem, concentrado, atento e com a exímia capacidade de captar a atenção de quem o vê e ouve, ele é a prova dada de que ainda há talentos na informação.


Apesar de gostar de ver blocos noticiosos, sou da opinião de que um bom pivô é meio caminho para o sucesso. Pedro Mourinho é, talvez, um dos maiores exemplos do que falo. Basta ter em conta que, quando apresenta o Primeiro Jornal aos fins-de-semana, este é, quase sempre, líder no horário.


Por tudo isto, apetece perguntar porque é que ainda não é uma aposta a “tempo inteiro” por parte da direcção de informação. Não tenho qualquer tipo de dúvidas de que é muito melhor do que Bento Rodrigues, por exemplo.

A oportunidade já devia ter surgido e acredito que, num futuro próximo, os responsáveis pelo canal tenham em conta o que aqui escrevo, que é reforçado pelos enormes elogios de toda a crítica.


No meu entender, ele é O Rosto da nova geração de pivôs. Não digo que Clara de Sousa, Rodrigo Guedes de Carvalho ou Maria João Ruela estejam ultrapassados. Não, nunca. Mas Pedro Mourinho é um talento com provas mais do que dadas.


Com a informação SIC a precisar de alguns ajustes, sou da opinião de que este jornalista tem muito a acrescentar ao principal canal do grupo Impresa. Porque não um Jornal da Noite novamente em duplas e apresentado, alternadamente, por Rodrigo Guedes de Carvalho e Clara de Sousa e Pedro Mourinho e Ana Lourenço? Talvez resultasse. Ou então Pedro Mourinho à frente do Primeiro Jornal durante a semana. Conseguiria, certamente, e apesar da fraca antecedência de Companhia das Manhãs, fazer muito melhor do que Bento Rodrigues.


Enquanto isto não acontece, contentemo-nos com os fins-de-semana, e com um dos noticiários que tem a proeza de ser um dos melhores no universo cabo, o Jornal da Meia Noite, tão bem conduzido, na maioria das vezes, por este excelente pivô.

Venha de lá esse aplauso para Pedro Mourinho!



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões Manuel Melo/Vanessa Silva:

Vanessa Silva, por Tiago Henriques - 76%
Manuel Melo, por Diogo Santos - 24%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho

Boa noite! Mais um Fecho, mais uma crónica. Nesta segunda-feira, ela é da autoria de Joel Neto, tendo sido retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Frente a Frente entra em linha!

Onde está o Sporting?

O anúncio da criação de um Canal Sporting, a lançar em parceria com a PpTv, não pode cair senão bem entre os sportinguistas ainda apaixonados pela causa leonina. Será importante aprender com o que de bom (que foi alguma coisa) e o que de mau (que foi mais ainda) tem sido feito no Canal Benfica. E será sobretudo importante, antes disso, que o Sporting seja capaz de reinjectar paixão entre os seus sócios e adeptos, tão deprimidos andam quase todos com sucessivos anos de fracasso.

O Sporting ainda é um dos grandes clubes de Portugal. Permanece especialmente eclético, continua uma potência na formação de futebolistas e, aliás, ainda é capaz de mobilizar alguns milhares de adeptos para os jogos em Alvalade. Mas não nos enganemos: essa energia é hoje uma sombra do que já foi. E, se a confirmação do lançamento de um canal centrado na actividade do clube está ainda dependente da realização de "um estudo de viabilidade económico-financeira", como se lê pela imprensa, a razão é só uma: o mercado leonino está trémulo - e é urgente revitalizá-lo.

Pois muito do que será o desenvolvimento da marca Sporting nos próximos tempos depende do que for capaz de fazer o treinador Paulo Sérgio, do que efectivamente valerem os reforços colocados à sua disposição e da maneira como a administração e a direcção desportiva do clube forem capazes de deixar o grupo de trabalho gerir o seu próprio quotidiano. Porque o Sporting, como o Benfica ou o FC Porto, ainda é principalmente futebol. E já não é apenas ele que precisa de voltar a desenvolver uma equipa competitiva: é o próprio desporto português, e até a economia, que dependem um pouco disso também.

Ídolos passam para a SIC K!


Tal como tem acontecido com outros programas da generalista, a SIC K vai presentear os telespectadores com mais uma reposição. Depois de Mar Azul, Salve-se Quem Puder, Rebelde Way, Floribella, Uma Aventura, XXS, entre outros, chega agora a vez de os mais pequenos terem a oportunidade de acompanhar Ídolos. De segunda a sexta-feira, pelas 21:15, no canal 41 da MEO, o bem sucedido talent-show da SIC vai para o ar no canal mais K da televisão portuguesa. Para os fãs do concurso, que volta em Setembro com a quarta temporada, para todos aqueles que querem rever os "cromos" e alguns dos melhores momentos do programa, então não podem perder pitada do Ídolos no temático da SIC.

Esta noite..


..não perca mais um Frente a Frente no Televisão-Opinião! Às 21:00, claro!

Luciana Abreu está fora de Carnaxide


Tal como a actriz, cantora e apresentadora confessou no programa de Bruno Nogueira, o seu contrato com a estação de Carnaxide foi rescindido. Alegadas ofertas de trabalho e a existência de oportunidades para a sétima arte ditaram tal decisão. Depois de Fátima Lopes e Luciana Abreu, quem se seguirá a deixar o terceiro canal?

Veja o vídeo de Lado B aqui.

Fala-se 12/07/2010



Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!



André Gago


Afastado da televisão há algum tempo, o actor continua a manter a boa forma física. Foi numa conhecida praia nos arredores de Lisboa que a revista Nova Gente apanhou André Gago e a filha, Maria, a brincarem à beira­-mar.


O actor provou que é um pai dedicado - até levou a prancha de bodyboard para a a filha - e que Maria é, sem dúvida, a "menina dos seus olhos". Em outras ocasiões, André Gago revelara, por diversas vezes, que foi a filha quem lhe devolveu a alegria de brincar.




Marcantónio del Carlo


Depois de se ter separado, recentemente, de Raquel Matos Cruz, o actor voltou a casar-se. Foi na semana passada e em segredo que Marcantónio del Carlo se uniu a Marta Nunes.


O casal tem uma diferença de idades de 14 anos, mas nem por isso deixaram de lado o amor que os une.


Quiosque: Nova Gente, LUX


Revista de Imprensa 12/07/2010


Segunda-feira, dia 12. Bem-vindo à Revista de Imprensa deste dia!


Milhares de inscrições para Big Brother

Na passada quarta-feira iniciaram as inscrições para o mais famoso e mais controverso reality show da televisão.

Nas primeiras horas em que estas inscrições estiveram abertas a TVI recebeu milhares de candidaturas à novela da vida real. Quem o garante é André Cerqueira: "É um fenómeno incrível. Em apenas oito horas, houve milhares de inscrições", garantiu.

Mas o director de programas da TVI ainda não esclareceu quanto ao formato em que este Big Brother vai regressar. Prometendo pormenores apenas para mais tarde, André apenas garantiu que o que aí vem "será um reality show".

Fonte próxima da produção do programa avança que este regresso será mesmo uma derivação do Big Brother original. Um dos programas dentro desses moldes é o Secret Story que está a ser actualmente emitido na estação francesa TF1, onde já vai na quarta temporada.

As dúvidas só serão desfeitas em Setembro mas certo é que a TVI decidiu optar por um projecto menos ambicioso do que levado a cabo em 2000. Há dez anos atràs a estação de Queluz investiu 5 milhões de euros no concurso que consagrou Zé Maria como vencedor.

Vida Nova renovado em Setembro


Com a saída de Fátima Lopes, as tardes da SIC sofreram inevitáveis modificações. Desde há uma semana que a apresentação ficou a cargo de José Figueiras mas este deverá manter-se à frente do Vida Nova apenas durante o Verão.

Segundo um comunicado lido à equipa de produção do programa na passada semana, a partir de Setembro o formato criado para Fátima Lopes "vai sofrer alterações".
Uma das hipóteses que está em cima da mesa é a de Vanessa Oliveira ficar na condução do Vida Nova, ela que já susbtituiu Rita Ferro Rodrigues no Companhia das Manhãs e que também já apresentou o SIC Ao Vivo há um ano atrás. Mas ainda é cedo para confirmações.


CITAÇÃO DO DIA
"Todos os meses tenho que justificar à minha mãe uma relação falsa"
João Manzarra


NÚMERO DO DIA
25 000

Depois de termos aqui notíciado a vontade da SIC em ter Cristina Ferreira na estação, eis que é agora divulgado o novo salário da apresentadora do Você na TV. Segundo o Correio da Manhã, Cristina Ferreira renovou o contrato com a TVI e vai receber 25 000 euros/mês. Esta renovação aconteceu após a recusa da apresentadora à estação de Carnaxide.


Quiosque: JN, Notícias TV, Telenovelas, Correio da Manhã

Inês Aflalo e Ricardo Pereira expulsos de "Achas que Sabes Dançar?"














Está a aproximar-se o final do talent-show e, como não podia deixar de ser, a competição começa a impor demasiada pressão sobre os bailarinos. A noite foi longa e correu tudo pelo melhor, apesar de algumas polémicas.


Tanto César Augusto Moniz como Marina Frangióia voltaram a demonstrar a sua preferência por Marco Silva e Mariana Paraízo. Já Miguel Quintão reafirmou por diversas vezes o facto de os concorrentes demonstrarem cansaço e queixou-se de já ter visto, qualquer um deles, com melhores performances. Estas queixas chegaram a proporcionar uma troca de palavras entre Kelly Nakamura e o locutor da Antena 3, que foi terminada com declarações de Marina Frangióia.


As duplas foram outra vez novas e, na opinião dos jurados, a noite ficou marcada por Marco e Mariana terem dançado juntos, eles que são os melhores bailarinos do programa, segundo o júri. César Augusto Moniz afirmou, inclusivamente, que a MultiOpticas (patrocinadora do programa) devia conceder duas bolsas para dois vencedores.


No final de oito actuações em dupla e de oito solos, chegou a decisão final do público. Os concorrentes menos votados foram: Inês Aflalo, Rita Spider, Bruno Silva e Ricardo Pereira, que é como quem diz, duas das duplas da noite (Inês e Bruno, Rita e Ricardo).


E os dois bailarinos que deixam a competição pelo caminho são:


Inês Aflalo e Ricardo Pereira