22 de janeiro de 2011

Jorge vence a "Operação Triunfo 2010

jorge_ot

Depois de ter sobrevivido a quatro nomeações, o concorrente de Portel ganhou mais uma batalha. Contra Diogo Leite, Jorge conseguiu 55% dos votos dos portugueses, sagrando-se assim vencedor da Operação Triunfo 2010!

À espera do alentejano está agora um curso numa conhecida escola de Boston, nos Estados Unidos.

Audimetria Semanal


Boa noite. A Audimetria Semanal chegou à sua quadragésima edição. É altura de festejar e, acima de tudo, alterar o modelo que esta rubrica tem vindo a apresentar. Assim, neste sábado, pode contar com uma Audimetria diferente, mas sempre com um olhar incisivo sobre as audiências!

Resumo semanal

Numa semana em que "Espírito Indomável" liderou em todos os dias o horário nobre da televisão portuguesa, o duelo entre os noticiários da RTP1 e TVI agudizou-se. Se na segunda-feira o "Telejornal" ultrapassou a barreira dos 15% de rating, na quinta-feira o "Jornal Nacional" foi o segundo programa mais visto do dia. O confronto entre "Laços de Sangue" e "Mar de Paixão" também se salientou, numa semana em que "Sedução" acabou por ficar demasiado próxima de "Passione".
Passemos então a uma análise mais pormenorizada do
s últimos dias da televisão nacional.


Manhãs (10:00 - 13:00)





A semana foi marcada pelo aumento do share de "Você na TV!." O programa matinal da estação de Queluz de Baixo alcançou, por exemplo, 38,6% na última terça-feira. Este é um valor considerável, tendo em conta
que "A Praça da Alegria" continua com boas audiências. De destacar ainda o facto de "Companhia das Manhãs" não ter marcado presença em nenhum dia da semana no top dos dez programas mais vistos da estação de Carnaxide. Será que com a chegada de Júlia Pinheiro esta tendência decrescente se alterará? Para a SIC, esta é uma hipótese que necessita de se tornar uma certeza, pois nem "Companhia dos Amigos" conseguiu captar a atenção dos telespectadores. O especial do terceiro canal não foi além dos 18,7% de share, na emissão da tarde.


Tardes (14:00 - 20:00)



Tal como nas manhãs, também à tarde a SIC não conseguiu que "Boa Tarde" alcançasse um posto na tabela dos seus dez programas mais vistos do dia. No lado oposto esteve "Portugal no Coração" que, na terça-feira, obteve 2,9% de rating e 23,7% de share, um resultado superior ao do dia anterior. Já a "Tarde é Sua", não conseguiu resistir à concorrência das novelas brasileiras do primeiro e terceiro canal. Enquanto "Alma Gémea" atingiu em vários dias os trinta pontos de share, "Ribeirão do Tempo" mesmo não tendo alcançado tais valores, conseguiu uma boa performance ao longo da semana. Apesar disso, o talk-show de Fátima Lopes obteve 3,4% de rating e 31,3% de share na segund
a-feira.

Em relação ao horário das 17:00 às 20:00, destaque para "Agora É Que Conta". O programa de Leonor Poeiras marcou presença no top dos mais vistos da TVI durante toda a semana, sendo que foi na segunda-feira que alcançou o melhor resultado: 4,5% de audiência média e 27,7% de share. Quanto a "Portugal em Directo", obteve valores que lhe garantiram a liderança. Os bons resultados do programa de Dina Aguiar acabaram por contribuir para a boa performance de "O Preço Certo", que esta semana viu a série "Morangos com Açúcar" subir ao top dos cinco programas mais vistos do dia. Quanto às novelas da SIC, cumpriram os requisitos mínimos, ou seja, um rating considerável para que o "Jornal da Noite" conseguisses resultados razoáveis.


Noite (21:00 - 00:00)




Tal como referido no resumo da semana, "Espírito Indomável" alcançou a liderança a partir das 21:00 em todos os dias em análise. Com a alteração de horário de "Mar de Paixão", a estação de Queluz de Baixo melhorou consideravelmente os seus resultados a partir das 22:
30. Apesar desta mudança, "Laços de Sangue" acabou por não sair prejudicada nas audiências, de tal forma que em alguns dos dias em análise ficou próxima da novela da TVI. Foi o caso de quinta-feira, 20 de Janeiro, data em que a produção da estação de Queluz de Baixo alcançou 11,1% de audiência média e a da estação de Carnaxide 10,4%. Quanto ao duelo de "Sedução" e "Passione", apesar da novela da TVI continuar a vencer, a da SIC aproximou-se. Já a RTP1, depois do término da emissão de "Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão", as audiências sofrem um grande decréscimo. Tal como em edições passadas desta rubrica, é caso para referir que a estação pública continua com um "buraco" a partir das 22:45. Por exemplo, "Portugueses pelo Mundo" não foi além dos 10,7% de share nesta última quinta-feira.

Figura da semana



Sílvia Alberto

Termina esta noite a quarta temporada de "Operação Triunfo". Apesar de as audiências do talent-show da RTP1 não terem sido as melhores, com o share da maioria das emissões abaixo dos 20%, Sílvia Alberto considera que o concurso esteve à altura das expectativas. A verdade é que, depois de uma rentrée televisiva marcada pela estreia da primeira temporada da "Casa dos Segredos" e da quarta do "Ídolos", "Operação Triunfo" acabou por ficar muito longe do sucesso alcançado por ambos os programas.
Sílvia Alberto deu o seu melhor, e mereceu a aposta da
estação pública. No entanto, não foi o suficiente para os portugueses ficarem conectados aos dezasseis concorrentes da "OT".


Número da semana

34,2%

Foi o share que a emissão de "Depois da Vida" desta sexta-feira obteve, com o convidado especial Carlos Castro.



Minuto Mais Visto da Semana



O Minuto Mais Visto da Semana foi marcado pelos espaços informativos. Se, na TVI, o "Repórter TVI" alcançou no dia 10 de Janeiro, pelas 21 horas e 32 minutos, 20,7% de audiência média e 48,1% de share, "Perdidos e Achados" da SIC obteve, cinco dias depois, 16,7% de audiência média e 43% de share pelas 21:14. Por fim, o "Telejornal" foi o programa que alcançou o maior pico de audiência do primeiro canal na última semana em análise.
De destacar ainda os 17,9% de share de "Couto & Coutadas", pelas 19 horas e 25 minutos do 15 de Janeiro. Com o "Tempo de Antena" na concorrência, a RTP2 beneficiou por a propaganda eleitoral não ocupar a sua grelha.

Esqueceram-se de... Carlos Areia!

Boa noite! Mais um sábado, mais uma edição da rubrica Esqueceram-se de Mim! Depois de, na semana passada, termos recordado Cristina Oliveira, Carlos Areia é o protagonista de hoje. Será que se esqueceram dele?

Nasceu em 1944, e desde cedo demonstrou as suas garras na representação. Participou nas mais variadas produções televisivas e, sem dúvida alguma, sempre ofereceu o seu melhor enquanto actor português. Aclamado por uns, criticado por outros, o certo é que desde o seu relacionamento com uma menor idade Carlos Areia foi esquecido por muitos. Sem nenhum projecto regular nos ecrãs nacionais desde o término da sua participação no talk-show As Tardes da Júlia, em 2009, parece-me que os directores de programas portugueses têm em conta a vida pessoal de um profissional. Afinal o que conta mais: a arte do bem representar, ou o facto de ter existido um relacionamento com uma rapariga ainda antes de esta completar os seus dezoito anos? As participações de Carlos Areia em Morangos com Açúcar, Aqui Não Há Quem Viva, Ana e os 7, Maré Alta, Anjo Selvagem ou Nós os Ricos não serão suficientes para ultrapassar tal realidade?

A verdade é que a televisão não dá tréguas. O "erro" de um actor, apresentador ou jornalista na sua vida pessoal, pode relegá-lo para segundo plano. De facto a fama não passa de um ápice de segundo na carreira de qualquer profissional. No caso de Carlos Areia, foi exactamente isso que aconteceu. Apesar de esporadicamente reaparecer em algum especial de televisão, os directores de programas das estações portuguesas parecem tê-lo esquecido. É caso para dizer que, por vezes, o nosso trabalho e empenho não são recompensados pelos que nos rodeiam. É pena, pois Carlos Areia merecia estar hoje presente no elenco de alguma novela ou série portuguesa.

Numa altura em que a SIC planeia ter duas novelas a gravar em simultâneo, porque não resgatar este actor para o remake de Roque Santeiro ou Tieta? Ou melhor, qual o motivo de não o seleccionar para o elenco de Família Mata? Fica a sugestão.

Sílvia Alberto despede-se hoje de "OT"


Termina hoje a quarta temporada de "Operação Triunfo", e chega a vez de Sílvia Alberto fazer o derradeiro balança do talent-show da estação pública. Segundo a apresentadora esta foi a melhor edição do concurso, o que acabou por desenvolver a sua postura enquanto profissional de televisão. "Permitiu-me deixar de pensar que estava a apresentar e envolver-me mais. Deu-me uma postura mais solta, presente e descomprimida. Senti-me mais habituada e confortável. Esta foi a melhor edição da OT", confessou à Notícias TV.

Em relação às surpresas que estão preparadas para a gala desta noite, Sílvia Alberto revela que também ela irá cantar: "Uma das surpresas posso revelar. Vou cantar num dueto com Pedro Fernandes. Vai ser uma brincadeira. Mas acima de tudo vai ser um grande duelo entre dois finalistas. Será bem disputado".

Depois de várias críticas às audiências de "Operação Triunfo", a apresentadora deixa bem claro que não são os resultados que fazem seguir o seu sonho de comunicação: "Claro que gosto de saber que o público me acompanha, mas essa não pode ser a forma de medir o meu trabalho. Felizmente, ainda há quem aposte em projectos de arte".

Por fim, Sílvia Alberto revela que já está a ser preparado o seu próximo projecto. "Não posso dizer nada. Só sei que não posso ir de férias depois da OT", explicou à publicação da Controlinveste.

Quiosque: Notícias TV

Hugo M e Joana querem telenovela de horário nobre!

joana_e_hugo_m_thumb_medium240_304

São talvez dois dos concorrentes que mais sucessos têm tido desde que saíram da Casa dos Segredos e, tal como os próprios já anunciaram, ambicionam estrear-se na representação.


E é a pensar nos seus fãs que Hugo M confessou à edição desta semana da revista Maria que gostaria que ele e a namorada tivessem um papel numa trama de horário nobre: “Os Morangos com Açúcar talvez não, porque os nossos fãs não são só adolescentes. Acho que era mais interessante colocarem-nos numa novela da noite, de modo a que os nossos fãs de 40 e 50 anos também possam assistir”, começa por dizer o jovem, que garantiu ainda que está para breve a participação num workshop da Plural Entretainment.


Ainda sobre o reality-show da TVI, Hugo Marques garantiu que não tem mantido contacto permanente com nenhum dos ex-concorrentes: “Temos um contacto muito pequeno com os ex-concorrentes. Só os víamos aos domingos nas galas e pronto. Mas para nós está a ser muito bom e temos muita sorte em ter este número tão grande de seguidores”, concluiu.


Quiosque: Maria

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Episódio Seguinte

Bom dia! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Diana é presa!



Depois de todos os crimes e artimanhas que cometeu, a vilã tem à sua espera um grande castigo. Tudo acontece quando decide matar a sogra. Dentro em breve, Francisca vai fazer-lhe a vida negra depois de a rapariga perder o bebé que esperava. Já João trata a mulher com muito desprezo, chegando, inclusivamente a dizer-lhe que tem nojo dela.

Sem se aperceber que as atitudes do marido e da sogra são parte de um plano para a levar à loucura e afastá-la definitivamente da família, Diana contrata dois homens para atacarem Francisca. Todavia, para infelicidade da rapariga, o plano não corre bem.


No momento em que a matriarca dos Caldas Ribeiro é agredida, aparecem quatro agentes da Polícia Judiciaria que impedem o pior. Os cúmplices da jovem acabam por confessar que o ataque foi encomendado por Diana. A vilã é imediatamente levada para a cadeia apesar de oferecer resistência. Ao chegar à esquadra é informada de que terá que aguardar julgamento em prisão preventiva.

O pior é mesmo quando entra na sela e a sua companheira começa a assediá-la. Presa num autêntico inferno, Diana começa a enlouquecer e só pensa numa forma de fugir. O seu único aliado é Ricardo, uma vez que até mesmo Eunice, que sempre a protegeu, lhe falta.


Ricardo não é pai de Daniel





Ricardo revela a Viviane que Daniel não é seu filho. A rapariga fica surpreendida e Ricardo faz questão de lhe explicar que Francisca, pouco antes de falecer, devido a uma queda acidental em Petrópolis, confessou-lhe um caso extraconjugal.

Embora não tenha tomado conhecimento do responsável pela gravidez, o homem preferiu não colocar em risco a sua relação com Daniel, até porque tem um enorme amor pelo filho. Optou então por preservar a imagem que o jovem tinha da sua mãe.


Com o desenrolar da conversa, Ricardo diz ainda que a sua obsessão em gerar um neto vem de tentar cristalizar os traços do rosto de Daniel, do qual ainda sente falta. Tendo guardado para si, durante tanto tempo, toda a mágoa, o dono da clínica de reprodução assistida mostra-se aliviado ao compartilhá-la com a sua confidente.

Viviane, infelizmente, desespera por não poder contar a Jofre por este ainda estar nas mãos do maldoso Gilmar.


Curtas:


Em Espírito Indomável, depois de dar à luz a pequena Margarida, Catarina prepara-se para ser novamente mãe. E ainda não é desta que terá um filho do seu verdadeiro amor, Alexandre. É que a criança que carrega no ventre é fruto de um envolvimento com o personal trainer Toninho.


Em Sedução, Samuel tenta descobrir o motivo de uma misteriosa reunião entre Ester e Carmo, mas face ao desinteresse de Flor pela situação, decide então jogar outro trunfo. Fala com Danilo e diz-lhe que sabe que ele tem um romance com a escritora e faz chantagem com o cabeleireiro.


Em Mar de Paixão, para provar ainda mais Benedita, Laura convida-a para ser madrinha do seu casamento com Miguel. Desesperada e muito triste, a pescadora tenta conter as lágrimas e vai-se embora, dizendo que precisa de pensar na vida.


Em Lua Vermelha, Henrique fica espantado com a beleza de Eva e não se cansa de fazer perguntas a Máximo sobre a nova empregada. Ao saber que o líder dos vampiros confessou perante todos que está com Francisca a vampira tenta fazer-lhe ciúmes, beijando o irmão de Afonso.


Em Ti Ti Ti, Jaqueline pede a Mário Fofoca que este consiga uma fotografia de Ariclenes e, assim, possa desmascará-lo. O detective arranja-lhe o que a mulher pediu e esta descobre todas as trafulhas do marido.


Em Passione, Clara e Valentina andam à tareia, mas acabam por se unir e traçar um plano de fuga. Todavia, apenas a mais nova consegue escapar da cadeia.


Quiosque: Mariana, Maria, Telenovelas, TV Guia

Júlia Pinheiro preparara novas manhãs a todo o gás!

juliapinheiroSIC_thumb_other323_215

É já mais do que certo que, a partir de meados de Fevereiro a comunicadora terá um novo formato nas manhãs de Carnaxide. Com o aproximar do momento aguardado, os preparativos estão já avançados.


Quem o garante é a edição deste sábado do Correio da Manhã. Ao que parece, o programa está a ser preparado a toda a velocidade e está já definido. Ainda assim, tudo permanece no “segredo dos deuses”, bem como a data de estreia.


Para a ajudar, Júlia Pinheiro foi à TVI buscar dois editores com quem trabalhou e que a ajudaram a erguer o Você na TV! e o As Tardes da Júlia. Também a produção do programa poderá ser entregue a uma outra produtora, nomeadamente a Endemol, com quem a apresentadora trabalhou, por exemplo em Secret Story.


Ao longo das últimas semanas, a agora directora de Conteúdos de Carnaxide já se reuniu por inúmeras vezes com Nuno Santos e Gabriela Sobral para delinear estratégias e conteúdos das suas novas manhãs e das tardes. Sim, porque também o Boa Tarde de Conceição Lino sofrerá alguns ajustes. Tudo para que o day-time da SIC consiga voltar aos sucessos de outros tempos.


Quiosque: Correio da Manhã

“Eclipse” com 7 divas da TVI!

margaridamarinhoantoniobarreira

Muito se tem falado sobre a nova história de António Barreira. A começar pelo nome, que de Diamantes passou a Eclipse. Ainda assim, os portugueses que se preparem, porque esta trama deverá juntar sete das mais conhecidas actrizes portuguesas.


Se Margarida Marinho e Rita Pereira estão já confirmadas no elenco, nos principais papeis, tudo indica que Paula Lobo Antunes, Mariana Monteiro, Joana Solnado, Sofia Alves e Núria Madruga abracem personagens de grande impacto na história. Apesar de nos últimos dias ter surgido a notícia de que esta última não iria marcar presença, devido a uma gravidez, tudo indica que não passou apenas de um boato, uma vez que Dália Madruga já veio desmentir o estado de graça da irmã.


Caso consiga juntar estas sete “divas” dos ecrãs de Queluz de Baixo, António Barreira terá um desafiante trabalho pela frente, até porque terá que justificar a aposta do canal. Para além destas actrizes, também Jéssica Athayde e Sara Prata têm sido apontadas como estrelas de Eclipse, bem como Patrícia Tavares. Já do lado masculino, Marcantónio Del Carlo, Almeno Gonçalves, Pedro Carvalho, Lourenço Ortigão, João Catarré e Nicolau Breyner estão já escalados.

Será esta a sucessora de Meu Amor na conquista dos Emmys Internacionais?


Quiosque: Maria

Momentos


Termina hoje quarta temporada de "Operação Triunfo", pela qual Sílvia Alberto deu a cara. Recordamos por isso outra fase da vida na apresentadora, que ocorreu no ano passado. A estreia de Super Miúdos colocou Sílvia Alberto à frente de um concurso para toda a família na estação pública, que proporcionou vários momentos engraçados aos telespectadores. Ora veja...


Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Mobilização e abstenção

Durante muitos anos, as noites eleitorais eram noites especiais para mim. Primeiro, porque sempre gostei de política e habituei-me a ouvir em casa os adultos a discutirem "assuntos de adultos". Aliás, felizmente, foram raras as vezes que ouvi da boca dos meus pais o sofisma educacional "Isso não são coisas para crianças". Em minha casa, todos os assuntos eram assuntos de crianças. Explicados de forma adequada à idade, claro, mas eu não ouvi a história da cegonha e de Paris e cresci num ambiente sadio de discussão onde conviviam à mesa uma comunista, um socialista, um social-democrata e ainda uma fanática admiradora do "general Eanes". Quando ainda andava na escola secundária, já comprava jornais, enquanto os meus amigos compravam livros do Patinhas. E quando, ainda antes dos 18 anos, entrei na rádio, habituei-me a fazer de tudo, de relatos de futebol à condução de programas especiais de noites eleitorais. Foram dez anos seguidos de campanhas eleitorais, de promessas, de beijinhos nas feiras, de viagens e de entrevistas. E nos domingos em que tudo terminava, a festa concluía-se com uma maratona informativa em directo, com projecções à boca da urna, resultados, reacções em directo, comentadores em estúdio e na televisão.



Quando troquei a rádio pelos jornais, passei a acompanhar as noites eleitorais como espectador através da TV. Eram horas sagradas, quase sempre vividas entre amigos. Os tempos mudaram, os políticos também e eu não perdi o gosto por política.



No próximo domingo, porém, não conto perder muito tempo em frente ao pequeno ecrã. Segundo os analistas, não estou "mobilizado". Que seja. De manhã, como sempre, vou votar. À noite... abstenho-me.