3 de junho de 2011

Hospital confirma gravidade das queimaduras de Sónia Brazão



O Hospital de São José confirmou já esta noite que as queimaduras que a actriz Sónia Brazão sofreu esta tarde foram "muito graves" e afectaram todo o corpo da actriz, "incluindo vias respiratórias". O prognóstico é, para já, bastante reservado. 

Sónia Brazão ficou gravemente ferida depois de uma explosão consequente de uma fuga de gás que ocorreu na tarde desta sexta-feira, no seu apartamento em Algés, Lisboa.

Like & Dislike



 Boa noite. A edição desta semana do Like/Dislike!

LIKE
Quando a televisão sai à rua


Em dias de calor como os que já se começam a sentir, sabe bem quando vemos a televisão a abrir portas e janelas e sair à rua. Isso aconteceu no, cada vez mais refinado, Boa Tarde de Conceição Lino. Numa destas tardes o programa saiu ao exterior dos estúdios de Carnaxide e improvisou uma feira com direito a farturas, bifanas e algodão doce.

Excelentes conteúdos, excelentes iniciativas naquele que é, actualmente e para mim, o melhor talk-show das tardes das generalistas.






DISLIKE
Em simultâneo nos quatro canais


A foto é do jornal i e representa bem o “singular momento de televisão”, assim apelidado por José Alberto Carvalho quando introduziu um dos debates entre os pequenos partidos que foi para o ar na TVI às 21:00, curiosamente, à mesma hora em que RTP1, RTP2 e SIC transmitiam os mesmos debates mudando apenas o nome dos pequenos partidos.

Uma imposição judicial, fruto de uma providência cautelar que mais não foi do que uma duvidosa manobra de marketing político que não esclarece em nada o espectador/eleitor, a não ser que o mesmo consiga ter o dom (e a paciência, diga-se) de ver em simultâneo quatro debates políticamente insignificantes.


Sónia Brazão gravemente ferida em explosão em Algés


A actriz Sónia Brazão ficou gravemente ferida numa explosão que ocorreu na tarde desta sexta-feira no seu apartamento em Algés, Lisboa. Sónia Brazão foi transportada para o Hospital de São José, com queimaduras de primeiro grau no corpo inteiro e de segundo grau nos membros superiores.

A violenta explosão foi provocada, ao que tudo indica, por uma fuga de gás.


Quiosque: tvi24.pt

Falar Televisão


Um fenómeno chamado Futre

Quando no último domingo, na Gala dos Globos de Ouro, Paulo Futre ironizou com Bárbara Guimarães o facto da sua espontânea popularidade poder motivar um estudo por parte dos analistas, o antigo jogador de futebol não estava enganado. De facto, Paulo Futre simboliza um curioso sinal dos tempos que agora vivemos.

Vivia num quase anonimato mediático, mas bastou uma simples conferência de imprensa, em tudo peculiar e atabalhoada, para Futre ganhar uma popularidade sem precedentes, em especial nas redes sociais. Todos acharam piada a Futre e quer ele, quer a própria televisão aproveitaram a ocasião para enfatizar ainda mais o caso.

Desde há algumas semanas para cá, Paulo Futre vai a todas. Como convidado do Alta Definição, como convidado de honra dos Globos de Ouro, como cabeça de cartaz nas manhãs da TVI, como residente no reality-show ficcionado da televisão pública ou até mesmo como principal atracção nos principais programas dos pequenos canais do cabo. Futre está definitivamente na moda, mediaticamente falando.

Mas como é bem sabido, neste meio, as ocasiões desvanecem com a mesma rapidez com que surgem. E, por isso, não será de estranhar que daqui por algumas semanas já ninguém dê importância a Paulo Futre e que a sua imagem deixe, tal como surgiu instantaneamente, de fazer dinheiro e atrair as massas. Mas que por agora continua a ser interessante vê-lo nas mais diversas situações no pequeno ecrã, lá isso continua…

Mafalda Arnauth hoje em "Depois da Vida"


Depois de Toy ter estado presente na última edição do programa apresentado por Iva Domingues, esta semana a convidada especial volta a estar ligada ao mundo da música.


Assim, a partir das 00h45, poderá ver a conversa da fadista Mafalda Arnauth com Anne Germain e mais uma edição de Depois da Vida, na TVI!

"Meu Amor" distinguida por Cavaco Silva


Foi a primeira telenovela portuguesa a conquistar o Emmy Internacional para a ficção nacional e, alguns meses do reconhecimento internacional, a trama de António Barreira prepara-se para ser distinguida pelo Presidente da República Portuguesa.


Será no próximo dia 9 de Junho, num almoço na véspera do dia de Portugal em Castelo Branco que Aníbal Cavaco Silva receberá Margarida Marinho, Alexandra Lencastre e António Barreira e enaltecerá o trabalho feito por toda a equipa.


Em entrevista à Notícias TV desta semana, a protagonista de Remédio Santo afirmou: “É o reconhecimento de um momento que marca o nosso trabalho. Ficámos muito contentes porque é o reconhecimento público de um trabalho que normalmente não é bafejado como pertencente à cultura. O teatro e o cinema é, mas a televisão não costuma ser. E aqui é o Presidente da República que está a fazer este reconhecimento. Fiquei muito contente”, explicou Margarida Marinho.


Já o autor da história admite que “é uma honra receber este convite”: “É um sentimento muito bom. Nós projectamos Portugal além-fronteiras. É bom ver o nosso trabalho reconhecido pelo Chefe de Estado. Posso dizer que já fiz alguma coisa pelo meu país”, afirmou, orgulhoso.


Quiosque: Notícias TV

Júlia Pinheiro "merece melhor do que Querida Júlia"

As palavras são de Cristina Ferreira e transmitem aquilo que a apresentadora sente em relação ao actual programa que a “madrinha” apresenta na concorrência.

É em entrevista à Correio TV desta semana que a parceira de Manuel Luís Goucha comenta a mudança da colega para a SIC.


Questionada se não se cansa com as três horas de directo, a apresentadora foi peremptória: “Não, porque é tudo tão diferente. Não sito que venho amanhã fazer o mesmo que fiz hoje. Temos muito respeito pela Júlia, cujo trabalho reconhecemos bem porque esteve muito tempo connosco, e pelo Jorge e pela Sónia porque, apesar de sermos líderes, eles conseguem muitas vezes passar a meta primeiro do que nós e ganhar. Estamos cá todos para o mesmo. Gostamos de ganhar, é para isso que trabalhamos, e sempre que ganhamos fazemos a festa. No que diz respeito à Júlia, não gosto nada que ela perca”, começa por dizer.


Sem querer entrar em polémicas, quando lhe perguntaram se gosta de Querida Júlia, a loira disse apenas: “Acho que a Júlia merece melhor… E mais não digo”.


Por último, Cristina Ferreira comentou o facto de o público estar a penalizar Júlia Pinheiro pelo regresso desta à SIC: “As pessoas não compreendem por que mudamos. Se estamos numa estação e somos bem tratados, por que havemos de mudar? A Júlia está a pagar como o Manuel Luís Goucha pagou quando trocou a RTP pela TVI. A vida é feita de desafios e as pessoas não podem ser crucificadas por mudar de emprego. A Júlia fê-lo aos 40 e muitos anos e quando era ganhadora. Só tem de ser aplaudida por isso”, concluiu.


Quiosque: Correio TV

Esta noite...




... o Pedro Esteves dá mais um Like & Deslike. Não pode perder, às 21:00!

Este domingo não há "Perdidos na Tribo"


Devido à emissão especial dedicada às eleições legislativas, esta semana o programa da TVI não irá para o ar. Assim, ao contrário do que SIC e RTP vão fazer com as suas apostas de domingo à noite, Peso Pesado e Último a Sair, respectivamente, a televisão de Queluz de Baixo optou por não dar um novo horário a Perdidos na Tribo.


Deste modo, o programa regressa aos ecrãs da TVI a 12 de Junho.

Oceana Basílio entra na nova telenovela da SIC


Afastada dos ecrãs desde que deu vida à Bárbara de Perfeito Coração, a actriz está prestes a regressar ao trabalho. E, novamente, numa telenovela da televisão de Carnaxide.


É que Oceana Basílio será um dos nomes do elenco da trama que Patrícia Muller prepara para a SIC. Embora não adiante muitos pormenores sobre a sua personagem, a actriz confirmou à Notícias TV que vai integrar o elenco da sucessora de Laços de Sangue.


Com as gravações agendadas para meio deste mês, ainda não é conhecido o nome da história, mas é certo que terá um elenco de luxo. Manuel Cavaco, Maria Emília Correia, Helena Laureano, Cláudia Vieira, José Fidalgo, Inês Castel-Branco, Sandra Barata Bello, Rogério Samora ou Rui Porto Nunes são alguns dos nomes já confirmados.


A estreia, nos ecrãs da SIC, está agendada para a rentrée televisiva, em meados de Setembro.


Quiosque: Notícias TV

Fala-se 03/06/2011



Boa tarde e bem-vindo ao último Fala-se desta semana!



Leonor Poeiras

É mesmo oficial, Leonor Poeiras está separada do jornalista Miguel Braga, com quem estava casada há já 6 anos. A TV Guia desta semana volta a noticiar esta mesma notícia, acrescentando que a apresentadora da TVI saiu com o seu filho António, de 4 anos, da casa onde vivia com o seu ex-marido, em Lisboa. Leonor Poeiras tem ficado agora em casa da sua amiga Gabriela Sobral, que a tem ajudado a ultrapassar este momento mais difícil da sua vida.


Cláudia Jacques

Quem também já se separou foi Cláudia Jacques. Depois de ter participado em Perdidos na Tribo,  a relações públicas confirma que está separada de Ricardo Trêpa, apesar da tentativa de reconciliação. Pouco mais de um ano depois de se casarem, o casal põe um ponto final na relação devido a diferenças que Cláudia considera serem "incontornáveis": "Apesar de termos tentado uma reconciliação, não há nada a fazer. Neste momento cada um está para seu lado e faz a sua vida", afirma.

Quisoque: TV Guia, Vidas

Gala de “Último a Sair” excepcionalmente 6ª feira



Devido às eleições legislativas do próximo domingo, o programa que satiriza os
reality shows terá um horário diferente. A gala em que vamos ficar a conhecer quem foi o concorrente expulso pelos portugueses (como alguns gostam de pensar) será transmitida, excepcionalmente amanhã, 6ª feira.

Quem será o participante que terá de abandonar o Último a Sair, a Gorda ou o Damião?


Resta-nos aguardar pelo programa de amanhã para ficar a saber. Entretanto, a forma de votar é a do costume e como habitualmente nada falível – colocar lenços de cores nas janelas das casas.

José Eduardo Moniz na noite eleitoral da RTP


Por esta é que (quase ninguém) esperava. Há muito que se anseia o seu regresso, mas aos bastidores da televisão. Contudo, Nuno Santos conseguiu convencer o “senhor televisão” a fazer parte do painel de comentadores da estação pública na noite eleitoral.


A notícia é avançada pela edição desta sexta-feira do Diário de Notícias e do Correio da Manhã e dá conta de que o marido de Manuela Moura Guedes é o grande trunfo da RTP para a noite que vai decidir o futuro do país.

“Tem uma opinião forte e domina o meio”, começa por dizer o director de informação da televisão pública ao DN, acrescentando: “Ele gostou da ideia. Pediu-nos um tempo para reflectir e depois respondeu-nos”.


Já ao CM, José Eduardo Moniz mostra-se bastante contentecom este regresso “ao activo”: "Interpreto o convite como um reconhecimento do meu mérito profissional", explicou.

Mas o antigo director-geral da TVI não será o único “homem forte” da operação da RTP. A ele juntar-se-á o politólogo Pedro Magalhães que estarão ao lado de José Rodrigues dos Santos, o principal pivô da emissão.


Já João Adelino Faria terá um outro painel de comentadores, encabeçado por um grande “rival” de Moniz, em tempos: Emídio Rangel e do qual fazem ainda parte Maria João Avillez e João Marcelino. Quanto a Carlos Daniel, será a cara de uma emissão especial que arrancará por volta das 18h15 com os principais acontecimentos do dia, como o encerramento das urnas e directos das sedes dos diferentes partidos.


Quanto a Fátima Campos Ferreira moderará um debate entre Francisco Assis (do PS), Paula Teixeira da Cruz (do PSD), António Pires de Lima (do CDS-PP), Luís Fazenda (do BE) e António Filipe (da CDU).

Uma aposta forte da RTP, que promete continuar a levar a melhor sobre a concorrência, mesmo sem Judite Sousa e José Alberto Carvalho como pivôs.


Quiosque: Diário de Notícias, Correio da Manhã

Revista de Imprensa 03/06/2011


Sexta-feira, 3 de Junho. A última Revista de Imprensa da semana! 


Carlos Vieira desvaloriza longa duração de Laços de Sangue


Carlos Vieira, o vilão da novela Laços de Sangue, já leva quase um ano de gravações da novela da SIC. Mas este facto não impressiona o actor que não se mostra cansado nem preocupado com a longevidade deste produto de ficção de Carnaxide: “É uma novela muito dinâmica e estou extremamente absorvido pela personagem, O cansaço que possa existir é natural, mas saudável. Não estou minimamente a pensar no tempo que já leva o projecto. Sinceramente, estou mais preocupado em construir a personagem do que a pensar em férias”, afirma.

Apesar disso, Carlos Vieira á pensa no final que gostava de dar a sua personagem. O actor gostava que o seu Ricardo “ficasse bem”, ou seja, que “sobrevivesse a todos os crimes que praticou e que venha a praticar”, adianta.


Mafalda Teixeira em Remédio Santo



Mafalda Teixeira está de regresso à ficção da TVI. De regresso a Portugal, depois de ter participado em Perdidos na Tribo, a actriz já gravou uma participação especial na novela de horário nobre de Queluz, Remédio Santo. Mafalda irá encarnar uma personagem que irá estar integrada no núcleo cómico de Hortense (Sofia Alves) e Envagelina (Patrícia Tavares).

Sem poder desvendar grandes pormenores acerca da sua personagem, a actriz revelou ter gostado desta pequena experiência: “Foi um convite inesperado mas gostei imenso. A novela tem um elenco fantástico”, frisou.


CITAÇÃO DO DIA
"Senti que era uma oportunidade de superação e aceitei"
Roberto Leal (sobre Último a Sair)



DESTAQUE DO DIA

Na noite de encerramento da campanha eleitoral para as legislativas do próximo domingo, os três canais noticiosos nacionais têm preparadas emissões especiais para acompanhar a recta final desta mesma campanha. Esta noite, SIC Notícias, TVI24 e RTPN têm preparadas edições alargadas da Edição da Noite (SIC N), Jornal do Dia (TVI24) e Noite Informativa (RTPN).


Quiosque: Mariana, TV Guia

Fecho


Em fecho, esta quinta-feira, mais uma crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Futre, 'el actor'

A verdade é esta: há séculos que não via os meus amigos sportinguistas tão contentes. Um deles, reconhecido pelo seu humor, explicava-me um destes dias porquê. "Há muito tempo que não conseguíamos uma vitória destas!" Franzi o sobrolho: estaria ele a falar da vitória em Braga, que garantiu a Couceiro o terceiro lugar no campeonato, há quase um mês? Estaria a falar de Domingos, que finalmente confirmou a sua transferência para Alvalade? Que não, explicou. O seu orgulho não tinha nada a ver com futebol. "Há muito que o meu clube não gerava um talento tão grande", disse-me, apontando para a uma foto de Paulo Futre, ao lado de Bárbara Guimarães, nos Globos de Ouro. Ri e concordei, apesar de ser dos que já deitam Paulo Futre pelos olhos. Por estes dias, aliás, só Futre consegue rivalizar com Sócrates, Passos e companhia. Acende-se a televisão e está Paulo Futre a ser entrevistado, abre-se uma revista e há uma crónica de Paulo Futre. Acede-se a um site e lá está Paulo Futre a posar para uma foto. Só me falta, enfim, chegar a um bar, pedir um Licor Beirão e sair-me o montijense detrás do balcão.

Nunca Paulo Futre, que arrumou as chuteiras há quase década e meia, pensou que pudesse voltar à ribalta mediática. Uma desastrada conferência de imprensa, durante a campanha eleitoral para o Sporting, devolveu-lhe o protagonismo que perdeu quando a sua genial carreira caminhou para o ocaso.

Produto de marketing da nova geração (impulsionado pela televisão mas gerado pelo poder viral das redes sociais), Futre parece que está para ficar. Como o DN revela hoje, acaba de assinar pela SIC, onde vai ser "actor".

A "culpa" é de Dias Ferreira. Nunca um derrotado deu tanto que falar...