22 de março de 2011

Leonor Poeiras apresenta "Perdidos na Tribo"




Já foi apresentado à imprensa o programa que a TVI escolheu para concorrer directamente com Peso Pesado, da SIC. Apresentado por Leonor Poeiras, Perdidos na Tribo é um formato que junta entretenimento, documentário e solidariedade, adianta o Correio da Manhã.


Durante três semanas, doze figuras públicas viverão em tribos e terão de adoptar os seus usos e costumes, cultura e gastronomia. E já estão escolhidos os participantes: José Castelo Branco, José Carlos Pereira, Cláudia Jacques, Io Apolloni, Mafalda Teixeira, Luís Lourenço, Vera Ferreira, Jorge Kapinha, Marta Cardoso, Sérgio Vicente são 10 das 12 celebridades que embarcarão nesta aventura.


No dia de estreia do programa, os participantes serão repartidos por três grupos de quatro pessoas que serão revelados apenas no aeroporto aquando da partida.


No final de cada semana, em cada tribo reúne-se o Conselho Tribal que avalia o 'trabalho' e a sua integração. Deste conselho sairá a atribuição de prémios ou penalizações. Existirá apenas tradução durante este encontro semanal, mas durante o resto da aventura, os participantes terão de encontrar formas de comunicar com os membros da tribo.


“Consideramos este formato bastante actual devido à situação de crise em que nos encontramos. Os famosos vão ter de moldar a sua vida às novas culturas das tribos” afirmou Bruno Santos ao referido jornal, acrescentando ainda que “as noticias sobre a incapacidade da TVI são infundadas”, como prova, diz, esta aposta.


Ainda sem data de estreia definida, mas já em fase de pré-produção, a versão portuguesa de Ticket to the Tribes tem ainda uma componente solidária. É que os espectadores podem telefonar ou enviar mensagens para votar na sua tribo favorita e o valor acumulado será entregue a uma instituição de solidariedade associada a cada uma das tribos.


Quiosque: Correio da Manhã

SÓ Séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série “Uma família muito moderna”, em exibição na FOX Life!

Gravada em estilo de pseudo-documentário, “Uma família muito moderna” é uma comédia hilariante da criação de Christopher Lloyd e Steven Levitan.

O patriarca desta família é Jay Pritchett (Ed O´Neill), que se casou recentemente com uma mulher muito mais jovem. Jay é um homem de negócios de sucesso, com alguma incapacidade em demonstrar os seus sentimentos mas que se apaixona perdidamente pela colombiana Gloria Delgado-Pritchett (Sofía Vergara). Juntos criam o filho pré-adolescente do primeiro casamento de Gloria, Manny Delgado (Rico Rodriguez), um jovem extremamente maduro para a sua idade, extremamente romântico e apaixonado pela vida (como o seu pai, refere Gloria diversas vezes).

Saindo da casa de Jay, seguimos para a casa dos Dunphy Claire Dunphy (Julie Bowen) é filha de Jay, casada com Mitchell (Jesse Tyler Ferguson). Claire é uma dona-de-casa extremamente dedicada à sua família, que escolheu abandonar a sua carreira para se dedicar totalmente a esta. Mitchell, por seu lado, adopta o papel de “pai divertido”, que tenta a todo o custo ser “fixe” como os seus filhos (o que, obviamente, só os embaraça mais). Juntos têm três filhos: Hayley (Sarah Hyland) – um jovem adolescente constantemente preocupada com a sua imagem e a sua popularidade na escola -, Alex (Ariel Winter) – uma pré-adolescente muito inteligente e constantemente preocupada com os estudos -, e Luke (Nolan Gould) – um rapazinho muito imaturo que tem tendência para se colocar nas situações mais estranhas.

A última casa desta família muito moderna é a de Mitchell Pritchett (Jesse Tyler Ferguson), o filho mais novo de Jay, que partilha a casa com o seu namorado Cameron Tucker (Eric Stonestreet). Mitchell adopta o papel de “homem” da casa, exercendo a sua profissão enquanto advogado. É muitas vezes apresentado como um homem contido, que não gosta de expressar os seus sentimentos, à semelhança do seu pai. Por outro lado, Cameron é exactamente o oposto: extravagante e apaixonado, é ele quem fica em casa a tomar conta da filha adoptiva de ambos, uma criança vietnamita.

“Uma família muito moderna” foi uma lufada de ar fresco nas séries dos últimos anos. Mais do que o estilo que adopta (cada vez mais uma aposta - temos por exemplo o caso de “The Office” e “Parks and recreation”), retrata com humor a nova realidade que são as famílias do séc. XXI. Contudo, mesmo que dominados pela tecnologia, pelas discussões próprias de pessoas de diferentes personalidades e gerações, mesmo que embrenhados nas lutas diárias de cada um, no final do dia não há mesmo nada como a nossa família…

Até para a semana!

Falar Televisão



Até já!

Recordo-o com saudade. Artur Agostinho foi e será sempre um dos maiores portugueses de Portugal. Independentemente das profissões a que deu vida, dos meios de comunicação que representou, há algo que ninguém pode desmentir: este homem é a nossa pátria.
Em novelas, séries, crónicas nos jornais, locuções ou em livros, Artur Agostinho foi, é e será um exemplo para todos nós. Deixou-nos sem avisar, porém ninguém o deixará partir sem reflectir na vida. Ninguém sabe o dia de amanhã, ninguém sabe o que nos reserva o futuro, o destino, a vida... Apenas temos noção do passado, e do presente imediato. Nada mais. É com este pensamento que temos de enfrentar o dia-a-dia, por mais cansativo que seja. Esta pode ser uma tarefa difícil para alguns, mais fácil para outros, no entanto não tenho duvidas de que Artur Agostinho tenha vivido ao máximo o presente para trazer ao público o seu melhor.


Sempre com uma postura digna de um senhor, e com uma simpatia extrema, lembro-me de o ver numa palestra no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas. Sentado em frente a vários estudantes, falava com alma nas conhecidas Jornadas da Comunicação. Foi há menos de um ano, comprovando-se desta forma o que Artur Agostinho confessou em "Alta Definição": "As semanas passam a voar".

Um exemplo de vida para qualquer um de nós. Sem manias ou tiques, este homem dos sete ofícios tinha sempre um sorriso para oferecer a quem o olhasse nos olhos. De facto, ao ouvir novamente as suas declarações nas diferentes entrevistas, fico sem palavras. A experiência de vida destes 90 anos, valem muito, mas muito, pela minha idade toda, que sou um novato.

Para mim, e acredito que para muitos de vós, Artur Agostinho ficará imortal na minha memória. Obrigado por tudo. Até já!



"Peso Pesado" já roda


As gravações do novo programa da estação de Carnaxide já começaram!
Foi num dia de sol que Júlia Pinheiro deu o pontapé de partida para um projecto que desafiará os portugueses a perder peso. Serão 12 os concorrentes que irão protagonizar as grandes mudanças ao nível físico e psicológico nos próximos meses.
Com as gravações a decorrer em Álcacer do Sal, na Quinta da Boavista, o prémio a disputar ainda não está definido. Na versão norte-americana este atinge os 250 mil dólares para o vencedor do concurso, e 100 mil dólares para o concorrente expulso que perder maior percentagem do seu peso inicial em casa.
Aguardemos então mais novidades.


Quiosque: Diário de Notícias

Marina Mota lamenta esquecimento na televisão!


Afastada há alguns meses da televisão, Marina Mota não percebe o porquê de os directores de programas não a conviderem para novos projectos televisivos. Apesar disso, a actriz não desespera, e confessa que tem conseguido alcançar estabilidade aos mais diversos níveis na vida. "Perguntem aos directores das estações. Não sou a pessoa indicada para responder", explicou à VIP desta semana.


A completar 40 anos de carreira, Marina Mota não se arrepende em nada do trabalho que tem oferecido ao longo destas quatro décadas: "Fui uma priviligiada porque trabalhei anos com regularidade em televisão. Sou uma priviligiada porque todos os programas que fiz em televisão são recordados pelas pessoas. Sou uma privilegiada porque embora tenha feito imensos personagens que as pessoas gostaram de ver, o meu nome continua a ser Marina Mota. Nunca me chamaram outras coisas, conseguem fazer a distinção entre a actriz e a personagem que veste, ao contrário de alguns colegas".


Assim, e apesar de não aparecer regularmente em televisão, Marina Mota continua a representar com as suas revistas e comédias. "Fiz duas revistas no Parque Mayer de que muito me orgulho, fiz um espectáculo itinerante e actualmente estou com uma comédia de itinerância que está em cena desde Setembro do ano passado", frisou à publicação da Impala.


Numa altura em que se aposta tanto na ficção nacional, esta poderia ser uma mais valia para qualquer projecto desta área!


Quiosque: VIP

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Fala-se! 22/03/2011

Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!



Sílvia Alberto

Sete anos depois, a apresentadora e José Mariño terminaram o namoro, adianta a Nova Gente. Os motivos para a ruptura não são conhecidos, mas, ao que tudo indica, é uma separação recente.

A mesma revista adianta ainda que, caso Sílvia Alberto continue a manter a postura que tem tido até aqui, as razões que levaram ao término da relação ficarão por dizer.




Isabel Figueira e Pedro Barroso

Depois de a apresentadora ter sido notícia por ter estado internada numa unidade psiquiátrica, muito se especulou sobre o fim do namoro com o actor. Todavia, de acordo com a Notícias TV, os dois continuam juntos.

Prova disso é o comentário que Pedro Barroso deixou no Facebook de Isabel Figueira na passada quarta-feira: "Amo-te", podia ler-se, bem como várias músicas dedicadas ao amor de ambos. Resta saber se estão mesmo juntos ou se estão a dar um tempo à relação.

Quiosque: Notícias TV, Nova Gente


Morreu Artur Agostinho


Um dos mais célebres actores da nossa praça faleceu. Artur Agostinho, com 90 anos, foi condecorado no dia 28 de Dezembro pelo Presidente da Républica com a Comenda da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada.
Ainda são poucas as informações disponibilizadas pela comunicação social, nomeadamente sobre a causa do óbito deste grande comunicador nacional.

Actor, escritor, jornalista e locutor, Artur Agostinho foi o homem dos sete ofícios, sendo para todos um grande exemplo a seguir.

O Televisão-Opinião deixa aqui as condolências à sua família, assim como a todos os seus admiradores.

Revista de Imprensa 22/03/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!
José Alberto Carvalho e Judite Sousa apresentam Jornal Nacional

A chegada dos dois jornalistas à TVI promete trazer várias alterações, a começar já pelo principal noticiário da estação. Quem o garante é Marcelo Rebelo de Sousa, em entrevista ao Correio da Manhã.
"José Alberto Carvalho falou com Júlio Magalhães para que assuma os sábados e os domingos. Ele (José Alberto Carvalho) e Judite de Sousa serão os pivôs de segunda a sexta-feira", começa por dizer o professor ao referido jornal.
Todavia, segundo Marcelo Rebelo de Sousa, esta solução poderá durar apenas até à época de Verão. (José Alberto Carvalho) "pode não ficar até ao Verão como pivô, pois o cargo de director vai dar-lhe muito que fazer, e ele também já não é novo". Assim, caso o futuro director de Informação de Queluz de Baixo acabe por deixar a condução do principal bloco noticioso do canal, Pedro Pinto e José Carlos Castro poderão regressar às antigas funções.
Todavia, provavelmente nos primeiros dias de Abril deverão deixar de ser os pivôs do Jornal Nacional. E as alterações não se devem ficar por aqui, até porque, de acordo com as declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, José Alberto Carvalho tem "carta branca da administração, e os seus planos vão trazer nova dinâmica à TVI e ao TVI24".

Chegada de Nuno Santos provoca abandono de Luís Marinho

Prestes a iniciar funções como director de Informação da televisão pública, Nuno Santos começa a ver a sua chegada provocar algumas saídas. Tal como avançam o Correio da Manhã e o Diário de Notícias, Luís Marinho, até aqui administrador do pelouro da Informação da RTP, decidiu deixar o cargo que ocupava.
É o próprio Guilherme Costa, presidente do canal, quem o revela. Os motivos, diz, "são evidentes". Tal como já era do conhecimento público, Luís Marinho votou contra a escolha de Nuno Santos para suceder a José Alberto Carvalho. Contudo, esta situação de descontantamento foi vista como "normal, pacífica" pela administração e Marinho continuará a fazer parte do conselho de administração da RTP, mas sem o cargo que anteriormente tinha.
Anunciado como novo director de Informação da RTP no ínicio do mês, Nuno Santos deverá iniciar funções logo que a Entidade Reguladora para a Comunicação Social dê luz verde a esta mudança.
CITAÇÃO DO DIA:
"Descanso a trabalhar , porque gosto muito do que falo. Relaxo, não tenho tensões, nem cansaço, e transmito isto à equipa, por isso acho que devia ganhar a dobrar. É fácil e prazeroso ser actriz"
Maria João Luís


Curiosidade do dia:

Depois de emitir documentários sobre William e Kate de Inglaterra, a televisão de Carnaxide adquiriu os direitos de transmissão da biografia não autorizada do casal, que estreia a 18 de Abril na televisão norte-americana.




Quiosque: Correio TV, Correio da Manhã, Diário de Notícias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Novelas saltitonas


Um ano depois de ter começado (!) chegou ao fim Mar de Paixão, a novela da TVI escrita por uma autora que, entretanto, já trabalha na concorrência há mais de três meses. É uma das particularidades portuguesas, esta de esticar o produto ao sabor das audiências. E esse esticanço pode ser feito de duas formas: ou encomendando mais episódios, num exercício que, às vezes, pode ser penoso, porque muda por completo a lógica narrativa inicialmente pensada e até o destino das personagens, ou encurtando a duração de cada episódio, violando a lógica de construção da narrativa, onde a acção, inicialmente pensada para capítulos de 40 ou 45 minutos é abruptamente cortada fora dos momentos-chave. E, no entanto, isso só é possível porque o público não dá sinais de desagrado e continua a ver. Mas as singularidades portuguesas não ficam por aqui. No Brasil, uma novela das seis não passa às oito. Uma novela das oito não muda, a meio do percurso, para as seis. Com todos os defeitos que possa ter, na Globo o respeito pelo guionista é sagrado.



Quando Patrícia Muller, a guionista de Mar de Paixão, escreveu a novela, pensou-a para um público das 21.00, que tem ainda uma forte presença juvenil. Assim se entende, aliás, a inclusão do golfinho Kiki e dos seus "diálogos" com a personagem de Paula Lobo Antunes. Ora, acontece que a história começou por ser exibida às 21.15, saltou um mês e meio depois para as 22.15, foi ensaiada algumas vezes às 23.00, até se fixar finalmente no terceiro horário da noite, quando as crianças já dormem e os golfinhos não falam. Em Janeiro, porém, quando as audiências o obrigaram, Mar de Paixão voltou para as 22.15. E, pasme-se, mesmo assim a novela resistiu...