18 de janeiro de 2011

SÓ Séries

Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos de uma série imortal intitulada de “Friends”!

Embora vá acompanhando o máximo de séries possível na televisão, há alguns anos adquiri o hábito de ter sempre uma série, mais antiga, para ver paralelamente a todas as outras. Entre muitas que já por aqui passaram, naqueles momentos em que revivemos o passado do mundo das séries, entre outras que ainda não foram abordadas, a verdade é que é um hábito que preenche o “vazio” dos intervalos entre os lançamentos de episódios. Quando ontem terminei de ver o último episódio de “Toda a gente gosta do Raymond”, a nostalgia de ver terminada a série, como de costume, foi repentinamente substituída pela “fome” de começar outra. Contudo, ao invés de partir para uma nova aventura numa série desconhecida (ou meramente desconhecida, no caso de “Raymond” por exemplo, que nunca vira mais de meia dúzia de episódios), desta vez foi ao mundo dos “Friends” que regressei, mais uma vez, mais uma entre tantas que já não consigo sequer enumerar.

“Friends” conta-nos a história de seis amigos, com vidas, histórias e personalidades completamente distintas. Joey (Matt LeBlanc) é um aspirante a actor que procura incessantemente a sua sorte no mundo do cinema e da televisão. Dotado de algumas “falhas” cerebrais, que não poderiam deixar de provocar hilariantes gargalhadas, é um autêntico quebra-corações, desprendido de qualquer noção de relação séria e duradoura. Por seu lado, Chandler (Mathew Perry) é o seu melhor amigo, um inteligente profissional numa área que nem os seus melhores amigos nem a audiência alguma vez chegaram a perceber muito bem. Um completo fracasso entre as mulheres, tem um humor negro e perspicaz. Monica (Courteney Cox) é uma aspirante a chefe de cozinha, uma mulher determinada e lutadora, que adopta por vezes um papel mais maternal. Por seu lado, Ross (David Schwimmer) é o irmão mais velho de Monica, um paleontólogo completamente fascinado pela ciência e pela evolução da espécie. Inteligente e meigo, viveu toda a sua adolescência fascinado pela melhor amiga de Monica, até ao dia em que esta volta a entrar na sua vida e na dos seus amigos, exactamente no primeiro episódio da série. Falamos de Rachel (Jennifer Aniston), uma mulher mimada e infantil, mas ao mesmo tempo extremamente doce e fiel. Por fim, não poderíamos deixar de referir a loucura de Phoebe (Lisa Kudrow) como a sua principal característica. Massagista e aspirante a cantora (sendo que esta segunda não costuma correr da melhor forma), tem atitudes completamente tresloucadas e fora da realidade.

“Friends” foi uma série que, principalmente durante a primeira temporada, foi altamente criticada. Na realidade, embora tivesse conseguido atingir níveis de audiência razoáveis, ninguém esperava muito dela. Dá que pensar certamente numa altura em que as grandes empresas norte-americanas insistem em tirar e retirar séries do ar, sem lhes darem tempo para amadurecerem. “Friends” necessitou desse tempo, e foi-lhe dado – hoje, mais do que uma série é uma verdadeira cultura, que mudou o mundo de uma panóplia de maneiras diferentes.

Vale apenas (re)ver, uma e outra e ainda mais outra vez, porque “Friends” será, para sempre, aquela série especial. Até para a semana!

Falar Televisão


De relegada a anfitriã


Ainda há bem pouco tempo a imprensa noticiou que Ana Marques estava com um pé fora da SIC. Ela que lá estava desde o inicio da estação, era, nesta altura, apresentadora do Caras Notícias da SIC Notícias.

Todavia, uma gravidez inesperada acabou por fazer com que não fosse dispensada. Sim, eu sei que nunca chegou a haver uma confirmação oficial deste procedimento, mas era o que mais se esperava. Arrisco-me a dizer mesmo que foram as gémeas quem salvou a apresentadora de perder o emprego.


Alguns meses volvidos, Ana Marques recebeu uma nova proposta. Foi em Setembro do ano passado que Nuno Santos a desafiou a dar a cara pelo Capa de Revista, todas as manhãs, ao lado de Cláudio Ramos, um “expert” na matéria, arrisco-me a dizer. Os próprios afirmam frequentemente que não se davam muito bem no inicio, mas hoje formam uma dupla extremamente divertida. Renascia, assim, uma nova Ana Marques.

E, como uma alegria também nunca vem só, a apresentadora foi ainda chamada a substituir Conceição Lino, sempre que esta se ausenta das tardes de Carnaxide. Mais à vontade e segura do que nunca, Ana Marques é hoje, um activo valioso. E, talvez por isso, tenha sido a eleita para receber Júlia Pinheiro no seu primeiro dia na SIC.


Um trabalho mesmo muito bom e que mostrou o quão profissional e excelente comunicadora Ana Marques é. O próprio Nuno Santos a elogiou publicamente.

Com tudo isto, apetece-me perguntar, não estará na altura de dar um “valente” desafio à apresentadora? A mim cheira-me que sim, e a mais recente aquisição do canal poderá dar uma ajudinha…

Joana Santos e José Fidalgo já são exclusivos SIC!


joana_santos_apresentacao

Depois de Manuel Cavaco, Helena Laureano, Custódia Gallego, João Ricardo e Rogério Samora, também José Fidalgo e Joana Santos assinaram os seus contratos de exclusividade com a estação de Carnaxide, que têm a duração de três anos.


A oficialização destas novas “aquisições” teve lugar ontem e foi testemunhada um pouco por todos os órgãos de comunicação social portugueses. Em entrevista ao Correio da Manhã, Nuno Santos falou sobre estes reforço: “Gostamos muito do José Fidalgo. É um grande talento e sabe que para ser cada vez melhor precisa de trabalhar, de aprender. Ele sabe que dez por cento é inspiração e o resto é transpiração. Vamos fazer de tudo para que seja muito feliz na SIC". Já sobre a oficialização de Joana Santos enquanto estrela da estação, o director de programas afirmou: “A Joana [Santos] é a grande revelação da ficção portuguesa. A forma como ‘agarrou’ esta personagem [a Diana de Laços de Sangue] é a garantia que temos uma grande actriz.”


Em declarações ao Diário de Notícias, José Fidalgo mostrou o seu contentamento: "Estou pronto para vestir a camisola por causa dos novos desafios que se avizinham". Já a colega de profissão referiu: "Sinto que assinar este contrato é um reflexo do trabalho que fiz até agora e que é para continuar. Vou lutar para fazer sempre um bom trabalho e venham os novos desafios".

Falta apenas a oficialização do contrato de Inês Castel-Branco, mas é de esperar que outros actores se tornem estrelas SIC!


jos_fidalgo_apresentacao

Quiosque: Diário de Notícias, Correio da Manhã

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

Patrícia Tavares entusiasmada com novo desafio!

patricia_tavares

Brilhou na pele da Dolores de Meu Amor e, dentro em breve, voltará a trabalhar com grande parte dos colegas desta trama. Com uma personagem completamente diferente, a actriz não cabe em si de contente.


“Estou muito feliz com a proposta de trabalho que me arranjaram”, começa por dizer Patrícia Tavares à edição desta semana da TV 7 Dias. Em Diamantes, ela será uma rica falida, que se serve de tudo para ganhar dinheiro. Solteira e bastante divertida, vai envolver-se com o filho da melhor amiga. Uma vez que a sua casa está sempre em obras acaba por ir viver para a casa da amiga, que consegue estragar sempre as relações de amor do filho… até ao “caso” deste com a sua melhor amiga, que desconhecerá.


Apesar de tudo, os nomes dos actores que darão vida a estas duas personagens ainda não são conhecidos, podendo Pedro Carvalho ou João Catarré dar vida ao rapaz e Maria José Pascoal ou Delfina Cruz a amiga.

Resta aguardar por novidades sobre este enredo, que promete muitos momentos de diversão.


Quiosque: TV 7 Dias

Núria Madruga fora de “Diamantes”

nuriamadruga

Chegou a confirmar a presença na próxima telenovela da TVI, no entanto, um acontecimento de última hora veio obrigar a actriz a abandonar o elenco da história de António Barreira.


Casada à pouco mais de quatro meses, Núria Madruga está à espera de bebé. Embora ainda seja uma gravidez recente, segundo a TV 7 Dias conta apenas com um mês e meio de gestação, certo mesmo é que está a ser vivida com bastante alegria por parte da irmã de Dália Madruga e de toda a sua família.


Apesar de tudo, este estado de graça deverá, ao que tudo indica, impedir que Núria Madruga faça parte do elenco da trama que substituirá Espírito Indomável, onde iria reencontrar-se com alguns colegas com quem trabalhou em Meu Amor. Ainda assim, nada é oficial, por enquanto, existindo ainda a possibilidade de a actriz fazer uma curta aparição em Diamantes.


Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se! 18/01/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta terça-feira!





João Manzarra e Joana Duarte


Depois de a imprensa garantir que Jéssica Athayde seria a namorada do apresentador, eis que a edição on-line da revista Nova Gente traz uma novidade.


Segundo esta publicação, João Manzarra está apaixonado não por Jéssica, mas por uma amiga desta, a também actriz Joana Duarte. Ao que parece os dois estão em Andorra e foram vistos em clima de grande cumplicidade, tendo já trocado alguns beijos.


Confrontados com os rumores, o casal não confirmou nem desmentiu. "Não vou alimentar essa história", afirmou a apresentador à Nova Gente. Já Joana desvalorizou os acontecimentos: "Também dancei nessa noite com outras pessoas. Além disso, não sou amiga da Jessica ao ponto de falarmos sobre a nossa vida privada".



José Carlos Malato


Depois de a mãe do apresentador ter vencido o cancro, José Carlos Malato decidiu agora fazer alguns exames para a despistagem desta doença, aconselhado por médicos.


Esta opção deve-se ao facto de na família do comunicador já ter havido vários casos de doenças oncológicas, tal como o próprio garante à edição desta semana da TV 7 Dias: “Nós temos uma grande incidência de cancro na família. O que é muito desagradável, porque eu e a minha irmã vamos ter de fazer os mesmos exames que a minha mãe”, frisou.


Quiosque: TV 7 Dias, Nova Gente

Revista de Imprensa 18/01/2011



Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!


Inês Castel-Branco é a protagonista de “Rainha da Sucata”





O papel que, inicialmente, estava previsto para Cláudia Vieira, será afinal para a filha de Luísa Castel-Branco.

Quem o garante é a edição desta semana da revista Mariana. Segundo esta publicação, Inês Castel-Branco, recém exclusiva SIC, prepara-se para vestir a pele de Maria do Carmo, a protagonista do remake de A Rainha da Sucata, que a estação está a preparar para meados de Março.


Para seu par romântico o escolhido é José Fidalgo, que dará vida a Edu, tal como a Telenovelas já havia anunciado. Os dois passarão por uma incrível e apaixonante história de amor, amor esse que será constantemente atingido pela madrasta do rapaz, que lutará pelo seu coração, Laurinha Figueiroa, papel de Cláudia Vieira, que voltará, assim, às vilãs, depois de uma paragem na representação.


Recorde-se de que, inicialmente, a Telenovelas afirmara que a apresentadora do Ídolos seria a heroína da história.

Começam assim a ficar definidos os protagonistas da próxima telenovela resultante da parceria entre a TV Globo e a SIC, embora ainda não existam confirmações oficiais.


Melânia Gomes em Diamantes




Depois do sucesso enquanto a Catarina de Espírito Indomável, a actriz tem já um novo projecto em mãos.

Segundo a edição desta semana da telenovelas, Melânia Gomes vai integrar o elenco da próxima telenovela de António Barreira, que, curiosamente, substituirá a história de e Rafael.


Embora ainda não existam muitos pormenores sobre a sua personagem, é de esperar que seja novamente num registo cómico, até porque todos os seus papéis têm girado à volta do humor. Ou será que desta vez haverá mudanças?

No elenco de Diamantes estão já outros actores de Espírito Indomável, casos de Mariana Monteiro, Sara Prata ou João Catarré, entre muitos outros.


CITAÇÃO DO DIA:


"O que uma empresa paga a um funcionário é a medida daquilo que o respeita, e estes senhores respeitam-me muito"


Júlia Pinheiro




Curiosidade do dia:


Depois da chegada a Angola e Moçambique, o TVI 24 está agora também disponível para os habitantes de Cabo Verde!

Quiosque: Correio da Manhã, Mariana, Telenovelas

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Mário Contumélias, retirada do Jornal de Notícias.


Depois da vida

A morte dramática de Carlos Castro ficará, na história da televisão em Portugal, como um exemplo claro de "infotainment" (em português, "infotenimento", misto de informação com entretenimento). Tem tudo o que é preciso.

À partida, dada a relevância do cronista e a violência do assassinato, estamos perante uma verdadeira notícia. Mas quando os telejornais das televisões generalistas ultrapassam o facto, para o transformar num continuum noticioso, estendendo artificialmente a informação (como têm feito, em maior ou menor grau, SIC, TVI e RTP), estamos perante uma info-telenovela, criada para "vender", no apelo às emoções mais primárias dos telespectadores.



É isso que justifica a falta de isenção, traduzida na narrativa conveniente que nos vem sendo apresentada. Renato Seabra é o "bom menino", por quem chora a mãe que corre a apoiá-lo, e cuja bondade é testemunhada pela irmã, cunhado e amigos; do pai, também nos EUA, não reza a história. Carlos Castro, a vítima, é o subentendido vilão, na pele de um homossexual, velho e desviante, afinal "o verdadeiro culpado".



É a esta luz que se deve entender o debate, feito em torno da orientação sexual e das qualidades humanas do presumível assassino. Porém, sabemos bem que nada é assim tão simples. O mundo societal não é só a preto e branco, há mais cores.



Alguém que comete um acto violento pode ser um bom pai, um bom filho, um bom amigo. Do mesmo modo, uma mesma pessoa pode ter uma relação heterossexual e, ao lado, uma outra, homossexual ... O que espanta é que tenham aparecido nos telejornais, técnicos encartados prontos a especular sobre estes assuntos, sem verdadeiro conhecimento dos factos, olhando-se no espelho do seu senso comum douto, vaidosos dos minutos de fama conseguidos. O sensacionalismo, a "tabloidização" da informação, a aposta no "interesse humano" das notícias vai-se consolidando nas televisões. E nem a estação pública escapa.



Ainda na quinta-feira, Judite de Sousa convidou o psiquiatra Carlos Amaral Dias para ir à "Grande Entrevista", na RTP1, falar sobre o assunto. Entrevistadora e entrevistado conseguiram, se bem entendi o que foi dito, chegar ao diagnóstico da maleita psicológica que terá acometido o jovem indiciado por assassínio, levando-o aos terríveis actos. Uma "psicose reactiva", acho eu.