14 de julho de 2010

Cine-Opinião


Seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião

Em exibição nos cinemas - O Escritor Fantasma



Quando um escritor concorda em acabar as memórias do antigo Primeiro-Ministro Britânico, Adam Lang, o seu agente assegura-lhe que esta é a oportunidade da sua vida. Mas o projecto parece controverso logo ao início…
O escritor viaja, a meio do Inverno, para uma casa com vista para o mar, numa ilha próxima da costa leste dos Estados Unidos, com o intuito de começar a trabalhar no projecto. Mas no dia seguinte à sua chegada, um antigo ministro acusa Lang de autorizar a captura ilegal de suspeitos terroristas e de os entregar à CIA para serem submetidos a tortura – um crime de guerra. A acusação traz uma multidão de repórteres e manifestantes à mansão da ilha onde Lang vive
com a sua mulher, Ruth, e a sua assistente pessoal (e amante), Amelia. À medida que o escritor vai avançando com o seu trabalho, começa também a descobrir pistas que apontam para uma ligação sinistra de Lang à CIA.
Exalando temas contemporâneos, este thriller policial, empolgante e cheio de suspense, é uma história de engano e traição a todos os níveis – sexuais, políticos e literários.

Num mundo em que nada nem ninguém são aquilo que aparentam, o escritor rapidamente conclui que o passado pode tornar-se mortífero – e que a história é escrita apenas por quem sobrevive.



Christopher Nolan garantiu que o vilão «Joker» não entrará no terceiro filme da série «Batman» que está a realizar para a Warner Bros. A personagem (também) morreu com o desaparecimento de Heath Ledger.

«Para mim, o Heath foi o Joker por excelência. Não seria apropriado refazer a personagem», disse Nolan citado pelo «Sky Movies».

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje inclui mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, as novidades do cinema estão de volta. Não perca o Cine-Opinião desta semana!

Os olhos azuis de Sara

O beijo de Casillas a Sara Carbonero, a belíssima rapariga que a Telecinco transformou na mais famosa jornalista desportiva a sul do Pólo Norte, teve tanto de comovente como de deprimente. Ao fim de dois meses a ver homens do mundo inteiro babarem para cima da namorada, o guarda-redes da selecção espanhola quis deixar claro que, para além da taça, também a rapariga lhe pertence. Essa é a parte comovente. Entretanto, Sara, cujo ar de Aishwaria Ray latina já havia percorrido o mundo, tornou a capitalizar, fazendo-se ainda mais protagonista da festa do que já era. E essa, claro, é a parte deprimente.

Não preciso explicar, suponho, porque é que nada do que se passou com Sara Carbonero na África do Sul tem o que quer que seja de jornalístico. O mínimo que a Telecinco devia ter feito, e reconhecendo o inalienável direito de uma jornalista sua namorar com um jogador da selecção, era deixar a rapariga em casa. Mas isso já nem é pedido que se faça, por esta altura: a oportunidade era boa de mais para ser desperdiçada - e pouco me admiraria se outras estações ao redor do globo não estivessem já a pensar em como poderão montar um recurso semelhante para próximos campeonatos. Mas inquieta--me a forma como futebol e televisão se diluíram um no outro ao longo daquele mês. O futebol não foi bem futebol: foi apenas uma espécie de intervalo entre as curiosidades, o imenso voyeurismo e a inevitável contabilidade publicitária a que tinha de corresponder. E a televisão também não foi propriamente televisão: foi, mais do que um canal de transmissão da festa, o mais conspícuo dos seus agentes, constantemente à procura de uma oportunidade de transformar-se a si próprio "na" notícia.

"À Procura do Sonho" e "Projecto Moda" estreiam a 1 de Agosto




















O primeiro dia do mês de Agosto promete ser um autêntico desfile de moda pelas televisões portuguesas. É que SIC e RTP decidiram estrear no mesmo dia as suas grandes apostas para a grelha de Verão.


Embora retratem o mundo da moda, os formatos são bem diferentes. Se À Procura do Sonho - FaceModel of the Year pretende encontrar dois modelos nacionais, Projecto Moda vai eleger o melhor estilista de roupa. Ambos são gravados previamente, e a final será transmitida em directo.


Mas esta não será uma "batalha" apenas de estações. A TV Guia desta semana dá conta do facto de se tratar de Fátima Lopes, mentora do formato da SIC, e Nayma, apresentadora da versão portuguesa de Project Runway, terem alguma rivalidade. A história remonta ao ano de 1999, quando a manequim, uma das imagens maiores da FaceModels, abandonou a agência e fundou a DXL, algo que fez com que a designer ficasse sentida e revoltada com a "traição" da jovem. "Elas ficaram zangadas e nunca mais se falaram", revelou Carlos Castro à referida publicação.


Polémicas à parte, resta esperar para ver qual dos dois programas terá melhor aceitação por parte do público.

Esta noite..


..às 21:00, a dupla Marta Miranda/Vanessa Vieira Dias sugerem mais um filme para os seus serões de calor! Não perca o Cine-Opinião desta semana!

Vanessa Oliveira é a escolhida para substituir Rita Ferro Rodrigues


Embora se tenha falado numa reformulação das manhãs de Carnaxide já em Setembro, é certo que isso não acontecerá, até porque a estação já encontrou a substituta de Rita Ferro Rodrigues, quando esta entrar em licença de maternidade, em meados do mês de Outubro.


Vanessa Oliveira será a companheira de Francisco Menezes. Este lugar não é estranho para a jovem, que anteriormente já substituíra a colega.
Caí, assim, por terra a possibilidade de a jovem apresentar um novo programa, nas tardes da SIC, já na rentré.


Enquanto não abraça as manhãs, Vanessa prepara-se, na companhia de Pedro Guedes, para encontrar o melhor modelo masculino e feminino do país, em FaceModel of The Year. Em Agosto ficará com o lugar de Rita Ferro Rodrigues, quando esta entrar de férias, e em Outubro, será ela a companheira permanente de Francisco Menezes. Férias serão poucas, dada a quantidade de projectos que a cara de Fama - Show tem em agenda.


É ainda provável que a apresentadora deixe, por algum tempo, a equipa do magazine de domingo da estação de Carnaxide.


Quiosque: TV Guia

Algumas das caras de "Caminho da Felicidade"


Com o aproximar do início das gravações da nova trama, começam a surgir novidades, no que ao seu grupo de actores diz respeito. Se o casal de protagonistas ja é conhecido, Diana Chaves e Diogo Morgado, faltam conhecer outros nomes.


É certo que Suzana Vieira fará uma participação especial, e que há ainda a possibilidade de outros profissionais brasileiros integrarem a produção. Mas e as caras portuguesas? Quais serão?


A TV Guia desta semana avança com alguns dos actores nacionais. São eles: Oceana Basílio, Ana Guiomar, Joana Seixas, Jorge Mourato e João Ricardo, que têm estado ligados à SIC. À TVI é já certo que a estação foi buscar Ângelo Rodrigues, que irá contracenar com Suzana Vieira, e Hugo Sequeira. Também de Queluz de Baixo, mas com uma passagem pela RTP, chega Sisley Dias. Estes são os actores já confirmados em Caminho da Felicidade.


No entanto, também se fala em Custódia Gallego, Victor de Sousa, Ana Nave, Helena Costa, Sofia Sá da Bandeira ou Albano Jerónimo, apesar de ainda não existir qualquer confirmação, algo que poderá acontecer nos próximos dias.

Momentos

Foi em 2005 que a TVI adoptou a obra de Maria Tereza Maia Gonzalez e Maria do Rosário Pedreira. Inicialmente Clube das Chaves foi aposta no horário nobre da estação de Queluz de Baixo. No entanto, e apesar de os resultados terem sido positivos (a primeira emissão chegou aos 11,5% de rating e 35,2% de share), a direcção de programas do canal da Media Capital acabou por colocar esta série juvenil nas manhãs de fim-de-semana.


Tendo sido um produto que diversificava a grelha da TVI, não concordei com tal decisão, ainda por mais, sabendo que O Clube da Chaves liderava no horário em que era exibido, tal como podemos ver no seguinte gráfico:


Fique agora com dois vídeos da série. O primeiro tem como pano de fundo parte das gravações de um dos vinte e um episódio de O Clube das Chaves. O segundo foca uma cena desta produção made in TVI.



http://www.youtube.com/watch?v=8JccZ8xVtg4&feature=related

Fala-se! 14/07/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! Desta quarta-feira!




Clara de Sousa


A pivô do Jornal da Noite anda com o coração destroçado. Não, não é nada com o marido. O motivo é outro.


É que o seu cão, Bobby, de nove anos, desapareceu à cerca de um mês e meio e Clara de Sousa ainda não o encontrou. Embora já o tenha procurado em todo o lado, inclusivamente no Canil de Cascais, a jornalista ainda não viu vestígios do seu “amigo”.


Apesar de tudo, Clara está confiante de que o facto de Bobby ter um microship será uma preciosa ajuda para o encontrar.



Mafalda Luís de Castro

De regresso à TVI para integrar o elenco de Malmequer, a actriz é também uma das escolhas do júri de Bolsa da Sensualidade do jornal Correio da Manhã para a nova categoria Sexy Teen. Em declarações ao jornal, Mafalda Luís de Castro revelou a sua surpresa: Confesso que não estava nada à espera. É uma surpresa saber que fui escolhida”, começou por dizer.


Questionada sobre se se sente muitas vezes sensual, a Isabel de Lua Vermelha foi peremptória: “Tem dias, como todas as mulheres”.


Quiosque: Correio da Manhã, TV 7 Dias

Reality-show da TVI adaptado de “Secret Story”


Muito se fala sobre a grande aposta da estação de Queluz de Baixo para a rentrée. A maioria das pessoas pensa que será um novo Big Brother, mas a verdade é que será algo ainda mais polémico.

O original é francês e por território gaulês vai já na sua quarta edição.


Secret Story, História Secreta em português, tem várias semelhanças com o Grande Irmão, uma vez que tudo gira à volta de uma casa com 20 concorrentes, que estão vedados do mundo exterior e são vigiados 24 sobre 24 horas na apelidada Casa dos Segredos, tendo cada um deles a função de descobrir, no decorrer do programa, o segredo escondido por outra pessoa.


Se um elemento descobrir o segredo do outro, o primeiro confronta-o, no confessionário e, caso esteja certo, ganha de imediato, 10.000€.

Ao contrário do que acontece em Big Brother, neste programa cada elemento só pode nomear participantes do sexo oposto e haverá somente dois nomeados por semana.


Dentro da Casa dos Segredos haverá um telefone vermelho, A Voz, que dá ordens e missões aos concorrentes, fazendo com que estes ganhem ou percam dinheiro. Um pouco semelhante ao que acontecia em Masterplan, que a SIC transmitiu em tempos.


Por definir está ainda o chorudo prémio final, sendo que em França este é de 150.000€.

À frente de História Secreta (nome provisório) deverá estar, ao que tudo indica, Júlia Pinheiro.


Quiosque: TV 7 Dias

Helena Laureano não vai para a SIC


Foi na passada semana que se ficou a saber que a conhecida actriz vira o seu vínculo de exclusividade com a TVI chegar ao fim.

Apesar de ainda estar em gravações de Mar de Paixão até Setembro, Helena Laureano “anda muito em baixo com esta decisão da Plural e sente-se injustiçada. Diz que não percebe”, garantem amigos próximos à TV 7 Dias.


Embora se tenha avançado que a não renovação do contrato está relacionada com estratégias financeiras da empresa, há quem diga que tal situação se deve ao “difícil temperamento” da Ana Marta de Mar de Paixão: “A Helena é boa actriz, mas tem constantes problemas no trabalho. Em Fascínios aconteceram coisas gravíssimas, ela foi chamada à atenção várias vezes pela administração, por responder torto. A Helena tratou mal várias pessoas do elenco e também pessoal técnico”, garante uma fonte da produtora, contactada pela referida publicação.


No entanto, uma outra fonte revela que a actriz não se mudará para Carnaxide e que continuará a integrar as produções de Queluz de Baixo. A justificação é simples: “O diferendo da Helena com António Parente, hoje na SP, também ajuda a não lhe renovarem o contrato. Se todos sabem que ela não trabalha com a produtora que faz televisão para a SIC… não há o perigo de a verem em novelas da concorrência. Logo têm a exclusividade assegurada… sem terem de pagar”.

Revista de Imprensa 14/07/2010


Bom dia! Está em linha a Revista de Imprensa desta quarta-feira!


José Carlos Pereira afastado de Mar de Paixão



Devido às mais do que conhecidas faltas e atrasos para as gravações da trama, o actor prepara-se mesmo para sair de antena.


Quem o garante é fonte da Plural Entertainment, ouvida pela TV 7 Dias: “Eles querem que ele saia até ao final deste mês e já está escrito o episódio do seu desaparecimento”. Segundo a mesma fonte, Eduardo morrerá afogado “por amor à Benedita”.


Apesar de tudo, a versão oficial para justificar este afastamento e que circula entre actores e equipa técnica é a de que “o Zeca já vai na terceira novela consecutiva, pelo que está desgastado. Sai agora para descansar e integrar o elenco da próxima, em Novembro”, revelou a mesma fonte.


Resta saber se até lá José Carlos Pereira “assenta”.


David Carreira confirma Morangos com Açúcar VIII



Depois de a Telenovelas ter avançado, em primeira mão, o filho de Tony Carreira confirmou a boa-nova à TV 7 Dias.


Os ensaios já começaram e dentro de pouco tempo arrancam as gravações da nova temporada da série juvenil. Para o jovem, há algo de que muito tem gostado: “Já houve muito beijo técnico. É a melhor parte, adoro! Vim porque gosto da ideia e do conceito. Morangos VIII vai ser muito bom”, confidenciou.


De lado, por algum tempo ficam os estudos e o futebol, garantiu: “Os Morangos representam muito trabalho. Apesar de nos divertirmos muito, há sempre o que fazer. Não dá para haver Futebol e Morangos em simultâneo, nem sequer estudos e Morangos”.


CITAÇÃO DO DIA:


“Acho que as personagens, quando têm esta dimensão mais popular, divertida e com um toque de comédia, agarram mais as pessoas e aproximam os actores do público”


Pedro Lima

Curiosidade do dia:


Depois de ter terminado a sua participação em Achas que Sabes Dançar? e de ter sido despedido de A Gaiola das Loucas, Ricardo Pereira já tem um novo projecto em mãos: o bailarino foi convidado por Filipe Lá Féria para um novo musical!


Quiosque: TV 7 Dias

SIC quer Júlia Pinheiro!


Foi durante a apresentação à imprensa de À Procura do Sonho - Face Model Of The Year que Nuno Santos se recusou a confirmar a transferência de Gabriela Sobral para Carnaxide. No entanto, deixou a dúvida no ar e revelou ao Diário de Notícias: "Não vou falar sobre coisa nenhuma em concreto nem sobre pessoa nenhuma em concreto. Vou só dizer o seguinte: que se desenganem aqueles que julgam que o jogo está fechado. O jogo está em aberto e diria que nós ainda estamos aqui com muito jogo pela frente".


Quererá isto dizer que há caras TVI a caminho da SIC? Não se sabe, mas segundo o Correio da Manhã de hoje, a estação de Francisco Pinto Balsemão já definiu o novo alvo. Depois de receber uma nega de Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira, nada mais nada menos do que Júlia Pinheiro. A apresentadora de As Tardes da Júlia já fora convidada em Novembro último, mas recusou prontamente, no entanto, adianta a edição de hoje do jornal que face à chegada de Fátima Lopes a Queluz de Baixo, a mãe de Rui Pêgo poderá estar receptiva a um convite, até porque é conhecida a sua excelente relação com Gabriela Sobral.


Por outro lado, fala-se ainda de que a antiga anfitriã de Vida Nova poderá vir a ter um cargo na chefia da TVI, o que poderá não ser do agrado de Júlia Pinheiro e precipitar a transferência. Todavia, é quase certo que a apresentadora não mude de ares, até porque está a chegar Setembro e é uma das mais faladas para conduzir o novo reality-show da estação, adaptado de Secret Show.

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!


A rentré televisiva que se aproxima promete ser um autêntico “regresso ao futuro”. Passo a explicar: é um regresso de formatos antigos, mas com um toque novo, com algo diferente.

Se a SIC tem Ídolos e a TVI um reformulado Big Brother, a estação pública decidiu “resgatar” Operação Triunfo. Tudo isto me parece um regresso ao passado. Se bem se recorda, há uns tempos, quando o canal de Carnaxide exibiu a segunda temporada de Ídolos, a RTP contra-atacou com a segunda temporada de Operação Triunfo. Resultado? SIC 1, RTP 0, que é como quem diz, o talent-show do canal do grupo Impresa venceu o da televisão do estado.


Não duvido de que desta vez volte a acontecer a mesma situação. É certo que os formatos são diferentes, mas têm a mesma essência, a música. Não estou aqui para julgar qual deles é o melhor, mas, no meu entender, as edições de Ídolos puxam mais á emoção, enquanto que as de Operação Triunfo se dedicam mais ao estudo, ao ensaio.


Se o talent-show da SIC tem tido sempre sucesso, a segunda e terceira séries de Operação Triunfo ficaram muito aquém das expectativas. Talvez agora não aconteça a mesma coisa, mas temo que se confirmem as minhas suspeitas e que, assim, o concurso da RTP “morra” de vez.


Outra dúvida que me tem assolado é quem apresentará. Sílvia Alberto ou Catarina Furtado? Gosto de ambas, mas creio que a última teria mais hipóteses de trazer algum sucesso ao formato. Até porque foi ela quem o estreou e, após Sílvia Alberto ter estado à frente de Super Miúdos, parece-me que a aposta em Catarina Furtado seria a mais indicada. Todavia, penso que José Fragoso fará um erro ainda maior e colocará a eterna substituta da “namoradinha de Portugal” à frente da nova Operação Triunfo.