23 de janeiro de 2010

Fecho


O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Fique também com a imagem mas nítida dos prémios que o Televisão-Opinião vai oferecer no dia 23. Ainda não sabe do que estou a falar? Então clique aqui.

As noites de Fragoso

A RTP1 tem, a prazo, um problema para resolver no seu horário nobre. Com a faixa 19.00-22.00 bem guarnecida, as dificuldades começam depois. O concurso Jogo Duplo já não tem a mesma pedalada que ao início (a média de 2010 está nos 18% de quota de mercado) e os programas que se lhe seguem chegam, por vezes, a cair para os 12 pontos.

O que pode então fazer José Fragoso para enfrentar o peso das novelas da TVI e da SIC? Aparentemente, pouco. Goste-se ou não, a cabeça dos portugueses está formatada para ver novelas. Neste sentido, as críticas que, de quando em vez, se ouvem ao programa de José Carlos Malato não fazem qualquer sentido. O desgaste de Jogo Duplo é grande? É, é um facto, porque o concurso está no ar há mais de um ano. Mais de um ano em que levou com tudo o que é artilharia pesada: para lá da ficção da TVI, teve como concorrência directa o grande fenómeno de Verão, Salve-se Quem Puder, e o Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios em Setembro e Outubro. Quando a coisa parecia acalmar, eis que a SIC aposta numa boa história portuguesa, Perfeito Coração.

A questão, muito francamente, não é "Malato já só tem 18%", mas sim "Malato, mesmo assim, tem 18%". Que outro apresentador da RTP conseguiria diariamente segurar, apesar de tudo, no horário mais competitivo da televisão portuguesa, 650 mil espectadores? A meu ver, só um: Fernando Mendes. Mas apostar nele diariamente depois das 22.00 seria deixar o caminho livre às 19.00.

Entre sacrificar a informação ou "sacrificar" Malato, Fragoso "escolherá" sempre a segunda opção.

Já sabe o que é?


Obrigado


O Televisão-Opinião chegou hoje às 40,000 visitas! Obrigado a todos os leitores que nos ajudam a crescer diariamente.

Curiosidade - Joana Solnado esteve quase em "Tempos Modernos"

O atraso no final das gravações de "Sentimentos" fez com que Joana Solnado declinasse o convite para entrar na mais recente telenovela da TV Globo, "Tempos Modernos". "Tenho pena, mas não podia fazer nada", disse a actriz à TV Guia.

Episódio Seguinte

Chegaram ao fim as gravações de "Sentimentos". O Episódio Seguinte revela-lhe agora algumas das emoções finais da trama escrita por Tozé Martinho.


Na recta final da história, "Diogo" vai finalmente perceber que "Leonor" é a mulher da sua vida e o casal retoma o romance que iniciou em terras orientais. Todavia, o amor não será o único ingrediente dos últimos capítulos.

"Sertório", que todos julgam morto, aparece de surpresa em casa de "Lúcia" e encontra a mulher com "Manuel". De arma em punho, aponta ao coração do pai de "Leonor", que tem morte imediata. "Lúcia" grita e pede a "Sertório" que não a mate, mas o vilão acaba por assassiná-la. Ainda aparece "Duarte", pronto a evitar mais mortes, mas a personagem interpretada por Fernando Luís acaba por se suicidar, com um tiro na cabeça.

É precisamente por "Duarte" que "Filipa" se acaba por apaixonar. Os dois terminam juntos e mais felizes do que nunca. Os tratamentos de quimioterapia deixam "Mariana" fraca e a mãe de "Filipa" acaba por viver entre o hospital e a sua casa. A família entra em desespero e os filhos começam a perder a esperança. Contudo, o milagre acontece e, agarrada à sua fé, "Mariana" consegue recuperar.

"Nuno" acaba por esquecer "Filipa" e apaixona-se por "Thai". Já "Vítor" também será vítima de "Sertório", ainda antes da morte de "Lúcia" e "Manuel". Apaixonada por "Tiago", "Bárbara" acaba por descobrir que ele é mais um criminoso, terminando sozinha. "Inês", depois de fazer o luto pela morte de "Eusébio", apaixona-se pelo novo director da rádio onde trabalha, "Vasco".

O filho de "Sebastião" e "Rute" nasce e os pais do pequeno terminam o noivado. "Sebastião" volta para os braços de "Catarina" e acabam por se casar, apadrinhados por "Rute", que desculpa os amigos. Quem também une as suas vidas para sempre são "Anita" e "Francisco", numa cerimónia comovente.

CURTAS

Em "Perfeito Coração", "Jorge" é raptado a mando de "Tomás" e de "Afonso". Ao ver "Mel" com "Cláudio", "Bernardo" tenta suicidar-se, brevemente em "Meu Amor". Em "Deixa Que te Leve", "Lídia" foge com "Jorge", apesar de "Filipa" lhes tentar dificultar a vida. Na série juvenil de fim de tarde, "Rita" entra em pânico com a possibilidade de estar grávida, mas nem imagina que o pai da criança só pode ser "Bruno". Na telenovela brasileira que a SIC transmite ao final da noite, "Marcos" envolve-se numa discussão com "Bruno", desconhecendo que este é o filho que abandonou no passado. Já em "Paraíso", "Mariana" profetiza que "Santinha" morre antes de se casar com "Zeca".

Fontes: TV 7 Dias, TV Guia, TV Mais

Sabia que..


Soraia Chaves já não tem contrato com a SIC. Terminado no final do ano passado, a actriz, que poderemos ver em breve em A Bela e o Paparazzo, confessou à TV Guia desta semana o seguinte: "Já não tenho contrato com a estação. Terminou no final do ano". Referiu ainda que "em relação à televisão, tomei a decisão de não entrar em projectos demasiados extensos. Uma novela são nove meses de gravação, os actores trabalham das oito da manhã às oito da noite e eu tinha como prioridade investir na minha formação".
Tendo em conta esta afirmação, resta apenas dizer que Soraia Chaves está a tirar um curso de teatro em Madrid.

E para quem ainda não sabe..


Destino Imortal vai estrear às 18:05 de amanhã. A essa hora, a nova série da TVI vai entrar em confronto com Família, Família, e com o filme da SIC, O Último Castelo.
A partir das 19:00, entram em competição O Preço Certo e o Jornal da Noite.

Audimetria - 22/01/2010

O dia de ontem foi ganho pela TVI. A estação de Queluz de Baixo chegou aos 30,2% de share. Seguiu-se a SIC, com 24,4%, e a RTP1, com 23,6%.

Meu Amor e Deixa que te Leve continuam com excelentes ratings. Ontem ambas as novelas outrapassaram os 17% de audiência média.
O Jornal Nacional foi o mais visto dos três noticiários da noite, com 12,1% de rating e 30,8% de share.

De referir que Vida Nova subiu, tendo passado a barreira dos 30 pontos. Apesar de Fátima Lopes ter continuado na liderança, As Tardes da Júlia recuperaram nesta sexta-feira, e obtiveram o seu melhor resultado desde o início da semana.


A luta entre Sentimentos e Viver a Vida está mais renhida. A novela da estação de Queluz de Baixo lidera confortavelmente, mas a diferença em relação à produção da Globo tem vindo a diminuir. Ontem, por exemplo, Sentimentos chegou aos 8,9% de rating e 32,3% de share, e Viver a Vida aos 7,6% de audiência média e 29,9% de share.





A grande promo que a TVI ontem passou de Destino Imortal, era, na verdade, uma apresentação da série, que chegou aos 14,4% de rating e 34,1% de share.

Na SIC, Perfeito Coração ultrapassou nesta sexta-feira a barreira dos 10% de audiência média e dos 25 pontos.


Fonte do quadro: Mediamonitor

Este domingo volta a haver dose dupla em "Ídolos"

Já são conhecidos os temas que os cinco finalistas de "Ídolos" interpretarão na gala deste domingo. Tal como na semana passada, serão duas as músicas que cada finalista cantará. Esta semana as temáticas são: o ano de nascimento de cada concorrente e o século XXI.
E as canções são:

Carlos Costa:
"One", dos U2
"Say my Name", das Destiny's Child

Diana Piedade:
"Dancing in the Street", de David Bowie e Mick Jagger
"Crazy", de Gnarls Barkley

Filipe Pinto:
"Sweet Child of Mine", dos Guns'n Roses"
"Drive", dos Incubus

Inês Laranjeira:
"Shape of my Hearth", de Sting
"Last Night", de Adele

Solange Hilário:
"Without You", de Mariah Carey
"Hush Hush", das Pussycat Dolls

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela TVI. Deixa que te Leve conseguiu, no dia 14 de Janeiro, pelas 22 horas e 39 minutos, 18,9% de rating e 51,6% de share. Em números, mais de um milhão e setecentos mil portugueses estavam sintonizados na estação de Queluz de Baixo aquela hora.
O segundo lugar é ocupado pelo jogo de futebol entre o Vitória de Guimarães e o Benfica, transmitido pela SIC. A partida registou, no dia 13 de Janeiros, às 21:52, 17,1% de rating e 41,7% de share.


Fonte do quadro: Correio da Manhã TV