6 de julho de 2010

SÓ séries


Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ séries! Hoje falamos de “Lie to Me”, uma série actualmente na sua segunda temporada, no canal FOX.

Na linha ténue entre a verdade e a mentira, o Dr. Cal Lightman (Tim Roth) é o líder de uma equipa de peritos que prestam assistência a várias entidades governamentais e policiais nos seus mais difíceis e complexos casos. A sua função? Detectar mentiras. Ao analisar a cara, o corpo, a voz e o discurso de uma pessoa, os sinais estão bem patentes. Quando alguém encolhe os ombros, levanta o lábio, roda a mão ou ergue o sobrolho, Lightman percebe imediatamente que essa pessoa está a mentir. Ao analisar expressões faciais, ele consegue ler vários sentimentos: o ressentimento escondido, a atracção sexual e até mesmo o ciúme. No entanto, Lightman sabe que esta sua capacidade científica tem um lado bom e um lado mau - na sua vida pessoal, onde amigos e familiares se enganam mutuamente da mesma maneira que os criminosos e estranhos o fazem, pode tornar-se numa maldição.

Do elenco faz parte também a Dra. Gilliam Foster (Kelli Williams), uma talentosa psicóloga e a parceira de Lightman que traz o equilíbrio perfeito à equipa ao ter uma visão mais alargada em contraste com a visão detalhada de Lightman. Outro membro da equipa é Eli Loker (Brendan Hines) o principal investigador. Ele sente-se tão inconfortável com a tendência humana para a mentira que habitualmente pratica aquilo a que chama “honestidade radical”. É uma personagem extremamente directa que diz tudo o que lhe vem à cabeça tendo, sem ponderar as consequências que acabam sempre por chegar. Por fim, Rita Torres (Monica Raymund) é o mais recente membro da agência. A sua não treinada habilidade para ler pessoas torna-a numa poderosa força a ser considerada.

A FOX dedica o mês de Julho a desvendar a mentira. A partir de hoje, de segunda a sexta-feira, pelas 22h20, o canal emite um episódio da fantástica série “Lie To Me”. Durante a semana, os espectadores vão poder assistir aos fantásticos casos do Dr. Lightman e revê-los todos os Domingos, pelas 21h30 numa verdadeira maratona de cinco episódios. Desta maneira, a FOX volta a emitir a 1.ª temporada completa e a primeira parte da 2.ª temporada (composta por 10 episódios) de “Lie To Me” fazendo uma ligação com a estreia de novos episódios da segunda temporada programados para o mês de Setembro.

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. Seja bem-vindo a mais um Fecho do dia. O de hoje leva até si uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, a Marta Miranda entra em linha com o SÓ Séries!

Como que um regresso

Enquanto não estiverem cabalmente esclarecidas as razões por detrás do rompimento entre Fátima Lopes e a SIC, o mais natural será encarar a passagem da apresentadora para a TVI como uma transferência "normal". E, se for esse o caso, então estamos perante o mais importante statement dos últimos tempos sobre aquilo que é a nossa televisão privada e os lugares para onde ela caminha.


Bem vistas as coisas, a TVI é como que a casa natural de Fátima Lopes, que há anos vem recriando a atmosfera geral da estação de Queluz como mais ninguém na SIC ou na RTP. Com isto, porém, não só a TVI emite um sinal claro de que pretende insistir na sua linha de programação, reforçando ainda mais a televisão chorosa e bem-intencionada de que Manuel Luís Goucha e Júlia Pinheiro já vinham servindo de mensageiros, como a SIC deixa implícito, ao permitir a saída do seu principal activo no género, que pode muito bem estar agora determinada a canalizar o seu (parco) orçamento para outro tipo de formatos.


A notícia, em qualquer caso, é relevante. Fátima é uma profissional cuja identidade, até certo ponto, se confunde com a da própria SIC generalista - e a sua saída para a TVI terá seguramente um alcance tão profundo como, por exemplo, a saída do futebolista João Moutinho do Sporting para o FC Porto. Por outro lado, a crise económica, o alvoroço social e o habitual aumento das ansiedades individuais são terreno fértil para programas como os que Fátima faz. E pena será se, como escrevia Lampedusa no seu O Leopardo, este venha a verificar-se apenas mais um daqueles momentos em que "é preciso que tudo mude para que tudo fique igual".

Kiki sofreu um acidente


Tal como refere a Notícias TV desta semana, o golfinho de Mar de Paixão que já apaixonou os portugueses, sofreu um acidente no mês passado. "O golfinho tem um cordão umbilical que o liga a um barco de apoio, onde está a régie, e que comanda todos os movimentos de Kiki à distância. E quanto a maré baixou, o barco bateu-lhe sem querer e rasgou-lhe a parte de cima do golfinho", confessou uma fonte da produção da novela da TVI à referida publicação.
No entanto, e tal como a Notícias TV informa, se pensa que tal problema atrasou as gravações de Mar de Paixão, desengane-se: "..durante a noite estiveram a arranjar e a soldar o golfinho, mas no dia seguinte já estava tudo bem e as gravações decorreram dentro da normalidade".

De destacar ainda nesta notícia, o "não" que a TVI recebeu por parte do Zoomarine de Albufeira para se gravar grande parte de Mar de Paixão. Após algumas reuniões, acabou por não se chegar a um acordo: "Não era vantajoso para as duas partes. Nós não podíamos estar dependentes dos horários do Zoomarine e para eles não era viável por causa dos horários dos espectáculos, por exemplo, pois as gravações iam bater com a época alta", afirmou fonte da produção.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite..

..não perca o SÓ Séries. Uma hora após o Fecho, fique a par de mais uma renovação do Televisão-Opinião!

António Sala é o primeiro convidado de "Depois da Vida"!

Tal como mostram as promos da segunda temporada de Depois da Vida, apresentada por Iva Domingues, António Sala será o primeiro a contactar com o além. O locutor, músico interprete e escritor vai impressionar os telespectadores!

Fala-se 06/07/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!


Alexandra Lencastre


Terminadas as gravações de Meu Amor, a actriz tenciona, assim, encerrar um dos ciclos mais complicados da sua vida. Depois de um período de trabalho, Alexandra Lencastre prepara-se agora para umas merecidas férias a Sul do país, com as suas duas filhas, Margarida e Catarina.


Apesar de ter pouco tempo para descansar, somente duas semanas, dado que começa em breve os ensaios para o seu regresso ao teatro, a actriz pretende ainda pensar na sua vida e em tudo o que tem passado.

Inês Simões


A actriz foi mãe no passado sábado. Beatriz nasceu com 3,000kg, durante a tarde de dia 3 de Julho, pelas 13h15, no Hospital dos Lusíadas, e é o orgulho dos pais, Inês Simões e Duarte Gomes.


"Correu tudo lindamente. Estamos muito felizes. É uma 'carangueja' como a mãe." Foi com esta mensagem que a actriz e o árbitro de futebol anunciaram aos amigos o nascimento da filha.


Quiosque: TV Guia, Nova Gente

Fátima Lopes na TVI, vingança e traição?

Se pensa que as polémicas sobre a “transferência do ano” já terminaram, está enganado. Depois da imprensa diária, é a vez de várias revistas começarem a revelar novos dados. Fátima Lopes é a capa da TV 7 Dias desta semana, e a revista conta muitos pormenores sobre o “acontecimento do ano”.


Ao que parece, a decisão da apresentadora foi “uma bomba atómica” no seio do canal, até porque “Nuno Santos e a restante equipa ficaram perplexos”, segundo adianta uma fonte da SIC à referida revista, que revela ainda que “não se lhe conheciam queixas de insatisfação e estava na casa há 16 anos” e inclusivamente, “com o Francisco Penim, chegou a ter um programa matinal em nome próprio”.


A surpreendente mudança foi encarada, por vários funcionários e dirigentes da estação como uma “traição, de que ninguém estava à espera”: “Há um ano a Fátima estava com a vida difícil. O seu programa da manhã perdia audiências e ela acabou por entrar em licença de maternidade. Ainda assim, passou a ter mais peso na decisão dos conteúdos. Isto não se faz”, adiantou a mesma fonte.


Não foi só o facto de Fátima Lopes ter tomado esta decisão que proporcionou este ambiente, mas sobretudo a forma como a levou adiante, uma vez que a apresentou como uma “decisão irreversível”.


A TV 7 Dias revela ainda que não foram apenas os responsáveis de Queluz de Baixo a conseguirem que a proposta fosse aceite. Ao que parece, há “mão” de Emídio Rangel em tudo isto, que assim se “vingou” de Francisco Pinto Balsemão e Nuno Santos. A mesma fonte justifica: “só alguém muito inteligente e conhecedor dos meandros da televisão poderia garantir semanas ou meses de negociações sem uma fuga para o exterior”. Mas há mais: não terão sido apenas as condições financeiras a facilitar a negociação, mas sim a excelente relação da apresentadora com o antigo patrão e com André Cerqueira: “A Fátima nunca assumiria uma mudança radical sem falar com o seu ‘guru’”, referiu ainda a mesma fonte. Para tudo isto, o actual director de programas da TVI tem uma outra visão: “A Fátima não precisa da ajuda de ninguém, todos nós conhecemos o seu valor”, disse à mesma publicação.


O facto de a apresentadora não se ter despedido do seu público, motivou uma reacção de Bernardo Bairrão, que se mostrou preocupado com o público fiel da apresentadora, que poderá não encarar positivamente esta mudança e pelo modo como foi noticiada.


Apesar de tudo, o certo é que Fátima Lopes é já uma cara TVI e que a espera, ao que tudo indica, o programa das tardes do canal, libertando assim Júlia Pinheiro, que conduzirá uma nova versão do Big Brother. Quando ao seu salário, fala-se de que vai ganhar perto de 40.000€, algo próximo do que aufere Manuel Luís Goucha, por exemplo. Contudo, André Cerqueira não mostrou vontade de confirmar os valores avançados pela TV 7 Dias.

"Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão" com boa estreia


O regresso do agora renovado quizz-show que muitas alegrias deu, em tempos, à estação pública, já deu frutos na primeira exibição. Com 8.4% de audiência média e 27.6% de quota de mercado, Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão não só ultrapassou os resultados alcançados pelo antecessor, Super Miúdos, como se posicionou no sexto lugar dos programas mais vistos do dia.


Um óptimo resultado para a RTP que há muito tempo não via um concurso de horário nobre obter tanto sucesso. Será para manter?

Revista de Imprensa 06/07/2010

Bom Dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


“Morangos com Açúcar VIII” junta irmãs

Com as gravações prestes a arrancar, a oitava temporada da série juvenil vai juntar duas irmãs. É que, Mafalda Tavares, irmã de Cátia Tavares, foi uma das seleccionadas no workshop levado a cabo pela Plural Entertainment.


Dado que Clara vai continuar a dar provas do seu talento, os telespectadores poderão, assim, ver o quão parecidas, e talentosas, são estas duas irmãs.


Outra jovem já confirmada é Patrícia Siqueira, também ela seleccionada depois e participar no workshop da produtora da Media Capital.


Helena Coelho em “Projecto Moda”

Chegou a fazer o casting para apresentar o programa, no entanto acabou por ser Nayma a escolhida. Apesar de tudo, a apresentadora vai mesmo fazer “uma perninha” na versão portuguesa de Project Runway.


À semelhança do que aconteceu com Vicky Fernandes, Catarina Furtado, Inês Castel-Branco ou Ricardo Araújo Pereira, também Helena Coelho se sentou ao lado do grupo de jurados e ajudou a escolher mais um designer para abandonar a competição.


Embora não possa fazer comentários muito alongados, devido ao secretismo imposto pela produção, a apresentadora ainda disse, em declarações à TV Guia: “Há candidatos muito bons. Vai ser surpreendente.”


Resta aguardar pela estreia do programa, para que os portugueses tirem as suas próprias conclusões.


CITAÇÃO DO DIA:


"Eu vivo para o Fama porque é isto que me dá prazer"


Andreia Rodrigues

Número do dia:


41,7


Foi este o resultado de quota de mercado alcançado pelo último episódio de Sentimentos, que a TVI transmitiu no passado domingo à noite.

Quiosque: Telenovelas, TV Guia, Vidas

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana!


Muita gente diz que o assunto já “enjoa”, mas, de facto, a transferência de Fátima Lopes para a TVI foi o acontecimento televisivo do ano. Por muito que os fãs SIC não queiram acreditar, é de facto verdade que a apresentadora de Vida Nova disse adeus à sua “casa-mãe”.


Esta foi, para mim, e para muita gente, uma notícia surpreendente. Mas não se pense que é só por Fátima Lopes ter ido para a TVI. É também por a TVI ter ido buscar Fátima Lopes. Se lhe dissesse Fátima Lopes, o que é que lhe vinha primeiro à cabeça? SIC, claro está. É um facto: a apresentadora era a mais carismática de todas as caras da estação, aquela em que os portugueses reviam a SIC e à qual associavam, de imediato o canal de Carnaxide. Não foi à toa que Fátima alcançou este “estatuto”. Cheguei a ouvir falar, por diversas vezes, em convites que recebera da concorrência, mas manteve-se sempre “fiel”.


“Porque terá então mudado?”, pergunta-se. Não sei se por questões financeiras, mas é o mais provável. Condená-la? Jamais. Está no seu direito, no direito de querer proporcionar mais e melhor aos que ama. Há quem fale também em novos projectos profissionais. Algo que a SIC não lhe daria? Hum, não creio.


Talvez a sua grande vontade seja um verdadeiro desafio, e eu, que pouco ou nada percebo disto, penso que já encontrei o seu primeiro teste: Fátima Lopes tem que provar e demonstrar que não é a SIC, tem que fazer ver aos portugueses que também poderá estar associada a outra “casa”. Conseguirá? Não sei, e de futurologia percebo muito pouco, mas o certo é que ela chegou a trabalhar no marketing de Carnaxide, logo deverá ter algumas noções daquilo que a decisão que tomou implicará. Mas não se pense que o desafio é só para a apresentadora. Muito pelo contrário, a própria TVI terá que mostrar que Fátima Lopes é TVI e não SIC, terá que dizer aos telespectadores: “Esta é a Fátima Lopes, apresentadora da TVI e não, esta é a Fátima Lopes que fomos buscar à SIC”.

Será este, sem dúvida o primeiro grande teste. Talvez aquele que influenciará todo o futuro. Se a apresentadora não o passar, corre sérios riscos, mas a estação que a contratou também. Com certeza que o publico não sintonizará na TVI para ver o que pode ver na SIC, certo? Não sei se Fátima Lopes e a TVI conseguirão esquecer parte do passado que está bem presente na mente dos portugueses, mas penso que uma boa forma de o fazer, é, em não cair no erro de a desafiar algo que já tenha feito em Carnaxide, que é como quem diz, talk-shows de day time. Não quero com isto dizer para a porem numa telenovela, ou à frente do Big Brother, por exemplo. Mas talvez se os seus primeiros projectos forem talvez num talk-show nocturno, serão colhidos mais frutos. Talvez no futuro a apresentadora esteja apta para o day time, mas agora, não. Até porque o Você na TV e As Tardes da Júlia estão num bom caminho.


Esta é apenas a minha opinião, claro está, e qual é a sua? Fátima conseguirá ser uma estrela TVI?