24 de janeiro de 2011

Frente a Frente

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Frente a Frente! Depois de os dois finalistas da Operação Triunfo terem sido protagonistas desta rubrica, é a vez de dois Marcos bem conhecidos dos portugueses estarem em análise!

Marco D'Almeida e Marco Delgado são os protagonistas desta semana!


É um dos actores portugueses que mais admiro e é claro que não hesitei quando me foi proposto falar sobre ele. Com 36 anos de idade, Marco D’Almeida é um dos mais conceituados e bem sucedidos actores da actualidade.


Pois é, embora não pareça, ele tem, de facto, 36 anos. E ao longo de todo este tempo já fez parte de várias peças de teatro, filmes, telenovelas e séries portuguesas. E, ao contrário de muita da actual geração, Marco D’Almeida não chegou a este mundo sem qualquer tipo de bases. Um dos seus segredos para o profissionalismo que apresenta é, sem sombra de dúvidas a excelente formação que tem. Ele que estudou na excelente Escola Profissional de Teatro de Cascais e nas maravilhosas cidades de Nova Iorque ou Londres.


Apesar de tudo, a sua chegada aos ecrãs dos portugueses apenas se deu “a sério” no ano de 2002, quando, ao lado de Sofia Alves protagonizou A Jóia de Africa. Recordo-me muito bem de o ver fazer um excelente papel e de pensar que estava aqui um grande profissional. Não estava enganado! Afinal de contas, ao longo destes anos todos tem protagonizado, constantemente, histórias da TVI e deu vida a um dos principais papéis numa das melhores produções que o canal de Queluz de Baixo alguma vez apresentou: a magnifica adaptação televisiva de Equador. Que grande David foi Marco D’Almeida.

E a prova de que o seu percurso ainda será bastante grande, é o facto de estar já escalado para a próxima telenovela de António Barreira, onde, ao que tudo indica, será novamente protagonista.


Sinceramente, não encontro palavras para descrever o talento deste actor. Tem uma presença incrível, dá uma dinâmica às personagens só sua, consegue prender-nos ao ecrã: cativa-nos, faz-nos querer ver mais! E tem uma excelente contracena, sendo que adorei as duas vezes em que brilhou ao lado de Maria João Bastos.


Sou, como é obvio, seu fã e espero que continue a ter a honra de o ver nos ecrãs da TVI. Sim, porque com Marco D’Almeida todas as telenovelas têm um motivo extra para o sucesso. E tanto que o público feminino gosta dele! Em apenas uma palavra: único! Assim é Marco D’Almeida!



Sem dúvida, uma das grandes estrelas da TVI que tem vindo a ganhar relevo nos últimos tempos. De seu nome Marco Delgado, a estação de Queluz de Baixo tem nele uma aposta segura.


Foi em Queridas Feras que, a meu ver, o irmão de Sérgio Delgado se deu a conhecer ao grande público. Desempenhando um papel de gémeos, o actor conseguiu formar duas personagens iguais, mas totalmente diferentes. Apesar de, na altura, já ter uma vasta experiência em teatro, e até cinema, foi na novela do canal da Media Capital que Marco Delgado demonstrou todo o seu potencial. Passados cerca de sete anos, o actor continua a ser uma das grandes estrelas portuguesas. No mundo dos ecrãs, no qual as mulheres tendem a ter um maior sucesso, o actor provou ser capaz de estar ao nível destas. Em Sedução, na pele de Samuel Braga, transmite para o público um pouco da sua personalidade: bem disposto e com um sentido de humor sempre pronto a ser posto à prova.


Nas muitas entrevistas que dá, por exemplo, ao Fama Show ou Só Visto, é isso mesmo que os telespectadores podem comprovar, ou seja, uma pessoa descontraída e simpática. No fundo, mais um ser humano no meio de tantos.


O seu talento é nato, e disso ninguém tem dúvidas. Se lhe falta um talvez maior protagonismo na estação de Queluz de Baixo? Ao nível social, penso que sim. Considero que Marco Delgado ainda é visto como um entre muitos actores. É verdade que a TVI lhe tem permitido desenvolver a sua carreira em várias novelas e séries, mas ainda não o consigo ver no mesmo patamar de Paulo Pires ou Pedro Lima. Será que lhe falta um papel de protagonista? Talvez. No entanto, o que é certo é que com Rui Vilhena Marco Delgado tem dado cartas na representação. Tanto em Tempo de Viver, Olhos nos Olhos ou Sedução, o actor tem provado que é capaz de tudo nas novelas da estação de Queluz de Baixo.


Aos 39 anos, não tenho dúvidas de que Marco Delgado ainda tenha muito para dar. Seja no teatro, no cinema ou na televisão, de certeza que o seu talento conseguirá voar mais alto. Basta que as oportunidades lhe sejam endereçadas e que tenham em conta a capacidade que este tem para representar. Num papel de louco, obsessivo-compulsivo, galã ou de um verdadeiro pinga-amor, Marco Delgado consegue estar à altura. Um valor seguro, claro.


É caso para dizer para a concorrência ficar de olho nele!



Iniciado um Frente a Frente, resta encerrar o da semana passada. Assim, aqui ficam os resultados da sondagem da última segunda-feira, que colocava em duelo os dois finalistas de Operação Triunfo:

Diogo, por Tiago Henriques - 72%

Jorge, por Diogo Santos - 28%

Falar Televisão


Déjà vu

Foi em 2004 que Nuno Pardal deu vida a Gui, na série de Verão da primeira temporada de Morangos com Açúcar. Recordo-me que a sua personagem trabalhava num aldeamento, local no qual se passavam grande parte das cenas da produção destinada aos jovens da TVI. Actualmente, e em 2011, o actor está de volta à estação de Queluz de Baixo... e novamente em Morangos com Açúcar. Confuso? Não. A direcção de programas do canal da Media Capital voltou a convidar o actor para fazer parte da série que tem presenteado os portugueses no horário das 19:00 desde há alguns anos atrás.


É caso para dizer o seguinte: no meio de tantos actores a TVI já necessita de ir contratar os mesmos que deram vida a personagens na série no passado? Uma decisão totalmente insensata, a meu ver.
Para os mais distraídos, é uma questão que passa despercebida: "mais um actor no meio de tantos". Já para os restantes, a primeira coisa que devem ter reparado seria que aquela cara já era repetente em Morangos com Açúcar.


É um claro erro da estação de Queluz de Baixo, na minha opinião, em voltar a apostar nos mesmos actores com personagens completamente diferentes. Compreendi perfeitamente o convite endereçado a Vítor Fonseca, para fazer parte desta oitava temporada da série da TVI. Num ambiente diferente, mas com a mesma personagem, a verdade é que de certa forma a contratação do actor fez sentido.

No entanto, no caso de Nuno Pardal, a minha opinião é totalmente diferente. No fundo, penso que o canal acaba por retirar um pouco o brilho à ficção. Torna-a menos real. "Então este rapaz agora encarna outra pessoa, depois de no passado ter representado uma personagem totalmente diferente?". Estranho, no mínimo.
Compreendo que para muitos, e tal como já referi, isso não passe de um pormenor. Porém, no meu caso, estes pequenos detalhes fazem toda a diferença na forma de produzir ficção no nosso pais.

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

RTP1 vence em noite eleitoral


A estação pública foi a grande vencedora da noite eleitoral deste domingo. A vitória de Cavaco Silva valeu a RTP1 12,4% de audiência média e 29,2% de share. Mais uma vez os portugueses confiaram na informação do canal do Estado. Em segundo lugar ficou a TVI, cujas Presidenciais 2011 alcançaram 10,9% de rating e 26,5% de share. O canal da Media Capital conseguiu assim suplantar a noite de eleitoral da estação de Carnaxide, que não foi além 8,3% de audiência média e 19,7% de share.
No total do dia, e apesar da liderança da RTP1, foi a TVI quem obteve o maior share: 25,8%. A SIC alcançou 24,1% e a estação pública 22,9%. De referir igualmente o resultado da SIC Notícias. O canal de informação da SIC ascendeu aos 6 pontos, deixando para trás a concorrência.

Fala-se 24/01/2011



Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!


Rita Andrade

Numa altura em que está a frente de Fama Show e do magazine Bwin Cup Show, Rita Andrade encontra-se também bastante feliz no que toca À sua vida familiar. O seu filho de um ano começou agora a andar o que deixa a mãe bastante babada: “O Gustavo é um bebé sempre muito bem disposto e muito reguila. E a grande novidade é que, finalmente, começou a andar!”, diz entusiasmada.

Manuela Moura Guedes

Foi durante largos anos uma das estrelas da música portuguesa. Actualmente a preparar o seu regresso aos ecrãs, Manuela Moura Guedes não descarta a hipótese de poder regressar também ao mundo da música: “Se voltava a gravar um novo disco? Talvez! (risos)”, atirou a jornalista que, apesar disto, não sabe qual o melhor tipo de música que deveria cantar actualmente, “Também não sei qual seria o estilo de música que cantaria nos dias de hoje”
Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Sandra Pereira hoje no “5 Para a Meia Noite”

sandra_pereira_thumb_medium382_300

Quase um mês depois de se ter sagrado a nova Ídolo de Portugal, a jovem de Albregaria-a-Velha vai estar hoje no sofá do programa da RTP 2.


Sandra Pereira é a convidada de Filomena Cautela desta segunda semana da quarta série do 5 Para a Meia Noite e irá inclusivamente cantar um tema bastante conhecido, Cust You Up, de Peter Murphy.


Na terça-feira é a vez de Fernando Alvim receber a soprano Catarina Molder e o artista plástico Julião Sarmento. Quinta-feira, Pedro Fernandes conversará com José Carlos Malato e, a fechar a semana, Luís Filipe Borges terá como convidado o escritor norte-americano Richard Zimler. Falta apenas saber qual será o convidado de Nilton, no programa de quarta-feira.


Quiosque: Diário de Notícias

Manhãs de Júlia só em Março?

juliapinheiroSIC

Embora a imprensa continue a avançar que o substituto de Companhia das Manhãs chegará já no próximo mês de Fevereiro, a agora directora de Formatação de Conteúdos não confirma a notícia.


“Não é com um estalar de dedos que se cria um projecto com cabeça, tronco e membros. Tenho o formato na cabeça, só que preciso de tempo. Não quero fazer as coisas a correr.", começa por dizer Júlia Pinheiro à edição desta segunda-feira do Diário de Notícias, acrescentando ainda que quer ter algo de inovador no seu formato: “Sei que no daytime os formatos são muito semelhantes. Mesmo assim espero trazer algumas novidades."


Paralelamente ao trabalho no seu programa das manhãs, a comunicadora também já assumiu os conteúdos de Carnaxide, tendo-se já reunido com Manuela Moura Guedes para definir o novo programa da jornalista. Sobre este formato avança: "O formato do programa está fechado. Falta a equipa. Queremos encontrar as pessoas certas e estamos a trabalhar para isso." Apesar de tudo, Júlia Pinheiro não quis adiantar a data de estreia de Manuela Moura Guedes na SIC: "Deixo isso tudo para a Manuela. Na altura certa ela irá dar todas as explicações sobre o programa."


Quiosque: Diário de Notícias

Revista de Imprensa 24/01/2011


 Segunda-feira, dia 24. Bem-vindo à Revista de Imprensa!


Gala Eusébio amanhã à noite na RTP1


Amanhã a noite é de gala na RTP1. A estação pública irá transmitir a partir do Coliseu dos Recreios, em Lisboa, a Gala Eusébio que retende assim homenagear essa lenda viva do futebol português quando se comemoram 50 anos desde que Eusébio começou a jogar no SL Benfica.

Tim, Xutos & Pontapés, Camané, Mariza, Anjos, António Manuel Ribeiro, Lena d'Água, Miguel Gameiro ou Virgem Suta são alguns dos nomes musicais que irão abrilhentar esta gala que também contará com apontamentos humorísticos a cargo de Maria Rueff e Herman José.

Na apresentação desta gala estará a dupla José Carlos Malato e Tânia Ribas de Oliveira.

SIC aposta em multi-plataformas


Numa época em que a televisão é muito mais do que a emissão do pequeno ecrã, Francisco Pinto Balsemão, director do grupo Impresa, garante que a SIC irá apostar no decorrer de 2011 nas novas plataformas e aplicações, tal como se faz no panorama televisivo internacional: “Fornecer conteúdos para outras plataformas para além da internet, como as aplicações, é um bom caminho. Já há várias televisões, como a CNN, com aplicações para os tablets, e penso que será o próximo passo em que vamos apostar"

Para além disso, Pinto Balsemão lembra que a marca SIC continua a expandir-se internacionalmente através da disponibilização dos seus canais noutros países: “Só em Angola, SIC, SIC Internacional e SIC Notícias têm cerca de 200 mil assinantes. No Brasil estamos a entrar em mais operadores, bem como no Canadá e nos EUA”


CITAÇÃO DO DIA
"Posso ficar contente porque num dia tenho óptima audiência, mas isso não interessa nada no dia seguinte"
Conceição Lino


NÚMERO DO DIA
18,1
Este foi o resultado, em share, da gala final da Operação Triunfo. Números estes que ficam a par do desempenho geral do talent-show nas noites de sábado da RTP1, bastante aquém do esperado.


Quiosque: Correio TV, Diário de Notícias

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Outra vez Fátima

Com três semanas já decorridas depois da saída de Júlia Pinheiro das tardes da TVI, bem se pode dizer que Fátima Lopes é a principal vencedora. E em vários patamares: primeiro, porque não só segurou o "eleitorado" de Júlia como ainda o reforçou, juntando mais alguns pozinhos à liderança da TVI naquele segmento horário. Em 2010, As Tardes da Júlia registaram, segundo a Marktest, uma média de 305 mil espectadores e 27% de quota de mercado. Com 15 emissões em 2011, A Tarde É Sua, de Fátima Lopes, na TVI, regista uma média de 338 mil espectadores (mais 30 mil por dia do que o seu antecessor) e 31 pontos de share.



Por outro lado, Fátima ganhou porque voltou ao seu lugar de origem, um talk show diário, onde fez escola, onde se sente à vontade e onde, provavelmente, é a melhor dentro do género. Fátima é uma óptima conversadora, uma excelente ouvinte e é isso que quem vai ao seu programa, e sobretudo para quem o vê, espera dela.



Agora É Que Conta não era um programa de Fátima Lopes. Fazia-o mal? Não, não fazia. Fátima é uma excelente profissional, não faz mal nada em que se mete. É legítimo que queira ter tentado alargar horizontes, procurar novos registos, mas a sua mais-valia não é seguramente num concurso onde tem de se mostrar alegre e divertida, pagando contas e levando concorrentes a fazer tontices a troco de dinheiro. Se algum treinador colocar Cristiano Ronaldo a defesa-esquerdo, provavelmente o genial avançado não jogará mal, mas seguramente não dará o rendimento que dele sempre se espera. Com Fátima Lopes, mal comparado, é mais ou menos a mesma coisa e não há mal nenhum nisso. Cada um sabe o que sabe. E o que interessa é saber bem.