3 de janeiro de 2011

Frente a Frente

Boa noite! Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O primeira duelo de 2011 passa-se entre duas actrizes de Morangos com Açúcar. São elas: Carla Vasconcelos e Mafalda Vilhena.

É conhecida por muitos por integrar o elenco de Morangos com Açúcar desde a sétima temporada, no entanto a sua carreira de actriz começou há muito mais tempo. Novelas como Doce Fugitiva, Floribella e a Senhora das Águas fazem parte do seu currículo profissional. Além disso, o humor é uma das características de Carla Vasconcelos, tendo dado as suas graças inicialmente em Levanta-te e Ri e, mais tarde, em Os Contemporâneos. Formada no Teatro da Comuna, a actriz de 39 anos, chegou a trabalho com António Feio, seu encenador.
De facto é curioso verificar a sua ascensão na televisão nacional. Talentosa e dotada de uma simpatia imensa, Carla Vasconcelos tem vindo a provar que existe um lugar para ela na estação de Queluz de Baixo. Desconhecendo se aceitaria participar num projecto de ficção de horário nobre, o certo é que não tenho dúvidas que esta actriz seria uma aposta ganha. Com mais ou menos quilos, o que é certo é que há espaço para todos na televisão portuguesa. Graças ao convite que foi endereçado a Carla Vasconcelos, foi possível provar que não são só os estereótipos de raparigas com corpo de modelo, sem formação na representação, que têm talento na representação. A verdade é que é no teatro que estão os grandes actores e, como tal, Carla Vasconcelos faz parte desta equipa. Uma grande equipa.


Em Morangos com Açúcar tem encarado a sua Papoila com a jovialidade característica da série da TVI. No entanto, considero que Carla Vasconcelos seria uma excelente aquisição para Família Mata, o novo projecto de humor da estação de Carnaxide. Detentora de um personalidade forte, não tenho dúvidas que esta actriz iria aumentar a qualidade da nova série da SIC. Independentemente dos resultados finais, Carla Vasconcelos conseguiria acrescentar uns pontos à avaliação final de Família Mata.

Não prevendo qual o seu futuro profissional, o que é certo é que tem sido um prazer vê-la com frequência nos ecrãs do canal da Media Capital. Carla Vasconcelos tem feito jus às ilustres personalidades que detêm o mesmo apelido que o seu: Patrícia Vasconcelos, António Pedro Vasconcelos ou Joana Vasconcelos.
Apesar das diferentes áreas, todos têm uma coisa em comum: o talento. E afinal, é isso que conta!









Brilha actualmente na pele da professora Alexandra Freitas de Morangos com Açúcar, no entanto, e tal como muita gente sabe, Mafalda Vilhena tem já um extenso curriculum para trás, apesar de ter tido ainda relativamente poucas oportunidades para provar o quão boa actriz é.

Sinceramente, a minha primeira recordação desta bonita mulher remete-me para o ano de 2002, quando deu vida a uma das irmãs que protagonizavam Sonhos Traídos. Lembor-me perfeitamente de logo a achar uma excelente actriz, bastante bem falante e com uma capacidade de chegar até ao público excepcional.


No entanto, e por incrível que pareça, acabou por quase “desaparecer” do ecrã, algo que estranhei. Somente quatro anos depois a pude ver, de facto, fazer um grande brilharete. Exactamente, é isso que está a pensar. Quem não se lembra da terrível Magda de Floribella? A trama que apaixonou os portugueses, pequenos e graúdos? Esta foi, para mim, claro está, a mais expressiva e bem construída personagem que Mafalda Vilhena interpretou até ao momento. Tanto que eu ri com esta terrível, mas ao mesmo tempo muito divertida vilã. A típica “bruxa má” dos contos de fadas.


E foi precisamente com muita alegria que soube que estava de regresso aos grandes papéis com Morangos com Açúcar. Ela que é uma das actrizes que eu considero mais desaproveitadas da nossa televisão, tem agora a possibilidade de interpretar na televisão uma personagem que, de facto acaba mesmo por fazer aquilo que Mafalda Vilhena faz diariamente, ensinar jovens com talento. E, penso, que esta é mesmo uma das mais valias em ter actrizes mais experientes em elencos tão jovens. Ela que sabe bem a melhor forma de colocar a voz, de se deslocar no plateou.


Por muito que haja pessoas que com 37 anos já estão com uma carreira mais do que fomentada, infelizmente, até para nós telespectadores, Mafalda Vilhena não tem tido muitas oportunidades e, numa altura em que a ficção volta a ser aposta forte dos nossos principais canais generalistas, espero que alguém se lembre de que esta actriz está disponível e que merece bastante um grande e desafiante projecto.

Eu arriscaria mesmo a dizer que uma terrível vilã seria o papel ideal! Oxalá sigam esta minha sugestão, até porque profissionais como Mafalda Vilhena são demasiado bons para serem esquecidos…


Iniciado o Frente a Frente desta segunda-feira, resta terminar as sondagens que estavam em linha das edições especiais da última semana de 2010.
Assim, aqui ficam os resultados:

Casa dos Segredos

Ana Isabel & Ivo, por Tiago Henriques - 84%
António & Vera, por Diogo Santos - 16%

Ídolos

Sandra Pereira, por Tiago Henriques - 70%
Martim Vicente, por Diogo Santos - 30%



Falar Televisão


"Uaaaau!"

Hoje, o previsível veio mesmo a acontecer. Com a saída de Júlia Pinheiro da TVI, e tal como todos esperavam, as tardes de Queluz de Baixo ficaram por conta de Fátima Lopes e Leonor Poeiras, nos formatos, A Tarde É Sua e Agora É Que Conta, respectivamente.

E se Fátima Lopes fez os ‘serviços mínimos’ num espaço que ainda está moldado à figura e semelhança de Júlia Pinheiro, a começar desde logo pelo seu cenário, Leonor Poeiras, por sua vez, apresentou-se no seu regresso ao horário das 17:00 ainda mais electrizante do que é normal. O sacrifico feito ao longo destes últimos anos, à frente do enfadonho e fechado Quem Quer Ganha, começa agora a dar frutos já que os últimos meses foram de grandes apostas em Leonor Poeiras e, por outro lado, grandes oportunidades para a própria apresentadora. Depois de ter estado na co-apresentação de um dos formatos mais importantes e fortes da TVI, Secret Story, o novo ano devolveu à apresentadora o horário que anteriormente lhe ‘pertencia’.



Confesso. Gosto imenso de ver Leonor Poeiras à frente de qualquer formato no pequeno ecrã. Tem um à-vontade bastante especial e invulgar à frente das câmaras e é claro o facto de que estamos perante uma comunicadora nata. Para além disso, a apresentadora, que se estreou no entretenimento em Fear Factor, já tornou numa autêntica imagem de marca o seu electrizante “Uau!”, digno de uma Olga Cardoso.

Talvez por isso mesmo, Leonor Poeiras é sistematicamente a predilecta das várias direcções de programas que já passaram pela TVI ao longo dos últimos tempos. Em relação a Iva Domingues, por exemplo, isso é evidente. Quando se especula qual das duas irá abraçar um novo desafio na estação de Queluz, é Leonor Poeiras que acaba sempre por levar a melhor.

E daqui poderá lançar-se uma pertinente questão: será a assumida histeria mais valiosa e importante do que a mínima sobriedade, em televisão? Pois, parece que sim...

Ricardo Pereira em novo programa da SIC


Para além de Júlia Pinheiro, para quem está pensada a apresentação das manhãs de Carnaxide e da versão portuguesa de The Biggest Loser, o terceiro canal tem novos projectos para outros profissionais. É o caso de João Manzarra e, principalmente, Ricardo Pereira. Apesar da revista VIP não desvendar quais os programas que os dois apresentadores irão conduzir, a verdade é que a estação de Carnaxide está disposta a arriscar em ambos.
Se Ricardo Pereira co-apresentou a gala Arredonda em horário nobre com Bárbara Guimarães na época natalícia, João Manzarra tem visto a sua carreira crescer no terceiro canal. Sem parar há mais de um ano, o comunicador da SIC prepara-se para enfrentar um novo desafio. Resta esperar para saber qual!

Quiosque: VIP

Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 03/01/2011


Boa tarde e bem-vindo à edição desta segunda-feira!


Lúcia Moniz

Depois de em Fevereiro do último ano ter terminado a relação com o actor Bernardo Mendonça, Lúcia Moniz parece ter encontrado um novo motivo para sorrir. A actriz e o actor José Neves, que interpreta o médico Filipe em Pai à Força, foram vistos em clima de romance num conhecido centro comercial lisboeta na passada semana.

Lúcia Moniz e José Neves contracenaram recentemente em Um Eléctrico Chamado Desejo, e o romance poderá mesmo ter surgido dessa experiência profissional.

Carla Matos Gomes

A repórter do programa da RTP1, Portugal No Coração, está grávida de cinco meses. Carla Matos Gomes já sabe também que irá ser mãe de uma menina. O que ainda está por decidir é mesmo o nome do novo rebento da repórter: “Ainda não há [nome]. Estamos a pensar em dois ou três, mas não está decidido”, disse.

O nascimento está previsto ocorrer na Primavera.
Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 03/01/2011


Segunda-feira, 3 de Janeiro. A primeira Revista de Imprensa de 2011!


Edição da Manhã itinerante em semana de aniversário


É já no próximo Sábado, dia 8 de Janeiro, que a SIC Notícias comemora o seu décimo aniversário. Mas a semana que agora começa será, toda ela, preenchida com várias iniciativas especiais por parte do primeiro canal de notícias português.

E uma dessas iniciativas prende-se também com a Edição da Manhã. O espaço informativo matinal da estação vai, durante esta semana, percorrer o país de Norte a Sul, tendo começado já esta segunda-feira em directo da estação de S. Bento, no Porto. Amanhã, a Universidade da Beira Interior, na Covilhã, será o palco do programa, enquanto na quarta-feira a Edição da Manhã será emitida directamente do café Santa Cruz, em Coimbra. Na quinta-feira, a emissão será feita na Universidade de Évora e, finalmente, na sexta-feira a partir do Mercado de Faro.

Sem mudanças significativas do formato padrão, esta viagem por Portugal da Edição da Manhã prende-se, acima de tudo, com uma tentativa de descentralização, como conta João Moleira: "O que se pretendeu aqui foi um pouco descentralizar o programa. Por outro lado, queremos estar mais próximos da população portuguesa. O que se pretende é retribuir o carinho e a fidelização das pessoas que nos vêem todos os dias", refere.


Fátima e Leonor encabeçam hoje as novas tardes TVI


Hoje o dia é de mudança nas tardes da estação de Queluz de Baixo. A Tarde É Sua, será o novo programa a ir para o ar a partir das 14:00, substituindo As Tardes da Júlia. E três horas depois, às 17:00, Leonor Poeiras irá conduzir pela primeira vez o antigo concurso de Fátima Lopes, Agora É Que Conta.

Sobre A Tarde É Sua, sabe-se que terá uma matriz muito idêntica ao formato antecessor, As Tardes da Júlia, havendo por isso apenas pequenos ajustes à nova apresentadora, Fátima Lopes: "A Fátima [Lopes] está a acompanhar estas mudanças e colabora com algumas ideias", adianta fonte da TVI sobre este regresso de Fátima Lopes aos talk-show’s.

Já Leonor Poeiras também está de regresso à condução de concursos. Depois de ter apresentado a última edição do já extinto Quem Quer Ganha, em Setembro do último ano, Leonor Poeiras regressa assim ao horário das 17:00. Facto que deixa a apresentadora bastante entusiasmada: “É óptimo começar 2011 com um novo projecto. Estou cheia de vontade. Vai ser muito divertido e convido todos a assistirem. Agora é que conta... comigo”, remata.


CITAÇÃO DO DIA
"Odeio [as repetições do Preço Certo]. Às vezes apareço a falar de coisas que já passaram, de pessoas que já morreram"
Fernando Mendes



CURIOSIDADE DO DIA
Esta primeira segunda-feira do ano marca o início da adopção do novo acordo ortográfico por parte da RTP. Genéricos, oráculos e roda-pés serão os pontos mais visíveis desta mudança. 

Quiosque: Notícias TV, Diário de Notícias, Correio da Manhã

Fecho



O primeiro Fecho de 2011 trás consigo a também primeira crónica de Nuno Azinheira na sua habitual coluna do Diário de Notícias.

Doze perguntas para 2011

Esta é a altura para desejar Bom Ano aos leitores. Mas também para lançar doze perguntas sobre a televisão que vamos ter em 2011.


1. A TVI continuará a liderar as audiências, ou estamos perante um novo ciclo na TV?

2. A SIC conseguirá pôr a cabeça fora de água ou as sonantes contratações com que encerrou o ano não darão resultados?

3. A RTP1 manter-se-á uma televisão pública ou a possibilidade da chegada do PSD ao poder mudará o estatuto da empresa?

4. O cabo e IPTV continuarão a conquistar espectadores, reforçando o seu papel de alternativa cada vez mais mainstream às estações generalistas?

5. A Marktest continuará a medir o consumo de televisão em Portugal, ou a migração para o digital e o novo sistema de medição de audiências trarão novos protagonistas à batalha do audímetro?

6.Portugal conseguirá adiantar-se ao deadline imposto pela Comunidade Europeia para desligamento das emissões analógicas terrestres, marcado para 26 de Abril de 2012?

7. José Eduardo Moniz continuará afastado da televisão, resistindo aos apelos e impulsos para voltar?

8. Nuno Santos resistirá à partilha de poder com Gabriela Sobral e Júlia Pinheiro ou saberá antecipar-se às convulsões do mercado?

9. A hegemonia das novelas da TVI continuará a ser quase total, ou o caminho feito pela SIC, já visível em Laços de Sangue, dará frutos?

10. José Alberto Carvalho e José Fragoso manterão os seus cargos, se o xadrez político de alterar?

11. Manuela Moura Guedes conseguirá, enfim, vencer Sócrates?

12. A tecnologia e novas plataformas far-nos-ão mudar a forma como vemos TV?