22 de julho de 2010

Ponto M



Boa Noite! Seja bem-vindo ao primeiro Ponto M!

Quando pensei na estreia desta rubrica muito reflecti sobre a primeira personalidade que aqui deveria ser falada. Entre os vários nomes, cheguei à conclusão de que, para desmistificar tudo o que é “estereótipos” no que à moda diz respeito, a abertura seria com Manuel Luís Goucha. Nada melhor do que, uma rubrica sobre moda, escrita por um rapaz e cuja estreia é sobre um grande senhor!

É Manuel Luís Goucha o primeiro grande protagonista de Ponto M!


Desde sempre que o nome deste apresentador é associado a excentricidade, modernidade e, sobretudo, elegância, glamour. Pois é, ele é símbolo de tudo isso e muito, muito mais.

Quando sintonizamos o televisor na TVI e passa um programa pelo qual dê a cara, salta à vista o seu visual. Ora discreto, ou mais exuberante, o certo é que Manuel Luís Goucha não deixa que nenhum pormenor lhe escape. Desde a gravata, no caso das galas, que costuma combinar com a cor do vestido da sua partner, aos botões de punho que ostenta, nada é deixado ao acaso.

Muita gente conhece os padrões que muitas vezes usa. No entanto, ele não cai no erro de os repetir muitas vezes, nem tão pouco de os conjugar com algo que não fique bem. A isto, eu chamo bom gosto.

Sendo a sua maior arte a excelente forma como desempenha a sua profissão, ninguém lhe pode negar a não menos importante imagem que apresenta.

Desde as galas de Uma Canção Para ti que recordo os seus casacos com cores mais garridas, ou os sapatos de verniz pretos que usou. Tudo isto são marcas na imagem que passa para nós, público.

Não sei se haverá muita gente a vestir como veste Manuel Luís Goucha, mas uma coisa é certa, o companheiro de Cristina Ferreira desmistificou algum receio que, por vezes, muitos homens tinham em vestir-se de forma mais excêntrica. E isso, é, claramente, de louvar.

Para além de tudo isto, há algo que muito aprecio neste comunicador. Ele não tem quaisquer tipo de receios em afirmar, publicamente, que a roupa que usa é toda sua e, ainda mais interessante: ao contrário de outras figuras publicas, Manuel Luís Goucha não se acanha e usa fatos, camisas, casacos, mais do que uma vez.

Dotado de uma fabulosa capacidade de criar empatia com o publico, o apresentador consegue, em todas as situações, demonstrar a boa imagem que o caracteriza e o quão está atento às tendências. Por algum motivo o vimos recentemente calçar os populares ténis All Star. É que, para além de criar modas, Manuel Luís Goucha tamm segue a moda.

Para mim, se houvesse um Óscar para o apresentador mais bem vestido da nossa televisão, o apresentador de Você na TV seria, claramente, o vencedor. Pode ser que, dentro em breve se crie este prémio. Enquanto isso não acontece, resta-nos a honra de poder apreciar, diariamente, as escolhas sempre diferentes que este profissional apresenta em cada programa que apresenta.

É caso para dizer, continue assim, Manuel Luís Goucha!


…Três Pontos…


Sabia que….

… os primeiros botões eram fabricados com ossos e metais? Pois é, embora hoje sejam algo que quase passa ao lado, o certo é que há muito tempo, estes objectos davam muito tempo a fabricar!

… se diz que as mulheres que se vestem de preto têm uma vida colorida. Não sabemos se será sempre assim, mas a verdade é que o indestronável e incontornável vestido preto é outro dos sinónimos estilísticos de eternidade.

Fica por aqui o primeiro Ponto M

Para a semana estou de volta!

Até lá, boas modas!

Fecho (Esqueceram-se de...Margarida Marante!)


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma edição do Esqueceram-se de Mim. A personalidade relembrada esta noite é Margarida Marante!
Aproveito este Fecho para avisar que, no próximo domingo, e a propósito da final do Achas Que Sabes Dançar, a rubrica O Melhor & Pior da Semana fica adiada . A partir das 10:00 do dia 25, e até por volta das 14:00, vamos relembrar alguns dos melhores momentos do concurso da SIC. A restante programação de domingo não será alterada, ao contrário do que aconteceu no Especial Ídolos, realizado a 14 de Fevereiro no Televisão-Opinião.




Foi no semanário Tempo que Margarida Marante iniciou a sua actividade profissional. Com apenas 16 anos, a jornalista deu nas vistas com o seu profissionalismo e, passado dois anos, entrou na RTP2, após um concurso para o preenchimento de vagas na área da informação. Durante doze anos foi fiel à RTP. Foi lá que entrevistou personalidades como Mário Soares, Francisco Sá Carneiro, Álvaro Cunhal, Diogo Freitas do Amaral, Cavaco Silva e António Guterres. Moderou igualmente, na estação pública, vários debates. Nesta altura, Margarida Marante complementava a sua actividade na televisão com o trabalho na TSF, Expresso e na revista Opção.

Foi em 1992 que chegou a oportunidade de ir trabalhar para a SIC. Foi lá que deu a cara pelos mais variados programas de informação: A Hora da Verdade, Cross Fire, Conta Corrente, Ajuste de Contas e Esta Semana.

Este último programa foi um sucesso em audiência pois, ao contrário dos restantes, incidia na vertente social (em lugar da política). Esta Semana teve, até 2000, quatro temporadas.

Devido a uma questão de natureza organizacional e a um desacato com Francisco Pinto Balsemão, Margarida Marante acabou por abandonar a SIC em 2001. A partir de 2003 dedicou-se a um programa da TSF - A Entrevista.

Nos últimos anos, e através das chamadas revistas cor-de-rosa, foram publicidadas várias "estórias" da vida da jornalista. Basta procurar pelo seu nome no Google, para nos surgirem as palavras violada, chantageada, vítima de maus tratos físicos, psicológicos, entre outros.
Ao que parece, a sua vida pessoal acabou por leva-la ao abismo.

Numa entrevista ao Expresso, dada em Março de 2010, confessou que é directora de comunicação da AMI (Assistência Média Internacional), e que tem feito alguns trabalhos ao nível da advocacia.

Afastada há nove anos da televisão, Margarida Marante confessa que tem saudades dos tempos gloriosos da sua carreira. Por este motivo, não esconde qualquer vontade em regressar aos ecrãs. Sinceramente, e uma vez que na altura dos seus trabalhos tinha os meus 10 anos, tenho curiosidade em ver uma jornalista que aos 20 já entrevistavaa grande figuras públicas. Margarida Marante foi, é e será, um das maiores jornalistas portuguesas.
A entrevista que deu ao Expresso, como já referi, demonstra exactamente isso.

Isabel Angelino diz-se desaproveitada pela RTP


A apresentadora foi uma das entrevistadas da revista Flash! Desta semana. Sem nenhum projecto a tempo inteiro no principal canal do estado, a apresentadora revelou o que lhe ia na alma.


“Faço algumas coisas pontuais na RTP, com alguma pena minha. Acho que estou subaproveitada pela actual direcção de programas da RTP1”, começou por dizer, para depois tecer largados elogios ao seu actual “chefe”: “O mesmo não posso dizer do Hugo Andrade, o actual director da RTP Memória, que sempre acreditou em mim. Quanto à direcção de programas da RTP1, não sei o que se passará… sé eles saberão responder.”, confessou.


Embora não esteja no canal um da RTP, Isabel Angelino tem dado a cara pela edição de quinta-feira do programa À Conversa, na RTP Memória. Trabalho esse que lhe exige muita pesquisa: “É uma investigação intensa que passa por ler jornais, revistas, procurar na Internet… nem sempre é fácil, especialmente quando essas pessoas estão no estrangeiro”, afirmou.


Questionada sobre uma possível mudança para outra estação, a conceituada comunicadora foi peremptória: “Tudo dependeria do convite. Não se deve dizer nunca. Quanto às transferências, julgo que são benéficas para todos”, concluiu.


Quiosque: Flash (tal como se pode visualizar no início da notícia, para os mais desatentos)

Sylvie Dias em "Meu Amor"


Depois de ter sido mãe recentemente, a jovem actriz está de volta “ao activo”. É que, em breve, Sylvie Dias fará uma participação especial na trama de António Barreira.


Será nos dois últimos capítulos de Meu Amor que uma espevitada jornalista atormentará a vida de Estela com as suas perguntas e descobertas sobre a vilã interpretada por Lídia Franco. Ainda sem nome conhecido, este será o papel de Sylvie Dias.

Após a pequena participação nesta produção da TVI, é de esperar que outros projectos surjam para uma das mais bonitas actrizes da nossa praça.


Quiosque: TV Guia

SÓ Séries - Extra

Sétima temporada de Anatomia de Grey com data de estreia

A nova temporada de Anatomia de Grey vai para o ar, nos Estados Unidos da América, a 23 de Setembro. No entanto, ainda não se sabe se o primeiro episódio será duplo, tal como aconteceu na quinta temporada, ou simples. Especula-se que o mais provável de acontecer é a segunda hipótese.



Desmond
em Lei e Ordem: Unidade Especial


Henry Cusick, actor que interpretou Desmond em Perdidos, irá participar em pelo menos dois episódios de Lei e Ordem: Unidade Especial. Erick Weber será o nome do seu personagem, um artista gráfico que se irá envolver com Olívia (Mariska Hargitay).


Brian Austin em Donas de Casa Desesperadas


Brian Austin assinou contrato com a ABC para integrar o elenco da sétima temporada de Donas de Casa Desesperadas. O actor dará vida a um empreiteiro que vai ter um caso com uma das donas de casa.


Curtas

» Uma nova médica vai integrar a equipa de
House. A actriz ainda não foi escolhida, apesar de saber-se que irá ocupar o lugar deixado por Jennifer Morrison e de "Thirteen" (Olívia Wilde) que vai aparecer menos na sétima temporada para gravar o seu novo filme - Cowboys & Aliens.

» Corin Nemec vai participar na sexta temporada de Sobrenatural, enquanto Christian Campbell, primo de Dean e Sam.

Quiosque: Notícias TV

Esta noite..

..o horário nobre no Televisão-Opinião leva até si duas rubricas. Esqueceram-se de Mim às 20:00, e Ponto M às 21:00. Vai perder?

Diogo Amaral de saída da TVI?

O protagonista de Espírito Indomável é um dos entrevistados da mais recente edição da revista TV Guia.

Numa conversa descontraída, o actor falou de quase tudo, à excepção do muito falado romance com Vera Kolodzig.


O primeiro assunto em cima da mesa foi, precisamente a sua participação na história da TVI. É que, embora pouca gente saiba, o convite para dar vida a Rafael surgiu quando Diogo Amaral estava prestes a entrar de férias. Todavia, perante o desafio e as características da personagem, o jovem não resistiu: “Às tantas já era eu que queria fazer aquilo, mesmo que eles não quisessem”, revelou.


Devido ao facto de ter saído recentemente de Sentimentos, que ficou marcada por situações menos positivas, Diogo Amaral reflectiu um pouco antes de aceitar. Sobre a história de Tozé Martinho, o antigo namorado de Joana Solnado não quis entrar em polémicas: “Na realidade, aprendi muito com aquela novela, especialmente a defender um personagem que, às tantas, era indefensável. Posso dizer que não foi a minha novela preferida.”


Voltando a Espírito Indomável, o intérprete de Rafael demonstrou-se em êxtase com o trabalho que tem vindo a realizar: “Tem uma coisa que só senti quando comecei a fazer Morangos: parece que é algo novo! Apesar de estarmos no quinto mês de gravações, o ambiente está tranquilo. Está tudo satisfeito com o desafio proposto e depois eu sinto-me em casa. Sinto-me confortável.”


Sobre o futuro, Diogo Amaral respondeu “à defesa”: “Estou no meu último ano de exclusividade… mas estou muito feliz naquela casa, porque me estão sempre a dar desafios”, confessou. Quererá isto dizer que a actor poderá estar de saída da estação que o viu nascer, à qual regressou após o sucesso de Floribella?

Fala-se 22/07/2010


Boa Tarde! O relógio já marca 15 horas e está, como não podia deixar de ser, na hora de mais um Fala-se!



Sofia Ribeiro


Embora tenha vindo a publico desmentir o novo relacionamento com o manequim Rúben Rua, parece que a actriz está mesmo apaixonada e Nuno Janeiro já faz parte do passado.

Quem o garante é a revista TV Mais, que na sua edição desta semana pública as primeiras fotografias do casal junto. Nas imagens, podem ver-se vários gestos de carinho entre os dois jovens.


Apesar de tudo, contactada pela referida publicação, Sofia ribeiro não quis fazer qualquer tipo de comentários.




Paula Lobo Antunes


A reconciliação da actriz com Jorge Corrula durou pouco tempo. Embora há cerca de um mês tenham voltado a estar e a aparecer juntos em público, parece que o afastamento do casal é definitivo.

Tudo porque Paula Lobo Antunes surgiu sozinha, mas bem disposta, na inauguração da discoteca LUV, em Tróia.


Quando questionada pelos repórteres da revista TV Guia sobre este facto, a actriz foi peremptória: “Sim… vim sozinha. Estou sozinha. Vim com a minha querida amiga Maria João Bastos. Estamos ambas a adorar a festa”.

A noite, ainda assim, foi de muita diversão.


Quiosque: TV Guia, TV Mais

Parabéns, José Carlos Castro!


Ele é um dos mais conhecidos jornalistas da TVI e hoje terá um dia especial. Afinal de contas não é todos os dias que se comemoram quarenta e seis primaveras.


Como não podia deixar de ser, aqui estamos nós para lhe desejar muitos mais anos de sucesso e um aniversário carregado de boas notícias.



Parabéns, José Carlos Castro!

“Achas que Sabes Dançar?” regressa em 2011?


É já no próximo domingo que chega ao fim o talent-show da SIC cuja temática central era a dança. Embora os resultados não tenham sido semelhantes aos do antecessor, Ídolos, Achas que Sabes Dançar? poderá regressar à antena do canal já no próximo ano.

Quem o garante é a revista TV Guia, que revela, na sua edição semanal que os três membros do júri, Marina Frangióia, César Augusto Moniz e Miguel Quintão já demonstraram a sua disponibilidade.


Resta esperar que os responsáveis da SIC confirmem ou não a notícia, mas, caso seja mesmo para avançar uma segunda temporada, é de antever que surjam algumas mudanças.

"Caminho da Felicidade" apresentada amanhã e começa a gravar segunda-feira


Com parte do elenco já conhecido, bem como um pouco do enredo, a próxima telenovela da estação de Carnaxide é apresentada à imprensa nesta sexta-feira.

À semelhança do que aconteceu com algumas séries da RTP, casos de Cidade Despida, Voo Directo ou Maternidade, também elas produzidas pela SP Televisão, Caminho da Felicidade será dada a conhecer ao público muito antes de ir para o ar.


Quem garante esta informação é Aguinaldo Silva, que escreveu no seu twitter: "Amanhã é a festa de lançamento da próxima novela da SIC, que estou a supervisionar em Portugal.".


E se a apresentação à imprensa está marcada para amanhã, as gravações iniciam-se no início da próxima semana. Esta notícia é avançada pelo Jornal de Notícias, que garante ainda que está tudo "a postos" para que a história seja mais um sucesso nos ecrãs de Carnaxide.

A estreia está marcada para o meio do mês de Setembro, até lá, a equipa terá largos meses de trabalho.

Merche Romero abandona SIC


Foi em entrevista ao Correio da Manhã que a apresentadora falou sobre a desilusão provocada pela falta de projectos em Carnaxide e da forma como se deu a, mais do que aguardada, saída da estação.


“Sou uma mulher livre agora. Espero um dia poder ter um programa à minha medida e que alguém aposte em mim e me deixe crescer enquanto actriz ou apresentadora”, começou por revelar, para depois completar: “A SIC não cumpriu com o que me tinha prometido, mas eu cumpri. Não me podem apontar o dedo pois cheguei a horas todos os dias e sempre fui muito profissional”.


Na mesma entrevista, Merche Romero não quis nomear de que parte partiu a decisão de abandonar o canal, mas garantiu: “O último Companhia de Férias em que participei foi como que uma despedida. Agora sou um pássaro a quem ninguém agarra as asas. E engane-se quem pensa que eu não devia fazer mais televisão por ter outros negócios”.


Sem nenhum projecto em mente, a apresentadora pretende apostar na sua formação enquanto actriz e estudar em Madrid ou Nova Iorque são as hipóteses em cima da mesa. No entanto, continua à espera que alguma estação a chame para um programa. Haverá lugar para Merche na RTP ou TVI?

Revista de Imprensa 22/07/2010


Quinta-feira, dia 21. Bem-vindo à Revista de Imprensa deste dia!

Operação Triunfo IV é mesmo com Sílvia Alberto


Depois de se ter falado do nome de Catarina Furtado para a apresentação da quarta edição do Operação Triunfo, eis que a TV Guia desta semana garante que afinal será mesmo Sílvia Alberto quem estará à frente do concurso que estreia em Setembro na RTP.
Este regresso vai acontecer dentro dos mesmos moldes das edições anteriores. Apesar do júri ainda não ser conhecido, o início dos castings estão já marcados para Agosto.
Sílvia Alberto vai ter uma tarefa em tudo difícil ao competir contra o sucesso Ídolos (SIC) e o já muito aguardado novo reality-show da TVI.
Operação Triunfo já lançou para o estrelato cantores como Filipe Gonçalves ou Vânia Fernandes.
O concurso está de regresso em Setembro na RTP1!

Malato e Mendes expectantes com Carregue no Botão

É já no próximo Sábado, dia 31, que estreia o novo concurso de Verão da RTP1 com a apresentação da dupla Malato e Mendes.
Carregue no Botão promete algumas surpresa para quem assiste e também para quem participa no concurso: "Chegamos ao local de manhã e acordamos ou surpreendemos as pessoas. Vamos dizer-lhes que estão seleccionadas e que irão jogar connosco. Garantidamente, vai ser uma grande animação", afirmou Fernando Mendes em tudo feliz por voltar a trabalhar com o seu parceiro de sempre.
José Carlos Malato sublinha também essa felicidade que ambos têm em voltar a trabalharem juntos, apesar de ser difícil conciliar as gravações de Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão e Carregue no Botão: "Eu e o Mendes estamos contentes por podermos voltar a trabalhar juntos"


CITAÇÃO DO DIA
"Só dei o primeiro beijo aos 17 anos"
João Manzarra


NÚMERO DO DIA
13 000
As inscrições para o Secret Story, o novo concurso da TVI, continuam a decorrer. Só nesta semana, a produtora Endemol recebeu mais de 13 000 candidaturas para o reality-show que estreia em Setembro. Números de sucesso, sem dúvida!


Quiosque: TV Guia, TV Mais

Para lá das 24

Boa noite e bem-vindo a mais um Para lá das 24!

Ficámos esta semana a saber que Luís Jardim está completamente disponível para regressar ao Ídolos. Em entrevista, o produtor musical disse estas palavras numa forma clara de afirmação perante o concurso.

Ora, esta posição de Luís Jardim é no mínimo estranha. Em Setembro, aquando do regresso do talent-show à SIC, o madeirense gerou um verdadeiro bate-boca, dizendo mesmo que o Ídolos era uma mentira já que catapultava talentos para um mercado saturado e sem hipóteses. Pois bem, desta vez Luís Jardim voltou atrás ao que disse acreditando numa "outra faceta do Ídolos" que, segundo ele, foi apenas mostrada na terceira edição do programa.


Esta repentina mudança de opinião é uma clara forma de oportunismo. Luís Jardim optou por não ingressar na terceira edição do Ídolos. Foi uma escolha, talvez acreditando que este obtivesse um mediatismo mediano tais como nas duas primeiras edições. E caso isso acontecesse ele até teria alguma razão nas suas palavras já que nem a Diana, nem o Filipe, nem os restantes finalistas teriam o mesmo reconhecimento que actualmente têm.


Mas apesar desta componente oportunista, Luís Jardim poderia ser um óptimo regresso ao concurso. É consensual o seu soberbo conhecimento musical e a sua presença iria reforçar de uma forma substancialmente importante o júri do programa apresentado por Cláudia Vieira e João Manzarra. Algo a ter em conta na pré-produção desta quarta edição...