13 de abril de 2011

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme "Manhãs Gloriosas", em exibição nos cinemas!

“Manhãs Gloriosas” é um filme cómico/dramático, com a direcção de Roger Michell e produção de J.J. Abrams.

Becky Fuller (Rachel McAdams) acabou de ser afastada do seu trabalho como produtora do programa matinal “Bom dia New Jersey”. À medida que o tempo vai passando, a sua procura por um novo emprego parece cada vez mais difícil, até ao dia em que recebe uma chamada para apresentar o programa “DayBreak”. Contratada por Jerry Barnes (Jeff Goldblum) para ser produtora executiva, o programa debate-se com a liderança do programa “Today Show”.

Logo no primeiro dia Becky despede o conceituado co-apresentador Paul McVee (Ty Burrelll), uma decisão aplaudida por todos os trabalhadores. Enquanto se debate sobre quem contratar agora, descobre o relutante candidato Mike Pomeroy (Harrison Ford), um veterano jornalista. Implacável naquilo que ambiciona, Becky encontra uma cláusula no seu contrato que o obriga a aceitar o trabalho, com o risco de perder o emprego caso não o faça. Mas Pomeroy não promete facilitar, e recusa-se a apresentar segmentos como fofocas sobre celebridades, o tempo, moda ou artesanato – e com a mesma relutância opõe-se a partilhar o programa como a sua nova co-anfitriã Colleen Peck (Keaton), uma ex-rainha da moda e uma personalidade dos programas matinais. Entretanto Becky começa a sair com Adam (Patrick Wilson), também produtor. Enquanto Mike e Colleen se confrontam, primeiro nos bastidores e depois em directo, Becky começa a aperceber-se que terá de lutar para salvar a sua relação, reputação, o emprego e até o próprio programa!


Tom Hanks é a nova confirmação do filme “Cloud Atlas”, um filme que vai adaptar o romance de David Mitchell que conta seis histórias que se interligam entre si desde os anos de 1850 até anos futuros!

Bradley Cooper negoceia regresso de “O Corvo”, sendo que já está confirmado o nome de Juan Carlos Fresnadillo como o realizador do “remake”.

Alec Baldwin regressa aos filmes de Woody Allen. O realizador de “Manhattan” vai agora filmar em Roma!

Até para a semana!


Falar Televisão



Informação a mudar...



O dia 1 de Abril ficou marcado pela entrada oficial da nova direcção de informação na TVI.
Uma vontade em reestruturar a informação do canal de Queluz foi a maior promessa de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa.

Desde então, a directora-adjunta, Judite de Sousa não mais parou. A sua primeira semana foi marcada por uma maratona de entrevistas que começou com o ex-ministro das finanças Teixeira dos Santos e acabou com as caras dos donos dos principais bancos portugueses.
Quanto ao fim-de-semana, esse foi ocupado a acompanhar o Congresso do Partido Socialista em Matosinhos, juntamente com uma vasta equipa da TVI.

Esta semana já conta com uma entrevista ao líder do PSD, Pedro Passos Coelho.
Não me lembro quando acontece-se algo assim pelos lados de Queluz.


Uma mudança na linha editorial e nos cenários dos blocos informativos da televisão de Cotrim Figueiredo têm sido notícias na imprensa e José Alberto Carvalho já garantiu que vai voltar ao ecrã no papel de pivô assim que o novo cenário estiver concluído. Para breve, prevê-se.

Espero que não mudem para pior, porque na minha opinião o ainda actual cenário é bastante positivo, uma vez que através dele podemos ver toda uma redacção a trabalhar para nos informar a nós telespectadores.
Novos conteúdos vão também ser parte integrante do Jornal Nacional.

A promessa de uma informação de coragem e iniciativa, responsável, credível, mais próxima dos portugueses, transparente, que fala a verdade, livre, actual, de confiança e capaz e encarar o futuro foi feita. Agora resta-nos esperar para vê-la cumprida.

Todas estas transformações, são claro está, para atrair cada vez mais portugueses a ver o noticiário da TVI e assim reforçar as audiências, até chegar a ser o bloco informativo mais visto de Portugal.

Quanto a mim, eu acredito nesta mudança e nos profissionais que são José Alberto Carvalho e Judite de Sousa. E você, o que acha de tudo isto?

Fátima Lopes perde parte da equipa de "A Tarde é Sua"


Parece que a saída de Júlia Pinheiro do programa das tardes de Queluz de Baixo ainda faz mossa no canal. Desta vez foi o “cérebro” dos conteúdos de A Tarde é Sua que bateu com a porta, revela a TV Guia desta semana.

“Já não estamos a trabalhar em A Tarde é Sua com a Fátima Lopes. Decidimos sair, devido a graves incompatibilidades com a Coral Europa”, adianta à referida publicação Artur Moura, mentor da Produções Clandestinas, Lda.


Ao lado deste senhor, também Cláudia Rodrigues e Dulce Rodrigues dirigiram, desde o inicio do programa, os conteúdos das tardes da TVI, mas agora, o vínculo terminou, mas poderá não ser para sempre. “Os responsáveis da TVI conhecem bem o nosso trabalho. Estamos tranquilos e não temos nada a dizer, tanto da Fátima Lopes como dos responsáveis da TVI”, confessou Cláudia Rodrigues à referida publicação.


Contudo, Artur Moura garante que cumpriram com o trabalho até ao último dia: “Deixámos trabalho feito até dia 7 de Abril. Tudo o que acontecer a seguir, já não é da nossa responsabilidade”, explicou à TV Guia. A partir de agora, João Patrício, que trabalhou com Fátima Lopes na SIC é o responsável pelos conteúdos de A Tarde é Sua.


Quiosque: TV Guia

Produção de "Perdidos na Tribo" com dificuldades de comunicação


Foi há pouco mais de uma semana que os doze concorrentes do novo reality-show da TVI partiram para uma grande aventura. Embora já soubessem, que as telecomunicações seriam dificultadas, os familiares de alguns dos concorrentes confirmam que têm tido dificuldade em falar com eles, em entrevista à TV Guia desta semana:


“A produção ligou-me a dizer que estava tudo bem, mas já passou uma semana”, começa por dizer Verónica, mulher de Sérgio. Também Leonor Ferreira, mãe de Vera, admite que está preocupada: “Só falei com ela na terça-feira (dia 5). Ligou-me e disse que estava tudo bem, que já tinha chegado, mas nunca mais soube nada dela. Estou muito preocupada, pois já passou uma semana e a produção não falou comigo”, adiantou a senhora.


Ainda assim, parece que a própria produção tem tido dificuldades em comunicar com os colegas que estão nas diferentes tribos, uma vez que tem surgido problemas em acompanhar esta aventura a partir de Lisboa. A rede por satélite é escassa e não há muitas formas para contornar o problema. Todavia, tudo indica que está a correr bem e que não haverá problemas nenhuns com os concorrentes, caso contrário já teriam surgido indicações de tal situação.


Quiosque: TV Guia

Os Vencedores dos “Troféus TV 7 Dias de Televisão 2010”

Decorreu na noite de ontem a segunda edição dos Troféus TV 7 Dias de Televisão. Depois do sucesso alcançado no ano passado, este ano mais vinte e nove troféus foram entregues, nos únicos prémios de televisão existentes, actualmente, no nosso país. E os grandes vencedores foram:


Telenovelas


Melhor Telenovela: Espírito indomável (TVI)

Melhor Actor principal: Diogo Morgado (SIC, Laços de Sangue)

Melhor Actriz principal: Alexandra Lencastre (TVI, Meu Amor)

Melhor Actor de elenco: João Ricardo (SIC, Laços de Sangue)

Melhor Actriz de elenco: Eunice Muñoz (TVI, Mar de Paixão)

Melhor Música de Genérico: Estou Além (SIC, Laços de Sangue)


Séries

Melhor Série: República (RTP)

Melhor Actor: Miguel Guilherme (RTP, Conta-me Como Foi)

Melhor Actriz: Sofia Alves (TVI, 37)


HUMOR

Melhor Programa: Aqui não Há Quem Viva (SIC)

Melhor Actor/Humorista: Bruno Nogueira (RTP, Lado B)

Melhor Actriz/Humorista: Rosa Lobato Faria (SIC, Aqui Não Há quem Viva)


Entretenimento

Melhor Programa: Casa dos Segredos (TVI)

Melhor Talk-show: 5 Para a Meia-Noite (RTP 2)

Melhor Apresentador: Manuel Luís Goucha (TVI, Você na TV)

Melhor Apresentadora: Cristina Ferreira (TVI, Você na TV)


Informação

Melhor Programa: Prós e Contras (RTP)

Melhor Jornalista/Apresentador: José Alberto Carvalho (RTP)

Melhor Jornalista/Apresentadora: Fátima Campos Ferreira (RTP)

Melhor Reportagem/Documentário: Pacto de Silêncio (TVI, Repórter TVI)

Melhor Comentador: Marcelo Rebelo de Sousa (TVI, RTP)

Melhor Programa infanto-juvenil: Morangos com Açúcar – Série VII (TVI)

Melhor Programa de informação cultural: Janela Indiscreta (RTP)

Melhor Programa social: Alta Definição (SIC)

Melhor Programa desportivo: Tempo Extra (SIC Notícias)

Prémio Revelação

Joana Santos


Prémio Carreira

Nicolau Breyner


Prémio Memória

Mariana Rey Monteiro


Prémio Prestígio

Luís Andrade

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Judite Sousa e José Alberto Carvalho: a nova dupla do "Jornal Nacional"


À semelhança do que fez no passado, a TVI voltará a ter o seu principal bloco noticioso conduzido por uma dupla. E desta vez com dois jornalistas “de peso”: nem mais, nem menos, do que os mais recentes reforços do canal. Este é o grande segredo da direcção de informação e que a TV Guia desta semana revela.


De acordo com a referida revista, o sucessor de Júlio Magalhães pretende algo diferente e mais ousado do que foi feito no nosso país até ao momento. Num estúdio que está a ser construído a todo o vapor, Judite Sousa e José Alberto Carvalho darão as notícias aos telespectadores.


Num modelo em tudo semelhante ao que é comum nos Estados Unidos da América, que transmite uma dinâmica diferente e impressionante de ver no pequeno ecrã: um fica com a apresentação das notícias, e o outro é responsável pela parte dos comentários e entrevistas. “Mas não será nada estanque”, adianta fonte da administração.


E as diferenças face ao que se fez em tempos são evidentes: “Na altura, um pivô lia uma notícia, depois lia o outro. Agora não. Isto vai ser por blocos… Economia, política, desporto”, explicou ainda a mesma fonte.


Para além do Jornal Nacional, também o Jornal da Uma sofrerá uma grande mudança, contudo, não está previsto que seja apresentado por uma dupla, mas sim por um único pivô, que poderá continuar a ser Pedro Carvalhas ou, adianta a TV Guia, José Carlos Castro ou Pedro Pinto.


Numa altura em que continua a perder para a informação da RTP, é de prever que as alterações surtam um grande efeito para os lados de Queluz de Baixo. E, ao que tudo indica, ainda durante Abril serão vistas as alterações!


Quiosque: TV Guia

Fala-se - 13/04/2011


Boa tarde! Nesta quarta-feira Fala-se de...


Pedro Barroso

Depois do fim do romance com Isabel Figueira, o actor só pensa em tirar uns merecidos dias de férias. Com as gravações de "Sedução" a todo o vapor, Pedro Barroso pretende visitar Praga, a capital da República Chega.

Para além dessa capital, Madrid parece ser outro dos destinos do actor, na medida em que está a pensar investir na sua formação a partir de Julho.


Pedro Pinto

Com as alterações na Informação da TVI, o jornalista aproveitou uma tarde para rumar a uma esplanada e tomar um bom café. De óculos escuros, Pedro Pinto apanhou um pouco de sol, e pensou sobre o que o futuro lhe reserva na estação de Queluz de Baixo.

Será que José Alberto Carvalho lhe reserva alguma surpresa?

Quiosque: TV 7 Dias

SIC prepara canal "Peso Pesado"


À semelhança do que a estação de Queluz de Baixo fez com Secret Story, também os responsáveis de Carnaxide pretendem criar um canal inteiramente dedicado ao seu novo reality-show.


De acordo com a edição desta quarta-feira do Correio da Manhã, a SIC e a Meo já estiveram reunidas e já deram entrada com o pedido na Entidade Reguladora para a Comunicação Social, que “Confirma que deu um entrada um pedido de autorização (da SIC) para um serviço de programas de acesso condicionado livre”, explicou a ERC, em solicitação enviada pelo CM.


O projecto, segundo adianta o mesmo jornal, é composto por um canal de televisão e uma aplicação interactiva. Todavia, ainda estão por definir os conteúdos do novo canal, uma vez que, ao contrário do antigo programa da TVI, Peso Pesado não será emitido totalmente em directo. Por isso os conteúdos serão ligeiramente, mas, sabe o Correio da Manhã, as duas empresas estão confiantes com este canal, e acreditam que a ERC lhes vai dar “luz verde”.


Contudo, contactadas pelo referido jornal, nem a SIC nem a Meo quiseram prestar qualquer tipo de comentários.


Quiosque: Correio da Manhã

"5 Para a Meia-Noite" é o melhor talk-show de 2010


Em semana de despedida da quarta série, há um motivo extra para a equipa do programa de fim de noite da RTP 2 comemorar.

É que, depois de no ano passado o prémio ter ido para o Você na TV, desta vez o 5 Para a Meia-Noite recebeu o galardão referente ao Melhor Talk-Show de 2010, nos Troféus TV 7 Dias de Televisão.


A notícia é avançada pela página oficial do programa no Facebook.

O 5 Para a Meia-Noite levou a melhor sobre quatro concorrentes do day-time da televisão portuguesa: Você na TV, As Tardes da Júlia, Portugal no Coração e Praça da Alegria.

Goucha e Cristina são os Melhores Apresentadores de 2010


Decorreu ontem à noite a segunda gala dos Troféus TV 7 Dias de Televisão referentes ao ano de 2010. E, embora ainda não sejam conhecidos todos os vencedores, já se sabe quem ganhou duas das categorias mais “apetecidas”.


E os apresentadores do programa das manhãs da TVI estão de parabéns. É que Cristina Ferreira é a Melhor Apresentadora de 2010, enquanto que Manuel Luís Goucha o Melhor Apresentador de 2010.


Se a loira levou a melhor sobre Fátima Lopes, Filomena Cautela, Sílvia Alberto e Júlia Pinheiro, a vencedora do ano passado, o conceituado comunicador conseguiu vencer o prémio que disputou com João Baião, João Manzarra, Pedro Fernandes e José Carlos Malato, que conquistou o troféu referente a 2009.

Revista de Imprensa - 12/04/2011


Muito bom dia! Seja bem-vindo à "Revista de Imprensa" desta quarta-feira!

Io Apolloni garante momentos de diversão em "Perdidos na Tribo - Famosos"


É a mais velha concorrente do novo reality-show da estação de Queluz de Baixo, contudo não tem dúvidas de que a sua participação será fulcral para os restantes concorrentes. Com 66 anos, a actriz confessa que vai ser um pilar fundamental para todos aqueles que não aguentarem a pressão da selva: "Vou ser uma mãe para eles todos, acho eu. Todos, quer dizer, no fundo somos só quatro e não sei com quem vou".

Afastada há algum tempo dos ecrãs nacionais, Io Apolloni ficou satisfeita com o convite da TVI para fazer parte desta nova aposta. "Surpreendida e muito contente. Foi um prazer terem-se lembrado de mim, porque há muito tempo que não apareço em televisão, que não tenho trabalho visível. Agora, mais do que um trabalho, é uma experiência inédita que me satisfaz, porque adoro a natureza, a cultura dos outros povos. Vai ser uma experiência totalmente enriquecedora", explicou à Flash!.

Com algum italianto à mistura, a actriz espera com esta participação fugir à realidade do páis por algumas semanas, e encarar um mundo totalmente diferente daquele que conhece: "Ando muito cansada, cheia de 'stress', porque esta crise também é contagiante. E infelizmente também não pude vender o meu espectáculo nestes ultimos meses. Também quero saber outra coisa que é se é mais selva lá, ou se é mais selva cá".

Samora em antena no Verão!



Depois da polémica com a estação de Queluz de Baixo, Rogério Samora está agora concentrado na sua personagem na nova telenovela da estação de Carnaxide. Ao lado de Cláudia Vieira e Helena Laureano, o actor irá desempenhar o papel de um homem com vários segredos. Um deles, estará ligado à actual namorada de Pedro Teixeira, sendo este um dos pontos principais da história de Patrícia Muller.


Ciente das expectativas do público, a autora de "Mar de Paixão" garante que esta será uma novela que irá surpreender os portugueses: "O público pode contar com uma novela que vai ser boa para a fase que se atravessa agora. Uma novela que, sem fugir à realidade, vai permitir sonhar e acreditar que as coisas podem ser melhores".

Rogério Samora vê assim uma luz ao fundo do túnel, depois do processo em que esteve envolvido com a TVI, o qual acabou por resultar numa indemnização para o canal da Media Capital.

De salientar igualmente que Patrícia Muller terá a seu lado André Murraças e Ana Casaco. O primeiro vem directamente da Plural, e chegou a trabalhar na pesquisa para "Anjo Meu", a mais recente produção da estação de Queluz de Baixo.

Citação do dia

Havia pessoas que me diziam que não ia conseguir ser actor, mas consegui.

Rui Sá



Curiosidade do dia



O próximo sábado assinalará o quinto ano sobre a morte do actor Francisco Adam. O jovem talento da estação de Queluz faleceu após uma sessão de autógrafos em Coruche, devido a um acidente de carro.

Quiosque: Flash!, TV 7 Dias.

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Desnorte completo

1. O que é mais extraordinário, no caso do menino filipino humilhado num programa de talentos, nem é a humilhação em si. Humilhações assim (e assado) acontecem todos os dias em muitas televisões do mundo. O que é mais extraordinário é os pais da criança, que o incentivaram a submeter-se à dita humilhação na expectativa de um prémio de 162 euros, continuarem convictos, segundo leio pela imprensa, que a criança não foi humilhada. É verdade que essa acefalia também não é exclusivo das Filipinas ou do público do programa Willing Willie: ela reina ao redor do globo, inclusive aqui em Portugal, entre o público da TV generalista (e não só). Mas é aí que está o problema: no público - e, em particular, naquilo a que o público está disposto a submeter-se por dois segundos de antena ou 162 euros de prémio. Da TV, já se sabe, não se pode esperar mais.

2. Novo caso cómico na guerra entre os grandes canais portugueses: a SIC acusa a RTP de "copiar", para o programa Portugal e o Futuro, o logótipo de Portugal 2009-2011. A ideia de cópia é rebuscada, como o prova uma simples comparação a olho nu entre os dois logótipos. Mas, sobretudo, e num contexto em que os canais estão cada vez mais iguais uns aos outros, copiando-se mutuamente formatos, modelos e horários, é verdadeiramente desconcertante que estejamos a discutir um logótipo. Ainda por cima sendo o dito feio como os trovões.

3. Abelha Maia vai voltar, desta vez em versão 3D. É um golpe de marketing oportuno, agora que o culto dos anos 80 deixou de ser um statement exclusivo dos jovens urbanos e ganhou raízes até na cultura brejeira. Temo que nos esperem vários anos de especial mau gosto.