19 de fevereiro de 2010

Os Escolhidos



Muito boa noite. A primeira temporada dos Escolhidos está a chegar ao fim! Depois de doze expulsões, chegou a vez de se apurar os três finalistas deste concurso. Sabendo que na passada semana, Mariana Monteiro e Lourenço Ortigão garantiram um lugar no pódium, hoje, saberemos qual vai ser a terceira personalidade que os vai acompanhar.

Neste sentido, aqui ficam os resultados da votação "Qual a personalidade que deve abandonar Os Escolhidos, decorrida nos últimos dias:

Fátima Lopes - 52%
Alexandra Lencastre - 48%

A actriz de "Meu Amor", é assim a última finalista deste concurso.

As três caras da TVI vão assim lutar pelo primeiro lugar nos Escolhidos. Só um poderá vencer, e isso só acontecerá através do seu voto. Para a semana, anunciaremos o grande vencedor deste concurso, assim como uma novidade do mesmo! Até lá!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

O regresso de frei Tomás

Que a memória é uma coisa curta, já sabíamos há muito. Que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", também. Mas não deixa de ser interessante registar que todas as vozes que se ouviram, e foram muitas, há dez anos, quando a TVI levou ao seu Jornal Nacional os protagonistas do Big Brother, ficaram agora caladas na sequência da ida do vencedor do Ídolos ao Jornal da Noite da SIC.

A estação que mais criticou a TVI na altura foi, precisamente, a rival de Carnaxide. O director de Informação, Alcides Vieira, era o mesmo. O pivô do jornal, Rodrigo Guedes de Carvalho, já era um dos que, então, desempenhavam funções. Mesmo na imprensa, os críticos de outrora não se indignaram desta vez.

Para lá da incoerência de pensamento visível a olho nu ("bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz"...), o que mudou numa década na televisão para que a ida de Filipe Pinto ao principal jornal da SIC seja hoje considerado uma coisa normal?

É que há dez anos vivíamos um ponto de viragem na televisão: a SIC era líder e a TVI o challenger. Hoje é a SIC que corre atrás do prejuízo, potenciando a sua melhor aposta dos últimos largos anos. Por outro lado, depois de Marco Borges e Zé Maria, em 2000, foram vários os casos em que protagonistas da programação dos canais privados tiveram honras de noticiário nobre. A TVI fê-lo durante anos a fio com o lançamento das suas novelas e as audiências da sua ficção.

A coisa tornou-se, pois, banal. O que obriga a uma certa prudência no que hoje se diz. É que na TV como no futebol o que hoje é verdade, amanhã pode muito bem ser mentira.

Hoje às 21:00..


..saiba qual vai ser o terceiro finalista dos "Escolhidos"!

Última Hora


A estreia do novo programa da SIC, Sinais de Fogo, conduzido por Miguel Sousa Tavares, vai contar com a partipação de José Sócrates!

A não perder na próxima segunda-feira

Diana Piedade é a convidada de Filomena Cautela no "5 Para a Meia Noite" de segunda-feira, segundo o jornal 24 Horas. A não perder a entrevista à segunda classificada de "Ídolos".

Audimetria 28/02/2010


Com a "ajuda" do Benfica, a SIC chegou ontem ao primeiro lugar do dia, com 28.3% de share. A TVI ficou-se pelo segundo posto, com menos 1.3% e a RTP posicionou-se no terceiro lugar. Fez 23.5% de share.

O "jogo entre Benfica e o Hertha de Berlim" é o vencedor do dia, uma vez que chegou aos 18% de rating e 44% de share.
As novelas da TVI não estiveram mal, uma vez que tanto "Deixa que te Leve" e "Meu Amor" ficaram acima dos 14% de rating. Também "Morangos Com Açucar" se destacou no dia de ontem. A série juvenil voltou a levar a melhor sobre "O Preço Certo" e fez mais de 33 pontos de share.

Fonte do quadro: Mediamonitor

Sabia que...

Segundo aquilo que Carlos Dias da Silva escreveu na sua crónica diária do jornal 24 Horas, "Frame do Dia", Diana Chaves já poderia estar na estação de Carnaxide desde o início da sua carreira? Pois é, o cronista revelou ontem que ainda antes de a apresentadora de "Salve-se Quem Puder" ter participado em "1ª Companhia", tinha sugerido a sua contratação para o programa "Extâse", na SIC.

Revista de Imprensa 19/02/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana.

TVI sem gala de Aniversário
Ao estilo flash mob, o fenómeno que pôs centenas de pessoas a dançar no aeroporto de Lisboa em vésperas de natal, vários têm sido os bailarinos que têm invadido os programas da TVI. Todos estes momentos foram gravados e passarão ao longo da emissão da estação de Queluz de Baixo durante o seu dia de aniversário, no próximo sábado. Tudo culminará com uma invasão à redação da estação, que contará com uma actuação dos D'ZRT, numa festa que termina com uma surpresa não anunciada pela TVI. À semelhança do ano passado, este ano volta a não haver gala da estação, todavia está previsto um jantar com os funcionários da TVI e TVI24, no dia 26 de Fevereiro.

TVI prepara substituta de "Sentimentos"
Tal como o Televisão-Opinião avançou recentemente, a TVI já prepara a substituta de "Sentimentos". Com o nome provisório de "Espírito Indomável", a acção da nova trama inicia-se fora de Portugal. Embora a história comece no Uruguai, essas cenas serão gravadas em duas cidades do estado de Porto Alegre, no Brasil. Um dos locais que poderá ser visto em "Espírito Indomável" é a Estância da Graça, que serviu de pano de fundo a uma produção da TV Globo, a minissérie "A Casa das 7 Mulheres". A comitiva portuguesa, constituída por Rita Ruaz, Teresa Macedo, Diogo Amaral, Adriano Luz, Hugo Cerqueira e Nuno Pardal, parte no próximo dia 1 de Março para terras de Vera Cruz. A estreia desta nova produção está agendada para Maio.

"Notícias em Segunda Mão" começa terça-feira
É já no próximo dia 23 de Fevereiro que Marco Horácio e Eduardo Madeira dão início a "Notícias em Segunda Mão". Emitido de terça a sexta-feira, logo após o "Jornal da Noite", a ideia do programa é criar um estilo próprio que inclui a apresentação em jeito de stand-up comedy e caricaturas de animação. Estão previstas 40 emissões de 25 minutos cada, gravadas sempre no dia anterior a ir para o ar. Os textos são resultado de uma parceria entre a SIC e as Produções Fictícias.

CITAÇÃO DO DIA

"O meu melhor boneco é hoje em dia a própria Ana Bola"

A última frase desta semana é da autoria de Ana Bola





Fala-se de: Ricardo Pereira

O actor compareceu na passada quarta-feira ao evento organizado pela Optimus e pelo My Space Portugal. Sempre com um sorriso nos lábios o "Pedro" de "Perfeito Coração" surgiu com um novo look: está de cabelo rapado. Não adiantou promenores sobre o motivo, dizendo apenas que "todos vão ver e perceber o porquê".

Fonte: 24 Horas

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

O programa Não Há Crise, transmitido na SIC, aos fins-de-semana, é simplesmente decadente.
Apesar de, em termos de audiências, não se sair mal, percebe-se à distância que é um formato totalmente desgastado. Como espectador de televisão, não percebo o porquê da estação de Carnaxide continuar a apostar em "enlatados".
Independentemente dos custos serem baixos, quando penso no "Não Há Crise", lembro-me da fase em que o terceiro canal passava as repetições de "Malucos do Riso", e transmitia o "Tá a Gravar", apresentado por Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos. Este período, apesar de inicialmente ter sido risonho para a estação, tornou-se numa dor de cabeça, quando, após algumas semanas de exibição, os programas começaram a perder espectadores.
Sabemos agora que a SIC vai voltar a apostar em "Não Há Crise", tornando-o não só totalmente português, como também, apostando numa companheira (Sofia Cerveira) para Nuno Graciano, na apresentação.
Vai ser mais um "refresh" para o programa, apesar de na realidade continuar tudo na mesma.
Apesar de pôr a rir os portugueses, o meu gesto, quando, ao sábado, sintonizo na SIC, por volta das 23:00, é simplesmente mudar para a concorrência, ou então viajar para o universo cabo.
Inovação precisa-se?