19 de fevereiro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

O regresso de frei Tomás

Que a memória é uma coisa curta, já sabíamos há muito. Que "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades", também. Mas não deixa de ser interessante registar que todas as vozes que se ouviram, e foram muitas, há dez anos, quando a TVI levou ao seu Jornal Nacional os protagonistas do Big Brother, ficaram agora caladas na sequência da ida do vencedor do Ídolos ao Jornal da Noite da SIC.

A estação que mais criticou a TVI na altura foi, precisamente, a rival de Carnaxide. O director de Informação, Alcides Vieira, era o mesmo. O pivô do jornal, Rodrigo Guedes de Carvalho, já era um dos que, então, desempenhavam funções. Mesmo na imprensa, os críticos de outrora não se indignaram desta vez.

Para lá da incoerência de pensamento visível a olho nu ("bem prega frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz"...), o que mudou numa década na televisão para que a ida de Filipe Pinto ao principal jornal da SIC seja hoje considerado uma coisa normal?

É que há dez anos vivíamos um ponto de viragem na televisão: a SIC era líder e a TVI o challenger. Hoje é a SIC que corre atrás do prejuízo, potenciando a sua melhor aposta dos últimos largos anos. Por outro lado, depois de Marco Borges e Zé Maria, em 2000, foram vários os casos em que protagonistas da programação dos canais privados tiveram honras de noticiário nobre. A TVI fê-lo durante anos a fio com o lançamento das suas novelas e as audiências da sua ficção.

A coisa tornou-se, pois, banal. O que obriga a uma certa prudência no que hoje se diz. É que na TV como no futebol o que hoje é verdade, amanhã pode muito bem ser mentira.

2 comentários:

TVI Blog disse...

E muito criticavam da TVI fazer promoção das suas novelas no Jornal Nacional, e em Setembro podemos realmente ver a verdadeira SIC, com os Esmiuça os Sufrágios, todos os dias 15 minutos de gatos no Jornal da Noite.

E também alguns fãs da SIC chamavam elásticos às novelas da TVI, pois dou um exemplo do elásticos na SIC //Não Há Crise // Tá a Gravar // Ídolos // e agora um recente elástico, Salve-se Quem Puder. Enfim isto só prova que todos nós não temos moral nenhuma para apontar seja o que for à concorrência.
Isto é péssimo, pois ambas as estação deviam ser opostas em tudo, para a competividade aumentar ainda mais.

São os tempos actuais da televisão.

DS disse...

Todas as estações têm culpas no cartório, se bem que eu acho muito mais aceitável, entrevistarem o novo Ídolo de Portugal, do que abrirem um noticiário a dizer que o Mané tinha ganho a Academia de Estrelas.