4 de abril de 2011

Frente a Frente


Boa noite! Na semana passada, o duelo do "Frente a Frente" passava-se entre duas séries da estação pública. Nesta segunda-feira, as atenções viram-se para a TVI, com a análise a duas das tribos do novo programa que irá competir com "Peso Pesado", da SIC.



Foi na passada semana que ficámos a conhecer as três equipas do novo reality-show da TVI. Uma com ex-concorrentes de outros programas do género, outra com actores e a última com pessoas diferentes umas das outras, arrisco-me a dizer. A mim, hoje, cabe-me a tarefa de falar sobre a primeira que enunciei.

Marta Cardoso, Vera Ferreira, José Castelo Branco e Sérgio Vicente são os quatro “veternaos” que viajarão até à tribo Himba, em pleno território africano, mais precisamente na Namíbia. Sinceramente, creio que este deverá ser o grupo que mais divertirá os portugueses. Talvez por serem aqueles que melhor conhecemos, por terem mais “experiência” e saberem o que é que um formato deste género pretende.

Quando chegarem até nós as primeiras imagens de Perdidos na Tribo, sem sombra de dúvidas que José Castelo Branco e Vera Ferreira deverão estar bastante cúmplices, bem como os restantes dois parceiros, até porque Marta Cardoso já “contracenou” com o “conde” no Circo das Celebridades e já o “conhece de ginjeira”. Se a tudo isto juntarmos o facto de serem quatro pessoas que se conhecem “perdidos” numa tribo onde não têm conhecimentos prévios sobre ninguém, é claro que haverá muito companheirismo e os possíveis atritos que são inevitáveis serão substituídos por momentos de camaradagem.


Resta-me dizer que acredito que a experiência destas quatro pessoas será inesquecível e que nós, telespectadores, teremos a oportunidade de os ver em situações que nunca imaginamos. Ainda assim, os momentos mais divertidos serão, inevitavelmente, com José Castelo Branco que terá na colega de Secret Story uma grande parceira de festa. E é mesmo isso que se pretende com este programa, ou não fosse este o seu grande propósito: entreter os portugueses.

Ainda assim, espero também ver momentos mais emotivos, com a pressão de estar longe da família e dos amigos a evidenciar-se, até porque isso também faz parte da vida real.

A equipa mais divertida, que deixa antever os melhores momentos de Perdidos na Tribo. Venham de lá essas aventuras e desventuras, Vera Ferreira, Marta Cardoso, Sérgio Vicente e José Castelo Branco!




A viagem está quase a começar por Queluz de Baixo, e as equipas começam agora a fomentar as suas próprias normas e valores. Joana Alvarenga, José Carlos Pereira, Luís Lourenço e Mafalda Teixeira, são o grupo de actores que irão prestar provas na selva. Habituados a serem acompanhados pelos telespectadores nacionais, nas mais variadas produções, desta vez o cenário muda de figura. Sem estarem em estúdio, com um guião para decorar ou determinados gestos por representar, a verdade é que os quatro participantes deste reality-show irão ter em si uma personagem. Calma, selvagem, precipitada, imatura ou corajosa, não tenho dúvidas que mesmo não tendo José Castelo Branco como colega de tribo, isso não será um factor em desvantagem para esta equipa.

Habituados a fazer rir, chorar ou criar suspense nos portugueses, os quatro actores vão ter em si os olhares curiosos dos seguidores de "Perdidos na Tribo".

Afinal, e tendo em conta os problemas de José Carlos Pereira com o álcool, ou o divórcio de Luis Lourenço há alguns meses, o afastamento de Joana Alvarenga dos ecrãs nacionais, e o "Espírito Indomável" de Mafalda Teixeira na TVI, muitas histórias poderão vir ao de cima com os quatros profissionais em questão. No caso da antiga estrela de "Rebelde Way", não tenho dúvidas de que procurará criar para a sua tribo uma imagem de garra e força. Já o namorado da "trinca-espinhas" de "Anjo Selvagem", tentará demonstrar aos portugueses que está totalmente recuperado e pronto para embarcar em novos desafios. Mafalda Teixeira, poderá muito bem relacionar-se com Jorge Kapinha, um grande amigo seu e, desta forma, criar uma ponte entre duas tribos. Finalmente, Luís Lourenço, com o seu portefólio em "Morangos com Açúcar", tentará provavelmente surpreender os telespectadores ao fazer de tudo para encontrar alimentos para a sua sobrevivência.



Independentemente das histórias criadas, não tenho dúvidas de que a estas se juntem muitas outras, sempre com o objectivo de tornar "Perdidos na Tribo" um concurso mais familiar. Sendo estas conhecidas caras dos telespectadores nacionais, continuarão a ter com estes uma grande empatia. Desde que com moderação, e sem cair em vícios, discussões ou figuras menos abonatórias, esta tribo tem as condições necessárias para ser equilibrada. Afinal, também desta característica se faz uma equipa e, quando ela não existe, então nada feito.

Boa sorte na selva!

Terminado mais um "Frente a Frente", resta dar por terminado o anterior. Assim, a sondagem que colocava em duelo "Conta-me como Foi" e "Maternidade" teve os seguintes resultados:

"Conta-me como Foi", por Diogo Santos - 60%
"Maternidade", por Tiago Henriques - 40%


Falar Televisão


Adaptações

Os formatos dos programas divergem consoante a cultura e as formas de ver e experimentar televisão de cada país. Apesar de estarmos maioritariamente na bolha de influência norte-americana e inglesa, existem também claramente aspectos brasileiros que redefinem a nossa programação e os nossos conteúdos.



Decidi escrever sobre o tema das adaptações porque estamos numa altura particularmente propícia para isso. Sim, vão-me dizer, já se fazem há muito tempo adaptações em Portugal, nomeadamente com a compra de novelas hispânicas, que depois são transformadas em ‘produto nacional’. Mas mais recentemente, tem-se notado uma exigência diferente nas adaptações nacionais. Exemplos disso são o Portugal Tem Talento, Peso Pesado, Perdidos na Tribo, Secret Story, entre outros.


O que noto neste tipo de produções, para além da percepção das estações televisivas de que o público está mais maduro e mais receptivo a programas semi-adaptados (já lá vamos), é o facto de perceberem que estas exigem um investimento financeiro e técnico maior do que ao que estão habituadas.


Hoje em dia, para este tipo de programas (reality-shows, etc.), uma boa adaptação é uma semi-adaptação, ou seja, é manter as características fundamentais do programa importado. Esta situação explica-se pelo facto de o telespectador já não estar preso a canais nacionais. Hoje tem referências internacionais de qualidade, face a uma oferta diversificada. Consegue e está apto a criticar o original e a adaptação. Por exemplo, tendo assistido ao Britain’s Got Talent, posso dizer que a adaptação portuguesa está bem executada, tendo superado as minhas expectativas. O mesmo se pode dizer de Ídolos. Contudo, ainda na SIC, espero que a adaptação de The Biggest Loser seja bem-sucedida. As mudanças no formato português que vão sendo anunciados deixam-me de pé atrás. Para a SIC? Não estraguem uma fórmula vencedora.


Esta noite...


... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Catarina Camacho com novo projecto na RTP Memória


É uma das mais antigas repórteres do Só Visto, mas o seu talento e dedicação voltam a ser compensados pela estação pública.

É que, a partir deste mês, Catarina Camacho passará a dar a cara por um novo programa na RTP Memória, tal como revela a Correio TV desta semana.


Agora Escolha 2011, um formato recuperado e que agora usa a Internet e as redes sociais com o objectivo de captar a atenção dos mais jovens. “Jogamos com os conteúdos da RTP Memória mas de maneira divertida”, anunciou Hugo Andrade, director da estação, à referida revista.


Quiosque: Correio TV

Fala-se 04/04/2011



Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!


Isabel Medina

A actriz da TVI, que actualmente é também a directora de actores da novela Sedução da TVI, atravessa momentos difíceis na sua vida. Isabel Medina tem-se visto obrigada a apoiar a sua mãe e o seu marido que se encontram doentes.

Luís Filipe Costa, conhecido realizador e marido de Isabel Medina, foi operado a um carcinoma e necessita assim do apoio da actriz para a sua recuperação.



Cláudia Borges


Foi mãe do pequeno Rodrigo há apenas quatro meses, mas Cláudia Borges já pensa em voltar a alargar a família. Casada  com o realizador Samuel Fortuna, a apresentadora do Fama Show garante que pensa em voltar a engravidar equacionando o nascimento de mais um filho a longo prazo: “Gostava de muito de ter outro filho”, afirma Cláudia ressalvando, “mas só daqui a quatro ou cinco anos”

Quiosque: Notícias TV, Correio TV

César Mourão "pediu para não entrar" em "Querida Júlia"

Quando se falou nos nomes que transitavam da equipa de Companhia das Manhãs para a do novo programa de Júlia Pinheiro muito se comentou sobre o facto de César Mourão não fazer parte da lista. Todavia, em entrevista à Notícias TV desta semana o actor esclarece toda esta situação:


“Não( fui dispensado de funções). Por ter acabado o Companhia das Manhãs não quer dizer que eu saia do ecrã. Por enquanto, não estou a fazer nada em televisão por opção minha. Já tinha dito, antes de ter conhecimento da chegada do programa da Júlia, que não passava pelos meus objectivos continuar na manhã. Queria uma paragem do programa da manhã e do day-time. A SIC, obviamente, compreendeu”, começa por dizer o humorista.


Os motivos para estas opções são simples, anuncia: “Como tudo na vida, as coisas vão mudando. Achei que era altura de fazer coisas novas, mas essas passam pela continuidade de actor televisivo”.

Ainda na mesma entrevista, César Mourão confessou que “gostava de ter um programa meu e espero vir a cumprir isso”, “um programa com dignidade, em que toda a equipa trabalhe para que o público português ria”.


A concluir, o actor explicou ainda que acredita que a SIC lhe vai continuar a dar oportunidades: “Desde que trabalho na SIC, há seis ou sete anos, ainda não trabalhei para outro canal… estamos a construir, desde que estou no canal, novas propostas. É uma constante. É na SIC que estou”.


Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 04/04/2011


Segunda-feira, 4 de Abril. A primeira Revista de Imprensa da semana!


César Mourão continua feliz na SIC


Foi o rei do humor nas manhãs da SIC ao ‘contracenar’ todas as suas populares personagens com Fátima Lopes. Com o final de Companhia das Manhãs, em Março deste ano, César Mourão ficou afastado das luzes da ribalta.

Mas, segundo o actor, esse afastamento deveu-se apenas a sua escolha pessoal e não a uma imposição por parte da SIC: “Por ter acabado o Companhia das Manhãs não quer dizer que eu saia do ecrã. Por enquanto, não estou a fazer nada em televisão por opção minha. Já tinha dito, antes de me ter conhecimento da chegada do programa da Júlia, que não passava pelos meus objectivos continuar na manhã. Queria uma paragem do programa da manhã e do day time. A SIC, obviamente, compreendeu”, explica o actor reforçando que esta saída aconteceu dentro da “continuidade de um actor televisivo”

Para o futuro, César Mourão promete que continuará a aparecer em novos projectos no canal de Carnaxide: “Desde que trabalho na SIC, há seis ou sete anos, ainda não trabalhei para outro canal… Estamos a construir, desde que estou no canal, novas propostas. É uma constante. É na SIC que estou”, remata.



Lídia Franco faz pausa na TV


Depois de ter interpretado a maquiavélica Estela na novela da TVI Meu Amor, Lidia Franco está de novo afastada dos ecrãs. A actriz pretende descansar a sua imagem perante o grande público.

“Vou aproveitar os próximos tempos para descansar a minha imagem. A Estela foi uma personagem muito forte, muito marcante e que me obrigou a lidar com energias muito negativas”, justifica a actriz que, sem qualquer tipo de contrato de exclusividade com a estação de Queluz de Baixo, pretende estar mais ligada ao teatro nos próximos tempos: “Nunca tive nenhum contrato de exclusividade, embora gostasse, pois dá-nos outra estabilidade. Por enquanto, vou estar mais dedicada ao teatro, depois logo se vê”

CITAÇÃO DO DIA
"Cada vez percebo menos de audiências"
Rodrigo Guedes de Carvalho



DESTAQUE DO DIA

No semana em que a nova direcção de informação da TVI toma posse oficialmente, Judite Sousa começa, também ela, a trabalhar na sua nova casa. A partir de hoje e até quinta-feira, Judite irá entrevistar no Jornal Nacional da TVI os principais banqueiros nacionais em pequenas entrevistas de 10 minutos. No domingo chegou a vez à jornalista de entrevistar o primeiro-ministro demissionário, José Sócrates, em exclusivo no TVI24.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV

Beatriz, Matheus e Ana despedem-se de "Uma Canção Para Ti"



Chegou ao fim a última semi-final do talent-show da TVI e mais três jovens ficaram pelo caminho. Cinco são os grandes finalistas, quatro deles escolhidos pelo público português e um pelo grupo de jurados.

18.1% das votações foi quanto Pedro Ferreira conquistou, ficando novamente em primeiro lugar. Seguiu-se Mara Pedro, com 14.6% das votações. Já o terceiro lugar pertence a Carolina Cardetas, que alcançou 12.8% dos votos. Por fim, e com 11.9% das votações, Salomé Silveira também está na grande final de Uma Canção Para Ti.

Matheus Paraízo, Diogo Garcia, Beatriz Felício e Ana Ferreira ficaram, deste modo, à mercê da escolha do grupo de jurados. Vítor Fonseca deu o seu voto a Beatriz, bem como Sofia Ribeiro. Já Rita Pereira optou pelo jovem madeirense, à semelhança de Luís Jardim, o que faz com que Diogo Garcia passe à grande final do talent-show da TVI!





Armazém Aér(i)o e Afidance e Andrely na final de "Portugal tem Talento"


Terminou há poucos segundos mais uma edição do talent-show da SIC e mais dois finalistas foram encontrados. Depois de, na semana passada, Guilherme Gomes ter conquistado os portugueses foi a vez de os Armazém Aér(i)o e Afidance serem os mais votados pelo público.

Coube depois ao grupo de jurados escolher os segundos finalistas entre os The Ultimate Crew e o mágico Andrely. E a opinião foi unânime: o mágico do sul do país foi o escolhido!

Andrely está, assim, na grande final de Portugal tem Talento!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Eu voto neles

Primeiro foi a SIC. Quinta-feira, na apresentação da operação Portugal 2011, e em resposta a uma pergunta de um jornalista, o director-geral, Luís Marques, deixou claro que, se quiserem, os Gato Fedorento têm a porta de Carnaxide aberta para repetirem agora o sucesso de Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios. "O convite ficou feito, eles deixaram de fazer TV, mas, se quiserem, podem voltar", disse, mais ou menos por estas palavras, o responsável.


Um dia depois, à margem da apresentação da operação "Portugal e o Futuro", o novo responsável pela Informação da RTP disse mais ou menos a mesma coisa. "Eles sabem que a porta está aberta. São espíritos livres e podem dar-se ao luxo de escolher", disse Nuno Santos, que, em 2006, os contratou para a programação da RTP, e dois anos depois os recebeu de presente quando se mudou para a SIC.


Até agora, Ricardo Araújo Pereira e companhia não disseram uma palavra sobre esta nova versão de Quem Quer Casar com a Carochinha. Não sei, tão-pouco, se os Gato têm em mente voltar ao activo. Para já, e há mais de um ano, mantêm o exclusivo da publicidade para a Meo: várias campanhas, intensivas, longas e desgastantes, que os fazem continuar no ar, mesmo sem lá estarem. Os quatro humoristas sabem bem a gestão de carreira que fazem. E sabem, evidentemente, as linhas com que se cosem. Estão, aliás, no seu mais legítimo direito achar que o que ganham por ser o rosto da PT, mais os extras das suas colaborações na imprensa, chegam perfeitamente para viver descansadamente e sem chatices.


Como espectador, porém, sinto falta deles. A política, sobretudo esta política de agora, bem precisava deles...