20 de dezembro de 2009

Diário de um Ídolo


Seja bem-vindo à terceira edição de "Diário de um Ídolo". Na gala deste domingo, fomos presenteados com temas que os concorrentes dedicaram a algo ou a alguém. Fique a saber quais as melhores actuações da noite e qual a perfomance da dupla Cláudia Vieira/João Manzarra. Fique também a par sobre a interacção entre o quarteto dos júris nesta gala.

A abertura do "Ídolos" deste domingo foi acompanhada por um esclarecimento. João Manzarra e Cláudia Vieira explicaram que, o conhecido resumo contém os ensaios dos concorrentes. Logo, as actuações individuais que os espectadores visualizam, são em directo. Aliás, para acabar com as dúvidas, aquando da prestação de cada concorrente, podemos ler "Cantado ao Vivo".

Analisemos agora a qualidade das actuações dos finalistas de "Ídolos".

Inês Laranjeira - Apesar do júri não ter gostado da sua prestação, ou de ter achado que mais uma vez não deu tudo de si, eu achei que a Inês evoluiu. Mais uma vez deu o seu ar doce à música.
Arriscou, mas podia ter-se descolado mais da música.

Salvador Sobral - Também não agradou o júri. Mas eu gostei, apesar de ter notado que a sua actuação ter tido momentos altos e baixos. Arriscou na música, mas mesmo assim podia ter tido mais presença.

Solange Hilário - Não esteve mal, mas desafinou. Houve uma parte da música que se notou perfeitamente que a sua voz não encaixou na música. Intrepertou um tema português, e isso é de congratular. Esteve bonita, mas no meu ver foi a actuação mais fraca da noite.


Mariana Tavares - Concordo com o Manuel Moura dos Santos. Não é a melhor, nem a pior, mas tem as suas qualidades. Tem tido um percurso constante nos "Ídolos". E tal como na semana passada, demonstrou originalidade.
É doce a cantar, e mostrou segurança. Não deu "um passo maior que a perna".
Foi bastante injusta a sua saída.


Filipe Pinto - Antes da sua actuação, avisou que não ia mudar de estilo. Mas mesmo assim esteve bem, e penso que foi um dos melhores da noite. Deu mais de si, e notou-se que defendeu uma causa pela qual luta.
Para a semana, e segundo este concorrente, vamos ve-lo a intrepertar algo diferente daquilo que nos habituou.

Catarina Boto - Basta dizer que foi a melhor da noite. Com uma entrega total, deu o melhor de si. Arrepiou, e não desiludiu.

Carlos Costa - Foi competente. Demonstrou claramente ser um artista pop. Mostrou presença em palco, como nas galas anteriores. Apesar do visual diferente, acabou por não surpreender o júri.

Diana Piedade - Esteve bem, aliás, muito bem. Com uma grande actuação, deu de si mais uma vez o seu estilo roqueiro. Foi original, e surpreender os espectadores e o júri.

Carolina Torres - É claramente uma entertainer. Sabe cantar, e não desiludiu mais uma vez. Com um visual arrojado, demonstrou segurança na sua actuação. Antes do comentário de Pedro Boucherie, picou-o, começando a explicar e a dar a conhecer a música que tinha cantado.

Quanto à interacção entre o júri, mais uma vez destaco o conhecimento musica de Laurent Filipe. Este homem é sábio, e substitiu na íntegra Ramon Galarza e em parte Luís Jardim. Manuel Moura dos Santos e Roberta Medina continuam a "picar-se", o que torna o programa engraçado.

Pedro Boucherie, continua a ser o patinho feio do programa, acabando por ser em parte "gozado" pelos concorrentes. Como não tem formação musical, vai pesquisar o historial de uma música. Foi uma má opção da SIC.

A dupla Cláudia Vieira/João Manzarra esteve melhor que nas edições passadas. Com menos nervos, mais brincadeiras, e menos precalços, ambos merecem nota positiva.


Finalizo esta edição de "Diário de um Ídolo" classificando as actuações dos 9 concorrentes:

Inês Laranjeira - 7
Salvador Sobral - 7
Solange Hilário - 7
Mariana Torres - 9
Filipe Pinto - 9
Catarina Boto - 10
Carlos Costa - 8
Diana Piedade - 9
Carolina Torres - 9


PS - Votei uma vez na Carolina Torres, Catarina Boto e Mariana Tavares.

O Protagonista do Ano


Mês: Fevereiro
Personalidade: Merche Romero
Motivo de destaque: Regresso à televisão

Foi no ínicio de Fevereiro de 2009, que Merche Romero punha fim a um momento menos positivo da sua carreira. Depois de ter acabado o namoro com Cristiano Ronaldo, do fim da sua participação em "Portugal no Coração", e do término de "Factor M", a apresentadora disse adeus à condução de programas durante uns bons meses.
Sendo conhecidos os problemas com a direcção de programas da RTP1, Merche Romero voltou a sorrir, quando, inesperadamente, a convidaram para substitiur Fátima Lopes, durante a sua licença de maternidade.
A partir do dia 5 de Fevereiro, a fazer dupla com Carlos Ribeiro, a apresentadora animou as manhãs da SIC, até ao ínicio do Verão. A meio do programa, o homem que esteve à frente de "A Vida É Bela", na TVI, abandonou o formato, e deixou a condução do programa apenas para Merche Romero.

Com a chegada dos dias quentes, Merche Romero começou a dar os bons dias, com Nuno Graciano, em "SIC ao Vivo", e constituíu a dupla que mais sucesso deu ao programa.
O público gostou, a estação de Carnaxide percebeu, e colocou os dois novamente juntos, na "Companhia de Natal", que foi transmitida na SIC, esta semana.
Conclusão: Merche voltou a ganhar.
Mas o percurso da apresentadora não fica por aqui. A nova aposta na ficção da SIC, vai contar com a participação de Merche Romero, que vai assim "vampirizar" em "Lua Vermelha".
Costuma dizer-se que "Atrás da tempestade, vem a bonança", e a apresentadora soube aproveitar este provérbio da melhor maneira.
Após uma espécie de período de interregno, Merche Romero soube fazer de 2009, o seu ano!
E é por isso, que a escolhemos como Protagonista do mês de Fevereiro.

Fecho (O Protagonista)

Hoje há "Protagonista" a dobrar!

A rubrica em que destacamos uma personalidade durante a semana, vai extender-se durante os próximos dias, para eleger a que mais se salientou nos diferentes meses de 2009.


Nos últimos 7 dias, e principalmente neste domingo, há algo que ganhou destaque no nosso país. Não, não se trata de um programa, ou de um apresentador e nem sequer um actor.
A partida entre o Sport Lisboa e Benfica e o Futebol Clube do Porto assumiu o maior destaque nas notícias, como era de esperar, ainda mais sabendo que está em jogo acabar o ano em segundo ou terceiro lugar no campeonato.

Nem o frio que se faz sentir em Portugal, deu honras ao início do espaços informativos da RTP1, SIC e TVI. Nos jornais, Diário de Notícias, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, A Bola, Record e O Jogo, dão destaque ao Benfica-Porto.
Portanto, o que melhor para protagonizar a semana que este jogo? Afinal, o futebol é o desporto rei em Portugal, e os media aproveitam esse facto para serem vistos, lidos e ouvidos.
E não é preciso questionar se estas notícias interessam alguma coisa. Tal como costumo dizer, são "histórias". E talvez por isso concorde com o Santana Lopes quando decidiu abandonar a Edição da Noite, de Ana Lourenço, na SIC Notícias, depois de interromperam a sua intervação para mostrar a chegada de José Mourinho a Lisboa.

Notícia - Dalila Carmo pensa abandonar carreira

Terminaram esta semana as gravações de mais uma mini-série que a TVI preparou para os seus telespectadores. Do seu elenco fazem parte vários actores que estamos habituados a ver nas telenovelas de Queluz de Baixo, entre eles Dalila Carmo.

Numa das cenas gravadas, a actriz chateou-se e perante esta ocorrência, escreveu na sua página pessoal do Facebook “Hoje gravei uma cena que entrou para o top 10 das minhas piores. Mais um pontinho para me obrigar a desistir disto”. Tudo se deve ao facto de não ter tido o tempo desejado para fazer uma cena importante para o desenrolar da acção de “Até Amanhã”.

As respostas e o apoio de outros actores não tardaram, e muitos deixaram-lhe mensagens de compreensão e apoio. Apesar de tudo a actriz veio hoje esclarecer que está “para ficar, mas a conta gotas, ou seja, quero fazer, parar e reflectir, ver os outros e voltar a fazer”.

Fonte: 24 Horas

Contamos consigo..


..para eleger a melhor, das melhor duplas!

Depois de 12 edições, a "Melhor Dupla" vai despedir-se dos leitores do Televisão-Opinião este ano. Após eleitos os três duos com mais sucesso, procedemos à votação para averiguar qual o melhor dos melhores.
No entanto, decidimos que iremos alargar a mesma para mais 3 duplas -as que ficaram em segundo lugar nas votações que foram lançadas.

Assim, poderá votar em:
Manuel Luís Goucha/Júlia Pinheiro
Manuel Luís Goucha/Cristina Ferreira
Mariana Monteiro/João Catarré
Cláudia Vieira/João Manzarra
Diana Chaves/Marco Horácio
Rodrigo Menezes/Rita Pereira

Audimetria . 19/12/2009

O dia de ontem foi renhido. Apesar disso, a TVI voltou a levar a melhor.
O consumo televisivo esteve baixo, e a novela Deixa Que Te Leve foi o programa mais visto do dia, com 13,5% de audiência média. Meu Amor fez um share incomum - 33,6% de share.
O noticiário mais visto foi o Telejornal, tal como podemos ver no quadro. Seguiu-se o Jornal Nacional e por fim o Jornal da Noite, com 10,2% de rating e 28,6% de share (sexto programa mais visto do dia).
O quinto lugar do top5 é ocupado pelo Preço Certo, que liderou no horário das 19:00.
O Jogo de Futebol na RTP1 não foi além dos 9.7% de rating e 26.9% de share (mais uma vez repito, um mau resultado para o investimento que é transmitir este desporto). No mesmo horário esteve Circo de Natal da SIC que alcançou 9.3% de rating e 26.5% de share. No final da noite, Ele é Ela liderou com 8.7% de rating e 38.6% de share, enquanto o "regresso" de Segredos da Magia não foi além dos 3.9% de rating e 19.8% de share.
No final de tarde, Morangos com Açúcar (7.8% de rating e 24.6% de share) perdeu para Preço Certo, mas ganhou ao filme da SIC (7.2% de rating e 24.9% de share).
De referir os bons resultados de Alta Definição (6.1% de rating e 28.5% de share) e Episódio Especial (6.2% de rating e 32.5% de share) em contraste com o mau resultado de Top+ (3.9% de rating e 21.7% de share). Também na repetição Ídolos ganha a Uma Canção Para Ti (4.6% de rating e 28.1% de share contra 4.3% de rating e 24.2% de share).
A destacar a luta após as 24h. A RTP1 venceu com A Ilha (3.4% de rating e 20.3% de share), a TVI ficou em segundo com o filme (3.3% de rating e 30.1% de share), enquanto a SIC com o concerto dos Amália Hoje quedou-se pelos 2.7% de rating e 22.6% de share.

"Dança Comigo no Gelo" é hoje!


Com a transmissão do jogo entre a Naval e o Sporting no dia de ontem, a estação pública decidiu atrasar o programa de Catarina Furtado para este domingo. Assim, veremos como "Dança Comigo no Gelo" se comporta frente a "Ídolos" e "Uma Canção Para Ti". Será que vai fazer melhor que "O Último Passageiro"? Esperemos que sim, pois os números do programa de Sílvia Alberto e João Baião não tem sido nada bons.
Mas a verdade é que é melhor nenhum dos 3 concursos da noite fazer grandes expectativas. Hoje é dia de jogo entre dois grandes - Porto e Benfica. Logo, as atenções até por volta das 22:30, estarão viradas para a Sport TV, e para os "Flash Interview".

O Melhor & Pior da Semana (TVI)

Melhor - "Morangos com Açúcar - Vive o Teu Talento" reitera o sucesso desta marca TVI. A novela juvenil que começou em 2003, continua nesta nova série a ser líder de audiências. E esta semana em todos os dias que foi para o ar, venceu a concorrência com valores melhores que muitos programas em pleno horário nobre da nossa televisão.
Pior - "As Tardes da Júlia" tem que "lutar" em audiências com as novelas de início de tarde e é durante pouco tempo que está em luta directa com "Vida Nova" e "Portugal no Coração". E nesta semana, o programa de Júlia Pinheiro não se impôs sobre a concorrência, principalmente de Fátima Lopes, sendo renegada para o segundo lugar.

O Melhor & Pior da Semana (SIC)

Melhor - Apesar de não liderar no horário em que é transmitida, "Viver a Vida" tem "mordido os calcanhares" a "Sentimentos" da TVI. E esta subida de espectadores deve-se em muito à qualidade irrepreensível da escrita de Manoel Carlos (autor da novela) bem como à intensidade de algumas interpretações e da qualidade de produção.
Pior - "Paraíso" começou com valores que envergonhariam qualquer estação, mas a realidade é que foi conquistando espectadores, vencendo por vezes no horário ou então ficando em segundo. Mas ao longo das duas últimas semanas a "novela cowboy brasileira" tem perdido o fôlego e ficando para trás da concorrência.

O Melhor & Pior da Semana (RTP1)

Melhor - "Linha da Frente", o programa de grande reportagem da RTP1, joga noutro campeonato em termos de luta pelas audiências, uma vez que é transmitido num dia diferente da SIC e TVI. O programa da passada quarta-feira, foi o mais visto de sempre desde que este estreou, com valores muito próximos do que foi alcançado pelo "Repórter TVI" na segunda-feira e vencendo em espectadores a "Grande Reportagem" da SIC.
Pior - "O Último Passageiro" no passado domingo, registou um mínimo histórico de 6.2% de share em pleno horário nobre da RTP1. Não está em causa a apresentação, uma vez que João Baião é um magnífico apresentador e Sílvia Alberto está seguríssima na condução do formato. Mas os péssimos resultados que o concurso obtém ao concorrer com "Ídolos" e "Uma Canção Para Ti" merecem uma análise de José Fragoso.