8 de março de 2010

Cine-Opinião - Especial Óscares


Boa noite, seja bem-vindo ao Cine-Opinião – Especial Óscares

Estreou ontem a 82ª edição dos Óscares da Academia, no Kodak Theatre, com surpresas emocionantes na atribuição das estatuetas mais cobiçadas a nível cinematográfico. O grande vencedor foi mesmo Estado de Guerra, que conquistou seis das suas nove nomeações, batendo o grande favorito, Avatar, na categoria mais distinta de melhor filme do ano. Relembra-se que Avatar é, até hoje, o filme mais visto de sempre, tendo ultrapassado Titanic; James Cameron, realizador de ambos os filmes, demonstra assim o seu “toque de midas”, todavia insuficiente para que a Academia lhe atribuísse o prémio de melhor realizador. Pela primeira vez na história do cinema, é uma mulher que o leva para casa: Kathryn Bigelow, realizadora do grande premiado da noite. Estado de Guerra arrecadou ainda o prémio nas categorias de "Edição", "Mistura de Som", "Montagem" e "Argumento Original".


Ainda não tive o privilégio de ver este tão aclamado filme, que provavelmente passaria despercebido não fossem as suas nomeações e consequentes vitórias. Porém, o "destrono" de Avatar provou, para mim, mais uma vez, que a Academia leva a sério a atribuição das suas estatuetas, não sendo influênciada pelo "comercialismo". Certo é que Avatar marcará para sempre a história do cinema, mas em nada primou para além dos efeitos especiais e banda sonora. Por isso mesmo, ganhou nessas categorias, para além do óscar para "Melhor Fotografia". Em termos de argumento, saímos do cinema com a sensação que já vimos aquela história de uma civilização perfeita cujos humanos malévolos querem destruir demasiadas vezes. Nesta categoria, mantive a minha esperança, até ao final, de ver Sacanas Sem Lei triunfar. Embora o seu tema principal, a Segunda Guerra Mundial, já esteja saturado de filmes, o filme traz novidade ao inserir um maravilhoso humor negro, recontando a “história da História” – como sempre, Tarantino continua a demonstrar o seu valor. Certamente merecedor das suas nomeações, acaba representado pela magnífica interpretação de Christoph Waltz, vencedor do prémio de "Melhor Actor Secundário".

Aplauso também para Precious, que vence o prémio de “Melhor Argumento Adaptado”, para além de “Melhor Actriz Secundária”, levado para casa por Mo`nique. Não esquecer Up – Altamente, que vence nas categorias de “Melhor Filme de Animação”e “Melhor Banda Sonora”.

A Academia implementou este ano novas medidas, na tentativa de atrair um público mais jovem, e trazer dinamismo e energia ao espectáculo. Estas ideias são certamente compreensíveis, de ano para ano torna-se evidente a perda de audiências. Contudo, o espectáculo perde muito com isto. Cresci a ver os Óscares, sempre interpretando este acontecimento como a reunião dos “grandes”. Ver certas entregas de prémio foi certamente uma desilusão, contudo nada tão descabido como o limite de 45 segundos para cada discurso. Obviamente, muito fica por dizer, e a emoção dos discursos esvai-se pelo auxiliar a mandar “acelerar”. Logicamente, foi dada tolerância aos discursos de "Melhor Actor Principal", ganho por Jeff Bridges (Crazy Heart), e "Melhor Actriz Principal", vencido por Sandra Bullock (The Blind Side). Infelizmente, vimos também discursos parados a meio, quase saindo “arrastados” do palco. Faço ainda o reparo que, apesar das boas intenções da Academia, em algumas categorias era completamente desnecessário as nomeações de alguns filmes. Apesar de a ideia ser alargar oportunidades a filmes por vezes “menosprezados”, a determinada altura, certos títulos, era óbvio… nunca estariam à altura de vencer.


Apesar destes aspectos, saúdo a Academia por mais um maravilhoso espectáculo. Resta-me ver Estado de Guerra, e esperar que ele esteja à altura dos prémios que venceu.
Outros vencedores:

"Melhor filme estrangeiro" - El Secreto De Sus Ojos

"Melhor documentário" - The Cove

"Melhor curta-metragem" - The New Tenants


"Melhor curta-metragem de animação" - Logorama


"Melhor curta-metragem documental" - Music by Prudence

"Melhor caracterização" - Star Trek

"Melhor guarda-roupa" - The Young Victoria


"Melhor canção" - «The Weary Kind», de Crazy Heart

Frente a Frente

Ao completar 2 anos, Fama Show, e mais concretamente, Cláudia Borges e Vanessa Oliveira estão esta semana em destaque. Quem irá vencer este duelo? Leia as duas opiniões, e vote na mais forte!

“Acho que as coisas acontecem devagarinho e que me falta alguma bagagem e idade. Se me perguntar se queria ter já um programa só meu, respondia que não. As coisas aprendem-se, vão com calma.” Arriscaria a dizer que este é o grande segredo para o sucesso de Vanessa Oliveira. Se pensarmos bem, a apresentadora tem construído o seu caminho devagar.

Vejamos. Começou como repórter de Quinta das Celebridades e Circo das Celebridades. Até que surgiu o convite da SIC para o lugar de co-apresentadora de Programa da Manhã, ao lado de Pedro Mourinho. Com o insucesso alcançado, o formato matinal chegou ao fim e consequentemente muita gente pensou que a menina dos olhos verdes desapareceria. Mas não. Francisco Penin apostou, e bem, nela e colocou-a como repórter de Família Superstar e de Êxtase. Parece sina, mas também este programa chegou ao fim, com a chegada de Nuno Santos.


Penso que o actual director de programas da SIC será talvez um dos maiores “responsáveis” pelo excelente desempenho de Vanessa Oliveira nos tempos que correm. Afinal foi ele que a “chamou” para Fama-Show, SIC ao Vivo, Chuva de Estrelas Especial e CarlsbergCup Magazine, entre outros. A avaliar pelos resultados é, claramente, uma aposta ganha.

Esta grande senhora é a prova de que é muito mais do que uma cara bonita: é um talento confirmado. Olhos bonitos, sorriso envolvente, corpo perfeito e beleza estridente. Assim é Vanessa Oliveira: alguém que alia um talento nato para comunicar a uma silhueta incrível.


Sou um dos seus muitos fãs. Para mim é uma referência pelo percurso que fez até à data e pela forma como encara a sua profissão. Gostava de a poder ver voar mais alto e se eu “mandasse”, hoje a bonita comunicadora estaria ao lado de João Manzarra na fase de castings de “Achas que Sabes Dançar?” Mas como a própria disse “Não sou muito ambiciosa no sentido de querer tudo ao mesmo tempo, porque acho que as coisas se constroem, e só através da aprendizagem se criam ferramentas para se evoluir no trabalho”.

Resta-me a mim e aos centenas de fãs esperar pelo novo palácio que esta bonita princesa certamente conquistará. Cá estarei, para ver e aplaudir! Eu voto Vanessa Oliveira!




A sua carreira começou em 2001, na altura com 18 anos, quando venceu o Miss Mundo Portugal. Cláudia Borges, viu assim as portas a abrirem-se, uma vez que, a vitória lhe deu entrada na agência de modelos de Fátima Lopes: Face.
Em Setembro de 2002, passou para a apresentação de Disney Kids, acumulando mais tarde esta função, com reportagens que fazia para o extinto Êxtase.
Com a chegada de Nuno Santos à SIC, Cláudia Borges foi chamada, no ano de 2008, para a condução do sucesso Fama Show. Com as suas colegas de serviço, penso que, é ela, uma das que mais se destaca semanalmente.

Em 2009, deu asas aos programas Mudar é Izi, no qual, e durante um minuto e meio, desafiava os famosos a mostrarem o que conseguiam fazer com materiais de bricolage.

Bonita, simpática, engraçada, com uma boa dicção, e com um olhar comunicativo, penso que Cláudia Borges poderia ser chamada para outros projectos na estação de Carnaxide. Era curioso ver como se sairia.
Por exemplo, e que tal apostar na cara de Fama Show, para conduzir XXS, ao lado de Diogo Morgado? De facto, a dupla Carolina Patrocínio/Pedro Miguel Ramos já está formada, e já vimos que não funciona mal.
Mas, uma vez que, a SIC gosta de surpreender na escolha das caras para a condução dos formatos, porque não inovar desta vez, para ver como funcionava?
Isto porque, não considero a dupla do extinto Tá a Gravar, uma grande peça. Existe uma ligação, mas não noto que haja ali um grande futuro.

De Cláudia Borges, tenho a dizer que pode ser um valor a acrescentar à SIC, e que Fama Show se torna pequeno para o seu talento. Apesar da sua carreira em termos de televisão ainda não ser muito grande, e da sua grande oportunidade ainda não ter chegado, a apresentadora e repórter já tem 27 anos. Não será a altura certa para a SIC lhe dar um novo desafio?
Se nos relembrarmos dos últimos trabalhos das suas colegas, estas tiveram mais sorte! Vanessa Oliveira e Liliana Campos estiveram em SIC ao Vivo, e Rita Andrade deu a cara pelo programa do Guiness. E Cláudia Borges? Espero que a aposta da SIC nela, seja para breve.

Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Marcelo Rebelo de Sousa/Miguel Sousa Tavares:

Marcelo Rebelo de Sousa, por Tiago Henriques - 62%
Miguel Sousa Tavares, por Diogo Santos - 38%


Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

TVI procura nova cara para "Quem Quer Ganha"

Depois da saída de Teresa Peres da apresentação do concurso da estação de Queluz de Baixo, a Endemol, produtora do mesmo, anda à procura de uma companheira para Leonor Poeiras, para alternar com esta a condução de Quer Quer Ganha. Ao que a imprensa apurou, Carla Matadinho e Ana Ferreira ja fizeram o casting!

Quiosque: VIP

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente, e às 21:30, o especial Cine-Opinião Óscares.

Ideia para a VH1

Teen Mom (MTV) não só é uma boa ideia como, tendo em conta o universo de onde provém, está bem executado. A história: protagonistas da série de documentários 16 and Pregnant, onde se evidenciavam casos de gravidez na adolescência, quatro jovens americanas são agora recuperadas, um ano depois, para uma nova série a propósito da maternidade entre adolescentes, incluindo os seus dilemas sobre se serão capazes de dar conta do recado, como vão acabar agora o liceu ou quando devem regressar à actividade sexual.

A primeira edição de 16 and Pregnant foi a estreia mais vista nos EUA em 2009, pelo que o sucesso é garantido. Mas não deixa de ser interessante a forma como a MTV articula o negócio com certa responsabilidade social. Num tempo de progressiva diluição de valores e de drástica exponenciação das ansiedades, a maternidade precoce, antes apanágio das classes mais desfavorecidas, é agora transversal. Ora, a MTV, que tantas vezes tem contribuído para o empobrecimento intelectual da juventude, encontra aqui oportunidade de redimir-se um pouco. Faz bem.


Para a minha geração, que já não é adolescente e ainda não tem filhos adolescentes, porém, o programa serve de pouco. Por outro lado, os pais da minha idade também têm as suas idiossincrasias. No outro dia, por exemplo, dei-me conta de que um casal vizinho está há um mês a antecipar as horas das refeições da criança, ao ritmo de dez minutos por semana, para que ela se habitue à próxima mudança da hora. E pergunto-me se não seria também interessante um programa sobre a maternidade em geral, incluindo os casos em que a simples concepção parece trazer sentido a uma vida inteira de desinteresse e fracasso.

Hoje à noite..



Frente a Frente, às 21:00. Especial Cine-Opinião, às 21:30.

Um grande beijinho à Cláudia!


Hoje, uma leitora assídua do Televisão-Opinião, esteve no programa de Fátima Lopes! No Vida Nova, Cláudia Marques partilhou com os espectadores o seu sonho de vingar no mundo da comunicação.

O Televisão-Opinião deseja-lhe boa sorte!

"Casos da Vida" em DVD


Na época, foram algo de inovador na ficção portuguesa e alcançaram resultados agradáveis. "Casos da Vida" regressam esta sexta-feira à vida dos portugueses, através do jornal "Correio da Manhã". Tudo porque, em parceria com a TVI, o diário decidiu distribuir, semanalmente e por apenas mais 1.95€, os oito DVD's referentes a cada um dos episódios de cerca de 90 minutos. O primeiro a estar em banca é "Noivas de Maio", da autoria de Rui Vilhena.

Fala-se 08/03/2010

Boa Tarde! Seja bem vindo à rubrica que dá que falar! Pois é, como não podia deixar de ser, cá estou eu para lhe falar de alguém! Hoje, são 3 as protagonistas:

Luciana Abreu
Depois de oito meses de namoro com Yannick Djaló, a actriz está prestes a concretizar um dos seus maiores desejos: ser mãe. Segundo o jornal "24 Horas", baseado em declarações da própria a Nilton no "5 Para a Meia Noite", a "Carla" de "Perfeito Coração" deverá contar com poucas semanas de gestação, motivo pelo qual ainda não confirmou a notícia.

Cristina Ferreira
A anfitriã das manhãs de Queluz de Baixo embarcou para a República Dominicana no dia 15 de Fevereiro onde gozou duas semanas de férias. Todavia, no final desse período a apresentadora não ganhou para o susto: depois de três horas à espera que o avião descolasse, teve que regressar ao hotel devido a avarias no sistema de piloto automático do avião. O retorno ao nosso país acabou por acontecer apenas no dia 3 de Março, dois dias depois do previsto. Apesar de tudo, Cristina Ferreira manteve a calma e correu tudo da melhor forma.

Órsi Féher
A saída da manequim de "Fama-Show" não foi pacífica. Segundo a revista "Vidas", a hungara não se despediu das colegas. Quem o garante é Vanessa Oliveira, que disse à referida revista que Órsi Féher apenas informou Daniel Oliveira, que acabou por comunicar o sucedido às restantes apresentadoras. Estranho foi também o facto de a manequim não ter marcado presença na festa de aniversário do magazine social.

Quiosque:
. Vidas
. TV Guia
. 24 Horas


Estreia hoje à noite..

..Vidas Contadas! O novo programa da RTP1, vai mostrar "histórias de vida e casos de sociedade", que prometem marcar os portugueses. A não perder!

Audimetria 07/03/2010

A TVI regressou ontem ao primeiro posto, logo seguida pela RTP. A diferença entre ambas foi de apenas 0.7%. Já a SIC fez um resultado pouco habitual para um domingo: 23.9% de share.

Um jogo da liga Sagres voltou a fazer óptimos resultados para a estação pública. Ontem, o encontro entre Benfica e Paços de Ferreira, ultrapassou os 18.2% de rating e os 42 pontos de share. Também a telenovela Meu Amor manteve as boas prestações, posicionando-se em segundo lugar do top 5, apesar de ter feito 34.8% de share. No campeonato da informação, o vencedor de ontem é curioso: o Primeiro Jornal. O noticiário da hora de almoço da estação de Carnaxide fez mais de 10% de rating e 34.3% de share, algo muito bom para um bloco noticioso transmitido às 13:00.

Verdade ou Talvez Não, fez um resultado razoável. 26%, foi o s
hare do programa apresentado por Bárbara Guimarães.
O episódio de Investigação Criminal:Los Angeles, aproximou-se dos 30 pontos, tendo vencido a concorrência no horário em que foi exibido.
De referir a prestação do filme que a TVI transmitiu a partir das 18:00. Loucuras em Las Vegas obteve 10% de rating e 31,4% de share. Foi o sexto programa mais visto do dia.

A série 37, continuou com resultados aceitáveis, mas abaixo dos que as outras produções da estação de Queluz de Baixo costumam ter. Neste domingo ficou-se pelos 6,7% de audiência média e 31,2% de share.

Fonte: Mediamonitor

Revista de Imprensa 08/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa desta semana.

Gravações de "Espírito Indomável" já arrancaram
Começaram as filmagens da substituta de "Sentimentos". Tal como avançámos recentemente, a nova trama contará com gravações em Terras de Vera Cruz. Todavia, a maioria da acção será no nosso país, mais precisamente em Coruche, no Ribatejo. Ao contrário de "Meu Amor", uma telenovela "super urbana", "Espírito Indomável" terá uma compontente mais rural, uma vez que será retratado um pouco do trabalho dos criadores de gado portugueses. Segundo André Cerqueira, trata-se de algo muito importante, dado que a produção mostrará "como vivem os criadores, como sobrevivem no mercado". A juntar a tudo isto está um elenco recheado de estrelas talentosas e bem conhecidas do público. Estão lançados os argumentos para tornar "Espírito Indomável" no novo sucesso da TVI.

Judite Sousa entrevista o presidente da Républica
Quatro anos depois de várias recusas, Cavaco Silva concede finalmente uma entrevista a Judite Sousa. Quarta-feira, dia 10, um dia após completar quatro anos à frente do nosso país, o presidente da républica estará à conversa com a directora adjunta de informação da RTP, numa "Grande Entrevista" especial. Assim, esta semana, o programa irá para o ar um dia antes do habitual e será emitido em directo a partir do palácio de Belém.

CITAÇÃO DO DIA:
"Nunca fui protagonista de nada, porque nunca quis ser o protagonista"
José Carlos Malato
Número do dia:
680000
Foi o número de telespectadores que viram "Paraíso", na passada sexta-feira, o que constitui um novo máximo para a telenovela.
Fontes:
. 24 Horas
. TV Guia