10 de julho de 2010

Audimetria Semanal

Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal. Aos sábados, já sabe onde encontrar os principais detalhes audiométricos dos últimos oito dias.

Resumo da semana

Quem Quer ser Milionário - Alta Pressão ofereceu à RTP1 a estabilidade no horário nobre que lhe faltava. Apesar de o concurso de José Carlos Malato não resolver todos os males da estação pública a partir das 21:00, ajuda! A verdade é que o programa tem ficado à frente de Salve-se Quem Puder, que esta semana marcou uma vez presença no top dos cinco programas mais vistos do dia.
Quanto a Aqui Não Há Quem Viva conseguiu um feito inédito. Nos dias em que foi exibida, a série foi o programa com maior audiência da SIC. Curioso não?
Na TVI, não se registaram grandes alterações. A tourada de quinta-feira deu uma abébia à concorrência, que conseguiu subir no rating. As novelas mantiveram-se estáveis.

Estrela em Ascenção

Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão estreou bem. Sinceramente, já esperava. Numa altura do ano em que o calor aperta, o sono custa a chegar, a hora de jantar chega mais tarde, torna-se mais apetitosa a visualização de um concurso. Ainda por mais, quando este se trata de uma novidade! Apesar de todos nós já termos visto o Quem Quer Ser Milionário com Diogo Infante, Jorge Gabriel, Maria Elisa ou Carlos Cruz, este Alta Pressão deu a novidade suficiente para os portugueses ficarem colados ao ecrã. 8,4% de audiência média e 27,6% de share foi o resultado do novo programa de José Carlos Malato. Quem ficou em apuros foi Salve-se Quem Puder uma vez que, e apesar de ter alcançado os 20 pontos, ficou em terceiro lugar no horário das 21:00.

O Pior da Semana

É talvez injusto destacar Sentimentos da TVI como o pior da semana. O resultado do último capítulo da novela foi de10,4% de rating e 41,7% de share. Apesar de ter vencido a concorrência - Achas Que Sabes Dançar alcançou o resultado mais baixo desde a estreia -, é necessário ter em conta um aspecto essencial. Há quanto tempo é que não se assistia a uma audiência média tão baixa de um final de uma novela da estação de Queluz de Baixo? Onde estão os dois milhões de espectadores que marcavam presença em frente ao ecrã de Ninguém como Tu, A Outra, Flor do Mar, Feitiço de Amor? Obviamente que não estou a dizer que esperava que as audiências de Sentimentos no último episódio fossem aumentar brutalmente. Se isso não aconteceu durante a sua exibição, era impossível ocorrer no seu final. No entanto, não é por esta razão que nos devemos esquecer deste resultado tão fraco. Afinal, nem todas as novelas correm bem para os lados de Quelu
z de Baixo.

O melhor de cada canal

RTP - Apesar de não ser transmitido no primeiro canal, 5 Para a Meia-Noite tem de ser destacado. Os resultados desta terceira temporada têm sido bastante positivos, com shares acima dos 10%. Por exemplo, na segunda-feira, dia 28 de Junho, o programa da RTP2 obteve 1,7% de rating e 15 pontos. Na semana seguinte, dia 7 de Julho, o resultado foi de 1,5% de audiência e 11,9% de share. A equipa do programa está de parabéns! Será que a direcção de programas da estação pública não optará por transferir o late-show para o primeiro canal? Para mim não faz sentido, pois acho que 5 Para a Meia-Noite perderia toda a sua essência, mas nunca se sabe..

SIC - Alta Definição - Depois de uma transmissão irregular do magazine de Daniel Oliveira, Alta Definição recuperou no último sábado. Com 7,8% de rating e 34,9% de share, o programa não só venceu no horário em que foi exibido (Top + ficou-se pelos 5,8% de rating e 28,2% de share e Portugal de Olhos em Bico nos 3,0% de audiência média e 15,8% de share), como conseguiu ser o mais visto da SIC do dia, ficando por isso à frente das ofertas da estação para o horário nobre (Salve-se Quem Puder, Camilo, O Presidente). Motivos suficientes para repensar o horário de Alta Definição?

TVI - As Tardes da Júlia - O talk-show das tardes da estação de Queluz de Baixo vai de vento em poupa. Por exemplo, na quarta-feira, Júlia Pinheiro conseguiu ascender aos 4% de rating e 28,4% de share. Apesar de na concorrência, as coisas não correrem pela melhor, a apresentadora do canal da Media Capital tem visto o seu programa como o preferido dos portugueses das 14:00. Até as novelas, que no passado conseguiam ultrapassar As Tardes da Júlia, estão agora em segundo e terceiro lugares. A apresentadora está de parabéns!

Expectativas

Amanhã, a final do Mundial na RTP1 prenderá de certeza os telespectadores ao ecrã. Apesar de Portugal já não estar em prova, todos vão querer saber qual o vencedor do campeonato do Mundo, e se o polvo Paul estava certo sobre a vitória de Espanha.
Lua Vermelha passará, a partir desta semana, a ser exibida logo após o Jornal da Noite. Numa tentativa de fortificar o horário nobre da SIC, não sei se esta aposta poderá ajudar a estação de Carnaxide. Talvez sim, talvez não.
Quanto à TVI, novelas a liderar. As Tardes da Júlia irão solidificar a sua liderança. Você na TV! poderá ressentir-se com a estreia de Verão Total.

Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, entra em linha a Audimetria Semanal da semana.

O primeiro semestre II

A SIC foi o único canal generalista a crescer no primeiro semestre do ano, em comparação com o período homólogo de 2009. Parece mentira mas é a mais pura das verdades, de acordo com a análise dos dados da Marktest. E digo que parece mentira porque, olhando para o actual cenário televisivo, percebe-se a dificuldade de a SIC encontrar uma programação competitiva, sobretudo no horário nobre, capaz de contagiar espectadores e de motivar os seus profissionais.


O que é certo, porém, é que no contexto de uma descida generalizada dos canais em sinal aberto durante o primeiro semestre (como ainda ontem aqui analisei), a estação de Carnaxide conseguiu 24% de quota de mercado, mais 0,5 pontos percentuais do que em 2009. Relevante é a subida da SIC junto das donas de casa, junto do público A/B e nas regiões de Lisboa e Porto. Para isso contribuíram programas transversais como Ídolos, Viver a Vida ou Perfeito Coração.


Ao invés, foi a líder TVI a mais penalizada, com uma queda de dois pontos percentuais, particularmente sensível entre as donas de casa e o sexo feminino. No horário nobre, a estação da Prisa perdeu cerca de 115 mil espectadores por dia. Nos dois targets comerciais (A/B C1 C2 15/54), o comportamento da SIC e o da TVI foi de sinal contrário: a de Carnaxide subiu, a de Queluz de Baixo desceu.


Quanto à RTP, manteve a sua audiência estabilizada, na linha do que fez no primeiro semestre do ano anterior. Melhorou na região Sul (mais 2,8 pontos percentuais), mas perdeu nos jovens e jovens adultos (15-24 anos) cerca de 3,3 pontos percentuais.


Dados que fazem pensar…

Nayma Mingas sobre "Projecto Moda"


Nayma Mingas vai estrear-se na apresentação de televisiva em Projecto Moda.

Na versão portuguesa de Project Runway, a modelo garante que não vai ser uma cópia de Iman ou de Heidi Klum, apresentadoras da versão canadiana e norte-americana, respectivamente. Apesar disso, a manequim revelou que se sente como um "peixe fora de água" à frente das câmaras, revelando assim bastantes dificuldades em gerir o papel de apresentadora: "O primeiro dia foi o mais complicado. Há demasiadas regras a seguir"

Na relação com os concorrentes, Nayma mostrou-se distanciada: "Optei por não criar uma relação com eles, pois sou muito lamechas. Ainda assim, no último dia estava tão nervosa quanto eles", confessa.

Projecto Moda estreia em Agosto, na RTP1!

Quiosque: Correio TV

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Episódio Seguinte desta semana!


Duarte apaixona-se pela assassina da irmã



Tudo se inicia durante uma missa pela alma de Carminho. Após uma discussão entre Fernanda e Benedita, surge na igreja Maria Madalena. Como ninguém a conhece, todos pensam tratar-se de uma amiga da falecida. A rapariga procura a família Vasconcelos e, ao apresentar-se, confessa toda a verdade e revela que não consegue viver com tamanho sentimento de culpa, pedindo-lhes perdão. Fernanda exige que se retire e que nunca mais lhe apareça à frente


Algum tempo depois e, decidida a desculpar-se, a jovem procura Duarte e pede-lhe que convença os pais a levarem-na a tribunal. O rapaz não consegue sentir ódio por ela, uma vez que também se sente culpado pela morte da irmã. Depois de conversarem durante algum tempo, os dois percebem que são atormentados pelo sentimento de culpa e nasce entre ambos uma forte cumplicidade.


O irmão de Martinho procura os pais e pede-lhes que não avancem com qualquer processo contra a rapariga, pois a dor que sente já é castigo suficiente. Miguel e Fernanda ficam incrédulos com o pedido do filho.


Duarte e Maria continuam a encontrar-se e o rapaz já não consegue disfarçar a atracção que sente. O inevitável acaba por acontecer: os dois beijam-se e iniciam uma relação. Numa ida à praia, o casal troca um apaixonado beijo. Martinho e Fernanda aparecem e ficam em estado de choque, ao perceberem que o filho se apaixonou pela assassina da irmã.


Clara engravida de Danilo


Os dois jovens preparam-se para viver uma calorosa relação. Tudo começa quando o ciclista vê a vilã fazer uma sessão de striptease, durante uma despedida de solteiro. Nesse momento, ele decide conquistá-la.


A ex-amante de Fred escapa-se, mas, dias depois, Danilo volta a procurá-la. Apesar de ela tentar não ceder à atracção, o rapaz desarma-a e diz-lhe que é um cliente. Ainda assim, ela consegue livrar-se dele.


Apesar de tudo, o destino voltará a aproximá-los, uma vez que Clara irá com Kelly e Fátima a uma corrida do ciclista. Antes de se ir embora, a inimiga de Bete cruza-se com o rapaz e fica incomodada com o corpo atlético deste. Clara tenta fugir, mas ele não a deixa, puxando-a para dentro do balneário e, levado pela paixão, beija-a. A jovem entrega-se. Os dois seguem para um motel, onde vivem uma noite de amor escaldante.


Na manhã seguinte, a ex-enfermeira confessa à irmã que nunca se sentiu assim e, enquanto isso, Stela diz ao filho que ele está com cara de apaixonado. O pior vem depois, quando Clara descobre que está grávida.

Curtas

» Em Espírito Indomável, Zé vai correr perigo de vida por ter dado asilo a Teresa. Mais uma vez, este homem vai ter uma arma apontada à sua cabeça.

» Em Lua Vermelha, Afonso ataca Isabel. O vampiro da série da SIC não consegue evitar a sua vontade de morder a amada. No entanto, na hora H, consegue evitar o pior.

» Em Meu Amor, Patrícia expulsa Caetano de casa. É na miséria que o empresário vai ficar, depois de Clara se apoderar de todos os seus bens.

» Em Caras&Bocas, Nick descobre que Milena é a sua noiva apenas no altar. Só nesse momento é que o vilão se apercebe com quem se vai casar.

Quiosque: Telenovelas

Cláudia Vieira recusou o papel de protagonista


Ao contrário do que foi noticiado, Cláudia Vieira não fará parte do elenco de Caminho da Felicidade, a próxima aposta da SIC na ficção nacional.
A actriz justificou esta recusa devido à total dedicação que está a dar à sua filha, Maria: "Não está nos meus planos fazer uma novela com uma bebé tão pequenina. Até porque o convite que me fizeram foi para o papel de protagonista e aceitá-lo era desperdiçar tempo que preciso e que quero passar com ela [Maria]"
Apesar de tudo isto, fonte próxima da SIC garante que Cláudia vai permanecer como co-apresentadora na 4ª edição do Ídolos que estreia em Setembro.
.
Quiosque: Notícias TV

Parabéns, Zé Maria!

O barranquenho mais famoso do país celebra hoje o seu trigésimo sétimo aniversário. Por incrivel que pareça é mesmo esta a idade de Zé Maria! Foi há já dez anos que venceu o Big Brother!


Ao visado, toda a equipa do Televisão - Opinião deseja as maiores felicidades!



Parabéns, Zé Maria!

Cristina Ferreira disse não à SIC


A cara do Você na TV! foi convidada para integrar o lote de apresentadores da SIC. Foi mesmo Cristina quem o garantiu, contando que esteve a ser sondada há algumas semanas pela estação de Carnaxide de forma a aceitar trocar de camisola: "É verdade que tive uma conversa com a administração da SIC"

No entanto, a parceira de Manuel Luís Goucha não adiantou mais promenores sobre quando é que este convite surgiu, podendo este ter ocorrido ainda antes da saída de Fátima Lopes da SIC.

Apesar de tudo, Cristina Ferreira acabou por recusar a proposta principalmente devido à forte ligação afectiva que nutre pela estação de Queluz: "Foi uma decisão difícil porque implicava sempre mudanças, mas foi na TVI que nasci e cresci e isso é muito importante para mim", revelou a apresentadora.

Quiosque: Notícias TV

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela RTP1. O jogo de futebol entre a selecção portuguesa e a Espanha, transmitido no dia 29 de Junho, obteve, pelas 21 horas e 18 minutos, 33,5% de rating e 80,6% de share. Em números, mais de três milhões e cento mil espectadores seguiam a RTP aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. O episódio de
Espírito Indomável, transmitido a 1 de Julho, chegou, às 22:05, aos 18,2% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24


Boa noite e bem-vindo ao último Para Lá das 24 desta semana!
Desde segunda-feira que José Figueiras socorre a mais uma emergência da SIC. Com a polémica saída de Fátima Lopes de Carnaxide, coube ao apresentador segurar o programa das tardes num explícito plano de emergência delineado pela desorientada direcção de programas do canal.
E porque televisão também é ironia, hoje escrevo sobre a vida nova do Vida Nova!
E obviamente que a figura central é o novo apresentador - José Figueiras. Ele que na maioria das vezes é olhado de lado dentro das caras da SIC, já que há bastante tempo que não tem um programa regular, criado para ele, algo que já não acontece desde o Muita Loco ou o Ai Os Homens, surgidos em tempos bastante longínquos, numa SIC que já não existe.
Mas apesar disto, não há dúvida nenhuma que José Figueiras resulta! É uma cara conhecidíssima do público, sabe adaptar-se às situações de forma extraordinária e tem uma forma muito singular de entreter e cativar.
Sinceramente, nesta semana tenho-me surpreendido bastante relativamente à prestação do Figueiras. Conseguiu segurar um Vida Nova que transpirava Fátima Lopes por todos os poros e hoje, sexta-feira, já era notório algo de diferente, de reformulado, um novo programa, uma nova vida.
O Figueiras dançou, fez o comboio com o público, brincou com os sutiãs das meninas que por lá passaram, enfim, em 5 dias conseguiu formatar este espaço bem à sua medida e de uma forma bastante agradável de se ver. Afinal de contas, ser 'bombeiro' também tem destas qualidades...