10 de novembro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme “A Cidade”, em exibição nos cinemas.

Cada vez mais os filmes de acção que aparecem no cinema parecem ser, salvo raras excepções, mais do mesmo - desgastando histórias já tantas vezes contadas, pouco ou nada de novo trazem. É com prazer que assinalo que “A Cidade” não é um desses casos.
Doug MacRay (Ben Affleck) é um homem inteligente que enveredou pelo mundo do crime, atrás das pisadas do seu pai. Líder de um perigoso gang, a única família que tem são os seus parceiros do crime, especialmente Jem (Jeremy Renner), um homem vingativo e violento, que porém ele considera como seu irmão. Nascido em Charlestown, um bairro que tem produzido mais assaltantes do que qualquer outro sítios nos EUA.

Nada parecia fugir à realidade daquela história já tantas vezes contada, do homem que nasceu para o crime e por ele acabará por morrer. Porém, quando efectuam mais um assalto a um banco, são obrigados a fazer como refém Claire Keesey (Rebecca Hall), a gerente. Quando descobrem que ela vive em Charlestown, Jem fica nervoso e tenta descobrir se Claire se apercebeu de alguma coisa. É aí que Doug interfere e começa a desenvolver uma relação com a gerente. Enquanto procura balancear dois mundos tão opostos, Jem começa a questionar a sua lealdade e o FBI, liderado pelo Agente Frawley (Jon Hamm), está cada vez mais perto de o apanhar. Decidido a sair da cidade, Doug é travado por um mafioso velho “amigo”, que o obriga a realizar mais um trabalho. Deste, porém, nada voltará a ser o que era.

Um maravilhoso filme repleto de acção, com um elenco de luxo e um guião extraordinário. De destacar o papel de Blake Lively, conhecida pelo seu papel em "Gossip Girl" como Serena Van der Woodsen, que tem uma interpretação absolutamente fantástica.

O vigésimo-terceiro filme do espião James Bond teve enfim seu lançamento marcado, depois de algumas complicações financeiras. O estúdio marcou a estreia para Novembro de 2012 e planeia lançar os filmes do personagem a cada dois anos a partir de agora.

O sucesso de bilheteiras no fim-de-semana de estreia de "Actividade Paranormal 2" já instiga o estúdio a pensar em um terceiro filme da franquia. Dom Harris, vice-presidente de distribuição da Paramount, afirmou ao Hollywood Reporter que "Actividade Paranormal 3" faz parte dos planos de próximas produções.

O governador da Califórnia (EUA), Arnold Schwarzenegger, afirmou recentemente numa entrevista que pensa retomar a sua carreira nos cinemas após o fim do seu mandato, em Janeiro de 2011.

Falar Televisão

Amadores


Foi há cerca de uma semana que a TV Guia incluía uma reportagem bastante interessante sobre Secret Story. Em análise estavam os “louros” que os concorrentes esperavam receber após a expulsão do reality-show.


Desde Mário Lima, que se queixava de ainda não ter ganho nada com os trabalhos já feitos, a Vasco Oliveira que pediu dinheiro por entrevistas, ou então capas na revista, passando por Daniela que conseguiu que lhe pagassem alojamento e alimentação, fiquei bastante curioso com o que relatava esta reportagem.


Infelizmente, todos estes concorrentes ainda são demasiado amadores e, embora muitos deles não o queiram revelar, entraram na Casa dos Segredos com a intenção de ganhar dinheiro e, mais do que isso, fama. Mas, ao contrário do que acontecia com o Big Brother, já não se passa tal coisa. Hoje em dia, e com a tão falada crise instalada, quem quer projecção tem que se sujeitar às condições das publicações e não vale a pena virem com tiques de vedeta.

Porque, afinal de contas, os tempos do Grande Irmão já não se voltam a repetir e nenhum dos concorrentes conseguirá amealhar 4500€ por presença, como Zé Maria chegou a fazer. É a diferença entre o ano de 2000 e 2010. Até porque, quem vai com a lição toda estudada, por vezes acaba por se sair mal.

"Só Visto" reformulado em Dezembro


A tão aguardada reformulação que o magazine das tardes de domingo da estação pública anunciou, está quase a ser efectuada. Ao que parece, será já no próximo mês de Dezembro que Marta Leite de Castro apresentará Só Visto! de cara lavada.
Segundo o que uma fonte revelou à TV Guia desta semana, o programa irá marcar presença em "eventos mais sóbrios e de índole cultural mais vincada".
Por outro lado, as reportagens, actuações e rubricas nas quais os famosos contam um pouco da sua vida, irão sofrer alterações. No primeiro caso, "a entrevista principal irá reduzir para cerca de sete, dez minutos".


"O programa terá mais rubricas e continuará a privilegiar os bastidores dos programas da RTP... mas será menos cor-de-rosa", acrescentou a referida fonte.

De destacar ainda que, Sérgio Oliveira, coordenador de conteúdos, deixará de fazer parte da equipa de Só Visto! por alegadas divergências com a produtora do magazine, Valentim de Carvalho. O seu lugar será ocupado por Marta Gil.

Quiosque: TV Guia

Ana Isabel em videoclip dos Flow 212

Segundo a TV Guia desta semana, um dos sonhos de Ana Isabel é ser actriz. No entanto, e ao contrário de Mário e Renato, a estudante de Direito já tem alguns trabalhos no currículo, que lhe permitem ingressar num projecto de ficção. A participação no videoclip dos Flow 212, na música És o Meu Sonho, foi uma das suas primeiras experiências ao nível da representação.
Ora veja...

Esta noite...


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Fala-se! 10/11/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta quarta-feira!



Mafalda Pinto e Rogério Samora


Depois do surpreendente namoro entre os dois actores, eis que tudo parece ter chegado ao fim.

Segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, Mafalda Pinto e Rogério Samora decidiram romper o “conto de fadas” que estavam a viver.


“Ela está num lado, ao telemóvel, e ele, noutro, sozinho, a estudar textos e triste, nem conversa com ninguém”, contou fonte da novela, confirmando assim a separação.

Apesar de tudo, nem um nem outro quiseram prestar qualquer tipo de declarações sobre a ruptura.



Marco Horácio


Afastado dos ecrãs desde o final de Salve-se Quem Puder, o actor tem agora mais um tempo de ausência garantido.

Durante o próximo mês, Marco Horácio estará de repouso absoluto. O motivo é simples: partiu duas costelas, segundo revela a edição desta semana da TV 7 Dias.

A referida publicação garante ainda que o humorista se viu obrigado a desmarcar vários compromissos profissionais.


Quiosque: TV 7 Dias

Pedro Rodil regressa em telenovela da TVI

pedrorodil

Afastado dos ecrãs desde que participou na mini-série Destino Imortal, o protagonista da sexta temporada de Morangos com Açúcar prepara agora o seu regresso à televisão.


Segundo a edição desta semana da revista TV 7 Dias, Pedro Rodil tem um novo projecto no pequeno ecrã, embora não seja conhecido qual deles é. O certo é que será uma participação especial, levando a crer que se trata de uma das telenovelas que estão em exibição. Por aquilo que conseguimos apurar, Espírito Indomável ou Sedução deverá ser o destino do actor.


Para além desta nova oportunidade de mostrar o seu talento, Pedro Rodil está também a tirar o curso de Pilotagem e Ciências Aeronáuticas.


Quiosque: TV 7 Dias

Carolina Patrocínio apresenta “Portugal tem Talento”?

carolpatrocinio

Foi no passado domingo que a apresentadora esteve presente na gala de Ídolos. Como não podia deixar de ser, prestou várias declarações à imprensa e deixou a dúvida no ar.

É em entrevista à TV 7 Dias que Carolina Patrocínio diz: “Se gostava de estar no lugar da Cláudia? Não vejo as coisas dessa maneira. Gosto muito deste tipo de formato e, agora, com os novos programas a estrear, quem sabe”, frisou.


Já ao Correio da Manhã, a apresentadora confessou: "A SIC já anunciou que vai produzir o Biggest Loser e o X Factor. Gosto destes formatos, e espero poder contar com um deles”.

Quererá isto dizer que já terá havido contactos no sentido de Carolina Patrocínio dar a cara por um destes formatos, ou até mesmo pelo já anunciado Portugal tem Talento?


Quiosque: TV 7 Dias, Correio da Manhã

“Sem Perdão” na TVI?

teresa_guilherme2


Depois de vários rumores sobre o programa que marca o regresso de Teresa Guilherme aos ecrãs, eis que este volta a sofrer alterações.


Embora André Cerqueira tenha garantido que a estreia seria ainda este mês, segundo o Correio da Manhã de hoje, Sem Perdão voltou a sofrer um adiamento. Todavia, esta mudança nos planos pode estar relacionada com o facto de, segundo uma fonte da estação, Sem Perdão não ser transmitido pelo TVI 24, mas sim pela TVI. "Resolvidas as questões orçamentais, o que está agora em dúvida são questões de antena. É provável que o programa não vá para o canal da cabo, TVI 24, e fique mesmo no generalista", disse ao referido jornal uma fonte de Queluz de Baixo.


Já Teresa Guilherme continua sem adiantar pormenores: "Neste momento, só posso dizer que espero que as coisas acelerem", afirma a apresentadora sem, contudo, confirmar a possibilidade de o seu programa passar para a generalista. Segundo o Correio da Manhã, em cima da mesa está agora a possibilidade de Sem Perdão arrancar em Dezembro, ou, na pior das hipóteses, em Janeiro.


Quiosque: Correio da Manhã

Revista de Imprensa 10/11/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Joana Santos contente com Laços de Sangue




É já por muitos considerada a revelação da nova trama da SIC, mas, mesmo assim, continua a manter uma postura humilde e dedicada ao seu trabalho.


É em entrevista à edição desta semana da TV 7 Dias que a actriz falou sobre a experiência de dar vida a Diana em Laços de Sangue: “É duro gravar 12 horas por dia, mas é muito gratificante!”, começa por dizer, acrescentando que não liga aos resultados audiométricos: “não ligo muito a isso. Tento fazer um trabalho bom e o melhor que sei e posso. Prefiro não ter muito a noção”, frisou.


E o que dizer das cenas que grava com a “irmã” Diana Chaves, em que a sua personagem demonstra toda a sua maldade? “Faz-me muita confusão e choro: depois, a Diana Chaves tem aquele ar tão querido… Então, acabamos as duas a chorar. A mim, faz-me muita confusão estar a fazer e a dizer coisas daquelas, tenho de me concentrar para não chorar em cena!”, frisou. Já sobre a contracena com Diogo Morgado, Joana é mais directa: “Já o tinha feito em Rebelde Way e é muito fácil trabalhar com ele. Não é complicado fazer as cenas românticas com ele, damo-nos bem.”, explicou.


A terminar ainda houve tempo para falar sobre a reacção das pessoas na rua: “As pessoas não falam comigo. Acho que têm medo de mim, mas depois sorrio e dizem-me que tenho um sorriso lindo. Mas comentam: ‘Ai coitadinha daquela mãe”, confessou.


Carlos Vieira é “um actor freelancer



Actualmente a brilhar em Laços de Sangue, o actor tem dado nas vistas, até porque dá vida a uma das personagens centrais da trama da SIC.


É precisamente quando questionado sobre a mudança da TVI para Carnaxide que Carlos Vieira responde: “Sou um actor, gosto de aceitar projectos e de me envolver em trabalhos que acredito. Acima de tudo tenho essa opção de escolha e gosto de sentir que posso escolher. É por aí… Sou um actor freelancer”, explicou.


Ainda assim, nesta entrevista à TV 7 Dias, o Ricardo de Laços de Sangue faz um balanço “muito positivo” sobre este trabalho: “Está a ser um projecto interessante para toda a gente. Tivemos um inicio de trabalho muito interessante com a Laís Correia, directora de actores, que veio do Brasil, juntamente com a equipa da Globo. Foram três semanas de preparação, através de exercícios em que se faz imenso, no sentido de nos aproximarmos do que seriam as personagens, com o objectivo de chegarmos ao plateau e já termos criado cumplicidades”, começa por dizer, acrescentando em seguida: “Acaba por ser uma mais-valia com a experiência já adquirida, contando com o know-how que eles já têm. São 50 anos de produção de novelas. Acaba sempre por ser interessante e ganhamos com isso. Isto é notório…”


A terminar, Carlos Vieira explicou quais as diferenças em relação a projectos anteriores: “A experiência adquirida é muito positiva, isso é vísivel. A produção nacional está de boa saúde há muitos anos. O público vê e gosta. Temos novelas e autores muito interessantes. Neste caso em particular, o que acontece é que em parceria acabam por potenciar um texto e o resultado é um guião aliciante com personagens muito bem arquitectadas, núcleos bem definidos e histórias muito interessantes. À medida que os episódios avançam, vão criando expectativas para o espectador não perder. Criou-se uma novela com uma história forte”, frisou.


CITAÇÃO DO DIA:


“A Fátima não foi um roubo, foi uma necessidade da TVI.”


André Cerqueira



Número do dia:


22.3%


Foi o share alcançado pelo regresso de Malucos do Riso à SIC, na passada segunda-feira.





Quiosque: TV 7 Dias, Correio TV

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Contra a corrente

1. A disponibilidade do Governo para "reflectir" sobre a desoneração do Orçamento do Estado no processo de financiamento da RTP é um excelente sinal. Mas eu não ignoraria os avisos de Morais Sarmento quanto à "perda de tempo" que representará qualquer tentativa de fusão entre a estação pública de rádio e televisão com a Lusa. Na Holanda, por exemplo, o Estado acaba de cortar na televisão pública - e o método foi o recentramento da actividade da empresa no seu core business, que é a produção da televisão, o que levou mesmo ao encerramento do site da estação. Queremos mesmo voltar a agir em oposição às tendências do "pelotão da frente" europeu?

2. A importação de causas da sociedade civil para o programa Boa Tarde (SIC) é, no geral, uma boa ideia. Ver o Boa Tarde, ver a SIC e ver a própria Conceição Lino proporem-se a "ajudar os portugueses a pagarem as suas dívidas", à semelhança do que faz Fátima Lopes na TVI (Agora é que Conta), já é outra coisa: é sinal de que as audiências (e, portanto, os portugueses) puxaram mais um programa para baixo. Onde é que isto vai parar?

3. "Faço um esforço gigantesco para não chorar frente à câmara." Assim esclareceu Catarina Furtado, em entrevista ao Correio da Manhã, aquela que era a minha principal dúvida sobre Príncipes do Nada: como iria ela conseguir transformar nova iniciativa de boa-vontade em um programa sobre si própria? Muito obrigado. Não tenho mais perguntas, meretíssimo.

4. Está praticamente confirmado: Rui Moreira vai mesmo ser comentador na TVI. Quero os dois salários suplementares que aqui apostei há três semanas.