12 de abril de 2009

Audimetria - 11/04/2009


Ontem a Rtp1 ganhou o dia. Já se sabe. O Benfica garante sempre audiências.
O top5 é ocupado por 3 programas da estação pública e 2 da Tvi, sendo estes novelas.
Da Sic, o programa mais visto foi o Atreve-te a Cantar que obteu 8,5% de ratio e 24% de share.Obviamente que estes resultados são influenciados pelo facto de a maior parte do público ter ficado concentrado na Rtp1 mesmo após o jogo ter acabado.

Mais pormenorizadamente podemos ver que os filmes que a Rtp1 exibe à tarde estão a dar resultado. Ontem "Maria, mãe de Jesus" bateu a concorrência chegando aos 28,8% de share.
Quanto ao Guinness World of Records desceu de 32% para 23,8%.
Na Tvi a emissão de Morangos com Açúcar ao Sábado com o jogo na Rtp1 não deu resultado. Fez apenas 6,1% de ratio e 23,1% de share, mesmo colado ao filme "De repente já nos 30" da Sic (5,9% de ratio e 23,6% de share).

Por fim, de referir que o ontem
a Tvi24 ultrapassou a RtpN nos canais de informação por cabo. Enquanto a primeira fez 1,6% de share e uma média de 12,400 espectadores, a segunda obteve 1,5% de share e uma média 10,900 espectadores.
A Sic Notícias ficou em primeiro: 3,1% de share e uma média de 23,300 espectadores.

Opinião - Horário Nobre

Ontem à noite decidi ficar em casa e ver televisão. Normalmente não o faço, ou porque vou sair ou porque estou no computador ou ainda a jogar Playstation.
Assim, fiquei surpreendido com o horário nobre da Sic, e até da Rtp1 (ape
sar de não me ter chamado tanto a atenção). Como não consigo acompanhar novelas, à excepção daquelas que passam à tarde como os Morangos com Açúcar ou a Rebelde Way, a minha escolha televisiva nos quatro canais a partir das 21 horas fica reduzida.
Obviamente que ontem o meu canal escolhido não foi a Tvi, pois apenas oferecia novelas. Então mudei para a Sic, onde se exibia a final do Atreve-te a Cantar - Especial Crianças. Fiquei surpreendido pois nunca tinha prestado muita atenção a este programa e gostei.


E não foi por ser de crianças, parecido com o Uma Canção Para Ti, mas sim por ser "light". Utilizo esta expressão para definir um programa que uma pessoa fica a ve-lo sem ter de prestar muita atenção, e embarca no seu ritmo.
Depois disso foi para o ar o Mundo dos Recordes. Também gostei.
Apesar de ser um bocado estrangeiro (tinha de ser), tem uma apresentadora simpática e cenas que nos deixam em suspense e de boca aberta (será que vai conseguir?).

No entanto posso concluir que este tipo de programa já não é novo na televisão portuguesa, visto que e tal como aqueles vídeos mais graves do Tá a Gravar, já foram objectos centrais de outros programas na televisão portuguesa.

Por exemplo, relativamente aos vídeos mais graves do Tá a Gravar, já foram material do programa Imagens Reais que foi apresentado por Artur Albarran há alguns anos.


A par dos programas referidos fui alternando com o novo concurso da Rtp1 - Duelo Final. Apesar te ter achado giro, penso que é um pouco parado. Preferia o bluff do Jogo Duplo, mas este programa já estava um bocado a "enjoar".



Com esta oferta, e mesmo tendo Tv Cabo, vale a pena ficar um dia ou outro em casa e ver a televisão dos 4 canais generalistas.

Notícias - Episódios-piloto de séries viram o disco e tocam o mesmo

Estações norte-americanas preparam nova temporada televisiva.Temas centrais obedecemà tríade habitual: dramas familiares, investigações policiais e azáfama hospitalar.

Dramas familiares, investigações policiais e azáfama hospitalar dominam as séries americanas da próxima época. E os capítulos experimentais para as testar não fogem à regra; as estações preferem não arriscar em tempo de crise.

Várias cadeias de televisão sediadas nos Estados Unidos apresentam propostas frescas para renovar as suas grelhas no que às intrigas diz respeito. Aliás, o mercado por lá é prolífero e com exportação quase garantida. Logo, depreender-se-ia uma oferta múltipla e ecléctica. Porém, os canais parece não quererem assumir grandes riscos. Nada de muito arrojado se avizinha para a nova temporada, andando todos a reboque de temas similares, depois sujeitos à apreciação do público. Um piloto só tem prossecução assegurada de acordo com a receptividade.

As receitas de intrigas conotadas com a Lei, associadas a conflitos geracionais no seio de clãs familiares, e aquelas que se prendem com a peritagem médica há muito que deram provas de êxito junto do público. Ainda que com abordagens distintas, ABC, CBS, NBC, HBO, FOX, CW, SCI FI, Showtime e TNT, embora umas mais do que outras, estão apostadas em recorrer a esse porto seguro, talvez por efeito colateral e de contágio, sintomático da crise. À frente do ranking, no que toca ao número de pilotos de séries aduzidos, está a ABC, com 25. Um deles trata-se de "The law", cujo fio condutor se alicerça num grupo de polícias que apenas exercem a sua profissão ao fim-de-semana por estarem na reserva, corroborando uma das tendências. Dado curioso é o facto de Jerry Bruckheimer, responsável por "CSI" e derivados, "Sem rasto" e "Casos arquivados", todos eles da CBS, carimbar duas hipotéticas séries para a ABC.

Se uma, ainda sem título, se entronca na linha dos conteúdos que o popularizaram, versando uma equipa de detectives amadores que tenta deslindar casos de vítimas não identificadas, a outra, denominada "Empire state", escapa a esse registo, constituindo-se uma espécie de "Romeu e Julieta" dos tempos modernos.

Por sua vez, na CBS, é de assinalar "Three Rivers" - não fosse protagonizada por Joaquim de Almeida" (ver caixa) - e o "spin-off" de "NCIS", que em Portugal se chama "Investigação Criminal", uma vez que Daniela Ruah integra o elenco. Ora, adivinha-se visibilidade sem precedentes para dois actores portugueses no pequeno ecrã por terras do tio Sam.

Saliente-se o "remake" de "Melrose Place", da chancela do canal CW, "Maggie Hill", da FOX, sobre uma genial cirurgiã que luta contra a sua condição de esquizofrénica, e, na HBO "Bordwalk Empire", que conta com a realização de Martin Scorsese.


Fonte: Jornal de Notícias