2 de junho de 2010

Cine-Opinião



Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos de “Um rasgo de génio”.
Robert Kearns (Greg Kinnear) é um pacato pai de família, professor universitário de engenharia e inventor. Nos finais da década de 60, inventa um equipamento que viria a revolucionar a indústria automóvel. Quando apresenta o seu projecto à Ford Motor Company, vê o seu projecto apropriado indevidamente pela grande corporação. Incapaz de aceitar a justiça a que foi sujeito, Robert vai lutar contra tudo e todos até que lhe seja feita justiça. Mais do que qualquer soma de dinheiro, Robert Kearns quer que lhe sejam entregues os direitos da sua invenção. Em 1990, vence finalmente em tribunal: a Ford é obrigada a pagar uma indemnização de 10 milhões de dólares e a patente do invento é registada em seu nome.
Baseado em factos verídicos, “Um rasgo de génio” marca a estreia na realização de Marc Abraham. Embora pareça estar a passar despercebido nas salas de cinema, é claramente um filme a não perder, coberto de grandes actuações e, acima de tudo, lições de coragem, perseverança e honra.

Brad Pitt vai ganhar 12 milhões de euros por dar voz a uma personagem de um filme animado,"Megamind".Além de Pitt, a história conta com as participações de Will Ferrell, Tina Fey e Jonah Hill, entre outras.

Já correm rumores de mais uma sequela para o filme "Sexo e a Cidade", desta vez com Carrie a caminho de Londres numa viagem de negócios. O criador da série está confiante, mas prefere analisar primeiramente o sucesso de "Sexo e a Cidade 2".

"Parto", um filme português de António Correia, só vai ter no elenco habitantes do concelho de Arcos de Valdevez sem qualquer formação em representação. A estreia nacional do filme está prevista para Abril de 2011, no IndieLisboa.


Até para a semana!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Cine-Opinião!

As elites

ASIC é a estação preferida das classes alta e média/alta (A/B). Ou seja, entre os portugueses socialmente bem colocadas e endinheirados que preferem ver televisão generalista, a maioria escolhe o canal de Carnaxide, embora a RTP1 esteja mesmo nos seus calcanhares.

A variável "entre os que preferem ver televisão generalista" não é despicienda: é que a maioria o que prefere mesmo é o cabo: 33,6% de quota de mercado no acumulado do ano optam pelos canais alternativos.

Centremo-nos, porém, agora na oferta dos quatro canais em aberto: 1.º a SIC, em 2.º a RTP1 e em terceiro, a uma larga distância, a TVI, que se destaca, ao invés, junto da classe média. A RTP2, compreensivelmente, surge na cauda da tabela.


Ainda na quinta-feira, Jornal da Noite, Viver a Vida e Os Incríveis, todos da SIC, foram os programas mais vistos do dia, entre a elite dos portugueses. Se a amostra for relativa à semana inteira, desde segunda-feira, temos que o jogo de preparação da Selecção Nacional (TVI) quebrou a hegemonia de Carnaxide, mas que logo a seguir só dá SIC - entre os oito primeiros, sete são transmitidos pelo terceiro canal.


Os dados são interessantes do ponto de vista de curiosidade jornalística e, em parte, por razões comerciais - investimento em targets mais elevados -, mas, como facilmente, se percebe, não é aí que se ganham campeonatos.


A liderança da TVI é a prova: no acumulado da semana, os sete programas preferidos da classe média baixa (C2), entre futebol, novelas e informação, foram todos transmitidos pelo canal de Queluz de Baixo.

Novidades nas noites da RTPN


É já no dia 7 de Junho que estreia no canal informativo da RTP o À Noite, o Mundial. Este será emitido a partir do formato base À Noite, as Notícias, e promete informar os telespectadores sobre as novidades do Campeonato do Mundo do Futebol. Carlos Daniel confessou à Notícias TV desta semana o seguinte: "Acreditamos que vai marcar o Campeonato do Mundo de Futebol. Parte desse espaço vai ser ocupado pelo noticiário do campeonato do mundo, das dez às onze, que vai contar com um leque de comentadores excelente".


De entre os nomes confirmados para o leque dos "jurados", encontram-se já confirmados João Vieira Pinto e Luís Freitas Lobo.


Quiosque: Notícias TV

Esta noite..


O Cine está de regresso! Às 21:00.

Sofia Cerveira em "Vida Nova"!


A apresentadora de Episódio Especial vai dar uma perninha no Vida Nova desta sexta-feira. Sofia Cerveira irá substituir Fátima Lopes, que aproveitará para descansar até domingo.
A partir de segunda-feira, a "ex-rainha da manhãs" está de volta.

Momentos


Para quem não se lembra, um dos primeiros trabalhos de Marisa Cruz foi o Masterplan. Foi em 2002 que o reality-show foi para o ar, e foi também nesse ano que Marisa Cruz deu os primeiros passos na apresentação.


Fala-se! 02/06/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!




Luciana Abreu


Nem em lua de mel a actriz consegue estar descansada. Tudo porque foram vendidas à imprensa imagens do seu casamento, por parte de um amigo de confiança de Yannick Djaló. O casal já descobriu que foi o autor deste episódio e prepara-se para agir judicialmente.

Quem o garantiu foi a própria Luciana Abreu, que fez questão de partilhar a sua tristeza, através do seu site oficial, com os seus fãs: “Fiquem tranquilos porque quem fez esta linda ‘cama de gato’, esqueceu-se de que estava a ser filmado, o que significa que já descobrimos quem foi que fotografou com o telemóvel e quem as vendeu”, escreveu.

A jovem assegurou ainda que, quando se casar pela igreja, fará uma grande festa, que partilhará com os seus fãs e com a imprensa.


Rita Pereira


Apesar de assegurar estar solteira, a Mel de Meu Amor tem sido vista na companhia do tatuador Miguel Mouzinho. A ultima vez que tal aconteceu foi na actuação de Will.I.Am na discoteca Gossip, em Lisboa, onde chegaram de mãos dadas, mas separaram-se logo que perceberam que a imprensa estava presente.

Em declarações ao 24 Horas, Miguel Mouzinho desmentiu qualquer tipo de relacionamento entre os dois: “Continuamos amigos. Não há qualquer tipo de romance entre nós”, disse. Já a actriz não quis fazer qualquer tipo de comentários.

Quiosque: 24 Horas

Concorrentes de “Achas que Sabes Dançar?” recusam assinar contrato


Ainda nem as transmissões do programa, em directo, tinham começado e já nos bastidores corria uma polémica que envolvia participantes e produtora. Tudo porque, segundo apurou a TV 7 Dias, os 20 magníficos não ficaram agradados com a proposta inicial da Endemol e recusaram-se a aceitá-la. Entre várias cláusulas, encontrava-se uma que os obrigava a tornarem-se exclusivos da produtora durante um ano. Esta situação desagradou a todos, dado que são profissionais e muitos deles já trabalham na área. Após algum tempo de negociações, conseguiram chegar a um acordo intermédio, cuja duração será de 6 meses.


Durante a apresentação à imprensa do cenário do programa, a referia publicação tentou obter comentários da produtora executiva do formato, Lurdes Guerreiro, que foi parca em palavras: “Não falo sobre contratos. Está tudo assinado. Nós temos a nossa advogada e eles contrataram um advogado (…) e o acordo correu bem”.


Toda esta situação terá sido motivada pelo facto de os bailarinos não serem concorrentes semelhantes aos que estiverem, por exemplo, em Masterplan ou Big Brother, dado que, aqui, a Endemol, procurou profissionais, fez questão de referir ainda, Lurdes Guerreiro.

João Manzarra fala sobre percalço em “Achas que Sabes Dançar?”

Quem acompanhou os minutos inicias da primeira gala do programa de dança da estação de Carnaxide, não ficou indiferente aos minutos em que o apresentador permaneceu calado. É que o teleponto deixou de funcionar e João Manzarra não tinha escrito nos seus cartões aquilo que era suposto dizer. Momentos “terríveis”, mas que mesmo assim conseguiram ser ultrapassados.


Para o jovem, este primeiro programa em directo e a solo “não foi fácil, aprendemos todos um bocadinho com este programa, e, em equipa, vamos melhorando. Senti-me muito à vontade numas coisas e noutras nem tanto”, começou por dizer. Os momentos em que se sentiu como “peixe dentro de água” foram quando conversou com o grupo de jurados e com os concorrentes: “Senti-me bem nas conversas, foi muito espontâneo. Depois, aqui apercebemo-nos também de erros que lá em casa são imperceptíveis”, continuou.


Quando terminou o directo, e mal chegou a casa, João Manzarra fez questão de rever o programa e assim perceber onde esteve pior e corrigir eventuais erros. Apesar de tudo, aqueles momentos inicias marcaram a estreia do formato em directo, mas, como em muitos outros, são coisas que acontecem e José Carlos Malato e Alberta Marques Fernandes fizeram questão de elogiar o apresentador.


Resta agora esperar pelo próximo domingo, para ver como se sairá Manzarra.


Quiosque: 24 Horas

Revista de Imprensa 02/06/2010


Bom Dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Homenagem a Nicolau Breyner foi “o primeiro passo”



Foi no passado domingo que a TVI decidiu fazer uma gala comemorativa dos 50 nos de carreira de uma das suas estrelas mais sonantes. Em directo do Teatro Tivoli, em Lisboa, foram mais de três as horas de emissão, que garantiram uma vitória sobre a primeira gala de Achas que Sabes Dançar?.


Ainda sem saber dos resultados audiométricos atingidos, André Cerqueira garantiu à imprensa que “a ideia deste projecto é homenagear todas as pessoas que merecem. Faltam ainda mais pessoas… Demos o primeiro passo”. Por outro lado, o director de programas da estação de Queluz de Baixo, justificou esta aposta de uma forma simples: “Não temos de homenagear as pessoas quando morrem, temos que fazê-lo enquanto estão a lutar por nós”.


Perante tudo isto, é de prever que mais emissões especiais estão a caminho!


Gabriela Sobral justifica aposta em Iva Domingues




A notícia de que a conhecida apresentadora é a substituta de Júlia Pinheiro na nova temporada de Depois da Vida, apanhou todos de surpresa. Após a própria apresentadora de As Tardes da Júlia ter vindo a público elogiar a sucessora, foi a vez de a responsável pela produção nacional do canal de Queluz de Baixo elogiar Iva Domingues: “Pressupõe-se passar o testemunho da Júlia Pinheiro e, portanto, não podia ser uma cara muito nova, tinha que ser uma mulher madura, com filhos. A Iva já tem essa maturidade que é necessária para conduzir um programa daquele género”, disse.


A responsável fez ainda questão de deixar claro que a antiga cara de Quem Quer Ganha nunca deixou de estar nos quadros da TVI: “É uma cara de peso da estação. Está connosco há uma data de tempo, embora a imprensa tenha escrito que ela saiu da estação zangada, não é verdade. Pura e simplesmente deixou de querer fazer o Quem quer Ganha há um tempo e não quis continuar a fazer o Notícias das Estrelas”, justificou.


Sobre Depois da Vida, Gabriela Sobral adiantou que a estreia está para breve, e que esta nova temporada terá convidados bem conhecidos do público português e que pouca gente acredita serem capazes de ir a um programa deste género: “Muitas caras conhecidas estarão na nova versão de Depois da Vida. O formato é igual, teremos pessoas totalmente diferentes, que vocês não vão acreditar”, prometeu.


CITAÇÃO DO DIA:


“É emocionante quando eu vejo uma criança com uma borboleta colada, nas costas da cadeira de rodas, imitando a Luciana

Alinne Moraes



Curiosidade do dia:


Na plateia da primeira gala de Achas que Sabes Dançar estiveram algumas caras bem conhecidas do público português, que fizeram questão de estar presentes de modo a apoiar os seus candidatos favoritos. Se Marina Mota marcou presença a convite de Collin Vieira, o futebolista Moreira também lá esteve, mas a apoiar a amiga “Rita Spider”




Quiosque: TV 7 Dias, 24 Horas

Para lá das 24



Boa Noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje!


Foi após a leitura de uma entrevista de Lídia Franco à Notícias TV que decidi falar sobre esta excelente actriz.


É evidente que a Estela de Meu Amor marca a ficção que se faz em Portugal. É uma realidade o facto de Lídia Franco ser uma das melhores profissionais da sua geração, assim como não se pode deixar de concordar com uma coisa: até aqui não lhe tinha sido dado o devido valor em televisão. Sempre gostei de a ver, mas por diversas vezes me questionava porque não lhe davam personagens mais interessantes.


Recordo-me de seguir o seu papel enquanto protagonista de Nunca Digas Adeus. É claro que esteve bem, mas não era aquele “grande papel”, que nos fizesse dizer: “Ah, brilhante!”. Mas hoje, isso acontece. A sua Estela é a verdadeira vilã, que conjuga tudo aquilo que as pessoas odeiam numa pessoa, mas que ao mesmo tempo adoram ver retratado numa telenovela. Eu diria mesmo que, desde a Luíza Albuquerque de Ninguém como Tu ou da Maria Laurinda de Tempo de Viver não se via alguém tão odiável em televisão. Estela faz tudo para prejudicar a própria filha! Haverá algo pior que isto?


O que é que a sua prestação em Meu Amor comprova? A grande actriz que Lídia Franco é. É um prazer poder acompanhá-la todas as noites na trama líder de audiências da TVI. É uma alegria vê-la dar “lições” de representação. Não só aos mais jovens, como também aos que “já andam nisto há muito tempo”, como Margarida Marinho ou Alexandra Lencastre, por exemplo.



Venham mais personagens com este “andamento”! O público português agradece, e a actriz também, certamente.