27 de setembro de 2009

O Protagonista


Boa noite. Inicia-se hoje a nova rubrica do Televisão-Opinião. Júlia Pinheiro é "A Protagonista" da semana que passou.


A "Protagonista" desta semana só poderia ser Júlia Pinheiro. Depois de uma semana com "As Tardes da Júlia" em baixo, a apresentadora já viu o seu talk-show aumentar as audiências. Neste momento, não há duvidas que está a frente de Fátima Lopes.
Independentemente do interesse ou não do programa, o que é certo é que números são números, e nesse aspecto Júlia Pinheiro está com certeza mais feliz que há sete dias atrás.
Por outro lado, outro dos motivos que a levam a estar em destaque nesta rubrica foi a confusão que marcou a estreia do programa "Uma Canção para Ti".
O namorado de uma concorrente beijou-a em directo, ao que muitos ficaram sem palavras. O pior não foi a situação em si, mas sim o facto de a mãe ter começado a chorar. Nesse sentido, a apresentadora tentou apaziguar a situação, tendo mais tarde respondido à imprensa o seguinte:"São demonstrações de carinho e, no passado as pessoas não mostravam esta intimidade". Confessou por outro lado que a sua primeira relação também foi aos 12 anos, e que compreendia o que se passou no programa.

Independentemente da minha opinião sobre o sucedido (acho que este contratempo é resultado do "meter" dos apresentadores na vida das crianças), quem veste a camisola de um canal e de um programa, deve-o proteger até ao fim e não esquivar-se da responsabilidade que tem à frente.
Assim gostei de ver a Júlia Pinheiro a defender-se a si, ao seu programa e à concorrente.

Fecho


Boa noite. São 20:00 horas e neste momento já saíram as projecções do vencedor das Legislativas.
O Fecho de hoje incluí uma rubrica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
De referir que às 21:00, estreia a nova rubrica do Televisão-Opinião - O Protagonista.
Saiba quem vai estar em destaque neste novo espaço do blog.




Moniz ainda dura

Quando saiu da TVI, no início de Agosto, José Eduardo Moniz deixou claro que a estratégia estava montada e não havia razão para inverter o rumo do navio. E, de facto, o mês de Setembro, já com Luís Cunha Velho oficializado como director de programas e Bernardo Bairrão como director-geral, prova isso mesmo: a TVI mantém a sua aposta na ficção. Mantendo os mesmo tiques (a palavra "especial" continua a aparecer no canto superior direito em dias específicos em que a concorrência tem um argumento de peso) e os mesmos hábitos: Morangos com Açúcar, nesta semana de estreia, está a passar em horário nobre, tal como acontecia nos tempos de Moniz.

Aliás, o que se tem notado esta semana é que entre as 17.30 e as 22.00, a TVI aposta em três doses de Morangos com Açúcar (um episódio de uma hora, em repetição, a meio da tarde, meia hora antes do jornal e 40 minutos após as notícias). Um enjoo, portanto. Ainda assim, eficaz, que é o que se pretende.

Bem rodada, a máquina de ficção da TVI continua a dar resultados. E isso é válido também para a série juvenil, que já vai na sua sétima temporada e, ainda que ninguém conheça a maior parte dos actores que agora a compõem (muitos deles, como se verá adiante, não vão singrar na vida artística...), está fortemente implantada junto do público. Ora, para uma televisão comercial, é isso que conta. E no caso da TVI, como se sabe, conta muito.

Viver a Vida no horário de Salve-se Quem Puder


A telenovela que já é um sucesso no Brasil, e que tem tudo para o ser em território nacional, estreia já dia 5 de Outubro a seguir ao "Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios".
Está assim encontrado o programa que "substituirá" o "Salve-se Quem Puder" na antena do canal de Carnaxide, pelo menos enquanto Caminho das Índias estiver no ar.

Audimetria 26/09/2009


A RTP1 subiu ontem ao primeiro lugar, com 25.7% de share, seguida da TVI com 24.7% de share. O cabo ficou no terceiro lugar, com 22.2% de share, seguido pela SIC, que obteve menos 0.1%. Já a RTP2 conseguiu 5.3% de share.


Em dia de futebol no canal público, a primeira posição vai para o jogo em causa, que alcançou 13.5% de rating e 38.9% de share.

Os três lugares seguintes pertencem aos produtos de ficção nacional da TVI. Deixa Que Te Leve, Sentimentos e Flor do Mar, respectivamente. A fechar o top surge a Flahs Interview, com 9.8% de rating e 32.2% de share.


O acesso aos espaços informativos esteve equilibrado, com o Filme transmitido pela SIC a levar vantagem, seguido da reposição da série ai à Força, e do Filme da TVI.

O Telejornal venceu os seus concorrentes directos, com 8.7% de rating e 30% de share. Segue-se o Jornal da Noite, com 8.4% de rating e 27.8% de share. Com menos 0.3% de rating e 26.8% de share, surge o Jornal Nacional.


Quanto a outras audiências do horário nobre, o destaque vai para a mensagem do Presidente da Républica, que alcançou 8.7% de rating e 27.4% de share. O Salve-se Quem Puder obteve ontem um dos seus piores resultados, 6.4% de rating e 18.2% de share. Já o resumo do clássico entre Futebol Clube do Porto e o Sporting alcançou 6.1% de rating. A telenovela Caminho das Índias ficou-se pelos 6% de rating e 21.5% de share.

Fontes:Mediamonitor, A Minha TV

A TVI é mázinha


Não percebo qual é o objectivo da TVI, quando ao promover "Uma Canção Para Ti", mostra a parte em que um concorrente se esqueceu da letra e mete as mãos na cabeça.
Não faz sentido nenhum. É desnecessário por completo.
Quer dizer, quando isso acontece os apresentadores dizem que correu tudo bem e que é normal às vezes esquecerem-se da letra. E depois exibem constantemente na televisão o miúdo a enganar-se.
Deve saber muito a Martim Gavina, o concorrente, estar a ver a TVI e depois ver a parte em que se engana. Enfim..

Notícias - Aparato e novas tecnologias são trunfos da noite eleitoral


Gráficos interactivos, estúdios equipados com a tecnologia mais recente no tratamento de dados e até um helicóptero para acompanhar o desfile do vencedor, vão partilhar com os comentadores a atenção dos espectadores na noite das eleições.

Nas três estações generalistas ultimam-se os preparativos para a noite eleitoral de amanhã. Além dos painéis de comentadores convidados, os canais apresentam as novidades tecnológicas como trunfo para manterem os espectadores sintonizados e a par dos resultados mais recentes. As emissões serão em simultâneo com os respectivos canais de notícias no cabo. Estes asseguram o rescaldo da eleição ao início da madrugada. Sem esquecer os directos a partir das sedes partidárias.

A RTP pretende prolongar o grafismo do estúdio às sedes dos principais partidos. Em cada uma delas foi criado um espaço onde ao longo da noite o jornalista destacado vai recolhendo impressões dos membros partidários.

Em estúdio a emissão, que começa às 19 horas, é conduzida por José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos. Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino são os comentadores convidados. Pedro Magalhães, coordenador de sondagens da Universidade Católica, analisa os resultados. Depois da meia-noite, a estação pública promove um debate com representantes das forças políticas com assento parlamentar.

De acordo com a informação divulgada, as contas dos resultados serão feitas por um "dispositivo tecnológico inovador", através de gráficos interactivos e de um "simulador de maiorias".

Na SIC foram instalados palcos em dois estúdios e um no meio da redacção. Cabe a Rodrigo Guedes de Carvalho "distribuir o jogo", também às 19 horas, que conta com dois painéis de comentadores distintos, além do dos representantes dos partidos. De um lado os jornalistas Ricardo Costa, António José Teixeira e o responsável da Eurosondagem, Rui Oliveira e Costa. Do outro António Barreto, José Miguel Júdice, Pacheco Pereira, Lobo Xavier e António Costa.

O jornalista Bento Rodrigues fica responsável pela divulgação de resultados num estúdio equipado com meios tecnológicos (informática e grafismo automático). A estação também anunciou que terá a postos um helicóptero para "acompanhar o percurso do vencedor", bem como duas motos, criando assim um sistema de "mobilidade total".

A TVI também promete novidades tecnológicas, e não só, mas prefere não as revelar. A informação divulgada revela que serão Lurdes Baeta e Pedro Pinto a apresentar a edição especial, a partir das 20 horas, com Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares no painel de comentadores. Henrique Garcia conduz um "Roda Livre Especial Eleições" com Rui Ramos, Manuel Vilaverde Cabral e Pedro Adão e Silva.

Fonte: Jornal de Notícias