15 de janeiro de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem vindo à "Audimetria Semanal" deste sábado!

Salto Alto... "Companhia das Manhãs"


Na semana em que Francisco Menezes esteve ausente devido à suas férias, Nuno Graciano conseguiu fazer subir os resultados de "Companhia das Manhãs". Em três dos cinco dias em análise, o talk-show matinal da SIC liderou, alcançando shares superiores a 30%. Apesar dos últimos dias terem sido marcados pelo homicídio de Carlos Castro e pelo regresso de Júlia Pinheiro ao canal de Carnaxide, não deixa de ser curioso que nem sempre os telespectadores se mantém fieis aos seus programas de eleição. Basta a concorrência destacar-se para muitos deles se sintonizarem noutro canal. Apesar de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha partilharem a liderança das manhãs com Jorge Gabriel e Sónia Araújo, nada está certo com a entrada de Júlia Pinheiro no horário das 10:00 às 13:00 da estação de Carnaxide. Uma coisa é certa: a apresentadora da primeira temporada da "Casa dos Segredos" já conseguiu despertar a atenção de muitos dos que viam televisão nesta última sexta-feira.

A semana de... "Mar de Paixão"


A TVI não gostou do facto de "Sedução" não se conseguir impor a "Laços de Sangue" e decidiu alterar o horário da exibição da novela. Assim, em vez de ir para o ar por volta das 22:30, a produção de Rui Vilhena passou a ser emitida no horário de "Mar de Paixão". Esta última passou assim a combater directamente "Laços de Sangue", acabando esta mudança por surtir resultados imediatos. Se na quarta-feira, a novela protagonizada por Joana Santos venceu, na quinta e sexta-feira foi "Mar de Paixão" a garantir o primeiro lugar. Apesar desta subida das audiências por parte da produção da TVI, não deixa de ser interessante verificar que "Laços de Sangue" não perdeu telespectadores. Sim, de facto não conseguiu liderar, mas o seu rating não decresceu drasticamente com o surgimento de uma concorrência mais forte. Tal facto apenas vem comprovar que a estação de Carnaxide tem vindo a construir com os telespectadores da sua ficção uma relação fiel. Apesar da polémica com a suspensão de "Negócio da China", parece-me que com a ficção nacional o canal tem vindo a demonstrar uma postura muito diferente daquela que aparentava no passado.

A Mina da Semana... "Carrega no Botão"


O concurso da estação pública parece não resultar nas noites de sexta-feira. Com dois apresentadores de peso, que garantem boas audiências em dois importantes horário da RTP, Carrega no Botão não se consegue distanciar da concorrência. No dia de ontem, por exemplo, Fernando Mendes e José Carlos Malato não foram além dos 2,9% de audiência média e 11% de share. Por outras números, praticamente obtiveram o mesmo valor que "Portugal no Coração", que é exibido à tarde, num período em que o número de telespectadores é substancialmente menor. Sendo repetição ou não, a verdade é que o primeiro canal continua a demonstrar fragilidades no seu horário nobre, e a necessitar de uma oferta de qualidade a partir das 23:00. É verdade que os resultados que a estação do Estado consegue ao longo do dia compensam as baixas audiências à noite. No entanto, será mesma esta a perspectiva adequada a tomar num canal que deve prestar um serviço público de qualidade?

Uma pergunta a... João Cotrim Figueiredo


A poucas semanas da estreia de "Uma Canção Para Ti", quais as perspectivas ao nível audiométrico que considera que o talent-show possa alcançar? Será a concorrência de "Portugal Tem Talento" superior à boa disposição de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha?

Porque No Te Callas... Maya


Ainda não entendi qual o objectivo de se transmitirem operações e partos em directo. Sabe-se agora que na próxima segunda-feira Maya será a grande protagonista do "Companhia das Manhãs", através da exibição de varias cirurgias ao nível estético. Compreendo que ao nível de audiências esta até possa ser uma boa estratégia, no entanto, e como telespectador, sem dúvida alguma que vou preferir a concorrência na altura de decidir entre esta e os peitos da conhecida taróloga. Depois de "Boa Tarde" ter emitido em directo um parto, o talk-show das manhãs vai agora seguir esse caminho com cirurgias estéticas a uma figura pública. Resta ainda ter em conta a postura de Maya em aceitar protagonizar esta aposta de Carnaxide. Depois de ter assumido que seria "uma cara SIC", presenteia agora os telespectadores com os mais variados procedimentos cirúrgicos. É caso para nos questionarmos sobre a qualidade da televisão portuguesa nos dias de hoje.

Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI. A novela "Espírito Indomável", transmitida no dia 7 de Janeiro, pelas 22 horas e 26 minutos, obteve cerca de 19,7% de audiência média e 51,3% de share. Em números absolutos, mais de um milhão e oitocentos mil telespectadores estavam sintonizados na estação de Queluz de Baixo a essa hora. O segundo classificado deste campeonato foi o "Jornal da Noite", da SIC. O noticiário alcançou no dia 8 de Janeiro, às 21:17, 16,5% de rating e 41,9% de share.

Termino desta forma a a trigésima nona edição da "Audimetria Semanal". Resta dizer que na próxima semana esta rubrica volta renovada, com um novo olhar sobre as audiências. Não perca!


Até lá, tenha uma boa semana!

Esqueceram-se de... Cristina Oliveira!


Boa noite! Seja bem vindo a mais um Esqueceram-se de Mim!. Depois da passagem de ano continuamos a relembrar algumas das personalidades esquecidas da televisão portuguesa e desta vez vou falar de Cristina Oliveira.

A actriz estreou-se em teatro, e foi a fazer teatro de revista e papeis cómicos que conseguiu o respeito do público. O seu último grande papel em cena foi na revista '2001 Odisseia no Espaço', tendo depois integrado projectos em televisão. Foi no antigo programa de Fátima Lopes que teve mais destaque e que pôde dar largas à imaginação no campo do humor. No programa foram grandes os momentos de humor que proporcionou com as suas inesquecíveis personagens 'Miquinhas do Patrocinio', 'Miss Piggy' e ainda 'Maria Callas-te'. No entanto, desde que terminou o programa 'Fátima' na SIC e a participação na novela 'Flor do Mar' da TVI, que a actriz tem andado desaparecida.


Faz falta num programa e acho que merecia até uma oportunidade numa nova série de humor, afinal, ela é uma humorista consagrada e que sabe fazer melhor do que ninguém rir o outro. Dar-lhe papeis de menor destaque é o mesmo que ignorar o seu talento e não puxar por uma actriz que tem muito para dar. Contudo, depois de problemas com o pagamento de uma dívida que resultou no rompimento de uma relação de amizade com a actriz Maria João Abreu no início do ano, nunca mais foi chamada para nenhum trabalho. A todas as pessoas deve ser dada uma nova oportunidade e quanto a mim Cristina Oliveira merece uma.

O guarda-roupa e os apresentadores


Muitos são os telespectadores que se questionam se os apresentadores de televisão guardam as roupas que vestem nos diferentes programas. A TV Guia desta semana tira algumas das dúvidas aos leitores, demonstrando que nem todos têm o direito a ficar com o vestuário. É o caso de Leonor Poeiras, cujos sapatos e acessórios são os únicos a ser guardados por si. Já Jorge Gabriel e João Baião confessam que raramente levam para casa as roupas que vestem nos talk-shows que apresentam. No caso de Manuel Luís Goucha, e tal como é sabido, é o próprio que adquire o seu vestuário para posteriormente vestir em "Você na TV!".
No lado oposto desta realidade estão Cristina Ferreira, Sónia Araújo, Tânia Ribas de Oliveira e Vanessa Oliveira. Se a apresentadora das manhãs da estação de Queluz de Baixo possuí uma loja de roupa, através da qual consegue fazer "um acordo com os fornecedores de roupa, que fazem um preço especial", Tânia Ribas Oliveira fica com a maioria das peças que a sua marca lhe entrega no início de cada estação. "Há uma marca que me entrega as colecções no ínicio das estações e eu organizo a roupa. No final, fico com as peças", revelou à publicação da Cofina. Por fim, Sónia Araújo e Vanessa Oliveira, vestidas respectivamente por Maria Marcelino e Cantão/Elsa Barreto, recebem no final de cada ano um bónus no seu guarda-roupa. No caso da apresentadora de "Fama Show", de referir que aufere mensalmente um plafond para ser despendido na marca brasileira.

Quiosque: TV Guia

Esta noite...


.. mais uma edição da rubrica de audiências do Televisão-Opinião/TV Universo. Não pode perder, uma hora após o Esqueceram-se de Mim!

Andreia Leal e Vasco Oliveira vão apresentar programa na TVI!

andreia_e_vasco

Depois de ter surgido o rumor de que os dois ex-concorrentes de Secret Story foram convidados para se mudarem para a SIC, eis que surge a notícia de que um grande projecto televisivo, na TVI, está para breve.


Segundo a edição desta semana da revista ANA, Andreia Leal e Vasco Oliveira estão já a preparar um programa no canal de Queluz de Baixo. “Tenho um programa de televisão para apresentar, juntamente com o Vasco, que ainda está em negociações”, adiantou a antiga acompanhante de luxo à referida revista.


Com esta novidade, está cada vez mais próximo de os desejos dos dois portuenses serem concretizados, eles que também estão prestes a abrir uma associação de solidariedade social.


Quiosque: ANA

Júlia Pinheiro confirma manhãs de Carnaxide!

juliapinheiroSIC

Aquilo que a imprensa há muito especulava vai mesmo confirmar-se. Depois de Nuno Santos dar a boa-nova, a própria apresentadora já garantiu que vai mesmo fazer o novo programa matinal da SIC.


É em declarações ao Diário de Notícias que Júlia Pinheiro falou deste novo horário, revelando ainda as dificuldades em apresentar as tardes: "Era um horário que me penalizava. Foi muito difícil conciliar com as reuniões de direcção do canal. Deixei de ter vida própria. Fazer as manhãs não, fica tudo arrumadinho", confessou.


E será já a partir de Fevereiro que a comunicadora terá o seu primeiro formato neste regresso à estação que a viu nascer, um regresso que faz todo o sentido: "Vim-me embora (da TVI) porque numa estação líder há muito pouco para fazer. Estávamos na defensiva e não arriscávamos. Na SIC, há espaço para o crescimento e para explorar novos horizontes. Achei que o meu contributo aqui seria mais interessante e estimulante", frisou.


Em Abril tem à sua espera a apresentação de uma outra grande aposta do canal no entretenimento: Peso Pesado, a versão portuguesa de The Biggest Loser.


Quiosque: Diário de Notícias

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


ajuda Joaquim a fugir

Depois da morte dos dois guardas e da fuga de Joaquim, tudo aponta para que Rafael tenha sido o responsável pelo crime. O engenheiro ainda tenta convencer Lourenço de que o pai está inocente, mas o polícia não tem outra alternativa senão tentar descobrir o paradeiro do suspeito.

Na Herdade, o irmão de Joana diz à mãe e à irmã que tem de encontrar o pai antes que a polícia o faça. ouve a conversa e propõe-se a ajudar o ex-namorado. O jovem nega a ajuda e os dois separam-se para procurar Joaquim. A vaqueira tenta encontrá-lo pelos campos, até que, algum tempo depois, se senta para descansar. Nesse momento, escuta passos e fica alerta. É o dono da herdade das Oliveiras quem se aproxima.


Surpreendido, o homem deixa-se cair no chão, exausto. Em conversa, ele relata tudo o que se passou e fica profundamente perturbada ao saber que foi Rodrigo quem planeou a morte do antigo patrão. Este refere que não se pode entregar, pois foi considerado culpado e ninguém iria acreditar na história de um condenado.

Joaquim pede à rapariga que o ajude e ela garante que vai protegê-lo. Assim, leva-o para um barracão onde tem a certeza de que ninguém o irá encontrar. O homem agradece, acrescentando que está muito contente por tê-la do seu lado num momento como aquele. A vaqueira responde que pode contar sempre com ela.


Benedita e Miguel são salvos!

Enquanto todos se mostram preocupados com o desaparecimento dos dois amados, Peixoto e Maria Madalena discutem. O homem acaba por dizer que Miguel já está a pagar pelo que lhe fez. A rapariga percebe que o pai sabe do desaparecimento de Miguel e, mais do que isso, que foi ele o responsável.

Assim, chantageia-o. Corre para um penhasco e ameaça matar-se, caso o vilão não lhe diga onde estão os amigos. Assustado, Peixoto acaba por contar tudo.


Maria Madalena dirige-se, então, até ao armazém, à procura de Miguel e Benedita. Quando lá chega e vê que estes estão fechados numa carrinha frigorífica, a jovem nem quer acreditar. Decide então chamar a polícia e uma ambulância, que os leva para o hospital.


CURTAS:

Em Sedução, assim que se conhecem, no cabeleireiro de Alice, Inês e Tiago apaixonam-se e preparam-se para viver uma intensa história de amor. O problema é que a rapariga não conhece, ainda, a verdadeira personalidade do amado.


Em Laços de Sangue, Ricardo e Diana queimam as provas incriminatórias que tinham um do outro e decidem culpara Francisca pela morte de Henrique. A mãe de João, acaba, assim, por ser detida. Apenas a vilã a poderá salvar e usará as provas que tem para voltar a viver com o amado, obrigando-o a terminar tudo com Inês.


Em Lua Vermelha, Afonso está a treinar na serra com Catarina, quando são atingidos pela explosão das partículas de prata. O vampiro acaba por ser capturado pela Lua Eterna.


Em Passione, Gerson vai ter com Valentina à prisão em busca de uma justificação para a violação que esta lhe fez. Lá, a idosa acaba por tentar aliciá-lo novamente.


Quiosque: ANA, Mariana, Maria, Telenovelas

“Biggest Loser” português será “Peso Pesado”

the_biggest_loser_logo


Embora muito se tenha especulado que o nome da versão portuguesa do conhecido reality-show fosse o mesmo que é usado pela SIC Mulher, as mais recentes informações são esclarecedoras.

Segundo a edição de hoje do Diário de Notícias, o Biggest Loser português será chamado de Peso Pesado, em vez de Peso Certo. A estreia está marcada para meados de Março ou Abril e a comandá-lo estará a recém apresentada Júlia Pinheiro.


E o sucesso deste programa começa já a desenhar-se. É que já há mais de 8 mil inscritos, motivo que levou a SIC a estender as inscrições por mais algumas semanas. Um novo recorde neste tipo de programas está, portanto, à vista.

Depois de terminadas as inscrições, sucessivos castings serão feitos, até encontrar aqueles que terão a oportunidade de perder peso e ainda ganhar dinheiro com isso.


Quiosque: Diário de Notícias

Momentos

Depois de, na semana passada, termos recordado um programa de dança, neste sábado, o alvo desta rubrica continua a basear-se no ritmo. Dançando e Cantando por um Casamento de Sonho foi um programa que não deixou saudades, acabando por não voltar a ser aposta da TVI numa segunda temporada.
Ora veja...




Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


O medo do líder

A pior coisa que um líder pode fazer é mostrar medo. Pode hesitar, mas não pode mostrar. Pode errar nas decisões, mas não pode adiá-las. Há mais de um mês que se tinha percebido que a novela Sedução, da TVI, revelava problemas graves na sua relação com o público. Já em 2010 se afigurava inevitável que a história de Rui Vilhena teria de, forçosamente, ser empurrada para as onze e meia da noite, uma vez que estava a comprometer o prime time da estação. A TVI, ou por teimosia ou por não ter neste momento ninguém que pense a grelha, resistiu a mudar. Mudou quarta-feira. Da pior forma. No pior momento.



Da pior forma, porque quase em surdina, sem publicidade, sem alteração anunciada no site, como que em reacção ao crescimento de Laços de Sangue. Ou seja, a TVI, que é líder, reagiu ao challenger, a SIC.


Mudar de horário das novelas a meio da semana (quando, ainda por cima, hoje tinha o pretexto da estreia da terceira temporada de Depois da Vida, com a oportuna conversa com... Carlos Castro) é revelar as suas fragilidades.


Colocou-se numa posição que Moniz jamais se colocaria. E fê-lo no pior momento. Numa altura em que a novela da SIC cresceu imenso, em que a própria estação está numa onda de subida (mais mediática do que real, sejamos justos), motivada pelas contratações de Júlia Pinheiro, Manuela Moura Guedes, Rogério Samora e outros actores.


Fora de tempo, as alterações não surtiram efeito. Pelo menos no primeiro dia. Laços de Sangue voltou a ganhar, desta vez a Mar de Paixão. Enquanto isso, Sedução, agora no horário mais tardio, permitiu que Passione obtivesse o resultado mais expressivo de sempre.