3 de agosto de 2009

Fecho


Boa noite. Fechamos por hoje com as já habituais audiências que ainda não foram divulgadas pelo blog relativas ao dia de ontem:

19:00 - 20:00

Filme Mr & Mrs. Smith (TVI) - 4,9% de rat e 27,5% de share
Pai à Força - 4,2% de rat e 20,5% de share
Filme Falhados por.. (SIC) - 3,9% de rat e 19,6% de share

20:00 - 21:00

Jornal da Noite - 8,5% de rat e 29,9% de share
Telejornal - 8,5% de rat e 31% de share
Jornal Nacional - 7,8% de rat e 28,6% de share

21:00 - 24:00

Há Festa em.. - 7,3% de rat e 22,5% de share
Nasci para Cantar - 6,1% de rat e 29,5% de share
Os Contemporâneos - 5,3% de rat e 17,5% de share
Não há Crise - 5,2% de rat e 26,8% de share

No fecho de hoje escrevo um artigo de opinião sobre um concurso televisivo que não me passa despercebido - Quem quer Ganha.


Estreou em 2003, e está no ar há 6 anos. Começou com Iva Domingues que já não faz parte do programa. Actualmente conta com Leonor Poeiras e Teresa Peres.
Apesar de se intitular concurso, de algum tempo para cá, Quem Quer Ganha transformou-se num call tv, idêntico a Quando o Telefone Toca e Sempre a Somar.
Segundo José Eduardo Moniz: "é um programa barato". Até aqui tudo bem. O problema é que Quem quer Ganha é um "concurso" vazio. Faz-se uma pergunta e lá vai a apresentadora "gritar" outra vez aos nosso ouvidos para ligarmos para o 760 200 300. Realmente agora percebo o facto de Iva Domingues não ter continuado a apresentar o programa. Para quê? Sendo ela uma boa profissional em nada ganhava em continuar no Quem que Ganha.
Tenho é pena da Leonor Poeiras. Apesar de várias vezes substituir a Júlia Pinheiro nas Tardes da Júlia, o "concurso" das 17 horas é pequeno para ela.
E agora pergunta você:"Então mas se não gosta mude de canal". É o que faço, mas tendo sempre gostado do programa custa-me a ver ele transformar-se num dos piores deste ano. As reformulações que estão à vista de todos não surtem efeito por apenas um motivo - o pedido para ligarmos para ganhar dinheiro tem um peso mais forte que umas perguntas de cultura geral (temática que a TVI não desenvolve). É pena.



Antes de terminar este Fecho, espero que tenham gostado do novo template. Agradeço as visitas, que hoje já vão nas 65. É bom ver o blog a crescer. Sabendo que começei há 6 meses com cerca de 5/6 visitas por dia, e hoje ve-lo com muitas mais é gratificante. Obrigado.

Revista de Imprensa


Bom dia. Aqui ficam as novidades televisivas desta semana:

Sílvia Alberto regressa aos directos



Depois de apresentar Febre da Dança e o Festival Lusa Vox, Sílvia Alberto regressa ao ecrã no inicio de Setembro com um novo programa de entretenimento. "Temos planeado uma experiência que é completamente diferente daquilo que tenho feito e que me vai dar muito gozo fazer, mais não posso falar" revelou a apresentadora à TV Guia.
Sílvia Alberto tem contrato com a RTP1 até ao final de 2009, sendo que este ano comemora uma década de carreira televisiva.


Helena Coelho no Top +


Enquanto Isabel Figueira estiver a gravar a série Um Lugar para Viver, da RTP, será a apresentadora Helena Coelho que a vai substituir no Top +. "Estou muito contente, é um formato que me agrada muito e vou poder trabalhar com o Francisco Mendes que já conheço há 10 anos", disse a apresentadora à TV Guia, que acumula com o Destinos.pt e as touradas, na RTP.

Gato Fedorento - Regresso em Setembro



Depois do fim de Zé Carlos na SIC, o quarteto humorístico vai regressar..e desta vez com dois programas! O primeiro irá ser emitido a partir de Setembro, tendo como objectivo acompanhar a campanha eleitoral das legislativas e autárquicas. Ou seja, os Gato Fedorento vão brincar à séria com os nossos políticos.
Depois desta "pequena entrada", como eles já lhe chamaram, o quarteto deverá estrear em Outubro outro programa. Será semanal, para as noites de domingo. "É um formato mais próximo do Diz Que É Uma Espécie de Magazine, que fizeram na RTP1", conta fonte da estação de Carnaxide. Há ainda a possibilidade do programa vir a ser emitido em directo, o que o tornaria mais engraçado.



"Crescer e Aprender"


Depois de ter saído da TVI, estado na SIC, e partir novamente para a estação de Queluz de Baixo, Patrícia Tavares, que dá esta semana uma entrevista à TV Guia, considera-se feliz com a sua escolha.
"Quando o André Cerqueira me propôs integrar os Olhos nos Olhos, aceitei logo. Percebi que a Plural tinha ganho um know how muito grande, e ali poderia fazer algo diferente", confessa.
Em Carnaxide, a actriz participou em Chiquititas, Jura e 7 Vidas. Nenhum foi completamente bem sucedido, mas apesar disso, Patrícia Tavares confessa que a ajudou a "crescer e aprender".
Na entrevista, a estrela da TVI afirma que foi Teresa Guilherme que esteve sempre a ser lado, mesmo quando as coisas pareciam desmoronar-se:" Nunca fui para a SIC a pensar que as coisas iam correr mal. Havia o receio íntimo do depois, mas como tinha a Teresa a meu lado..Concedia-me uma grande força, que me dava a capacidade de acreditar mais em mim. A Teresa, além de ser uma grande mulher, é uma grande mulher, capaz de nos dar coragem para tudo".

Rita Pereira vai ser filha de Nicolau Breyner


Na nova novela da TVI, Fruto Proibido, a actriz irá contracenar com Nicolau Breyner, que fará de seu pai. Segundo a mesma: "Sinto borboletas no estômago! Ele é uma das pessoas que gosto muito de ver trabalhar e cada novela é como começar , não digo do zero, mas como se não soubesse muito". De referir apenas que ambos os actores já tinham contracenado juntos numa outra produção da estação de Queluz de Baixo - Casos da Vida.

Curtas

»» A 3ª temporada de Anatomia de Grey passa a ser transmitida na RTP2 a partir de quinta feira pelas 14:30.
»» SIC com nova série juvenil

Fonte: TV Guia; Telenovelas

Audimetria - 02/08/2009

Ontem o dia foi marcado pelo fraco consumo televisivo. A Cabo ultrapassou mesmo a estação pública. A TVI venceu o dia, ficando duas décimas acima da SIC.
No top5 podemos ver os programas com um rat bastante perto. No primeiro lugar com 9,7% temos o Reporter TVI - Tampomania. Em segundo lugar a novela Sentimentos com 9,4%.
Em terceiro, quarto e quinto, estão respectivamente a Grande Reportagem SIC (9,4%), TGV (9,1%) e o Jornal da Noite (8,5%).
No domingo que passou notou-se mais uma quebra de TGV. No entanto, o programa apresentado por Carolina Patrocínio e João Manzarra continua em grande. Há um equilíbrio e não se pode dizer que o programa já é um flop como já li noutros blogs. A verdade é que sendo os jogos todas as semanas iguais, tal facto irá cansar o público. Se isto já se nota? Penso que não. O TGV está "na boca" de toda a gente.

Mais informações mais logo.

Fonte do quadro: Mediamonitor

O Melhor & Pior da Semana (TVI)


Esta semana o Melhor & Pior refere-se à TVI. O mais vai para Morangos com Açúcar.
Apesar de estar na sexta série, a novela continua a dar frutos, principalmente durante o Verão quando consegue frequentemente shares superiores a 35%.
Apesar da vantagem da estação de Queluz de Baixo antes das 20 horas, o Jornal Nacional é frequentemente ultrapassado pela concorrência. Vejamos:

Entre dia 24 de Julho e 1 de Agosto:

Jornal da Noite - Venceu 3 dias
Telejornal - Venceu 3 dias
Jornal Nacional - Venceu 3 dias

Concluí-se assim que os resultados destes 3 espaços noticiosos estão bastante equilibrados. A SIC é a que tem a mais pequena herança, mas consegue vencer igualmente 3 dias.