29 de dezembro de 2010

O Protagonista do Ano - Novembro


Num mês em que ocorreu a polémica expulsão de Vítor da Casa dos Segredos, o contrato entre a SIC e Manuel Cavaco foi assinado, os rumores da transferência de Manuela Moura Guedes para Carnaxide comentados, Meu Amor acabou por se sobressair a todos os acontecimentos televisivos de Novembro. A novela da estação de Queluz de Baixo trouxe para Portugal, pela primeira vez, um Emmy!


Foi a 23 de Novembro de 2010 que a TVI viu a sua constante aposta na ficção nacional recompensada. A vitória de um Emmy Internacional significou muita mais que a recepção de um troféu quando somos os melhores numa determinada prova. Simbolizou o povo português e, de certa forma, a cultura portuguesa. A novela da estação de Queluz de Baixo, protagonizada por Alexandra Lencastre, Margarida Marinho e Rita Pereira atingiu valores de audiência fantásticos, tendo despedido-se dos telespectadores com uns excelentes 18,8% de audiência média e 55,1% de share. Esta produção foi elogiada na altura por diferentes motivos, sendo um deles o elenco. Para além das três actrizes já referenciadas, Sofia Ribeiro foi outra das que se conseguiu sobressair numa equipa de luxo. Descoberta em Morangos com Açúcar, num papel que passaria despercebido, a nova estrela do canal da Media Capital deu um passo enorme na representação.


Meu Amor tinha de ser a novela vencedora. Desde que fiquei a par da sua nomeação, o que já é um enorme prestígio, não tive dúvidas que Portugal fosse o grande vencedor de tal prémio. Apesar de não ser telespectador das novelas da TVI, fiquei contente pelo facto da produção de António Barreira ter sido a vencedora no meio de uma concorrência forte. Depois de milhões e milhões de euros investidos na ficção, de vários contratos assinados com actores de renome, de filmagens nos quatro cantos do mundo, a estação de Queluz de Baixo não precisava de ganhar nada. Afinal o que interessa são as audiências certo? No entanto, depois de tantas críticas, com e sem razão, ao facto de a TVI não diversificar a sua grelha de programas, de produzir más novelas, de o elenco ser sempre o mesmo, a verdade é que o canal passou a ter na sua posse um troféu que prova precisamente o oposto, que em Portugal também se produzem boas novelas.

Sabendo que os telespectadores nacionais ficaram rendidos a tal vitória, os responsáveis de Queluz de Baixo quiseram partilhar o prémio com os seguidores de ficção portuguesa. Assim, foi emitido um especial conduzido por Cristina Ferreira sobre o Emmy Internacional. Resultados? Cristina Ferreira ascendeu ao horário nobre, da mesma forma que o especial atingiu o primeiro lugar nas audiências.

Portugal é um país de novelas. Críticas à parte, é esta a realidade. Se somos o Brasil a produzir este tipo de conteúdos? Não. No entanto, nada é impossível. Nesse sentido, mais vale investir em produtos com qualidade, e tentar melhora-los, do que lançar sempre as mesmas histórias, os mesmos pares românticos, as mesmas tentativas de representação do quotidiano dos telespectadores nacionais. E, nesse sentido, a TVI esteve de parabéns com Meu Amor.


Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos “Dos Homens e dos Deuses”, um filme francês que tem vindo lentamente a integrar as nossas salas de cinema mas que promete mergulhar o espectador num mundo de violência e de terror.

Dirigido pelo francês Xavier Beauvois a história centra-se no mosteiro de Thibhirine, situado no cimo das montanhas do Norte de África na década de 90, local onde oito monges franceses cristãos vivem em harmonia com a grande população muçulmana Contudo, aquando uma equipa de trabalhadores estrangeiros é massacrada por um grupo fundamentalista islâmico, o medo varre a região. Apesar da crescente ameaça, os monges recusam abandonar o mosteiro.

“Dos Homens e dos Deuses” é um filme vagamente baseado na verídica tragédia de Tibhirine, explorando os últimos meses de vida da pequena comunidade de monges. Ainda hoje envolta em mistério, a tragédia de Tibhirine agitou governos, comunidades religiosas e a opinião pública internacional, sem nunca terem sido identificados os assassinos e as circunstâncias exactas da morte dos monges.

Depois de “Jurassic Park” e “A Guerra dos Mundos”, Steven Spielberg vira-se novamente para as invasões extraterrestres e o mundo futurista, com as séries televisivas “Falling Skies” e “Terra Nova”.

O documentário “Com que voz”, de Nicholas Oulman, sobre a relação artística do compositor Alain Oulman com a fadista Amália Rodrigues, estreia-se a 27 de Janeiro nos cinemas portugueses, segundo noticiado pela agência Lusa.

A revista norte-americana especializada em produções audiovisuais do circuito de Hollywood considerou as obras “A Origem”, de Christopher Nolan, o thriller protagonizado por Leonardo DiCaprio, e “A Rede Social”, de David Fincher, sobre a ascensão de Mark Zuckerberg de estudante a fundador bilionário do Facebook, como as melhores produções do último ano.

Falar Televisão



2011 com subida de IVA


Se há alguém que considero que deve estar “satisfeita”(não no sentido pejorativo da coisa) com a saída de Júlia Pinheiro para a SIC, esse alguém é aquela que tem sido, ao longo dos últimos tempos, uma das apresentadoras mais “esquecidas” pela estação de Queluz de Baixo: a talentosa Iva Domingues.


E agora pergunta o leitor, “porquê”? Pois, aí está aquilo que muito pouca gente sabe. Já não é de agora que pelos corredores da TVI se ouve dizer que as duas apresentadoras não se dão bem. Claro que isso nunca passa cá para fora, mas é como tudo na vida. Sim, eu sei que Iva Domingues substituiu a colega em Depois da Vida, mas alguém imagina o quanto terá sido criticada?

Agora sem Júlia Pinheiro no canal, acredito que uma nova oportunidade seja dada à antiga cara de Quem Quer Ganha. Já aqui disse por inúmeras vezes o quanto a admiro e o quão acho que é boa apresentadora. Por tudo isto, espero que receba um novo desafio. Não uma reedição do programa das tardes, mas algo em que vejamos melhor a verdadeira Iva Domingues. Porque não um programa de entrevistas? A substituição de Fátima Lopes ou Cristina Ferreira quando uma destas entrar de férias? A condução de Uma Canção Para ti ao lado de Manuel Luís Goucha?


De uma coisa estou certo: em 2011 haverá mais IVA na TVI…

Maria João Bastos está mesmo a caminho da SIC!

mariajoaobastos1

Por enquanto, ainda a podemos ver como a Ester de Sedução, no entanto, este será o último trabalho da actriz para a estação de Queluz de Baixo.


Tal como a imprensa tem vindo a especular ao longo dos últimos tempos, Maria João Bastos está mesmo de malas aviadas para os lados de Carnaxide. A notícia é avançada pela edição desta semana da TV Mais, que garante que o “namoro” vai mesmo dar em “casamento”.


Assim, no inicio do Verão, altura em que a sua ligação de exclusividade à TVI chega ao fim, a actriz estará livre para assinar com a sua nova casa, numa transferência que tem muito o “cunho” de Gabriela Sobral. Por esta altura também as gravações de Sedução estarão na recta final, sendo de esperar que a escritora Ester não desapareça com o decorrer da história.


Quiosque: TV Mais

Esta noite...


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Dânia Neto ambiciona novo contrato com a SIC


À edição da TV Guia desta semana, Dânia Neto, a Marisa de Laços de Sangue, confessou que tem sido um prazer trabalhar para a estação de Carnaxide. De tal forma, que um dos presentes para 2011 poderia passar por um contrato de exclusividade com o terceiro canal: "Quero muito ser exclusiva da SIC. Era um excelente presente de Natal de fim de ano". Numa altura em que o trabalho dos actores é cada vez mais instável, e depois de um 2009 com pouco trabalho, a actriz confessou que um contrato poderia deixar o seu futuro mais estável.
Apesar do cansaço, Laços de Sangue tem sido uma produção que lhe tem dado muito prazer em participar: "Estou cansada, isso estou. Tem sido muito intenso e não tenho parado um minuto, mas como estou a adorar...".
Com o final das gravações agendando para Abril, Dânia Neto apenas pede que o próximo ano lhe reserve saúde, trabalho e sorte: "Acima de tudo, quero ter saúde e continuar a ter trabalho. E, claro, peço para a minha família e amigos terem um ano bom".

Quiosque: TV Guia

Fala-se! 29/12/2010



Boa Tarde! Seja bem-vindo ao Fala-se! desta quarta-feira!

Bárbara Norton de Matos e Paulo Rocha


Depois da separação recente de Francisco Mira, a actriz tem encontrado no colega de elenco um grande apoio, tal como a própria garantiu à TV Guia desta semana:

“O Paulo Rocha é um grande amigo… Trabalhamos juntos e ele tem estado a ajudar-me nesta fase menos boa…”, começa por dizer Bárbara Norton de Matos, garantindo ainda: “Sim, estivemos juntos algumas vezes, mas somos amigos. E posso vir a estar muito mais vezes”, frisou.

Será esta aproximação apenas o início de uma grande amizade? Ou surgirá algo mais entre os dois actores de Sedução?

Sónia Brazão


Depois de ter anunciado que estava feliz e que tinha um novo namorado, parece que a actriz voltou a ter azar no amor.

É que, segundo a edição desta semana da TV Guia, Sónia Brazão separou-se do namorado, um empresário da área da comunicação social.

Apesar de tudo, a Laura de Mar de Paixão preferiu manter esta situação desconhecida, para não causar “falatório”. Novamente solteira, a actriz prefere não chorar e vai continuar a trabalhar, cada vez mais empenhada.


Quiosque: TV Guia

Leonor e Pedro lamentam saída de Júlia Pinheiro


A colaboração de Júlia Pinheiro com a TVI está prestes a terminar, e muitos são os que já "choram" com este adeus. É o caso de Leonor Poeiras e Pedro Granger, a equipa que conduziu com a apresentadora de As Tardes da Júlia a primeira edição da Casa dos Segredos. "Vou ficar de rastos se a Júlia deixar a TVI. É uma pessoas muito importante para mim. É ela que me 'brifa' antes de cada programa. Sempre que tenho uma dúvida, é com ela que a vou esclarecer. Já me custou horrores as saídas da Gabriela Sobral e do José Eduardo Moniz", confessou a mulher de Miguel Braga.
Já Pedro Granger afirmou o seguinte: "A Júlia é uma grande profissional de televisão e, caso se venha a confirmar a sua saída, não se pode julgá-la ou ostracizá-la por isso. Ela tem o direito de lutar pelos seus projectos e pela sua felicidade. Se ela se for embora, é claro que vai fazer falta, mas o caminho segue-se a andar".

Apesar do ambiente de despedida, os dois colegas da TVI só querem pensar no sucesso que a gala de fim de ano de Queluz de Baixo vai ser, na qual se descobrirá o vencedor da Casa dos Segredos. Depois de audiências muito superiores às da concorrência, é tempo de aplausos e sorrisos. "Sinto-me muito orgulhosa por estar a conduzir um programa vencedor e que é líder de audiências. Estamos apaixonados! Somos muito diferentes, mas casamos bem", explicou Leonor Poeiras. Pedro Granger desvendou alguns pormenores sobre o dia 31 de Dezembro: "Vamos estar juntos com muito prazer. Estamos à espera de duas mil pessoas no Campo Pequeno. Deve começar às 22:00 e haverá surpresas... A TVI é um canal com muita capacidade para organizar galas e emissões especiais".

À edição da TV Guia desta semana, Leonor Poeiras aproveitou ainda para desmistificar algumas ideias relacionadas com o percurso que tem vindo a fazer na estação de Queluz de Baixo. A apresentadora afirmou que a sua carreira não é feita de altos e baixos, mas sim de momentos nos quais tem maior e menor destaque na grelha da TVI: "As pessoas não têm de ter trabalho por favor. A TVI investe em mim e acho que não estou a defraudar ninguém. Se não houvesse Casa dos Segredos, continuaria feliz e contente na apresentação de Quem Quer Ganha. A minha dedicação é igual. Não estou morta e só por isso não aceito quando se diz que este trabalho me vai relançar na TV. Concordo que tenho mais destaque e que o retorno do meu trabalho acaba por ser maior".

Para
finalizar, resta salientar que os dois apresentadores elegem a agressão de Vítor a Ana Isabel como um dos piores momentos da Casa dos Segredos. Já o comentário de Vera para o funcionário público, denominando-o "preto de m....", foi igualmente outros dos momentos pouco feliz do reality-show da TVI.

Quiosque: TV Guia

Ex-concorrentes assaltam “Casa dos Segredos”!

assaltoSS

E se achava que já podia ter visto tudo no novo reality-show da TVI, surpreenda-se. A Casa dos Segredos foi ‘assaltada’.

“Pessoal cheguei agora(tava aqui a minha namorada a dar-vos as noticias) ,furámos a segurança e entrámos dentro da casa!!Os 4 ninjas(Eu,vasco,hugo m e mario),FEITO INÈDITO!!NUNCA SE FEZ ISTO!!”, pode ler-se no Facebook de Renato Lima, ex-concorrente do programa.

A entrada foi acompanhada quase que em directo pelos cibernautas, através desta página, uma vez que a companheira do gémeo esteve sempre a dar notícias.

Quem acompanhava a emissão pelo TVI Direct, percebeu que algo se passava, uma vez que esta foi interrompida, de modo a que os telespectadores não se apercebessem do que se passava.

A noite ia já longa, quando Renato, Mário, Vasco e Hugo Marques decidiram entrar na casa. Os concorrentes inicialmente ficaram assustados, bem como a produção, que decidiu chamar a polícia.

Quando se aperceberam de que os assaltantes eram afinal ex-concorrentes, Vera e Ivo, principalmente, correram a abraçá-los e Renato ainda entregou à jovem do Cacém um bilhete de Daniela.

Apesar de tudo, a TVI e a Endemol continuam sem falar sobre o sucedido, mas, no seu Facebook, Renato garante que na próxima gala o dirá a Júlia Pinheiro. Resta aguardar pela reacção da produção.

Ficam assim postas em causa as condições de segurança da casa “mais secreta do país”, até porque os concorrentes entraram pelo jardim…

Inês Castel-Branco de regresso à TVI

inescastelbranco

Depois de ter sido mãe há relativamente pouco tempo, a actriz está já a contar os dias para o regresso ao trabalho e à televisão.


É que, segundo a edição desta semana da revista TV Guia, Inês Castel-Branco voltará a trabalhar no pequeno ecrã já a partir do próximo mês de Março. E, apesar de nos últimos tempos ter estado mais ligada à SP Televisão, a filha de Luísa Castel-Branco vai agora regressar aos ecrãs da estação de Queluz de Baixo, e, consequentemente, voltar a trabalhar com a Plural Entretainment.


Ainda por aquilo que a referida publicação apurou, Inês Castel-Branco deverá fazer parte do elenco da nova trama de Tozé Martinho, já apelidada de A Terceira Vez, mas agora denominada de À Terceira é de Vez. Todavia, caso não seja esta a história que substituirá Espírito Indomável, a actriz poderá, então, integrar o elenco da nova trama de António Barreira.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 29/12/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quarta-feira!


Andreia Leal quer trabalhar em televisão





Saiu da Casa dos Segredos há pouco mais de uma semana e não tem tido tempo para responder a tantas entrevistas. Foi precisamente em conversa com a TV 7 Dias que Andreia Leal confessou um desejo antigo.


Várias foram as vezes em que surgiu dentro da Casa a imitar Júlia Pinheiro, fingindo ser uma apresentadora. E é este um dos sonhos que a ex acompanhante de luxo gostaria de realizar, até porque ambiciona “fazer um talk-show de casos da vida”. Para além disso, Andreia Leal “gostava de trabalhar com o Manuel Luís Goucha e com a Teresa Guilherme”. Será que a TVI vai concretizar este desejo da “tia” de Secret Story? Recorde-se que outros participantes de reality-shows tiveram esta sorte, como é o caso de Liliana Aguiar.


Para além disto, Andreia tem como objectivo criar ainda uma fundação “para apoiar todas as pessoas que passaram o mesmo que eu”.


Quem apresenta The Biggest Loser português?





É uma das grandes apostas da SIC para o próximo ano e, a concretizar-se o sucesso que a versão original tem tido na SIC Mulher, este será mais um programa de sucesso do canal. Ainda assim, falta adiantar muitos pormenores.


Um deles é precisamente escolher quem será o apresentador ou apresentadora. Se até aqui a imprensa tem dado como certa que a escolhida será Júlia Pinheiro, a mais recente estrela da televisão de Carnaxide, a TV 7 Dias desta semana avança com outras duas possibilidades. Segundo esta publicação, a versão portuguesa de The Biggest Loser poderá ser apresentada por alguém mais jovem. E, neste caso, Rita Andrade e Daniel Oliveira são nomes “em cima da mesa”.

Para além disso, não nos podemos esquecer de que João Manzarra e Carolina Patrocínio também já manifestaram vontade de conduzir este programa.


O que está também por decidir é a produtora responsável pela adaptação do formato. E, ao contrário do que já foi afirmado pela imprensa, ainda está tudo em fase inicial, uma vez que os responsáveis da SIC ainda não escolheram se será a Fremantle, que produz o Ídolos, ou a Endemol, produtora responsável por Secret Story ou Achas que Sabes Dançar?, a produzir o The Biggest Loser português.

Resta aguardar por novidades, sendo que a estreia do programa está agendada para meados de Março.


CITAÇÃO DO DIA:


“Todas as mudanças (saídas de profissionais da estação) são a consequência da saída de José Eduardo Moniz daTVI. Isto era inevitável”


Teresa Guilherme


Curiosidade do dia:

Depois do sucesso alcançado no ano passado, a revista TV 7 Dias vai fazer uma segunda edição dos Troféus de Televisão TV 7 Dias. Os nomeados serão conhecidos na próxima semana e os vencedores serão tornados públicos em meados de Abril.


Quiosque: TV 7 Dias

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Indigna boçalidade

A ideia de uma ERC armada em polícia de costumes ou de grande educadora do povo não me agrada minimamente. Mas a ideia de a televisão, mesmo a pretexto da liberdade criativa, ser uma espécie de cavalo à solta, sem qualquer noção do bom gosto e do bom senso, e achando estar acima de tudo e todos, também não suporto. Assim, vamos direito ao assunto para não perdermos muito tempo com ele. Que me desculpem o Pedro Boucherie Mendes e o Joel Neto, mas os excertos de Gente da Minha Terra a que ERC apontou - e bem! - o dedo ultrapassam tudo o que é admissível numa sociedade civilizada. Gozar com um jovem desaparecido há uma década, sem que os pais tenham ao menos conseguido chorar o corpo do filho, ou fazer piadas com a morte do sobrinho de Simão Sabrosa, engolido pelo mar, não é humor. É uma profunda falta de sensibilidade, uma imbecilidade, uma estupidez.


O pretenso génio criativo de Rui Sinel de Cordes não fere a liberdade de ninguém. Mas ofende de forma violentíssima a dignidade e aquilo que é mais sagrado numa sociedade dita evoluída: o civismo e o respeito pelo outro.
Não me venham falar de atentados ao regime democrático, à liberdade criativa. Chamem-me quadrado, antiquado, o que quiserem. A televisão, mesmo no cabo, não pode ser um covil de boçalidades, onde se diz tudo o que nos vem à cabeça.


Eu também acho que a intervenção da ERC é inexplicável. Porque mesmo num país livre e democrático, Boucherie Mendes jamais deveria ter permitido a exibição daquele programa. Eu também acho que a intervenção da ERC é vergonhosa. Porque apenas recomenda e não proíbe. Nisto das liberdades, não pode haver meias palavras nem contemplações.