2 de novembro de 2009

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. Depois do confronto entre a "Praça da Alegria" e "Você na TV", hoje o duelo é entre a SIC Notícias e a RTPN.



No ar desde o dia 8 de Janeiro de 2001, a SIC Notícias é o canal líder do Cabo. Foi o primeiro canal temático especializado em informação, e deixa a concorrência a milhas. Nem com o aparecimento do TVI 24, os seus resultados saíram prejudicados. Notou-se mesmo um aumento.
A verdade é que os seus programas são bons. Desde o "Imagens de Marca", às duas temporadas de "Vencer o Cancro", passando pelo "Opinião Pública", e sem esquecer "60 Minutos" e o polémico "Tempo Extra". A SIC Notícias tem conteúdo, coisa que não encontro muitas vezes no TVI 24. As notícias acontecem e lá está o canal a divulgá-las.
Não sou espectador assíduo dos vários canais de informação, mas de quando em vez acompanho um ou outro programa, e é lá que me informo.
E mesmo não os vendo todos os dias, através do que leio, nota-se que o TVI 24 está mais direccionado para o desporto, transmitido vários programas onde o futebol é o centro das atenções. Já a SIC Notícias direcciona-se mais para a informação global, assim como a RTPN.
Para mim, como espectador, o TVI 24 não compete com a qualidade destes dois canais.


Tanto na SIC Notícias, como na RTPN, encontramos os melhores pivôs, os melhores jornalistas, e os melhores conteúdos.
A verdade é que o canal temático da estação de Carnaxide vence, pois é ele que na maior parte das vezes consegue entrevistar as personalidades do momento ou mesmo transmitir a informação quando certos acontecimentos se desencadeiam.
Conclusão: em equipa que vence, não se mexe. E a direcção da SIC sabe disso.Foi o primeiro canal RTP no cabo. Chegou às televisões no último dia do mês de Março de 2004, e aí permanece nos dias de hoje. Não é líder, nem pouco mais ou menos. Mas cumpre a sua missão, é uma alternativa. A meu ver, muitos dos seus programas chegam a ser de altíssima qualidade. Alguns já foram reconhecidos e chegaram ao primeiro canal do estado, outros ainda permanecem "exclusivamente" na RTP N.

Sou um fã particular de "À Noite as Notícias", e quando posso dou sempre uma vista de olhos. Sou um grande seguidor do trabalho de João Adelino Faria e gosto imenso do formato que este apresenta neste canal, não esquecendo o grande pivot que é Hélder Silva. É, a meu ver, um dos programas centrais do canal de noticias da RTP. Também gosto de "Fala com Elas" que é um formato bastante bom, e único nos três canais de notícias nacionais. Quando posso também dou uma olhadela por "Trio de Atque", que tem os melhores comentadores desportivos nacionais. Para mim, é o melhor do género.

Outro programa que também aprecio na RTP N é o recentemente estreado "Conversas de Escritores", que coloca José Rodrigues dos Santos num formato diferente (mas igualmente bom) daquele que estamos acostumados a vê-lo. Como estes que enunciei, de muitos outros formatos se faz a grelha da RTP N, onde os pivot's são bastante eficientes e profissionais. Uma grelha onde a inovação e diferença são parte principal. Com o passar dos tempos, penso que a RTP N é bem capaz de conseguir fazer frente à SIC Notícias e assim o espero. Os seus trabalhadores merecem ver o seu trabalho reconhecido. Afinal "de notícias se faz o nosso mundo"...


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "Praça da Alegria"/"Você na TV!":

"Você na TV!", por Tiago Henriques - 66%
"Praça da Alegria", por Diogo Santos - 34%
Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma rubrica de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00 não perca o Frente a Frente da semana.

O Mundo em Mudança


Não se deve tomar por absolutos os estudos de audiências. São feitos por estimativa, claro - e, para além disso, há vários tipos de consumo (TV gravada, TV via YouTube, etc.), que simplesmente não são auditados. Da mesma forma, não se deve tomar por absolutos os números de clientes apresentados por cada distribuidor. Todos os dias há gente que pirateia televisão e gente que deixa de pagar a conta - os dados existentes são, no fundo, meros indicadores. Há uma ponderação interessante a fazer entre dois números divulgados nos últimos dias. O primeiro está no relatório da Anacom relativo aos três primeiros trimestres de 2009, em que se denuncia a existência de 47 mil novos consumidores de TV por subscrição. O segundo está entre os dados da Marktest relativos ao consumo de televisão, ao longo do mês de Outubro, entre os clientes desse sector: menos 0,6% de espectadores (ou seja, cerca de 60 mil) na comparação com Setembro.

A contradição parece simples flutuação de contingência, mas é talvez mais do que isso. Na verdade, quanto mais clientes de TV por subscrição houver, menos televisão se verá. O consumidor torna-se muito mais selectivo, vendo apenas o que quer (e não a emissão em contínuo) - e recorrendo até, às vezes, a expedientes que escapam à audiometria existente. E esta não é apenas uma realidade a que os medidores terão de se adaptar: é uma realidade a que os próprios canais não poderão ficar indiferentes. Até para proteger os seus anunciantes.

Seja bem-vindo..


..à talvez vigésima renovação de "Quem Quer Ganha". Tal como Leonor Poeiras havia anunciado, o concurso das 17:00 da TVI está de cara lavada.
Desengane-se quem pensa que há novidades. No fundo é mais do mesmo. Jogos passados que foram repescados, o público já não faz parte do programa e a apresentadora é a mesma. É claro que há uma coisa que também permanece igual - os constantes apelos à participação do público de casa.
Acho bem que a TVI vá reajustando o formato, mas não será melhor dar mais tempo aos jogos e menos tempo ao 760 200 300? Eu gosto do concurso, gosto de tentar adivinhar as palavras, e gosto imenso de Leonor Poeiras, mas entristece-me que este concurso, que já me acompanha há tantos anos, se baseie muito no jogo de casa.
No fundo é uma hipótese da TVI modificar a sua programação, isto é, apostar num concurso de cultura geral.

Audimetria - 01/11/2009


A SIC entrou no mês de Novembro a ganhar. A diferença não foi muita é certo, mas nos dias que correm, qualquer vitória é importante para a estação de Carnaxide.
O programa mais visto foi a novela Deixa que te Leve, que chegou aos 14,6% de rating e 37,2% de share.
Na informação o Telejornal bateu a concorrência com 12,6% de audiência média. Seguiu-se o Jornal da Noite, tal como pudemos ver no quadro, e o Jornal Nacional, que se ficou pelos 9,9% de rating e 25,2% de share.
No horário nobre, as Escolhas de Marcelo ocuparam a terceira posição do top5. Ainda da RTP1, o programa conduzido por Sílvia Alberto e João Baião, O Último Passageiro, não figurou nos dez mais vistos do canal. Mais uma vez saliento que programas gravados não são solução.
Na SIC, Perfeito Coração esteve bem. A novela da SIC tem vindo a subir ao longo dos episódios que já foram exibidos. Ontem chegou aos 9,2% de rating e 24,1% de share, depois de a Grande Reportagem ter chegado aos 9,4% de audiência média e 24 pontos.
Ídolos voltou a vencer Júlia Pinheiro e Manuel Luís Goucha. Enquanto o concurso de talentos da SIC atingiu os 11,1% de rating e 36,2% de share, o da TVI ficou-se pelos 9,4% de audiência média e 34,7% de share.
De referir ainda o horário das 19:00. O filme da SIC ganhou, mas a repetição de Dá-me Música ficou muito perto (8,4% de rating e 26,7% de share contra 8,3% de rating e 25,6% de share).
O filme da TVI acabou por se ficar pelos 22,6 pontos.

Revista de Imprensa 02/11/09

Bom dia! Bem-vindo à primeira Revista de Imprensa de Novembro. Fique a par das últimas novidades dos três canais principais da televisão portuguesa.



Joana Balaguer entra em "Lua Vermelha"


É uma das grandes surpresas do elenco de "Lua Vermelha". A actriz que protagonizou uma das últimas séries de "New Wave" fará parte do elenco da grande aposta da SIC. Joana Balaguer será Sofia Pinhão na nova série da SIC e promete conquistar o público português, desta vez através de uma série nacional. A não perder em 2010 na SIC.

Jorge Gabriel continua na RTP1

Prestes a terminar o seu vínculo actual com a televisão do estado, Jorge Gabriel prepara-se para continuar a vestir a camisola RTP. Segundo a TV Guia, apenas faltam limar algumas arestas e a duração do contrato deverá ser de 3 anos. O ordenado auferido será o mesmo, cerca de 15 mil euros. Uma boa notícia para o canal estatal.

Nova polémica em "As Tardes da Júlia"

Há nova confusão a envolver o programa de Júlia Pinheiro. Depois de terem sido despedidos o director-geral da produtora Skylight, José Torres, e o director de produção, Francisco Santos, a dupla responsável com o humor também cessou funções. Ao que tudo indica foi Joana Figueira que se despediu do programa numa primeira fase. Perante este acontecimento, a produtora decidiu terminar com as rábulas de humor e dispensou também Carlos Areia.

Fonte: TV Guia