1 de setembro de 2010

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme “Salt”, que tem vindo a arrebatar sucessos nas bilheteiras!


Evelyn Salt (Angelina Jolie) é uma agente da CIA que jurou a sua lealdade ao seu país. Contudo, esta lealdade será testada quando um desertor a acusa de ser uma espiã russa. Até a situação ser resolvida, Salt decide fugir, usando todas as suas habilidades e anos de experiência como agente secreto para escapar à captura. Ela tenta provar sua inocência, mas os seus esforços começam a pôr em causa as suas motivações, enquanto a captura continua eminente, a verdade por trás da sua identidade contínua em questão: "Quem é Salt?".


Recentemente, os filmes de acção têm vindo a fazer um uso excessivo dos efeitos especiais, o que apenas satura os espectadores mais atentos. Salt é um filme inteligente e perspicaz, que procura trazer de novo às salas de cinema a acção no seu estado puro. Originalmente escrito para ser desempenhado por um homem, o guião do filme foi posteriormente adaptado para poder ser interpretado por Angelina Jolie. A recepção por parte do público tem sido excelente, e já se fala numa possível sequela.
Certamente a não perder!



“Mad Men” e “Modern Family” são os grandes vencedores da 62ª edição dos Emmy Awards! A série “30 Rock” foi uma das grandes derrotadas da cerimónia, não conseguindo arrecanda um único prémio, apesar de ter 15 nomeações.


Já foram divulgados os primeiros nomes da sequela “O Último Destino 5”. De acordo com o site da revista “The Hollywood Reporter”, o elenco do thriller é composto por actores desconhecidos do grande público.


“Red Dead Redemption” é mais um dos videojogos que deverá ganhar uma adaptação para o cinema e Brad Pitt é o actor pretendido para ser o fora-da-lei John Marston que protagoniza o título da PlayStation.


Até para a semana!


Marta Miranda

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Cine-Opinião desta semana entra em linha. Não perca!

Isto vai aquecer

Os programadores televisivos podem respirar de alívio: as férias já acabaram! O consumo de televisão ainda não voltou ao normal, mas para lá caminha: a TVI já é líder outra vez, o futebol já tem audiências como antigamente, as novelas já voltaram ao que eram e até a Judite Sousa já regressou ao activo. E logo a liderar, como ela sabe...


Agora, tranquilamente, tudo voltará ao normal, depois de um Verão quente, muito quente, em que a morte da TVI foi quase decretada e em que a incompetência da Marktest foi quase anunciada. Afinal, as notícias de ambas eram manifestamente exageradas.



Setembro está aí e com ele uma horda de estreias e de regressos. Para lá da guerradas tardes, que já aqui falámos, teremos a batalha dos fins-de-semana, que ainda não é certo centrar-se ao domingo.


No dia 12, a SIC antecipa-se e lança mais uma edição de Ídolos. Os castings estão a ser feitos e, garantem-me, há gente muito boa. Veremos se o factor desgaste não prejudicará a SIC. Umas semanas depois, lá mais para o fim do mês, ou início de Outubro, a RTP avança com a Operação Triunfo. Ao sábado, fugindo ao confronto com Ídolos? Ou ao domingo, assumindo o mano-a- -mano, agora que se sabe que até a modelar escola de virtudes que é a OT também vai ter cromos à séria?


E a TVI? Como fica a TVI nesta guerra? Vem aí a Casa dos Segredos, uma espécie de Big Brother com mais coscuvilhice. Volta ao seu dia natural, o domingo, ou, como me têm segredado, poderá vir a reforçar a grelha de sábado à noite? Em breve tudo ficará claro, mas resta-nos o consolo: isto agora vai voltar a aquecer!

Esta noite..


... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Momentos


A quarta edição de Operação Triunfo está a chegar! Recordamos esta tarde uma das concorrentes mais polémicas da terceira temporada do concurso: Rita Freitas.
Foram várias as vezes que foi nomeada, e o júri não descansou enquanto não a colocou fora do concurso. Duvida?





Fala-se! 01/09/2010


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!




Luísa Castel-Branco


A antiga apresentadora está em casa há cerca de três semanas, depois de ter partido uma costela, devido a uma queda.


“Foi uma queda em casa, por causa da minha cadela… é uma cachorra endiabrada, mas como é de raça grande deitou-me ao chão. Caí de peito e magoei-me bastante”, confessou Luísa Castel-Branco à revista TV 7 Dias.


Ainda assim, a mãe de Inês Castel-Branco está quase recuperada e tem aproveitado para se dedicar à escrita de um novo livro, que está a preparar.




Benedita Pereira


A actriz que está a viver nos Estados Unidos da América deixou de pertencer ao clube das solteiras.


Segundo a edição desta semana da revista LUX, Benedita Pereira e David Quinta casaram-se no passado dia 18 de Agosto, em segredo, no registo civil da cidade do Porto.


Apesar de tudo, o casal planeia comemorar este passo importante, ainda antes do final do ano, tal como amigos próximos revelaram à referida publicação.


Quiosque: LUX, TV 7 Dias

"Secret Story" a 3 de Outubro?


São cada vez mais díspares as datas avançadas pela imprensa para a aguardada estreia do novo reality-show da TVI.

Inicialmente falava-se de 12 de Setembro como o dia provável para a estreia da principal aposta da TVI para esta reentré. Mas depois da TV 7 Dias desta semana ter adiantado essa mesma data para 26 de Setembro, eis que, um dia depois, a TV Guia anula a notícia avançada pela sua concorrente e escreve que A Casa dos Segredos só irá abrir portas a partir de 3 de Outubro, noticiando também que a selecção dos 20 magníficos ainda decorre por todo o país em cidades como Coimbra e Faro.
Uma coisa é certa, todas estas datas têm em comum serem domingos, indicando assim que Júlia Pinheiro irá marcar presença nas galas semanais nos serões de domingo promentendo concorrência directa ao programa Ídolos (SIC).

Quiosque: TV Guia

TVI prepara canal dedicado a “Secret Story”

secret_story


Está prestes a chegar a Queluz de Baixo aquela que é a grande aposta para a rentrée televisiva. Ainda sem nome certo, Secret Story poderá ter várias diferenças do Big Brother, mas, à semelhança do primeiro grande reality-show em Portugal, também este deverá ter um canal com emissões 24 sobre 24 horas.


A notícia é avançada pela edição desta semana da revista TV Guia, que falou com a directora de Relações Exteriores, Brigitte Loureiro, que garantiu: “O canal foi um enorme sucesso em edições anteriores, logo, é uma opção que estamos a estudar. No entanto, ainda não há conclusão a esse respeito”, disse.


Este impasse poderá estar relacionado, provavelmente, com o facto de ainda não estar definido qual das operadoras garantirá a emissão exclusiva. A mesma publicação adianta ainda que tanto a ZON como a MEO estão bastante interessadas em garanti-la.

Resta aguardar por novidades.


Quiosque: TV Guia

Pedro Granger com receio de “Secret Story”

pedroGrangeer

É já um dado quase que adquirido que o actor vai estar em duas frentes a partir de Setembro. É que, tal como a imprensa havia dado a conhecer, Pedro Granger é um dos grandes vilões de Malmequer e está também escalado para os diários do novo reality-show da TVI.


Todavia, parece que toda esta situação está a causar alguma preocupação no antigo jurado de Uma Canção Para ti. A notícia é avançada pela revista TV Guia, que falou com um amigo de Pedro, que confessou: “Ele quer muito fazer as duas coisas, mas ainda há muito por decidir. Ele quer ter a certeza de que nenhum dos projectos ficará afectado e que não chegará a Dezembro de rastos”, frisou.


Apesar de tudo, é de esperar que o actor continue com o mesmo profissionalismo que sempre demonstrou em todo o seu trabalho. Por tudo isto, parece que a estação de Queluz de Baixo já não vai dar-lhe o lugar de apresentador dos diários de Secret Story, mas sim reportagens com a colega Leonor Poeiras.


Quiosque: TV Guia

Revista de Imprensa 01/09/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à primeira Revista de Imprensa de Setembro!


Quem quer ser Milionário – Alta Pressão alargado





Ainda só foram para o ar perto de 30 emissões do concurso da RTP, e já estão gravadas outras tantas. No entanto, face ao sucesso que o programa tem alcançado, José Fragoso já encomendou mais 60 emissões.


Quem o garante é a edição desta semana da revista TV 7 dias, que confrontou José Carlos Malato com esta novidade, mas o apresentador não confirmou a boa-nova, mostrando-se surpreendido: “A sério? Então sabem mais do que eu.”, confidenciou.


Apesar de tudo, esta notícia deve mesmo tornar-se realidade, até porque Quem Quer ser Milionário – Alta Pressão tem dado muitas alegrias à televisão do estado. Estão ainda previstas emissões especiais com convidados famosos para a época natalícia.


Rui Porto Nunes em Voo Directo




Foi no final de Maio que acabaram as filmagens de Lua Vermelha, e desde aí que o interprete de Afonso tem tido uma vida menos ocupada, aproveitando para descansar.


Todavia, Rui Porto Nunes não se pode queixar de falta de trabalho. Até porque ele é um dos membros do elenco de Voo Directo, tal como confidenciou à revista TV 7 Dias: “Tenho estado a trabalhar em vários projectos. Faço parte do elenco da série Voo Directo, da RTP, e vou fazer dobragem para a segunda temporada da série Jonas Brothers”, frisou.


Com a estreia agendada para meados de Outubro, esta série sobre aviação promete surpreender os telespectadores e conta com nomes bem conhecidos no seu elenco.


CITAÇÃO DO DIA:


“Só posso ficar orgulhosa por integrar este projecto (Morangos com Açúcar Vive o Teu Verão)"


Raquel Guerra


Destaque do dia:


Hoje à noite, pelas 00h30, não perca mais um 5 Para a Meia-Noite! Como convidado principal, Nilton receberá o grande actor português Joaquim D'Almeida.



Quiosque: TV 7 Dias

Para lá das 24


Muito boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje!


A representação é uma arte. Os actores são artistas. O trabalho que constroem ao longo da vida é uma prova disso. No entanto, nem todos os profissionais que criam uma personagem, que a personificam, têm o talento para o fazer.
A nova geração de actores é uma mais valia para a televisão portuguesa. Todavia, conseguirão eles chegar aos anos de carreira e estrelato que os outros mais velhos conseguiram alcançar?


Este Para lá das 24 ocorre a propósito da morte de Maria Dulce. Durante muito tempo deixei de ver esta actriz e, como tal, pensei que estaria dedicada ao teatro. Apesar de não ter sido uma profissional que eu tenha seguido o seu trabalho, era uma cara que gostava de ver nas novelas. A sua vontade de representar, o seu engenho e graciosidade eram únicos. No entanto, e desde 2006, todos se esqueceram de Maria Dulce. Há menos de um mês, num dos vários top’s do Companhia das Manhãs, esta actriz foi recordada como um das mais esquecidas na televisão.
Vítor Espadinha e Cristinha Cavalinhos falaram dela com um orgulho enorme em Maria Dulce ser portuguesa, e ter realizado trabalhos magníficos ao longo dos seus sessenta anos de carreira. Pensei eu na altura, que poderia fazer uma edição da rubrica Esqueceram-se de Mim sobre esta actriz. Infelizmente acabei por não ir a tempo. No entanto, isso não me impediu de dedicar um Para Lá das 24 sobre ela.


Acrescento ainda nesta rubrica a atitude que as televisões têm de recordar os artistas quando estes falecem.
Levam-me sempre a pensar o seguinte: “enquanto estiveram vivos ninguém lhes ligou, mas quando morrem todos querem homenageá-los”. Fará isto sentido?

Compreendo perfeitamente que, para a ética de uma estação de televisão, seja necessário noticiar a morte de um grande artista. No entanto, e segundo o bom senso de cada ser humano, será prudente falar de um actor, com o qual não se desenvolveu uma forte relação profissional?


Maria Dulce foi encontrada morta em casa. No chão. Indepentemente das causas deste óbito, a tristeza que esta actriz levava há alguns anos, deve ter contribuído para o seu estado de doença. O telefone teimava em tocar, para a convidar para integrar um elenco de uma novela ou para participações especiais em séries. Apesar de, nestes últimos tempos, saber-se que estava escalada para uma peça de teatro, é pena que as televisões raramente a tenham chamado para trabalhar.

Depois deste esquecimento, na minha opinião, é impossível dedicar mais de cinco minutos a recordar uma artista deste tamanho. Ela merecia muito mais que os “cinco minutos de fama” num noticiário. Merecia ter feito parte de uma casa, ter dado a cara por uma estação, ter feito o que sempre lhe deu prazer, mas que nem sempre teve oportunidade: representar.


Deixo aqui um recado para as televisões: para a próxima vez que queiram noticiar a morte de uma grande estrela, pensem no valor que lhe deram durante a sua vida.