11 de abril de 2010

O Melhor & Pior da Semana

O Melhor da RTP1
Mesmo já não tendo a liderança assegurada nos fins-de-tarde da televisão portuguesa quando compete com Morangos com Açúcar, o concurso apresentado por Fernando Mendes continua a dar cartas à estação pública, e a proporcionar uma boa herança ao Telejornal.
Com seis anos de emissão, e mil e quinhentos programas colocados no ar, a RTP1 tem ali um dos maiores tesouros televisivos dos últimos anos. Por exemplo, na quinta-feira, aquando da transmissão do jogo na SIC entre o Benfica e o Liverpool, O Preço Certo foi o programa mais visto do primeiro canal. Palavras para quê? Os resultados estão à vista de todos.

O Melhor & Pior da Semana

O Pior da TVI


Contra Ataque, na TVI, ao fim-de-semana, é o típico programa que não funciona. Ao combater Portugal sem Fonteiras na RTP1, e o Nosso Mundo na SIC, são raras as vezes em que o programa desportivo não fica em último. Por exemplo, no último sábado, dia 3 de Abril, Contra Ataque não foi além dos 3,5% de rating e 19,7% de share. A essa hora, o programa apresentado por Diamantina e Carlos Alberto Moniz e o Nosso Mundo faziam 4,1% de audiência média.

"Achas Que Sabes Dançar" com João Pedro Cary


Tendo participado já em várias novelas portuguesas, como Ninguém Como Tu, Tudo Por Amor, O Último Beijo, Morangos com Açúcar, João Pedro Cary arriscou no novo programa de dança da SIC. João Pedro Cary não só deu nas vistas, como garantiu um passaporte para a audição final.

O Melhor & Pior da Semana

Boa noite. O Melhor & Pior da Semana está de volta. Até às 24:00, fique com o Televisão-Opinião.


Na última semana de exibição, e num horário diferente daquele a que estreou, Paraíso voltou a provar que as novelas brasileiras em Portugal não estão "mortas". Muito pelo contrário! Os 24% de share que bateu durante toda a semana, chegaram para ter uma performance melhor que a de Nós por Cá!

Apesar de ter perdido para Morangos com Açúcar e O Preço Certo, a novela da Globo esteve de parabéns. A SIC agradece.

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.


Ao completar 50 anos de carreira, Nicolau Breyner é, sem dúvida, a personalidade destacada deste domingo. Há duas semanas esteve à frente de Miguel Sousa Tavares em Sinais de Fogo, e demonstrou que o seu profissionalismo e talento ainda estão para durar.

Actor, produtor, realizador, e pelas últimas notícias, o próximo apresentador de televisão da TVI. Ao que tudo indica, Nicolau Breyner será o anfitrião de um novo talk-show que a estação de Queluz de Baixo está a preparar. O horário do mesmo ainda não foi definido, mas especula-se que seja emitido à noite.


Sobre a sua carreira há muito a dizer. Nicolau Breyner já teve a proeza de passar pelos três principais canais generalistas. Começou na RTP1, em 1975 com Senhor Feliz e Senhor Contente, tendo em 2002, aceite fazer parte do programa Fúria de Viver, na SIC. O actor fez ainda parte, no terceiro canal, do elenco de O Jogo, Aqui Não Há Quem Viva, Vingança, Floribella e Resistirei.

Foi em 2008, que o seu namoro com a TVI se iniciou. Na estação de Queluz participou num episódio de Casos da Vida, na série Equador e nas novelas Flor do Mar, Morangos com Açúcar e Meu Amor, ainda em exibição.


Mas não se pense que a vida deste senhor se fez de só de televisão. Muito pelo contrário. Nicolau Breyner cresceu também no teatro e no cinema. Sobre o último o actor participou no Crime do Padre Amaro, A Bela e o Paparazzo, Call Girl, A Arte de Roubar, Corrupção, entre muitos, muitos outro. A lista estende-se a mais de 30 filmes.
De referir que, em 2009, produziu Contrato. Apesar deste só ter estado presente em alguns cinemas portugueses, conseguiu atingir a meta dos 60 mil espectadores.


Um profissional com um currículo deste tamanho só merece um aplauso e uma grande homenagem por parte de algum programa de televisão. Neste caso, faria sentido isso acontecer em Você na TV! ou As Tardes da Júlia.
Nicolau Breyner merece!

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21.00, não perca o Protagonista, e passado uma hora fique com o resto da rubrica O Melhor & Pior da Semana.

A história em directo

Para centenas de milhões de espectadores ao redor do globo, está desde já encontrada a decepção do ano: afinal, ninguém viu em directo o primeiro buraco de Tiger Woods no The Mas-ters, primeiro torneio do n.º 1 do ranking mundial de golfe após a reclusão de cinco meses a que o próprio se votou na sequência do escândalo sexual em que se envolveu. Na hora da verdade, a organização do Augusta National, a que cabe a produção das imagens, não conseguiu injectar o sinal no satélite, frustrando o acordo firmado com estações do mun-do inteiro (incluindo, em Portugal, SportTV Golfe).


E, porém, a própria intenção tem significado. Porque, a não ser talvez Barack Obama, não há hoje outro homem capaz de mobilizar esta expectativa. Era tal a euforia dos adeptos do golfe que, com o chamado world feed circunscrito às habituais três horas e meia de directo, a organização do primeiro major de 2010 programou uma emissão prévia de alguns minutos só para acompanhar, em jeito de edição especial global, o primeiro buraco de Tiger. E, isso, nem Michael Jordan nem Michael Schumacher conseguiram quando voltaram às respectivas modalidades.

Filho de um afro-americano e de uma tailandesa, Woods é, na verdade, a verdadeira antecâmara de Obama. Provavelmente o melhor jogador de uma modalidade com 250 anos de história, impôs o respeito das elites pelas minorias étnicas - e, quando está ausente, leva as audiências do PGA Tour a baixar 40%. Esta quinta-feira, e após cinco meses sem uma ronda competitiva, simplesmente desfez o campo de Augusta, com um -4 que o colocou de imediato na órbita da liderança. É um privilégio ser seu contemporâneo - ainda por cima na era da TV.

Esta noite..


..saiba qual a personalidade que será destacada. Às 21:00!

Estreias

Achas que Sabes Dançar e O Cubo vão dar que falar esta noite!
O concurso da SIC começa às 21:00, logo após o Jornal da Noite. Quanto ao novo programa de Jorge Gabriel, vai para o ar às 21:27.

Última Hora - Tiago Fernandes preso


O conhecido actor português, que participou em várias séries e novelas da RTP1, SIC e TVI, foi preso por tráfico de droga. Ao que o Correio da Manhã apurou, Tiago Fernandes era o líder de uma rede que actuava perto de uma creche em Olaias.
O actor está em prisão preventiva.

O Melhor & Pior da Semana

O Pior da SIC


Muito por culpa de Companhia das Manhãs, o noticiário da hora de almoço da SIC, não consegue, durante a semana, fazer frente à concorrência. Se, no passado, eram raras as vezes em que o Primeiro Jornal, ficava atrás do Jornal da Uma, agora são poucas os dias em que isso não acontece. Não seria melhor a SIC proceder a algumas alterações no formato para cativar mais telespectadores? Por exemplo, ter um comentador fixo. Penso que era uma aquisição interessante, e que daria mais credibilidade ao noticiário. Bento Rodrigues merece!

O Melhor & Pior da Semana

O Pior da RTP1

A reposição da novela portuguesa da estação pública não está a correr nada bem à RTP1. A perder drasticamente para a concorrência no horário em que vai para o ar, Vila Faia raramente passa dos 20% de share. Terá sido esta uma boa aposta do primeiro canal? A resposta é negativa, uma vez que para além de prejudicar a média diária da RTP1, a novela não ajuda à perfomance de Portugal no Coração.

O Melhor & Pior da Semana


Bom dia. São 10:00, e está em linha o Melhor & Pior da Semana. Fique connosco até às 12:00.

O Melhor da TVI


Depois da Vida esteve à altura. Indepentemente das crenças dos telespectadores, os resultados do programa não deixaram dúvidas a ninguém. Os portugueses não quiseram perder por nada as conversas com o além. Os famosos deram brilho ao programa, e apenas Marina Mota não ficou convencida com o trabalho de Anne Germain. Nesta sexta-feira, o último episódio de Depois da Vida foi o quinto programa mais visto do dia, tendo obtido 9,1% de rating e 42,6% de share.

Será que a TVI vai apostar numa nova temporada?