30 de março de 2011

Cine-Opinião


Boa noite, seja bem-vindo a mais um Cine-Opinião! Hoje falamos do filme “Indomável”, em exibição nos cinemas!

Nomeado para mais de meia dúzia de Óscares, “Indomável” não arrecadou nenhum prémio mas a sua qualidade é indubitável. Procurando fazer o cinema regressar aos velhos westerns, o filme retrata-nos a história de Mattie Ross (Hailee Steinfield), uma jovem de 14 anos que deixa a sua terra natal para vingar a morte do seu pai. Morto a sangue frio pelo cobarde Tom Chaney (Josh Brolin), Mattie encontra-se determinada em fazer justiça, levando o assassino à justiça pela morte do seu pai. É quando procura um homem capaz de a acompanhar na sua caminhada que se depara com um velho marshal, Rooster Cogburn (Jeff Bridges), um homem conflituoso e alcoólico, mas que aparenta ter todas as capacidades para cumprir o serviço. Enquanto se preparam para a viagem, que os levará até território índio, deparam-se com LaBoeuf (Matt Damon), um Texas Ranger que procura também Chaney. Contudo, este pretende que Chaney seja julgado pela morte de outro homem, e Mattie não está disposta a deixar que isso aconteça.

Um filme emocionante e carregado de nostalgia, “Indomável” consegue conquistar o público, independentemente de gostarem ou não deste género aparentemente já esquecido. A performance da jovem actriz é, de todas, a mais comovente. Quando o filme chega ao fim, e apesar do seu desfecho emocionante, fica no ar a sensação de que algo faltou – mas nem por isso o filme perde a sua magia.

A não perder!




Não foi o primeiro a ser dado como morto numa rede social e, como a maioria, já chegou a negação da sua morte. Jackie Chan foi objecto de um rumor através do Twitter e o boato esteve alguns dias em circulação.

Jennifer Aniston e Demi Moore são duas das estrelas que vão participar na realização de curtas-metragens sobre o impacto do cancro da mama dentro da iniciativa "Project Five".

A Associação de Estudantes Lusófonos em Newark e o Consulado Geral de Portugal realizam no próximo mês um ciclo de cinema de língua portuguesa na comunidade, com obras de Manuel de Oliveira, Sérgio Tréfaut e do jovem realizador local Yuri Alves. Até para a semana!

Falar Televisão


Sempre insatisfeita


Há uns anos, Iva Domingues era uma das caras da TVI que todas as tardes nos entrava pela casa dentro, através da televisão. Hoje em dia, é uma espécie de "apaga-fogos" da estação que a viu nascer e crescer.

Iva Domingues, iniciou-se no audiovisual no ano 2000, quando apresentou ao lado de Carlos Ribeiro o programa Cocktail Nacional.

Desde essa data, a apresentadora teve em mão vários projectos como por exemplo a apresentação do Reality-show A Bela e o Mestre, Quem Quer Ganha, o programa interactivo que veio a partilhar com Leonor Poeiras. Em Você na TV! substituiu Cristina Ferreira em Junho de 2008, enquanto esta se encontrava a desfrutar do período de licença de maternidade.


Apesar destes projectos, nem tudo correu da melhor maneira. Se bem me lembro, Iva foi a personagem central de várias notícias que saíram em algumas revistas de televisão que davam conta do seu mau feitio nos corredores da TVI devido a ser (sempre e só ela) a escolhida para cobrir os "buracos”"deixados por outros colegas (como por exemplo a substituição de Leonor Poeiras enquanto esta se encontrava de férias). Falou-se inclusivamente que Iva tinha ciúmes da apresentadora de "Perdidos na Tribo".

Depois de apresentar recentemente o programa Notícias das Estrelas no TVI24, Iva regressou à generalista para conduzir o programa Depois da Vida. Posteriormente foi chamada para fazer um especial com Fátima Lopes e, actualmente, está a substituir até inicio de Abril a colega de outros tempos, no programa Agora é que Conta.


Foi nestas aparições recentes que a apresentadora me chamou à atenção, devido a uma frase que teima em dizer. Afinal, de cada vez que entrou em estúdio, Iva Domingues não se cansou de afirmar “eu quero isto todos os dias”, “eu quero um público assim todos os dias” - disse-o na emissão do especial Juntos por Si e disse-o na semana passada na sua estreia em Agora é que Conta.

Compreendo que Iva queira mais oportunidades na TVI, porém estas não lhe têm faltado. Na minha opinião, a apresentadora pode contentar-se porque para além de já ter experimentado vários tipos de programas, desde reality-shows até talk-shows, teve a sorte de trabalhar com os melhores profissionais de comunicação.

A juntar a tudo isto, também é frequente a sua aparição na extracção dos números do Euromilhões.

Eis então que me vem à cabeça a seguinte questão: se Iva se queixa da sua posição na TVI, manifestando alto e bom som que quer público todos os dias, o que dirá Marisa Cruz?

Enfim, todos sabemos que a RTP, SIC e TVI têm algumas das suas estrelas na prateleira, que devem estar prontas para entrar em acção a qualquer momento. A RTP tem por exemplo Sílvia Alberto, a SIC tem José Figueiras, Merche Romero e Nuno Graciano e a TVI tem Marisa Cruz e Iva Domingues, apesar de esta querer público todos os dias.

Será que a TVI vai atender os pedidos de Iva?

"Perfil" quer ganhar a "Fama" e "Só Visto!"


Depois do término de "Deluxe", a TVI deixou de ter um espaço que promovesse as caras e os projectos da estação. Na semana passada, ficámos a saber que "Perfil" seria o sucessor do programa apresentado por Rita Seguro.
Agora, passados sete dias, a TV Guia noticia que o objectivo do canal da Media Capital é outro: ganhar à concorrência. Com estreia prevista para 2 de Abril, o magazine irá ser exibido após o "Jornal da Uma", e batalhar indirectamente com "Fama Show" e "Só Visto!".


Com reportagens sobre as caras da estação, "Perfil" irá igualmente contar com alguns dos programas mais emblemáticos da TVI. "Outro dos objectivos passa também por recuperar marcos da estação", confirmou uma fonte da produção à TV Guia.

Com Mónica Jardim, Tatiana Figueiredo e Marcos Pinto no terreno, parece que não irá existir um apresentador em concreto no programa, tal como explicou Filipe Terrua: "O objectivo é conquistar telespectadores pelo conteúdo em si e não pelos rostos que fazem o programa".


Resta então esperar pela nova aposta da TVI, e verificar se o magazine semanal mais visto da televisão portuguesa continua a ser "Fama Show".

Quiosque: TV Guia

José Castelo Branco anseia ficar "Perdido"


É o quarto reality-show em que José Castelo Branco vai participar e, mais uma vez, os portugueses poderão contar com muitos momentos cómicos por ele protagonizados. Segundo o socialite, o facto de poder viver algumas semanas sem dinheiro, sem televisão, e apenas com o objectivo de sobreviver, dá-lhe a possibilidade de renascer numa outra vida. "Vou adorar! Estou a imaginar os indígenas a olhar para mim, a tocarem-me, a sentirem-me... Em toda a filosofia clássica, greco-romana, pessoas diferentes como eu eram considerados deuses. Já estou a imaginar fazerem uma grande fogueira e de repente: 'comemos? canibais' ", explicou José Castelo Branco à Mariana.

O cantor não esqueceu igualmente o estado do mundo e, como tal, "Perdidos na Tribo" será uma boa solução para esquecer todos as notícias negativas e o pessimismo dos últimos tempos: "Estamos num tempo horrível, é tsunamis de um lado, terramotos do outro, é destruição, são os Kadhafis da vida a quererem matar o mundo inteiro e nós temos de acordar e divertirmo-nos. Dinheiro não há, não faz mal".

Por fim, o antigo apresentador da TVI apenas garante o seguinte: "Haja festa!".

Quiosque: Mariana

Marco Paulo em "Laços de Sangue"!


O conhecido cantor português fez uma participação especial na novela de horário nobre da estação de Carnaxide. Tendo o Restaurante M como palco, Marco Paulo cumpriu um dos seus sonhos. "Já gravei discos, faço concertos, apresentei programas de televisão, fiz publicidade, só me faltava isto", confessou à Mariana, a revista que lhe proporcionou esta experiência.
Com um ambiente bastante acolhedor, Marco Paulo sentiu-se em casa, próximo de vários amigos de longa data: "Encontrei um ambiente muito agradável, fui muito bem recebido, toda a gente me recebeu bem e os actores, principalmente aqueles com quem tive oportunidade de contracenar, puseram-me muito à vontade. A Lia Gama, que conheço há anos, a Joana Santos, que é uma simpatia, a Gracinda Nave, que foi a minha contracena... muito simpática".

Bastante satisfeito com o trabalho realizado, o cantor terá de esperar um mês e meio para se ver em "Laços de Sangue". Segundo ele, esta experiência serviu para ficar com outra imagem da ficção em Portugal: "É o trabalho de muita gente e muitas vezes não é reconhecido como devia".

Quiosque: Mariana

Esta noite...

... mais uma noite cinematográfica no Televisão-Opinião. O Cine-Opinião está de volta às 21:00, assim como a dupla Marta Miranda & Vanessa Dias!

Ruy de Carvalho em "Alta Definição"


Depois do especial sobre Artur Agostinho, o magazine apresentado por Daniel Oliveira vai receber Ruy de Carvalho. O actor vai estar em "Alta Definição" e satisfazer a curiosidade a muitos dos seus fãs, respondendo às mais variadas perguntas sobre sua vida pessoal e profissional.
Assim, já sabe: sábado, às 14:00, depois do "Primeiro Jornal".

Fala-se! 30/03/2011


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Fala-se!





Sofia Fernandes


Parece que a repórter da SIC está envolvida numa polémica que não desejaria. É que, segundo a edição desta semana da TV 7 Dias, Sofia Fernandes estava de casamento marcado, mas traiu o noivo.


Ao que parece, enquanto a repórter do Episódio Especial ainda vivia com João Golegã Prazeres, mantinha também uma amizade especial com José Barbosa. Confrontada com esta polémica, a jovem preferiu não fazer qualquer tipo de comentários.


Júlio César


Terminadas as gravações de Mar de Paixão, o actor tem estado afastado dos ecrãs e não é pelos melhores motivos.


De acordo com a TV 7 Dias desta semana, Júlio César está há dois meses doente. Devido a uma gripe, o actor perdeu dois dos cinco sentidos, mas agora já está em tratamento para recuperar as papilas gustativas, bem como o olfacto.


“Tive uma grande gripe, aí há dois meses, e perdi o paladar e o olfacto, mas não fiz caso disso. Só agora é que fui fazer um exame para saber do que se tratava”, explicou à referida revista.


Quiosque: TV 7 Dias

Quem tramou o Peter Pan" está a chegar à RTP

Numa altura em que as galas de Uma Canção Para Ti estão a chegar ao fim, eis que o estúdio onde o programa é gravado começa também a receber um novo “vizinho”.

De acordo com a edição desta semana da TV 7 Dias, os estúdios da Endemol já têm quase pronto o cenário de Quem Tramou o Peter Pan, o novo programa de entretenimento da RTP.


Tal como já lhe revelámos há algumas semanas este formato é adaptado do italiano Chi ha Incastrato Peter Pan e terá como apresentadora Catarina Furtado. Ao longo de cerca de duas horas, doze crianças são submetidas a perguntas relacionadas com o mundo dos mais crescidos e contarão com a ajuda de vários convidados famosos. Um pouco ao género de Pequenos e Terríveis, apresentado pela mesma apresentadora, mas na SIC.


A estreia está para breve, sendo que o mais provável e que se dê já no próximo dia 9 de Abril, em horário nobre, na RTP.


Quiosque: TV 7 Dias

"Perdidos na Tribo""como vieram ao mundo"?

Com apenas o nome de um concorrente por confirmar, começam a surgir novidades sobre as condições que esperam os doze aventureiros que vão participar no novo reality-show da TVI. E parece que a hipótese de terem que ficar nus é algo para o qual muitos deles estão já preparados.

De acordo com a edição desta semana da TV 7 Dias haverá tribos no programa com características muito populares.


Na Tribo Guanarini, no Equador, homens e mulheres andam nus. Quanto à comida, as especialidades são crocodilos e formigas. Já a Tribo Himba, da Namíbia, alimenta-se de uma pasta denominada orehere e de leite azedo. Aqui as mulheres andam com o peito à mostra e com os pêlos e cabelos untados em gordura animal e terra ocre.


Por fim, na Tribo Metawai, na Indonésia, as iguarias são larvas e as cabeças de macaco as refeições. As mulheres aqui também andam com os seios à mostra, sendo que os homens se ficam pela “habitual” tanga.

Resta aguardar para ver como José Castelo Branco, Vera Ferreira ou Cláudia Jacques, entre outros, vão ficar Perdidos na Selva.


Quiosque: TV 7 Dias

Revista de Imprensa 30/03/2011

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!
Primeira série LGBT portuguesa será gravada no Porto.


Irmãos de Sangue será a primeira série que abordará a Homossexualidade, Bissexualidade e Travestismo a ser produzida em Portugal. A produtora Aproducons deu a conhecer que a série dará início às gravações a partir de amanhã, 31 de Março, no Porto.

Nesta série, que contará com a presença de Andreia Leal, ex-concorrente da Casa dos Segredos, será de forma, muito desinibida, abordada a vida e o dia-a-dia de toda uma comunidade Lésbica, Gay, Bissexual e Transexual, daí a designação, série LGBT. Ao que se julga saber, a série será inicialmente divulgada pela internet, mas adianta o realizador da mesma, André Penteado, de que estão a ser feitos contactos com os canais por cabo a fim de se conseguir a transmissão televisiva, que permitirá uma exibição mais alargada. A produtora informa que estão pensados 15 episódios para a primeira temporada de Irmãos de Sangue e que de acordo com o sucesso obtido, se pensarão em futuras temporadas.

Será que se o sucesso se verificar as generalistas se vão livrar de todo o pudor e avançar com a exibição? A proposta é tentadora, mas a sociedade portuguesa poderá eventualmente não estar preparada para este que promete ser um projecto renovador de mentalidades e que mais do que ficção, pretende sensibilizar as pessoas para uma realidade existente, mas que se encontra (cada vez menos) escondida.



Uma Canção Para Ti gera confusões contínuas


Ainda não se tem desfecho do caso de Mara Pedro, que se encontra num processo judicial com a produtora de Portugal Tem Talento, já novas confusões surgem no programa dos domingos da TVI. Desta vez, e para não variar, Luís Jardim é acusado de favoritismos e acaba insultado por Leandra, a mãe de Bernardo Faustino, concorrente eliminado no passado domingo de Uma Canção Para Ti.

O insulto terá surgido por consequência do comentário do jurado feito a Bernardo: "Para a final temos de eleger os melhores e tu não és dos melhores. És muito novinho, desafinas muito e ainda tens muito que aprender". E a mãe do jovem que após ter sido eliminado e que se despedia, chorando, dos seus amigos, dirige-se ao jurado dizendo: "Estás contente ó palhaço? Estavas com medo que o Bernardo passasse à final? És um palhaço". Não obstante, o jurado oriundo da Madeira terá sido brindado com uma garrafa de água que foi despejada sobre si.


Como resposta aos insultos e agressão da mãe de Bernardo, Luís Jardim é directo: "Ela quer que a gente fale bem do filho que não tem qualidade nenhuma. Eles não percebem nada de música, são uns ignorantes nesta matéria e forçam o miúdo a isto. Ela foi mal - criada! Eu não estou aqui para agradar às mamãs e aos papás, estou para dizer a verdade. Eu não fui mal - educado, o que disse foi que ele não era dos melhores, mas devia ter dito é que ele não canta nada, porque é a verdade"!



CITAÇÃO DO DIA:
“É um formato emocional positivo e a nossa confiança é que vai marcar a oferta televisiva este ano!”
Luís Marques
(a propósito de Peso Pesado)



NÚMERO DO DIA:
1.700.000

Foi esta a quantidade de telespectadores que sintonizaram a estação de Carnaxide para ver a primeira entrevista em televisão a Dilma Rousseff, Presidente da República do Brasil. A curiosidade dos telespectadores fez aumentar a audiência média do Jornal da Noite, dando um melhor resultado para a média da SIC, consequência da entrevista de Miguel Sousa Tavares.

Mais de um milhão viu entrevista a Dilma Rousseff

Quiosque: Diário de Notícias, Correio da Manhã

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Acertar no alvo


1. A primeira semana de Anjo Meu está a correr muito bem à TVI. Os sete episódios já exibidos registam uma média de 1,4 milhões de espectadores e 37,7% de quota de mercado. A história está bem contada, ao nível do que Maria João Mira já nos habituou e goza da vantagem dessa onda saudosista que a década de 80 desperta por estes dias, seja ela na televisão, na música, nos hábitos e tradições ou mesmo no vestuário. Para quem tem hoje 35/40 anos, a década de 80 é um culto. O culto do cubo mágico, o culto do ZX Spectrum, o culto dos saia-casacos, o culto dos blusões de penas, o culto das gravatas coloridas com ogivas e figuras geométricas. Em Anjo Meu vamos viver um pouco todos esses cultos. Tudo o resto é a receita habitual: amores e ódios, guerras e lutas, chantagens e malvadezas. Mas não deixa de ser bom ver Alexandra Lencastre fazer um papel diferente do que lhe era habitual nos últimos anos. Já não havia pachorra para a ricaça pedante e trafulha. Esta também se safa na vida, mas o seu caminho é bem diferente. Ou não fosse o 25 de Abril o pretexto para tantas mudanças...


2. Na sua aproximação ao primeiro dia oficial na RTP, Nuno Santos continua a mostrar que sabe movimentar-se bem em terrenos pantanosos e armadilhados. Que a RTP não é uma casa fácil já todos sabíamos, incluindo ele, que quando lá entrou em 2002 tinha a empresa a olhá-lo de lado e quando de lá saiu tinha a maioria com uma lágrima no olho. Na construção da sua direcção de Informação, Santos está a apostar na prata da casa e a perceber como se motivam pessoas e se contribui para a auto-estima da redacção. As escolhas de Vítor Gonçalves, Luís Castro e Rosário Salgueiro são na mouche.