8 de novembro de 2010

Frente a Frente


Boa noite! Depois de uma semana de ausência, o Frente a Frente regressa aos "ecrãs" do Televisão-Opinião. Nesta segunda-feira, Laços de Sangue e Sedução confrontam-se! Qual a melhor opinião?


Intitulada como "a novela da nossa gente", Laços de Sangue surpreendeu-me a partir do primeiro episódio. Desde há alguns anos, e por vários motivos, deixei de ser consumidor de novelas de horário nobre. Depois de um longo período a acompanhar as produções da estação de Queluz de Baixo, acabei por me sintonizar noutro tipo de conteúdos, tais como: séries, programas de informação, documentários, entre outros.
No entanto, de há algum tempo para cá, sempre que estreia um novo produto de ficção, sinto pena de não ter tempo para o visualizar. Afinal, se não vou acompanhar uma novela até ao fim, para quê perder tempo a ver o seu primeiro episódio? Talvez por considerar que a TVI não diversifica a grelha com produtos de entretenimento, as novelas da estação de Queluz de Baixo deixaram de me prender a atenção. Pelo contrário, as da SIC, criaram em mim uma curiosidade.

De todas, destaco principalmente Laços de Sangue que, por ter uma "mão" da Globo, acabou por me colar ao ecrã no seu dia de estreia. Desde aí, tento acompanhar a produção da SIC sempre que posso. Já não sou um telespectador assíduo, porém continuo atento à história de Carnaxide que, por sinal, é de qualidade.

Desemprego, traição, abandono, separação, são estes alguns dos temas retratados em Laços de Sangue. Se Fátima procura lutar pela viabilidade de uma fábrica, Diana batalha por um lugar na sua verdadeira família. A par disso temos uma empresa de brinquedos, cujo patrão assassinou o seu próprio avô.
Mas há mais, muito mais! Uma mulher viciada em bebida que não perde uma alternativa para criar mau ambiente perto dos que a rodeiam. De referir ainda o papel de Ana Guiomar que, após ter mentido aos pais sobre a sua prestação na faculdade, procura arranjar emprego atrás de emprego para conseguir subsistir no mundo dos adultos.
A par destas histórias, existem muitos outros enredos à disposição dos portugueses, de segunda a sexta feira, no horário nobre da estação de Carnaxide.


Para muitos, o caminho que a SIC tem de percorrer para chegar ao patamar da TVI na produção de ficção portuguesa é ainda longo. Não duvido. No entanto, a verdade é que tanto Vingança, Perfeito Coração como Laços de Sangue aparentam constantes melhorias ao nível de elenco, cenários e até personagens. Daí considerar que esse caminho se está a encurtar de dia para dia. O único aspecto que continua distante, talvez o principal, são as audiências que, curiosamente, neste momento se aproximam das de Sedução. Apesar da novela da estação de Queluz de Baixo ainda liderar, Nuno Santos decidiu atrasar Laços de Sangue, de modo a que a produção da SIC coincida com uma concorrência que nada tem a ver com a de Espírito Indomável. Tal alteração surtiu efeito nos números de novela da estação de Carnaxide. Será que esta semana, Laços de Sangue também estará em alta?

Termino esta minha opinião na edição desde Frente a Frente com um aspecto que considero essencial. Consideramo-nos muitas vezes fiéis a um canal, no entanto, a perfeição dificilmente é alcançada pelo mesmo. Daí, aconselho a olhar sempre para a concorrência, de modo a efectuar comparações, a melhorar conteúdos. A estação de Carnaxide tem aprendido sem dúvida com a Globo mas, igualmente, com a TVI. Também o canal da Media Capital tem acompanhado o que de bom se faz na concorrência, para assim conseguir melhorar os bons produtos. Afinal, só assim é possível chegar mais alto na ficção em Portugal, certo?




As minhas expectativas para Sedução antes da sua estreia eram das mais altas que alguém pode imaginar. Sou um grande fã do génio de Rui Vilhena e, mais do que isso, um apaixonado pelo trabalho de Fernanda Serrano.

Foram muitos os meses que tive que esperar para poder ter a honra de ver o resultado de tanto trabalho. Hoje, três semanas depois da sua estreia tenho a dizer que sou cada vez mais fã de Sedução.


Para além de um excelente enredo, muito contemporâneo, com temas polémicos, situações bastante engraçadas e sempre interessantes, não podia deixar de falar sobre um dos temas centrais da trama: a produtora de televisão de Carmo. É aqui que ficamos a perceber um pouco mais do complicado mundo que está inerente ao pequeno ecrã, e graças a Rui Vilhena todos nós passamos a ter uma outra visão deste universo. Sendo eu um grande entusiasta com tudo o que está relacionado com a televisão, rejubilo sempre que um novo atrito surge na produtora do programa de Zé Carlos Faria.


Mas, mais do que uma boa história, Sedução tem um grande elenco. Consegue reunir jovens talentos, como Sara Butler, Frederico Barata, Pedro Barroso e nomes consagrados, casos de Helena Isabel, Nuno Homem de Sá ou Maria João Luís. Mas há também Paula Neves, São José Correia, Maria João Bastos, Fernando Luís, Margarida Vila Nova, entre muitos outros. A meu ver, nunca uma trama portuguesa conseguiu reunir tantas estrelas de uma só vez.

Apesar de tudo, e agora sim, vem a parte menos boa. É um facto que Sedução ainda não conseguiu seduzir os portugueses. Infelizmente, e tal como já disse por diversas vezes, os portugueses não sabem apreciar o génio de Rui Vilhena, a sua audácia, a sua excelente capacidade de nos fazer crer que uma telenovela pode mesmo ser o reflexo da vida real. É a triste realidade que vivemos e, prova de que também André Cerqueira quer “matar” esta telenovela, é o facto de, uma semana após a sua estreia a ter colocado às 23 horas. Uma pena, até porque, neste regresso de Fernanda Serrano, devia haver mais respeito pelo trabalho desenvolvido.


Por tudo isto e, muito, muito mais, eu acompanho, diariamente, Sedução. Sim, porque a mim, Rui Vilhena já seduziu há muito tempo!


Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Ana Guiomar/Sara Prata:


Ana Guiomar, por Tiago Henriques - 65%
Sara Prata, por Diogo Santos - 35%


Falar Televisão


Problema de Sedução

A mais recente novela da estação de Queluz de Baixo está a ter problemas. Tal como em Olhos nos Olhos, a nova trama de Rui Vilhena não está a conseguir colar os portugueses aos ecrãs da TVI. Os resultados que Sedução tem obtido têm ficado bastante aquem das expectativas que, de certo, André Cerqueira tinha traçado para esta produção. Prova disto foram as constantes mudanças de horário que a novela já sofreu. Em duas semanas, Sedução já foi para o ar em diferentes períodos. Tais alterações apenas contribuíram para o seu decréscimo de audiências. Por exemplo, na semana passada, a produção de Rui Vilhena apenas marcou presença no top dos cinco programas mais vistos do dia. na sexta-feira Questiono eu, como é possível?

É curioso verificar que, se há alguns meses Espírito Indomável, Mar de Paixão e Meu Amor ocupavam regularmente os lugares cimeiros das audiências, hoje em dia apenas a primeira se consegue destacar.

Quero também com isto dizer que, os fracos resultados de Sedução acabam por prejudicar a sua sucessora, Mar de Paixão. Não acredita? Mesmo sabendo que a novela vai para o ar à meia-noite, as audiências da última quinta-feira foram medíocres. 31,2% de share? Apesar de nos restantes dias da semana, os resultados terem sido um pouco mais elevados, não é normal que uma novela da estação de Queluz de Baixo, a ser exibida à meia-noite, não consiga trepar aos 40% de share.

Não, n
ão estou a ditar a sentença das produções da TVI. Sim, estou a constatar um facto que é cada vez mais uma realidade. André Cerqueira tem, neste momento, vários problemas em mãos e, para mal dos seus pecados, Sedução é apenas é um deles.

Esta noite...

... não perca mais um duelo televisivo! Às 21:00, o Frente a Frente espera por si!
O vencedor está nas suas mãos!

Fala-se 08/11/2010


Boa tarde e bem-vindo ao Fala-se desta segunda-feira!


Sofia Grilo e Jorge Herédia
Oito meses depois do início do relacionamento, Sofia Grilo e Jorge Herédia continuam em clima de enorme paixão. A actriz vê no empresário e na filha, as fontes de equilíbrio da sua própria vida: “Estamos bem, é sempre bom ter ao nosso lado uma pessoa que nos dá equilíbrio. Tanto ele como a minha filha, a minha família…”, afirmou.



Helena Isabel

Na ficção, Helena Isabel desempenha Mafalda, uma mulher que é traída pelo marido, personagem desempenhado por João Perry. Mas na vida real, a actriz considera que é perfeitamente natural sentir amor por duas pessoas em simultâneo: “É óbvio que não se ama da mesma maneira, ama-se de formas diferentes, mas é possível gostar de duas pessoas em simultâneo”, defendeu.
 

Helena Isabel remata, dizendo: “Afinal de contas, temos um coração tão grande…”

Quiosque: Notícias TV

Revista de Imprensa 08/11/2010


Segunda-feira, dia 8. A primeira revista de imprensa da semana!


Ana Rita Clara quer 2ª temporada de Boarding Pass


Desde Outubro que está à frente do novo magazine diário da SIC Mulher, Mais Mulher, mas Ana Rita Clara não esconde o desejo de voltar a apresentar Boarding Pass, o programa onde a apresentadora visita grandes pontos turísticos europeus.

Em declarações à Correio TV, Ana Rita Clara admite que gostava de voltar para uma segunda edição deste programa: “Espero que exista uma segunda temporada. Foi muito gratificante”

Ainda sem confirmação dessa desejada segunda temporada, garantida está a permanência da apresentadora no Mais Mulher, se segunda a quinta, às 19h na SIC Mulher.


Os Homens da Luta de regresso à SIC Radical


Os controversos formatos, da autoria de Nuno Duarte (mais conhecido por Jel), estão de regresso à SIC Radical.

Depois de Vai Tudo Abaixo e Vai Tudo Abaixo na América, o humorista e a SIC Radical vão voltar a apostar na dupla de sucesso, Neto e Falâncio. Os Homens da Luta estão de regresso ao canal temático de Carnaxide para uma nova temporada.

“Os Homens da Luta estão de volta com um novo formato que se quer bem-disposto e alegre, muito diferente do estado em que o país se encontra”, adiantou o humorista Jel.

Ainda sem data prevista de estreia, o certo é que Neto e Falâncio não vão deixar descansada a classe política nacional nos próximos tempos.

 

CITAÇÃO DO DIA
"Sentei-me no banco de trás e deixei-me levar pelos colegas"
Rui Porto Nunes sobre a sua estreia no CC



NÚMERO DO DIA
23,9
Este foi o resultado , em share, da primeira gala da quarta temporada do concurso Operação Triunfo. Este resultado da gala apresentada por Silvia Alberto não contrastou em muito com os números que o programa obteve nas últimas semanas.


Quiosque: Notícias TV, Correio TV


Gerson Santos é expulso de "Ídolos"

gerson

Aquele que era apontado por muita gente como um dos candidatos à vitória, acabou por ficar em 10º lugar na quarta temporada de Ídolos.

Ao lado de Maria Bradshow, Gerson Santos ficou nos menos votados desta segunda gala, acabando mesmo por ser o concorrente que reuniu um menor número de votos.

Justo ou não, o certo é que o sonho não acaba aqui, muito pelo contrário, a partir de agora é de esperar que novas portas se abram para o concorrente de Setúbal!

De Olho nos Segredos

Boa Noite! Chegou ao fim a sexta gala de Secret Story e cá estou eu, novamente, De Olho nos Segredos!


Esta foi, a meu ver, uma das semanas mais intensas dentro da Casa, a nível emocional. As duas nomeadas foram injustiçadas e, mais uma vez, tudo foi motivado por Andreia ter recebido imunidade. Tenho quase 100% de certezas de que, se a antiga acompanhante de luxo não tivesse ganho este bónus, era ela quem estava no lugar de Jade. Mas o jogo é mesmo assim e não se pode fazer nada.


Ana Isabel e Jade foram as duas concorrentes mais votadas e estiveram na berlinda, acabando por ser a mestre Yoda a sair. Qualquer uma das duas concorrentes fazia falta à casa e acredito que a partir de agora será jogo mesmo a sério. Os “gangues” já não se debatem de igual para igual e é cada vez mais notório que o jogo está forte. É isso que é pedido, no entanto, seria mais interessante ver que todos se davam bem e que estratégias como a da semana que se passou não se repetissem.

Mas passemos às análises individuais


Jade, a traída

Se muita gente acusou a Mestre Yoda de ter traído Renato ou mesmo Vasco, o que dizer de António que fez jogo sujo ao nomear a concorrente de Coimbra? A meu ver, Jade foi muito mal nomeada e não merecia ter enfrentado esta realidade. Foi sincera com o Pastor e disse-lhe que não queria aproveitar-se da sua admiração por ela e fez tudo em pratos limpos! Parece que não é isso que os jogadores de Secret Story apreciam, o que é uma pena. Gostei da sua semana e acho que, em confronto com Ana Isabel foi bem expulsa. Por mim permaneciam as duas na Casa dos Segredos, todavia, Jade era aquela que não traria tanta polémica à competição e que acabaria por cair “na rotina”.


Ana Isabel, a repetente

Como seria de esperar, foi novamente nomeada. É uma das melhores concorrentes, na minha opinião, e ainda bem que ficou em competição. Espero que tudo isto lhe dê força e vontade de conseguir chegar o mais longe na competição! A semana foi difícil e muitas foram as discussões com Vítor. Continua bastante próxima de Hugo F, mas não acredito que seja por estar apaixonada. Simplesmente se identifica com o delegado de propaganda médica e tem encontrado nele algum apoio que por vezes não recebe do namorado.


Joana, a apaixonada

Já aqui falei muito sobre a relação da alentejana com Hugo M. Pelo que vi nesta semana, fiquei com a ideia de que existe ali algum sentimento, da parte dela, claro. Talvez por isso tenha andado apagada, não se envolvendo em polémicas e começando a dar-se melhor com os restantes concorrentes. Espero que não se deixe levar muito pelos mexericos de Ivo e que se evidencie mais. Achei igualmente curioso o seu atrito com Vera, o que prova que naquele grupo não são tão amigos como parecem.


Hugo M, o (des)engraçado

Tem a mania de que é engraçado e que tem piada. Não aprecio, em nada o seu estilo e acho-o demasiado convencido para aquilo que devia ser. Está a jogar bem, mas já toda a gente percebeu que não está apaixonado por Joana. Faz-se de amigo de Vítor e Zé Miguel, quando na verdade os quer ver pelas costas. Todavia, já se percebeu que o seu grande ódio é o homónimo Hugo. Talvez por este fazer muito sucesso entre as raparigas. Adorava que fosse nomeado e, consecutivamente expulso.

António, a surpresa

Já aqui disse, por diversas vezes, que gostava do Pastor, todavia, ao longo desta última semana as minhas suspeitas confirmaram-se: ele não é tão sincero e verdadeiro como parece. Jogou baixo ao nomear Jade. Já deu para perceber que é fácil de manipular e acredito que as suas nomeações foram influência de Ivo. Se, inicialmente, dizia não pertencer a nenhum dos grupos, hoje já ninguém desconfia de que é um dos membros do “Boi marinho”. Talvez tudo isso acabe por lhe sair caro. Teria muita graça vê-lo ser traído por Vera, que apenas quer protagonismo ao seu lado.

Andreia, a sortuda

O espectáculo que fez quando saiu Renato foi deplorável. É sedenta de protagonismo e as declarações sobre Pinto da Costa só vêem provar esta minha ideia. É uma cobrinha e quer dar-se bem com todos, quando na realidade não gosta de nenhum. Tem um pouco a mania de que é boa e de que todos gostam dela, mas sabe perfeitamente aquilo que é. Espero que seja uma das próximas a abandonar o jogo, para bem da Casa.


Zé Miguel, o Einstein

Neste momento, toda a gente se questiona sobre a sua sexualidade. Seja ela qual for, acho um pouco deselegante por parte dos seus colegas andarem constantemente a fazer comentários sobre este assunto. Seja aquilo que for, não é por isso que deixa de ser um membro da competição. Falhou ao votar em duas das concorrentes que mais próximas estavam de si. Pensei que votasse em Joana, mas enganei-me. Acredito que anda um pouco a pensar que Vera gosta de si, quando, na realidade, a concorrente do Cacém de poucos colegas gosta. É um dos candidatos ao lugar de nomeado na próxima semana, caso Vítor ou Hugo F sejam salvos.

Vítor, o irritadiço

Ao longo desta semana, foram várias as polémicas com Vera. Em algumas delas acredito que tenha exagerado um pouco, mas em muitas delas até tinha um pingo de razão. Não se dá com Andreia nem com a Veríssima e é um alvo a abater pelo grupo “Boi marinho”. Os ciúmes continuam a ser prato do dia e isso poderá ser-lhe prejudicial. Será, quase de certeza, nomeado para a semana e os ânimos voltarão, certamente, a aquecer.


Ivo, o influenciador


De que é um dos concorrentes mais mexeriqueiros e destabilizadores, ninguém duvida. Está com a conta recheada, depois de Hugo F ter apostado que era o cúmplice da VOZ. Tem conseguido influenciar António e isso é um ponto positivo, pensa ele. Caso não volte a estar imune, é um dos candidatos à nomeação, embora só haja duas possíveis “nomeadoras”. Já foi mais amigo de Joana.


Catarina, a salva

Conseguiu escapar às nomeações e, mais uma vez, apenas recolheu um voto dos colegas. Tem aparecido cada vez mais, mas viu as suas duas amigas serem sujeitas à votação do público. Parece-me verdadeira naquilo que diz e é uma boa rapariga. Quando as mulheres forem novamente nomeadas é uma das candidatas à avaliação do público. Espero que a saída de Jade não a faça perder fôlego.


Hugo F, o azarado


Esteve adoentado e viu as duas mulheres de quem estava mais próximo serem nomeadas. Errou no segredo de Ivo e é o alvo de grande maioria dos rapazes. Embora muitos deles não acreditem, parece-me dos mais inteligentes dentro daquela casa. Tenho quase a certeza de que será nomeado, embora ache que não devia receber mais um azar. É o meu concorrente masculino favorito.


Vera, a irritante

Concordo com Ana Isabel, quando esta diz que tem a mania de que é a dona da Casa. Gosta de se evidenciar e de ter protagonismo. Esteve mal em algumas das discussões com Vítor e ainda não percebeu que aquilo que anda a fazer com António a está a prejudicar. Ninguém acredita que possa envolver-se com o Pastor, embora ela ache que sim. Por vezes irrita bastante e até Joana já a criticou. A sua relação com Ivo parece verdadeira, mas creio que cá fora nem se falarão. Zé Miguel e António não se aperceberam ainda do seu mau génio.


Terminada a análise, começa agora a contagem para a próxima gala, e os ânimos estarão em alta, até porque, a cada semana que passa, a competição começa a ficar mais dura.

Terça-feira é dia de mais nomeações e, caso a imunidade não vá para Hugo F ou Vítor, serão eles os dois nomeados. Ainda assim, adoraria que Ivo, Hugo M e António fossem à berlinda, para sofrerem na pele o que é estar nomeado.

Mais uma semana se inicia e o que irá acontecer? Shiuuu, é segredo!

Jade é expulsa de "Secret Story"!

jadeSS

Depois de uma semana complicada em que duas amigas se defrontaram, os portugueses não tiveram uma decisão fácil. A votação foi bastante renhida, mas Ana Isabel acabou por permancer em competição.


Com 56% dos votos, Jade acabou por ser a escolhida pelos portugueses!

Ivo tem um transtorno obsessivo-compulsivo!

ivoSS


Aquilo que a imprensa já especulava confirmou-se. O surfista tem mesmo um transtorno obsessivo-compulsivo.

Depois de uma semana agitada, Ivo revelou o seu segredo para todo o Portugal e afirmou que o seu transtorno se deve à falta de higiene, falta de limpeza e de arrumação. O concorrente “detesta” gente que não é asseada e não suporta viver com gente que não seja limpo.


Ivo garantiu ainda que tudo isto tem sido muito complicado ao longo da sua vida, até porque já se cruzou com muita gente sem higiene. Segundo o concorrente, na sua casa, toda a gente tem que descalçar os sapatos.