10 de abril de 2009

Audimetria - 09/04/2009


Boa tarde. Ontem o dia foi ganho pela Tvi que se ficou pelos 29% de share.

Desde há alguns dias a Rtp não descola dos 20/21% de share. Ontem o seu programa mais visto foi o jog
o Werder Bremen - Udinese, que se ficou pela nona posição com 8,2% de ratio e 23,1% de share.
Quanto à Sic, mais uma vez anda à volta dos 25% de share. Um bom resultado para a estação de Carnaxide tendo em conta os resultados de há uma/duas semanas de menos de 22% de share. Este canal conseguiu mais uma vez colocar um dos seus programas no top5. Desta vez foi o Jornal da Noite que ultrapassou os 30% de share.
A Tvi faz à sua quadra habitual - Feitiço de Amor (tarde e noite), Flor do Mar e Jornal Nacional, sendo que desta vez a primeira novela referida ganhou o dia.

Mais pormenorizadamente podemos ver que o Duelo Final da Rtp continua a não agarrar muitos espectadores. Ontem obteve 5,9% de ratio e 15,9% de share. A série a Paixão conseguiu 17,7% de share.
Na Sic, a aposta durante as férias na Rebelde Way está a dar frutos. Ontem ultrapassou os 30% de share. Quanto aos Malucos do Riso, continuam com bons resultados (11,1% de ratio e 28,4% de share).
A novela Olhos nos Olhos na Tvi continua a agarrar os espectadores e a ganhar à sua rival Caminho das Índias. A novela da estação de Queluz conseguiu 9,3% de ratio e 35,4% de share e a da Sic 6,3% de ratio e 22,3% de share.

Der referir que nos últimos dias o Tvi24 tem estado fora dos 15 canais mais vistos. Ao invés, a Sic Notícias continuar no topo, enquanto a Rtp mantém o seu público situando-se normalmente nos 10 primeiros lugares.

Notícias - Cinquenta anos de humor

Cinquenta anos de humor

"As Divinas Comédias" é o nome do documentário que as Produções Fictícias estão a preparar para a RTP1

Será que o que fazia rir há 50 anos ainda é o mesmo que hoje arranca as gargalhadas do público? A RTP1 vai exibir uma série documental de quatro episódios que conta a história e a evolução do humor nacional.

"Gato Fedorento", "Os Contemporâneos", "Telerural" são dos formatos mais recentes de humor que a estação pública colocou no ar. Longe vão os tempos do "Senhor Feliz e do Senhor Contente" (de 1977) ou dos "sketches" de "Zip-Zip" (1969), que conseguiam iludir a censura.

Estes e muitos outros programas são evocados na série de quatro documentários, intitulada "As Divinas Comédias" sobre a história do humor que a RTP1 deve estrear ainda no final de Abril ou início de Maio.

A produção está a cargo das Produções Fictícias, nome que também já não pode ser dissociado desta arte, e da Até ao Fim do Mundo, que assina projectos como "Os Contemporâneos". Um dos autores do guião é Nuno Markl, que acumula a função de narrador, e para apresentar os programas foram convidadas duas gerações de comediantes: Raul Solnado e Bruno Nogueira.

"Isso é o que tem piada", disse o veterano ao JN, revelando que a interacção com o colega mais jovem se traduzirá num diálogo travado em locais tão inusitados como um ginásio ou um parque de campismo.

António Feio e José Pedro Gomes como "Toni" e "Zézé" explicam a "Conversa da treta". Herman José foi outro dos humoristas ouvidos para este trabalho.

A montagem do primeiro episódio foi descrito por Nuno Markl como um "gigantesco puzzle".

Fonte: Jornal de Notícias