12 de abril de 2011

SÓ Séries



Boa noite, seja bem-vindo a mais um SÓ Séries! Hoje falamos da série “Investigação Criminal: Los Angeles”, em exibição no canal FOX!

Um spin-off do original “Investigação Criminal”, a presente série em análise retrata-nos o mundo perigoso do departamento policial e de investigação Office of Special Projects (OPS), uma divisão composta por uma equipa de agentes que está disposta a tudo para combater o crime!


O agente especial “G” Callen (Chris O´Donnel) é um mestre dos disfarces, com uma capacidade única de se transformar em qualquer personagem sempre que é necessário penetrar ao submundo do crime. Por outro lado, Sam é o perito em vigilância, normalmente por detrás das câmaras a dar todo o tipo de informações necessárias aos agentes em campo.


A assistir toda a equipa está a agente Kensi Blye (Daniela Ruah), uma agente excepcional que vive para a adrenaliItálicona que o trabalho lhe proporciona. Paralelamente à equipa principal temos o operador técnico Eric Bale (Barrett Foa), especialista em todo o tipo de aparelhos tencologicos. Por outro lado, Henrietta “Hetty” Lange (Linda Hunt) é responsável pelo supervisionamento, dando suporte à equipa nas suas missões ao nível de todo o tipo de coisas.


Da criação de Shane Brennan, “Investigação Criminal: Los Angeles” é uma série emocionante, que consegue misturar o mundo do crime com drama e mistério, podendo tornar-se num verdadeiro thriller de emoções. Vale a pena ver!


Até para a semana!

Falar Televisão



Quem Trama… Catarina?


Foi no passado sábado que chegou à RTP o novo formato da conceituada apresentadora. Em tudo semelhante a Pequenos e Terríveis, pode dizer-se que esta é a prova dada de que a televisão pública “está aí para as curvas”!


Num dia em que a TVI volta a brindar os seus telespectadores com doses e doses extra-gigantes de telenovelas, e a SIC oferece um programa de apanhados que muito deixa a desejar, a RTP decidiu pegar num formato que tem um ingrediente que é meio caminho andado para o sucesso: crianças. Pois é, independentemente de tudo, as crianças são, de facto, o grande motivo dos agradáveis resultados de Quem Tramou Peter Pan.

A propósito. Alguém percebeu o porquê deste nome? É que por muito que tente ainda não cheguei lá! E penso que, como eu, muitos telespectadores também não “atingiram”. Não, não estou a chamá-los de ignorantes, simplesmente, à semelhança do que acontece com grande maioria dos formatos apresentados por Catarina Furtado, este não deixa de ser mais um “programa da Catarina”


E é isso que é muito interessante de pensar. Seja qual for o programa, desde A Minha Geração a Dá-me Música, todos não passam dos “programas da Catarina”. Não tanto para os jovens, mas ainda mais para as pessoas mais velhas. É interessante, que ainda um dia destes estava a comentar esta situação com um amigo meu, que me deu o exemplo da avó. E onde eu consegui posicionar também a minha mãe.


Agora pergunto eu, há mais apresentadores em Portugal com estas características? Sim, há. Mas ao nível de Catarina Furtado creio que estão apenas Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro e Fátima Lopes!

Joana Janeiro "chumba" em casting de "Morangos com Açúcar"


Há muito que persegue o sonho de ser actriz e a entrada em Secret Story serviu para tentar adiantar, entre muitas outras coisas, este processo. Todavia, parece que, depois de mais um casting, a namorada de Hugo Marques acabou riscada pela produção da série juvenil.

Quem o garante é a ex-agente da alentejana, em entrevista à TV 7 Dias desta semana:


“Ela foi fazer um casting para entrar nos Morangos com Açúcar, mas eu já falei com a Manuela Couto e, ao que parece, ela não foi aceite”, explicou Helena Vieira à referida publicação.

Deste modo, parece que o sonho de Joana fica, novamente, adiado.


Quiosque: TV 7 Dias

Alberta Marques Fernandes desmente convite da TVI


Foi com uma brincadeira no Facebook que o rumor sobre a sua partida para a TVI se criou. Segundo Alberta Marques Fernandes: "Isso foi uma parvoíce. Um colega da TVI perguntou-me: 'Então quando vens para cá? Gostava muito de te ter aqui'. Cliquei no 'gosto', porque é uma forma mais rápida de reagir e, às vezes, não há tempo para escrever mais nada, e só para a pessoa saber que li o que ela escreveu. Nunca mais pensei nisso. A partir daí, criou-se uma confusão".

Sentido-se satisfeita na RTPN, a jornalista não descarta contuto um convite da concorrência. Ciente de que o futuro é incerto, Alberta Marques Fernandes afirma que tudo é possível no mundo da televisão: "Nunca digo nunca, mas essa perspectiva não se coloca. Tenho uma vida que me dá prazer, estou num momento particularmente feliz da minha vida pessoal e profissional e quero aproveitá-lo. Não gosto de vender ilusões".

Quem sabe se José Alberto Carvalho não a surpreende?

Quiosque: Flash!

Castings de "Morangos com Açúcar IX" já arrancaram

Depois de duas temporadas dedicadas à música, os próximos Morangos Com açúcar vão mudar-se para outra área, a moda, tal como já havia sido noticiado. E, como nenhum dos actores desta série passará para a seguinte, é agora tempo de escolher novas caras.


De acordo com a edição desta semana da TV 7 Dias, os castings para a nona temporada da conhecida série juvenil já decorrem a todo o vapor, estando, ao que tudo indica, prestes a começar a fase das entrevistas, com data marcada para os dias 14 e 15 deste mês. Antes, até ao dia 8, os interessados prestaram provas num casting que teve muita afluência, à semelhança dos anteriores.


Ainda segundo a mesma publicação, um dos requisitos base exigido pela produção é a total disponibilidade por parte dos candidatos para as gravações, que arrancam em meados de Junho e chegam ao fim somente em Março de 2012.

Já o workshop de iniciação à carreira de actor iniciar-se-á a 3 de Maio, terminando depois a 17 de Junho.


Quiosque: TV 7 Dias

José Alberto Carvalho como pivot já este mês!


Depois da sua saída da RTP1, José Alberto Carvalho já só pensa no desafio de levantar a Informação da TVI. Apesar de considerar o trabalho de Júlio Magalhães exímio, ainda há muito a ser feito na estação de Queluz de Baixo: "Foi-nos pedido que a Informação da TVI tivesse mais notoriedade e estamos a trabalhar nesse sentido. Não vamos fazer rupturas, mas temos uma base de trabalho diferente".

A aguardar os novos cenários, o director de Informação do canal da Media Capital afirma que as audiências só se alcançam com muito esforço. "Este é o início de um caminho. Não há resultados imediatos. Perder telespectadores é um instante, mas ganhar é um trabalho muito mais moroso", explicou à TV 7 Dias.


Em relação às possíveis contratações para a sua equipa, o marido de Marta Atalaya frisa que neste momento está satisfeito com o número de pessoas que tem a seu lado, contudo a porta está aberta para António Vitorino: "É uma forte possibilidade, até porque já demonstrou ser um grande comunicador. Mas vai haver mais, porque há uma lacuna de comentadores na TVI".

Sobre a participação de Júlio Magalhães na Informação do canal da Media Capital, José Alberto Carvalho refere o seguinte: "O Juca, além de apresentar o 'Jornal Nacional', ao domingo, vai ter mais tempo de antena durante a semana".

Por fim, de destacar o regresso do jornalista à condução de um noticiário: "Devo voltar à antena, como pivot do 'Jornal Nacional', ainda este mês, mas depende de alguns factores, que mais tarde serão comunicados".

Quiosque: TV 7 Dias

Esta noite...


... o mundo das Séries está de regresso ao Televisão-Opinião.
A Marta Miranda conta-lhe tudo, às 21:00!

TVI: 2 novelas + "Casa dos Segredos"


Será este o novo esquema do horário nobre da estação de Queluz de Baixo a partir de Setembro deste ano. Segundo a TV 7 Dias desta semana, e tal como o Televisão-Opinião já havia informado, o canal da Media Capital prepara-se para reduzir uma das novelas em horário nobre. Assim, e no lugar dela, estará a segunda edição da "Casa dos Segredos", reality-show emblemático da TVI.

Com os extras imediatamente a seguir ao "Jornal Nacional", e depois da última telenovela da noite, a estação de Queluz de Baixo prepara-se desta forma para reduzir o investimento na ficção nacional. A solução passa assim por apostar em mais miniséries, dando a conhecer aos telespectadores uma outra arte de produzir em Portugal!


Quiosque: TV 7 Dias

Fala-se! 12/04/2011

Boa Tarde! Está em linha mais um Fala-se!

Sara Barradas


Actualmente envolvida na próxima telenovela de Queluz de Baixo, Eclipse, a actriz viu-se obrigada a abdicar dos estudos.


A frequentar o curso de Psicologia, Sara Barradas optou por congelar a matrícula referente a este ano, tal como confessou à Notícias TV desta semana: “Era incompatível. Tinha começado um projecto em teatro… E como esta novela tem gravações em Viseu. Tive de abdicar”, explicou.


Apesar de tudo, a jovem pretende terminar o curso e exercer a profissão paralelamente com a carreira de actriz.

Alexandra Lencastre


Pode ser vista diariamente nos ecrãs da TVI, onde dá vida à protagonista de Anjo Meu e é uma das mais admiradas actrizes portuguesas. Para além disso, é também uma das mais belas profissionais da nossa televisão.


Com 45 anos, Alexandra Lencastre continua a não descurar a imagem e prepara-se para recorrer novamente à cirurgia estética. De acordo com a Nova Gente on-line, a actriz vai eliminar as peles que tem em excesso na zona das pálpebras dentro de pouco tempo.


Quiosque: Nova Gente, Notícias TV

Revista de Imprensa 12/04/2011

Bom dia! Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta terça-feira!


Simone de Oliveira entusiasmada com “Eclipse”

A gravar há já alguns dias a sua nova telenovela, a actriz mostrou-se bastante empolgada com este novo projecto, em entrevista à TV Mais desta semana.


“Ainda gostava de interpretar uma mulher do povo, mas só me convidam para papéis mais sérios. Estou a gostar bastante”, começa por dizer Simone de Oliveira, acrescentando ainda: “Já gravei com o João Catarré, que faz de meu neto, e com a Rita Pereira. São ambos extremamente bons profissionais e muito bons colegas”, concluiu.


Em Eclipse, a também cantora dará vida à matriarca dos Monforte e promete dar que falar, neste seu regresso às telenovelas e à TVI.


Sylvie Dias reforça Anjo Meu

Ausente dos ecrãs desde que fez uma curta participação em Meu Amor, a actriz já tem um novo projecto em mãos. De acordo com a edição desta semana da Mariana, Sylvie Dias é a mais recente aquisição da telenovela que revive os anos oitenta.


Em Anjo Meu, a recém-mamã dará vida à inspectora Brigite, que chega à Vila do Anjo para investigar tudo o que aconteceu na morte de Maria Luísa, agora que o processo foi novamente aberto. Mas esta não será a sua única tarefa, até porque a jovem terá ainda a missão de investigar quem violou Joana Rita, bem mais para a frente na história.


Contudo, fica por saber se esta será uma curta participação, ou se Sylvie Dias se manterá no elenco de Anjo Meu até ao final, mas a avaliar por este cenário é de esperar que a sua personagem dure vários capítulos desta história.


CITAÇÃO DO DIA:


“A SIC também é a minha casa e essa ligação está sempre patente. Faço por trabalhar nos dois países”


Ricardo Pereira


Curiosidade do dia:


Geraldina, Célia e Gina são as três atrevidas prostitutas de Estado de Graça e desengane-se quem pensa que não passam de três personagens criadas pelos actores que lhe dão vida. De acordo com uma entrevista dos humoristas à Notícias TV as três prostitutas foram mesmo inspiradas em personagens reais!

Quiosque: Correio TV, TV Mais, Mariana, Notícias TV

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Jornalista do(s) ano(s)


Três pressupostos. O actual jornalismo, aqui como em tantos outros países, é muitas vezes mau e quase sempre superficial.



O nosso jornalismo económico não é em nada (pelo contrário) pior do que os nossos jornalismos desportivo, cultural ou político. A ideia de que podem (e até devem) ser os jornalistas a resgatar o mundo das garras da humanidade não passa de uma boutade Fórum TSF, com mais nenhuma utilidade que não a de "falar para não estar calado".


E, no entanto, estou convicto de que um jornalismo económico ao nível dos mínimos exigidos ter-nos-ia ajudado a evitar chegar onde chegámos. Porque a crise também é internacional (ou seja, tem uma dimensão que também escapou aos media de outros países), mas agora já é sobretudo nacional.



Resulta de uma desregulação do capitalismo, mas também de uma gestão irresponsável das contas públicas e das contas privadas, incluindo um despesismo brutal e um endividamento absurdo. E a existência de um maior know how entre a classe jornalística não apenas teria ajudado a identificar em tempo oportuno esses riscos, como teria seguramente permitido um alarme mais cabal e irrefutável quanto à aproximação do juízo final.


Esta crise portuguesa, queiramo-lo ou não, é também um fracasso do jornalismo, dos jornalistas e dos media em geral. Nosso e de nós todos, isto é. E, se alguma excepção existe, essa excepção é José Gomes Ferreira, cujos comentários e programas (Negócios da Semana, da SIC Notícias) há anos vão tentando alertar-nos, sem partidarismos tontos e com um domínio superlativo da matéria, para este momento.