18 de março de 2010

Feeling


Olá, caros leitores. O Feeling está de volta com novas recordações de músicas que marcaram a nossa televisão portuguesa.

Desta vez, retomemos a mais uma das telenovelas com marca TV Globo, posteriormente exibida na Sic, "Páginas da Vida". Trata-se de uma das telenovelas que mais marcou o povo português e brasileiro, não fosse ela mais um argumento do fantástico autor Manoel Carlos. Com a assinatura dele contam também os argumentos de "Mulheres Apaixonadas", "Laços de Família" e mais recentemente "Viver a Vida". Em todas elas, encontramos várias semelhanças, nomeadamente ao nível de retratar problemas da sociedade que tendem em chocar os espectadores.
Em "Páginas da Vida" encontramos exemplos de homossexualidade, alcoolismo, traição, adopção e Síndrome de Down (Trissomia 21). Sem quaisquer margens de dúvidas, esta foi uma telenovela de nota máxima em realização, argumento, actores e afins. A destacar Tarcísio Meira, Renata Sorrah, Thiago Lacerda, Ana Paula Arósio, José Mayer, Edson Celulari, entre muitos outros actores de renome.

Quanto à banda sonora desta telenovela, destaco o tema "One Last Cry" de Marina Elali. Esta música marcava os momentos de Nanda (Fernanda Vasconcellos) e Léo (Thiago Rodrigues), um jovem casal apaixonado que se defronta com uma gravidez indesejada de gêmeos. Perante este percalço, Léo abandona Nanda, que no final da sua gravidez tem um grave acidente levando à sua morte. No entanto, foi possível salvar as duas crianças, Clarinha e Francisco. Clarinha sofria de Síndrome de Down e, por isso, foi rejeitada pela avó materna, a maldosa Marta (Lília Cabral). Valeu de muito, a médica Helena (Regina Duarte) que adoptou Clarinha e lhe deu todo o amor e educação que merecia.

Aqui vos deixo o último momento de Nanda e Léo, em Amsterdão:




Fecho (Esqueceram-se de...Zé Maria)


Boa noite, seja bem-vindo a mais uma edição do Esqueçeram-se de Mim. Esta semana, esta rubrica completa o seu primeiro mês de vida!

Zé Maria foi uma das personalidade mais cobiçadas de 2000. Há cerca de dez anos, participou no primeiro grande reality-show em Portugal, e viu a fama preencher-lhe a vida, quando, ganhou o famoso concurso da TVI.



Capa de inúmeras revistas, entrevistas a vários meios de comunicação e ainda vários autógrafos, foram estes os trabalhos que o natural de Barrancos teve, após a sua grande vitória.
Ninguém ficou a ele indiferente, e os portugueses quiseram vê-lo novamente na televisão portuguesa. A TVI não o desperdiçou, e lançou o programa Mulheres de A a Zé.

Até aqui, o mundo cor-de-rosa de Zé Maria correu bem. O problema veio depois. Foram apontados na imprensa vários dramas familiares, esgotamentos e outras questões relacionadas com a saúde ao cozinheiro. Por outro lado, as várias especulações e mentiras a ele atríbuidas não devem lhe devem ter caído bem, como é normal. Posteriormente, o desemprego de Zé Maria foi a notícia do dia de várias revistas e jornais.

No entanto, e como atrás da tempestade vem a bonança, há dois ou três anos, o ex-concorrente do Big Brother regressou à televisão, e, mais propriamente, à SIC, onde teve no programa Fátima, um espaço de culinária.

A questão é: como é possível que, depois ser idolatrado se possa cair na miséria e posteriormente no esquecimento? Onde está o Zé Maria que venceu o concurso que marcou a minha vida quando tinha os meus oito ou nove anos? Onde está o concorrente da qual eu tinha inveja por estar lá dentro? À ingenuidade da minha idade, esquecia-me que a fama tem o seu lado negativo, e foi esse mesmo pormenor que se colou a Zé Maria.

Tânia e João apresentam "7 Maravilhas de Origem Natural"

É já no próximo domingo que serão apresentadas as candidatas ao título de “7 Maravilhas naturais de Portugal”. O evento ocorrerá na ilha da Madeira e será transmitido a partir das 16 horas e 45 minutos na RTP. Na apresentação estarão Tânia Ribas de Oliveira e João Baião, a dupla de “Portugal no Coração”.

Ao longo de duas horas, num formato de talk-show, os dois estarão à conversa com especialistas em ambiente e sustentabilidade, com os promotores do evento e com os protagonistas. Um programa onde, a cada reportagem, o telespectador mergulhará no dia-a-dia de cada maravilha a concurso – as ameaça, a sustentabilidade, o fascínio da natureza. Também a música dará a mão ao ser português – a etnografia, o folclore, o cantar na nossa língua.

James Callis em "Flashfoward"


O actor que se tornou conhecido por participar na série Battlestar Galactica, vai fazer parte elenco de Flashfoward. Ao que o Televisão-Opinião conseguiu apurar, James Callis vai dar vida a uma personagem "fora do comum" nos últimos episódios da primeira temporada. A questão é: e na segunda, será que o actor também vai participar?

Esta noite..


Saiba qual a personalidade relembrada, às 20:00, no Fecho!

Às 21:00, a Cláudia volta a dar-lhe música!

Audimetria 17/03/2010

A TVI continua na liderança do campeonato das audiências. Ontem superou os 33% de quota diária. A SIC conquistou a segunda posição, com 23.2% e a RTP ficou-se pelo terceiro lugar, fazendo 22.3% de share.

"Mar de Paixão" continua na liderança do TOP 5. Ontem ultrapassou os 17% de rating e os 44% de share. Com uma excelente antecedência, "Meu Amor" subiu aos 17% de rating e ultrapassou os 45% de share. No entanto, a grande vencedora de ontem foi "Deixa que te Leve". A história de 'Luz' e 'Pedro' superou os 56% de share, mais do que o conquistado por vários jogos de futebol! E num dia em que a estação de Queluz de Baixo arrasou a concorrência, também o "Jornal Nacional" levou a melhor sobre a concorrência.


Fonte do quadro: Mediamonitor

Fala-se 18/03/2010


Boa Tarde! Está em linha mais uma edição da rubrica mais comunicativa do Televisão - Opinião! E hoje fala-se de:

Salvador Sobral

O antigo concorrente de "Ídolos" foi notícia recentemente por não integrar o lote de participantes de "Idolomania", por, alegadamente, ter que se dedicar aos estudos. Hoje, o jovem volta a ser notícia. Em causa está o facto de ser um dos funcionários da "Starbucks" de Belém, em Lisboa.
Ao que parece o emprego é recente e, segundo a sua mãe, o estudante de psicologia "trabalha lá alguns dias, faz umas horas. Acho que não é só ao fim de semana".

Convidado a comentar a notícia, Salvador recusou-se a prestar declarações e voltou a manifestar o seu desejo em não ter qualquer tipo de contacto com a comunicação social: "Não quero mesmo falar com a imprensa. Eu não quero mais que as pessoas vejam revistas. Odeio revistas. Já processei uma, se for preciso processo mais", disse.

Sara Matos

Depois de várias revistas terem avançado com a notícia de que era a nova namorada de Lourenço Ortigão, a protagonista de "Morangos Com Açúcar" desmentiu-as em declarações à revista "TV Mais": "Não namoramos. Mas é normal que nos associem. Já aconteceu o mesmo com os outros protagonistas". Apesar de tudo, a jovem não deixa de elogiar o colega: "É um bom colega, temo-nos ajudado a crescer como actores."

Quiosque:
TV Mais, 24 Horas

Revista de Imprensa 18/03/2010

Bom dia! Seja bem-vindo a mais uma Revista de Imprensa!

As próximas convidadas de "Mulheres da Minha Vida"
Depois de Fernanda Serrano, Maria Teresa Horta e Joana Vasconcelos, Manuel Luís Goucha estará esta semana à conversa com Maria José Ritta, esposa do antigo presidente da républica Jorge Sampaio. Quem também já confirmou a sua presença em "Mulheres da Minha Vida" foram Manuela Ferreira Leite, a fadista Carminho, a escritora Alice Vieira, a cantora Isabel Silvestre, a pintora Graça Morais e Helena Sacadura Cabral.

No entanto, a grande surpresa será na derradeira emissão do programa, em que o apresentador receberá a grande "Mulher da sua vida": Maria de Lurdes Sousa, sua mãe. Para o companheiro de Cristina Ferreira esta será a entrevista "mais difícil e complicada" de todas.

Paralelamente a tudo isto, Manuel Luís Goucha está a preparar um livro com todos os promenores sobre "Mulheres da Minha Vida", cujo lançamento está previsto para o mês de Outubro.

Carlos Fino de regresso à RTP
Foram mais de 6 os anos de afastamento entre Carlos Fino e a estação pública. No entanto, o jornalista está de regresso à antena da RTP com um novo programa. "Cá e Lá" é uma co-produção luso-brasileira que resulta de uma colaboração entre o antigo pivô e o director da estação brasileira TV Cultura, Paulo Markun. Neste formato existirá um olhar sobre a relação de Portugal e Brasil, feito pelos dois jornalistas "que se cruzam e complementam ou contradizem", tal como adiantou o director de programas da RTP2, Jorge Weans. A estreia deste programa ocorrerá no máximo até ao final de Abril.

CITAÇÃO DO DIA:

"Acho que ganho bem... Mas o que interessa é que faço algo de que gosto e que me dá prazer"
Mariana Monteiro
Número do dia:
1741000

Foi este o número oficial de telespectadores do primeiro episódio de "Mar de Paixão"
Quiosque:
TV Guia, 24 Horas

Esta noite..


Saiba qual a personalidade destacada às 21:00! Logo após o Fecho.

Para lá das 24


Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 desta quarta-feira.



XXS é o novo programa da estação de Carnaxide. Depois da estreia neste domingo, muitas são as conclusões que podem ser tiradas.

A primeira é questionar se os formatos mais "light" resultam no ainda Inverno. Isto porque as audiências não foram nada auspiciosas. Talvez porque a concorrência estava forte, ou simplesmente porque os telespectadores não tiveram curiosidade em mudar para a SIC, a partir das 22:00.



A segunda está relacionada com o jogo em si. Tal como já foi referido no Discurso Directo, e apesar do conteúdo de XXS ser bastante engraçado, torna-se "secante" visualizar as provas das equipas duas vezes. Por outras palavras, pedia-se, no minímo, que a SIC optasse por colocar no ar, as duas provas, simultâneamente. Apesar de isso encurtar o programa, seria um aspecto positivo para o mesmo.


De referir ainda a dupla. Mais uma vez a estação de Carnaxide optou em Carolina Patrocínio e Pedro Miguel Ramos. Apesar de não poder dizer que são os piores apresentadores que já vi, penso que existem escolhas melhor.es Para começar, o marido de Fernando Serrano não tem muito jeito para a condução de programas, e acho Carolina Patrocínio muito "fina" para contactar com os telespectadores portugueses.


Por fim, congratulo a SIC por apostar, mais uma vez, noutro programa de entretenimento, e procurar diferenciar-se das outras estações de televisão. Apesar de, muitas das apostas da estação serem uma espécie de "teste", é necessário congratular algo, quando se procura inovar, ou, pelo menos, lançar novos formatos.
XXS
, é uma prova disso.