9 de fevereiro de 2010

Para lá das 24

Boa noite. Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje.

Terminou na passada semana a primeira fase de apuramento dos temas que concorrem ao Festival da Canção deste ano.

Já lá vai o tempo em que este evento parava o país. Algo semelhante àquilo que Ídolos faz nos tempos que correm. De outros edições do Festival saíram temas emblemáticos, como "Sol de Inverno" de Simone de Oliveira, "Bem Bom", das Doce, ou "Lusitana Paixão" de Dulce Pontes.

Alguém se recorda do tema de 2009? Muito poucas pessoas se lembram de "Todas as Ruas do Amor", dos Flor de Lis. E agora a pergunta é: porque é que tal acontece? Uma das causas, quanto a mim, advém do facto de a RTP ou até mesmo alguma discográfica não apostar nos vencedores. Estes apenas ganham o passaporte para a Eurovisão e, com aconteceu no ano passado, até aos últimos tempos faltavam ultimar pormenores, como quem pagava a viagem, a estadia.

Este ano, talvez para tentar implementar um novo fôlego no evento, a direcção de programas criou duas semifinais e optou por emitir a grande final em alta definição e a partir do Campo Pequeno. Para a apresentação, José Fragoso voltou a apostar em Sílvia Alberto.

Gosto muito desta apresentadora, todavia penso que o Festival da Canção é um evento que "pede" um nome mais sonante para o conduzir, ou então uma dupla. Porque é que não se apostou em José Carlos Malato para parceiro da antiga apresentadora de A Febre da Dança? Com certeza que conseguiriam prender mais espectadores ao ecrã.

Apresentadores à parte, espero, sinceramente, que a edição deste ano tenha mais brilho do que a de outros anos. José Fragoso prometeu que sim, resta saber se cumpre.


5 comentários:

DS disse...

Eu lembro-me! E gostei muito da nossa partipação no ano passado ;)

Cláudia disse...

Eu adoro esta musica :) Acho tipicamente portuguesa! Tenho-a no meu telemóvel desde o festival!

andrew disse...

O Festival da Canção é uma instituição. Adoro!
A melhor das participações dos ultimos anos foi "Senhora do Mar" de Vania Fernandes. Os Flor de Lis também não estiveram nada mal...
Este ano votem na Catarina Pereira "Canta por Mim"! Excelente :P

Tiago Henriques disse...

Eu sinceramente, ao ínicio não gostava nada do tema dos Flor de Lis. Queria que ganhasse a música da Luciana, achava a mais "eurovisão", mas agora já sou fã dos Flor de Lis xD
Andrew, ainda não ouvi quase nenhuma música, mas fiquei com a da Filipa Azevedo na cabeça ;P

andrew disse...

A da Filipa Azevedo é engraçada...Mas não das minhas favoritas...Como disse aposto este ano na Catarina Pereira com "Canta por Mim" dos mesmos autores de "Senhora do Mar"