9 de fevereiro de 2010

Polémica em "Ídolos" - Mãe de Filipe critica Diana

É já neste domingo que se ficará a conhecer o grande vencedor de "Ídolos". Diana Piedade ou Filipe Pinto, só um deles ganhará o passaporte para Londres.

Apesar de todos os concorrentes dizerem que o ambiente no grupo é muito bom, entre os familiares dos mesmos parece que não existe o mesmo "clima". A revista "TV 7 Dias" foi esta semana falar com a progenitora de Filipe Pinto, que se queixou de várias situações que a têm chateado.

Começou por acusar Rita Ferro Rodrigues de favorecer Diana Piedade em "Companhia das Manhãs". Sobre a atitude de Carlos Costa na gala em que este acabou por abandonar o concurso, disse: "O Carlos foi uma vergonha ao dizer para votarem na Diana- e não é o único... Depois, disse que pediu desculpa, mas é mentira. Até fez pena, no final da gala, o meu Filipe lá afastado, sozinho, e os outros dois de mão dada." Não estive na gala em questão, mas no site de "Ídolos" está uma foto dos dois concorrentes (Filipe e Carlos) a conversar e, penso que deverá corresponder ao pedido de desculpas. Se é ou não, também não o sei, mas foi, efectivamente, o que me pareceu.

Como se não bastassem as criticas a Carlos, Goretti Pinto criticou ainda Diana Piedade: "A Diana nem devia participar, com toda aquela experiência e influências que tem." Nem a imagem de marca da concorrente de Lagos escapou à mãe de Filipe: "Aquele sinal que ela faz e que diz que, em linguagem gestual, significa amor... na minha terra são cornos". Não consigo perceber esta comparação, uma vez que o gesto normalmente associado a "cornos" é feito com apenas dois dedos, pelo menos aquele que conheço, e o "Amor" em língua gestual implica o uso de três dedos.

Não são só os concorrentes que são alvos de Goretti Pinto. Também o júri é "vítima" de acusações. "O Moura dos Santos começou por dizer que não falava da sobrinha e agora não faz outra coisa. Devia ter mantido a posição. Acho bem que puxe pela Diana, desde que também puxasse pelo Filipe... O que eles dizem tem muita influência e desde há quatro galas que houve uma viragem no comportamento do júri". O presidente do grupo de jurados limita-se a avaliar a concorrente e, tanto quanto sei, e pelo que vejo, o ambiente entre este e a sobrinha até nem é o melhor.

Como não podia deixar de ser, a "TV 7 Dias" também foi ouvir os familiares de Diana Piedade. Teresa Silveira, a sua progenitora, recusou-se a falar sobre o assunto e apenas respondeu à pergunta se Filipe seria uma boa escolha. "Claro que sim! O Filipe fez parte dos 15 finalistas, até é ridículo questionar isso na última gala". A mãe da concorrente esteve muito bem ao não alimentar polémicas. Já o seu marido, e padrasto de Diana, não esteve tão bem.

Luís Jardim defendeu Carlos Costa e criticou Filipe Pinto: "O Filipe é aquela coisa rockeira muito portuguesa como o Tim, dos Xutos, ou o Nuno Norte. Cantores de voz rouca já temos muitos em Portugal. O Filipe não tem presença nenhuma em palco, é uma coisa estranha, uma cópia de cantores ingleses e americanos", disse. Acho que o produtor esteve muito mal e não concordo com o que disse. Filipe é um grande músico, com uma óptima voz e, acredito que poderá ter uma grande carreira musical.

Quanto ao alegado favorecimento do júri, o também jurado de "Uma Canção para ti" contra atacou: "A Diana, gala após gala, tem mostrado o que vale, porque realmente ela é uma cantora extraordinária. Se alguém tem sido levado para a frente pelo júri e pela produção, pelos vídeos e promoção é o Filipe. Ele é que quando desafina ninguém diz nada". Discordo de Luís Jardim no que diz respeito a Filipe. O concorrente nunca desafinou, ou se tal aconteceu, eu pelo menos nunca notei. Apesar de não concordar com esta atitude, percebo a raiz das declarações de Luís Jardim.

Sou sincero e não compreendo a razão pela qual Goretti Pinto criou esta polémica. Seria seu objectivo ajudar o filho? Ou acima de tudo prejudicar Diana? Declarações destas poderão não ajudar muito o concorrente de São Mamede de Infesta. Espero que tal não aconteça e que a mãe do concorrente esclareça estas declarações com Diana e revele os verdadeiros motivos que a levaram a fazê-las. Oxalá que esta atitude também não prejudique a relação dos dois finalistas e que, domingo, ganhe o melhor, apesar de ambos já serem vencedores!

28 comentários:

DS disse...

Eu acho que a Diana foi levada um bocadinho ao colo. Mas pelo menos mereceu! Relativamente ao Carlos, concordo plenamente com a mãe do Filipe.
Tanto a Diana como o Carlos tavam de mãos dadas, e o Filipe parecia a ovelha negra, antes de se ter anunciado os finalistas do concurso.
Quanto a Luís Jardim, para que achava que Ídolos não lançava cantores ou o que era, parece que está bastante atento ao que se lá passa.
As declarações de Goreti, apesar de concordar com algumas delas, são totalmente infelizes.
Só vão prejudicar o ambiente no Ídolos.

Por Outro Olhar disse...

Desta entrevista a única que esteve bem foi a mãe da Diana. Confesso que gosto mais da Diana do que do Filipe, acho que vozes como a dele já há muitas no país e nem por isso de grande sucesso, seria apenas mais uma. Acho que o Filipe será o vencedor devido maioritariamente pelo seu aspecto físico do que pela sua voz, contudo não lhe tiro o mérito, ele canta bem e sabe usar a voz, mas acho-o limitado em termos de escolhas musicais. Canta sempre do mesmo...
Estas polémicas já não são recentes, na fase final também acusaram a produção de mostrar quem queriam, viu-se isso com a Catarina Boto, chegou aos 15 finalistas quase sem aparecer.
Para mim, são declarações infelizes que ajudaram o Filipe com a vitória...

Miguel disse...

A família do Filipe é completamente tacanha. Aposto que aquela boca de linguagem gestual pode ter afectado alguns surdos. Não teve piada e ela dezia pedir desculpa.

O Manuela Jardim, aqui não tem que comentar nada. Ele não tem qualquer relacionamento com o programa. Ele tanto diz mal do Ídolos, que passa a vida a fala nele.

Posição muito positiva por parte da mãe de Diana.

Sobre as mãos dadas e o menino que ficou muito triste a chorar pelo cantos, é muito simples. Cada um pode escolher a quem quer dar a mão, e talvez na seguraram no Filipe porque a dúvida estava sobre o Carlos e a Diana.

Esta polémica toda, tem apenas como objectivo ajudar o Filipe na votação.

Miguel disse...

Luís Jardim*

Anônimo disse...

Achei de facto lamentável a atitude do Carlos na sua despedida do ídolos. O comentário que fez, pedindo ao público que vote na Diana, não foi propositado atendendo ao momento. O Filipe ficou "à parte", o que certamente não é agradável de acontecer especialmente num directo.
No entanto, o que quero salientar é o seguinte: 1o a Diana apesar de ser sobrinha do presidente do júri e enteada do Luís Jardim, dois monstros da música, está na final pelo seu próprio mérito e talento. Quem disser o contrário é porque não ouve bem, nem percebe absolutamente nada de música; quanto ao Filpe, admiro a humildade, simplicidade com que sempre se apresentou, apesar do seu enorme talento musical.
Concluindo, achava justo ganharem os dois. Atendendo a que isso não pode acontecer, ao menos que o público seja consciente na sua votação e que as editoras do nosso país saibam AGARRAR o que de de melhor temos no nosso país e NÃO ESQUEÇAM, como já vem sendo hábito...

Luisa Lemos

Xavier Pinto disse...

Isto é uma palhaçada a mãe do filipe viu a diana aproximar-se do filho em termos de popularidade e vem tentar k o filho vença a kalker custo. Esta manobra e muito favoravel ao filipe pois as pessoas tem algum preconceito em relaçao aos familiares de diana e esta entrevista absurda toca nessa ferida. Kunato a ser levado aop colo pelo juri foi de facto o filipe desde os castings, agora nas ultimsas galas os comentarios positivos sobre a diana tb a favoreceram um pouco relativamente aos concorrentes k sairam mas sem duvida desde o inicio o mais favorecido foi o filipe e k ninguem diaga o contrário. Tenho k ressalvar k os comnentarios positivos sobre a diana se deveram ao facto de ela nas galas ser 5vexes consecutivas a melhor. LÇuis Jardim embora devesse estar calado tem alguma razao a voz do filipe e mt parecida com a de tim nuino norte... e a diana e muito mais artista versatil e tem um vox mt mais original k a do filipe...

Anônimo disse...

Assumo desde já a minha preferência pela Diana.
As palavras da mãe do Filipe revelam algum nervosismo, que se entende, na medida em que todos estavam convencidos de que ele venceria sem dificuldades. O crescente número de fãs da Diana, assusta.O Filipe foi desde o primeiro dia levado ao colo, ao contrário da Diana que chega à fase das galas sem conseguir mostrar todo o seu talento. A Diana é mais versátil, mais eclética... mais artista!!! Ficamos também a saber que a senhora vê o "Companhia das manhãs" da Rita Ferro Rodrigues, eu também vejo e posso assegurar que embora a Rita tenha manifestado admiração pelo talento da Diana, não passa propriamente o programa a dizer "Votem Diana!!!". A Rita tem todo o direito de manifestar a sua opinião. De certeza que a mãezinha do Filipe não ficou incomodada com o facto de no vídeo de opiniões de figuras públicas, a maioria manifestar preferência pelo filhinho. Haja paciência!!!

Anônimo disse...

Fico feliz por ver que neste blog consigo ler comentários de pessoas sensatas, contrariamente ao que acontece no site http://idolos.sic.sapo.pt/home/ em que mais parece um site anti-diana, e onde quem comenta a favor da concorrente é imediatamente ofendido. é lamentável o que a mãe do Filipe disse, e concordo quando dizem que o filipe foi o que mais promoção teve até agora... Enfim tanto o Luís Jardim como a mãe do Filipe deviam ter idade suficiente para ter mais juízo.
Joana

Tiago Henriques disse...

Obrigado a todos pelas vossas opinioes. Joana, aqui neste blog o bom senso é personagem principal. Há espaço para todos, fãs de Diana, fãs de Filipe ;)
obrigado pela visita

Rute disse...

queria só rectificar que o sinal de rock que a diana costuma fazer no programa é apenas com os dois dedos, e que apenas na gala em que o carlos foi expulso, ela fez utilizando os três dedos o sinal amo-te em linguagem gestual.
com isto o que quero dizer é que o sinal de rock que todos conhecemos é sim aquele que a Diana tb faz e que tb associamos a "cornos".

se forem a ver nos vídeos e fotos verão que existem diferenças.

Cátia disse...

Vivemos numa sociedade em que se perdeu a capacidade de diferenciar a sinceridade de falsidade e em que muitas pessoas se deixam enganar plo 'politicamente correcto' e criticam a sinceridade e frontalidade. Acho lamentável também ver tanta ingenuidade quanto ao suposto 'bom ambiente entre concorrentes do Ídolos'. Acho interessante que os ex-concorrentes tenham começado a manifestar a sua preferência pla Diana precisamente quando esta começou a ter mais populariadade.

Tudo o que a mãe do Filipe disse é verdade e não é novidade pra ninguém. Se eu que sou só admiradora do Filipe fico escandalizada com a óbvia manipulação da opinião pública por parte não só do Manel Moura dos Santos como do Pedro Boucherie Mendes que precisamente na gala em que fizeram um exagerado elogio à Diana: 'melhor actuação dos Ídolos de sempre'? Foi boa mas calma lá! decidiram fazer criticas infundadas às prestações do Filipe a quem, até à data haviam tecido apenas ragados elogios. É certo que agora elogiam ambos em igualdade (mal parecia se assim não fosse) mas esta drástica mudança de opinião valeu à Diana nada mais nada menos que 80.000 fãs no Facebook. É que nem se preocuparam em serem subtis... a falta de coerência é óbvia pra qualquer pessoa provida de raciocínio lógico.

A principio a Diana era das minhas favoritas mas agora só consigo admitir que tem sim uma boa voz e dá espectáculo mas nunca seria o meu Ídolo porque tabém as sua atitude presente não é coerente com a de humildade que mostrava no inicio. O 'discurso político' que plos vistos é de família, e o total desrespeito plas mulheres ao apelar pra que mulheres votem em mulheres é explícito. Desrespeito porquê? Porque com isso está a partir do principio que a maioria das mulheres não votam em consciência mas sim no rapaz mais bonito. Somos o quê? Atrasadas mentais? Isto não é um Ídolo, um Ídolo respeita o público!

Quanto ao Luís Jardim, como já li aqui em outros comentários, nem sequer se devia pronunciar sobre os Ídolos já que a única relação que tem com o programa é o facto de ter a enteada a cuncurso e este é o principal motivo plo qual devia manter-se bem caladinho por uma questão de moral. É a prova viva de que formação em música ou qualquer outra àrea, aqui ou no mais respeitado lugar do mundo não é sinónimo de integridade e carácter. O mais ridículo, o cúmulo de tudo é recusar-se a admitir o talento indubitável do Filipe ao qual Portugal inteiro já se rendeu ... mas este 'Sr.' já deixou bem claro que é um anti-patriota com todos os seus comentários e só isso já diz muito da sua personalidade. Espero que a maioria das pessoas tenham a inteligência de não se deixarem influenciar por este mau exemplo de ser humano que constantemente chama estúpido ao povo portugês e de mau profissional já que não vejo qualquer profissionalismo neste tipo de discurso e atitudes.

Apoio o Filipe do principio ao fim porque merece! Ele sim é um exemplo de pessoa pr'alem do talento que muitos invejam e por isso maldizem.

DS disse...

Concordo plenamente com o seu comentário Cátia. De facto, tocou num aspecto importante:
"e o total desrespeito plas mulheres ao apelar pra que mulheres votem em mulheres é explícito. Desrespeito porquê? Porque com isso está a partir do principio que a maioria das mulheres não votam em consciência mas sim no rapaz mais bonito. Somos o quê? Atrasadas mentais? Isto não é um Ídolo, um Ídolo respeita o público!".

Anônimo disse...

quando vi a gala também reparei que a Diana e o Carlos estavam de mãos dadas, mas se virem bem reparem que eles estava os três juntos e o joão manzarra mais a claudia é que chegaram e meteram-se no meio (fizeram-se isso duas vezes durante as actuações). Aquando o anunciar das nomeações porque é que o Filipe não deu a mão? O Carlos deu a mão à Diana e se o Filipe tivesse feito o mesmo a Diana não lhe largava a mão.
Eu só acho (e atenção que é minha opinião) é que pretendem deitar a Diana a baixo a todo o custo. E por favor levada ao colo? ahahhah (não a sério mete piada) Podem dizer-me então quem deveria estar no lugar dela na final? E louvo a mãe da Diana pela atitude dela. já vi de quem a Diana herdou a personalidade que tanto admiro (e isto digo-o só pelo que vejo nas galas)

J.O. disse...

Essa mulherzinha devia mas é ter cuidado com o que fala...até mete dó! Que se meta na vida dela! Agora não se pode apoiar as pessoas que já está o povinho a criticar...tanta censura até enjoa!! :$

Anônimo disse...

Este blog deve ser dum fã da Diana de certeza 8)

Ana

DS disse...

Este blog é feito por 7 pessoas, que apoiam os dois candidatos. Têm os dois bastante talento.

Anônimo disse...

Pior cego é aquele que não quer ver, ou então é uma pita de 18 anos ou menos.

Anônimo disse...

Ora muito boa noite.
Na minha humilde opinião o Filipe sobressaiu-se MUITO mais que qualquer outro concorrente no início. Surgiram as entrevistas e o menino bonito aparecia sempre na publicidade ao nosso tão falado programa 'Ídolos'. Era sem sombra de dúvida um dos favoritos à final, um dos meus favoritos também. Gala após gala o Filipe continuou a ser o melhor no registo dele. Se ele manteve o registo, deixou de ser uma surpresa e os comentários também deixaram de ser tão enfatizados. Não é porque perdeu talento, mas porque o ouvido se habituou ao talento dele. Vantagem para a Diana? Claro! A miúda tem garra a cantar qualquer coisa... acaba por ser elogiada a surpresa. Ambos têm imenso talento. É indiscutível!(É uma pena que os comentários ainda passem por aqui).

Em relação aos comentários de terceiros, seja do Presidente da República ou do Papa, há coisas que não se podem dizer numa fase como esta. Teriam soado mal em qualquer altura obviamente, mas esta é uma fase crítica e eu duvido que isto venha a beneficiar o Filipe. O Sr.Luís Jardim não esteve nada melhor. Em relação ao Sr.Manuel Moura dos Santos, o presidente do júri deixou bem claro que não iria tecer comentários ou votar até ao momento em que a votação deixasse de depender dos jurados. Cumpriu. Nada a dizer.

Em relação à ofensa às mulheres (ao ponto que chegamos! nem acredito que vou responder a isto!). Primeiro, o cérebro das mulheres está mais habilitado para lidar com as emoções do que o dos homens, há uma maior percentagem de mulheres a ver o programa e o cérebro da maioria das miudinhas desta nova era está predisposto a lidar com a beleza física e a sensibilidade dos meninos pelo que é natural que votem mais no Filipe. Não estou aqui a defender ninguém, mas ponho as minhas mãos no fogo (e eu cá não sou dada a queimaduras) em como pelo menos 75% dos votos do Filipe são de meninas mulheres. Não tem problema nenhum, mas é assim que funciona desde sempre e não devia dar azos a problemas existenciais, mas deu. Sorte a do Filipe!

Em relação ao povinho português, eu cá sou muito patriota e gosto muito do meu Portugal, mas percebo quem não nutra o mesmo sentimento. Somos um povo que gosta de mostrar o que não tem. O povo português não se conforma? É verdade! Se toda essa energia fosse dirigida para o que importa seríamos o melhor povo do Mundo com certeza!

[Espero não ter gerado mais problemas existenciais. Caso isso aconteça, aposto que umas ginginhas não curem. Procurem canalizar a energia para as coisas correctas.]

Já pensaram no tempo que iriam demorar a responder a este comentário? Solução? Usem a mesma energia para votar no vosso preferido! Será mais produtivo e beneficiará mais o vosso Ídolo que uns comentários que vão deixando perdidos por aí.

Cumprimentos,
Ana Dias

Anônimo disse...

Desculpem o lapso. Deve ser das horas...
"Nada que umas ginginhas não curem!"

Ana Dias

Anônimo disse...

Fala-se muito do sinal "dos cornos", não é? Muito bem, é sabido que o sinal de mão da Diana (antes de o ter adaptado à linguagem gestual) é clara sinalética de grupos Rock, heavy metal, e por aí adiante. assim como nas capas de discos, os cenários bem sugestivos do inferno, de seres bestiais, de caveiras, que normalmente são associadas também a satã. Estão comigo até agora? ok, bom. Então, fora o gesto "cornudo" que a Diana faz, sinónimo daquilo que somos todos livres de interpretar, o que dizer da sua tatuagem no pulso direito que a rapariga ostenta? o que quererá dizer? é que sinónimos para "666" há poucos ... de qualquer das maneiras, estou satisfeito com esta final, e que ganhe qualquer um deles, porque para mim, tem os dois valor suficiente
Simon Cowell

Anônimo disse...

tal como diz a diana será 666 ou 999? depende da perspectiva. aqui deixo a duvida. :)

Anônimo disse...

Na minha opiniãio o Filipe não tem perfil de artista pop. E não é por causa da voz! ele tem uma boa voz e o único espectro que ele sabe cantar é mais que sufuciente para fazer uma boa carreira no rock alternativo, muito ao estilo, ou igual, aos Blind Zero. O pior lado do Filipe é a sua espressão corporal, e isso é notório no esforço que o realizador faz para evitar os grandes planos. A espressão corporal do Filipe é igual à de uma tábua, mesmo quando está agarrado ao suporte de microfone.
A Diana também tem uma boa voz, mais versátil até que a do Filipe, e a espressão corporal é bastante boa. No entanto, quem devia ganhar esta edição dos idolos era o Carlos, um verdadeiro artista pop e um entertainer nato, o prémio final iria assentar que nem uma luva.
Eu acho que vai ser o Filipe a ganhar, as teenagers vão votar em massa, no entanto, acho que elenão vai aproveitar o prémio como devia, pois parece-me muito verde para atacar o mundo da música e a pressão da escola para onde vai.

Pedro Vilarinho disse...

Acho que estão a ser muito injustos com a mãe do Filipe. Compreendo perfeitamente esta revolta pois a familia da Diana, mais concretamente o luís Jardim tem dito muito mal do Filipe, da família dele e portanto acho muito bem que tenham pedido à mãe deste para se pronunciar. Que gosto da Diana tudo bem, mas atacar o Filipe e a família desta forma não faz sentido. Há que ter educação, coisa que este senhor n tem. Por isso acho que a mãe do Filipe fez muito bem em responder às provocações. Quanto ao ambiente do ídolos vai se manter igual, pois com tantas criticas que o Lúis Jardim tem feito ao Filipe nunca se passou nada, nem um pedido de desculpas foi feito, não é a mãe do Filipe que vai prejudicar o ambiente. Acho que fez muito bem em responder na mm moeda. A familia do Filipe tem sido humilhada publicamente. Há que ser razoável e independentemente do candidato proferido analisar c objectividade. Então, o Luís Jardim pode dizer tudo e quando por uma unica vez falam com a mãe do Filipe p se defender são estas polemicas?!!!Por favor...

Pedro Vilarinho disse...

Realmente passa logo a ser polémica?!!Tipo vocês não acompanharam tudo o que se disse sobre o Filipe e a fammilia (pelo luís jardim) ao longo destas semanas?!!!!Por favor, polémica quem a criou foi o Luís Jardim sempre a dizer mal do Filipe! Deve ter passado à frente a parte que o Filipe foi considerado melhor em termos vocais do que a Diana...Agora que a mãe do Filipe respondeu como devido é polémica?!!Por favor, se não querem respostas assim que n provoquem. As pessoas estão no seu direito de se defenderem!

Unknown disse...

Isto parece o jogo da corda,cada qual
puxa para si.
Luís jardim disse que a voz do Filipe
é igual a muitos que cantam por aí
mas não diz que a enteada berra como muitas cantoras que também cantam por aí.
Atenção que não estou a por em dúvida o seu valor como cantora mas
penso que exagera.
Quanto ao Filipe dizer que canta sempre a mesma coisa vejam o dueto com o Pedro Abrunhosa.

E que ganhe o melhor

Anônimo disse...

em primeiro lugar nao é linguagem gestual, mas sim LINGUA GESTUAL. a mae do filipe so esta a mostrar que de simples e humilde nao tem nada. francamente!

Tiago Henriques disse...

Anónimo, como pode ver, eu escrevi Lingua Gestual, e não linguagem. quem falou em Linguagem foi a mãe de Filipe Pinto ;)

fernando barreto disse...

Na verdade, cantores já há muitos neste país e mais um igual não tem interesse.O único que é realmente diferente, com carisma e personalidade é o Filipe. Quanto ao Carlos, sempre achei que o olhar dele era de falsa simpatia.
O Luis Jardim enfim... ás vezes estava tão bem calado. A opinião dele é muito questionável.