4 de abril de 2010

O Protagonista


Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista da semana que passou.

Soraia Chaves teve durante alguns anos um contrato de exclusividade com a SIC. Segundo dados da imprensa, a actriz deveria receber cerca de 4000 mil euros por mês, mesmo estando parada.
No entanto, e apesar de ter sido uma estrela da casa durante muito tempo, a verdade é que esse estado de não ter projectos se prolongou bastante.

Soraia Chaves participou em Jura, Sete Vidas, Aqui Não Há Quem Viva e A Vida Privada de Salazar. Em cerca de quatro anos de ligação, a actriz fez apenas quatro trabalhos para a estação de Carnaxide.
Uma vez que lá não pôde brilhar, a sua carreira foi essencialmente marcada pelo cinema. Desde 2006 que fez, pelo menos, um filme por ano.

A pergunta é: o que é que ela esteve a fazer na SIC? Façamos as contas, tendo por base os dados da imprensa. Sabendo que ela teve um contrato de exclusividade durante cerca de quatro anos, salvo erro, e se o seu ordenado rondava os quatro mil euros, aqui ficam os gastos que o terceiro canal teve com ela: 192 mil euros.

Parece que foi preciso ela sair da estação de Pinto Balsemão para os trabalhos chegarem. Isto porque, esta semana, chegou à imprensa a aquisição de Soraia Chaves para a nova série de aviação que a RTP1 encomendou à SP Televisão.
A actriz irá contracenar com Gonçalo Diniz, Patrícia Bull e João Ricardo, actores que também já trabalharam nas últimas produções da estação de Carnaxide.

Finalmente vamos poder ver o nome de Soraia Chaves no genérico de um novo programa. Esperemos é que este percurso na RTP1, seja para durar, e que, Voo Directo consiga alcançar bons índices de audiência. Caso contrário, nem se notará a presença da actriz.

9 comentários:

Miguel disse...

'4000 mil euros por mês'

Não era isto que ela recebia...

DS disse...

Eu tenho quase a certeza que sim.
Foi o que veio na imprensa.

Anônimo disse...

Era de referir a grande lista de propostas que não aceitou. Se ela só esteve em 4 projectos foi porque ela quis.

Emanuel disse...

Mas anónimo, que eu saiba quando se tem um contrato, ou metes férias por umas semanas ou és obrigado a trabalhar quando te chamam.

Não sei, deve ser assim como é como todos os trabalhos.

DS disse...

Não tenho conhecimento das propostas que a Soraia não aceitou.
E tal como o Emanuel disse, se se tem um contrato de exclusividade, não se pode dizer não a essa "grande lista de propostas".

Carlos Teixeira disse...

o anónimo tem razão, foi falado na altura, a sic propos lhe uma personagem em JURA e PODIA ACABAR O MUNDO, cada uma no seu tempo, mas esta recusou! Ela é a propria a dizer que novelas nao quer fazer porque sao muitas horas diarias e muitos meses num so projecto, agora digam me, tanto tempo de curso de representação porquê e para quê? Quando se nasce pa representação, nasce se ja com o dom, o dom nao se cria num curso de 4 ou 5 anos, que é o caso da soraia, ponham na num saco junto com a Isabel Figueira, que venha o diabo e escolha... a Soraia devia dedicar se de vez a moda que é onde mais geito pa coisa!

Carlos Teixeira disse...

(...)dedicar se de vez a moda que é onde "TEM" mais geito pa coisa!

Miguel disse...

'4000 mil euros por mês'

significa isto: 4.000.000 ela nao ganhava 4 milhoes...

Ganhava 40 mil euros.

DS disse...

Sim é verdade.
Já me lembro dela dizer isso sobre as novelas.
Como actriz não desgosto dela, mas no início não lhe achava piada nenhuma. Mas sinceramente não estou a ver a Soraia em novelas. Penso que ela não está muito vocacionada para este tipo de projectos.

Quanto ao Miguel, de facto está ali um erro. Quando disse "4000 mil euros", queria dizer quatro mil euros. Os três zeros que pus estavam mal postos e com eles estava a repetir os "mil" duas vezes.
Já emendei. O valor que me lembro que ela ganhava na estação de Carnaxide rondava os quatro mil euros. Os quarenta mil estão fora de questão. Esse valores, e tendo por base a revista TV +, era auferido pelo Manuel Luís Goucha e Herman José (quando este eestava na SIC).

Cumprimentos