25 de fevereiro de 2010

Só Séries


Em todos os países, a televisão rege-se pelas audiências. São elas que ditam o futuro de uma série/novela/talk-show/concurso. Contudo, estas variam de país para país pois 6.0 pontos de rating, em Portugal, significam o normal para qualquer programa e nos Estados Unidos é sinómino de excelência de programas e um marco memorável. Muitas séries têm sido riscadas do mapa muito por causa disso mesmo. De facto, o futuro de qualquer programa depende da relação história-audiência-público, três coisas que andam de mão dada. Sem história. não há público, logo não há audiência. Dollhouse, Terminator: The Sarah Connor Chronicles, The Deep End e Ugly Betty foram 4 das muitas séries que, ao longo destes anos têm vindo a terminar porque as audiências não são satisfatórias consoante o canal em que são transmitidas tenham elas qualidade ou não.



Life Unexpected, a nova série da CW, tem vindo a sofrer desde o início pois as suas audiências têm vindo a cair. Neste momento, a cadeia de televisão já renovou muitos dos seus trunfos como 90210, The Vampire Dairies, Gossip Girl, Supernatural e America's Next Top Model estando, ainda, no limbo, Life Unexpected, One Tree Hill e Smallville.

Para desagrado de muitos fãs, Supernatural volta para uma sexta época e a CW não sabe se quer um décimo ano da série sobre Clark Kent. Restam duas: Life e OTH. Uma destas duas será renovada com certeza. Mas e o que acontecerá à outra?

OTH tem vindo a manter as audiências em 1 ponto de rating mas já vai na sua sétima época enquanto que Life é nova mas anda pelos 0.8/0.9 pontos de rating. Por um lado, Life é uma excelente série para quem quer escapar à rotina porque é light e tem uma história simples, comovente, interessante. OTH tem já uma legião de fãs que ficariam desgostosos por saber do seu término.


Como vêem, as audiências são de tal modo fulcrais que todo o conteúdo de uma série e toda a sua qualidade vem por aí abaixo quando chega a altura de Maio, altura dos cortes.

Nenhum comentário: