3 de julho de 2010

Rui Pêgo e Diogo Valsassina em "Salve-se Quem Puder"


Dois dos apresentadores da SIC Radical, vão entrar em Curto-Circuito com as paredes de Salve-se Quem Puder no dia 10 de Julho. Sabemos assim, através do Facebook de Rui Pêgo que será ele e Diogo Valsassina os famosos do programa de Diana Chaves e Marco Horário do próximo sábado.

Audimetria Semanal

Boa noite. Já são 14 as edições da rubrica que o acompanha aos sábados, pelas 21:00, no Televisão-Opinião e TV Universo! Seja bem-vindo a mais uma Audimetria Semanal.

Resumo semanal

A SIC lucrou com o último jogo do Mundial. O Argentina - México chegou aos 13,1% de rating e 43,1% de share, tendo ajudado a estação de Carnaxide a alcançar os 30 pontos de domingo. Infelizmente para o terceiro canal dias não são dias e, como tal, acabou por, durante a semana, ter caído ao terceiro e quarto lugares várias vezes.
Na terça-feira, com jogo de Portugal, a RTP1 ultrapassou os 37% de share. A concorrência ficou a léguas de distância. Enquanto a TVI não foi além dos 23,3%, a SIC ficou-se pelos 15,4%. Nos restantes dias, a estação públiica e o canal da Media Capital foram alterando as posições (primeiro e segundo lugares).

Estrela em Ascenção

Mais uma vez é necessário destacar os jogos de Portugal no campeonato do Mundo. Como era de esperar, a partida entre a selecção portuguesa e a espanhola foi o programa mais visto de terça-feira, tendo contribuído largamente para a vitória da RTP1 nesse dia. Com 29,1% de audiência média e 75,9% de share, o jogo esmagou, como era previsível, a concorrência. Tanto o Jornal da Noite como o Jornal Nacional não chegaram aos 10 pontos. Por outro lado, a partida teve repercussões no resultado de Espírito Indomável, que não passou nesse dia os 30% share. Quanto a Salve-se Quem Puder, também foi afectado (14,9%).

O pior da semana

Não é um programa, mas um canal. O seu resultado apenas vem espelhar o que se tem vindo a debater neste blog. Se há um ano, a SIC estava preparada para enfrentar a concorrência no horário nobre com uma oferta competitiva - Salve-se Quem Puder, Cenas do Casamento e Viver a Vida -, actualmente isso não acontece. E daí o resultado na terça-feira da estação de Carnaxide ter sido incrivelmente baixo - 15,4%. Em cem pessoas, na terça-feira, em média, 15 viram a SIC. Para uma estação comercial, estes números não foram nada positivos. Quais serão afinal as medidas de Nuno Santos para os combater?

O melhor de cada canal

RTP1 - Linda da Frente - Viver na Escuridão foi a aposta da RTP1 no horário pós-Telejornal da última quarta-feira. Apesar de se tratar de uma reposição deste espaço de reportagem, a direcção de programas da estação públicas decidiu, e tendo por base o Prémio de Jornalismo do Parlamento Europeu que lhe foi atribuído, proporcionar aos telespectadores uma nova oportunidade de a reverem. Os resultados não podiam ter sido mais satisfatórios. Linha da Frente foi o quinto programa mais visto do dia com 8,7% de rating e 26,9% de share, tendo liderado no período em que foi transmitida.

SIC - Manhãs - É verdade. Nunca pensei destacar o horário diurno da estação de Carnaxide. No entanto, e tal como Rita Ferro Rodrigues referiu numa entrevista, Companhia das Manhãs tem vindo a alcançar um share razoável - entre os 20 e os 22%. Por outro lado, tem sido constante o lugar que tem ocupado no top dos dez programas mais vistos do terceiro canal. Talvez a ajuda de Mundo de Patty tenha contribuído para tais resultados. Talvez o facto de não Companhia das Manhãs já não ter de começar com uma herança tão baixa, faça com que o talk-show se torne mais competitivo. Talvez, talvez.. Hipóteses à parte, existe uma certeza - as manhãs do terceiro canal estão vivas!

TVI - Seleccionar um programa da estação de Queluz de Baixo esta semana é complicado. Não considero que a TVI tenha estado excelente em todos os seus horários. Daí a minha escolha recair ou em Morangos com Açúcar, ou Sentimentos. Uma vez que na semana passada destaquei a série das 19:00 do canal da Media Capital, neste sábado saliento a boa perfomance de Sentimentos. Apesar de, e tal como já referi, esta produção ter ficado muito longe, em termos de resultados, de outras novelas, nos últimos capítulos tem oferecido bons shares à TVI. Por exemplo, na sexta-feira, Sentimentos passou os 40 pontos. Domingo, a novela de Tozé Martinho despede-se dos portugueses e promete não desiludir.

Expectativas

Com as emoções do Mundial a chegarem ao fim, as audiências dos jogos sem a participação da selecção portuguesa tendem a subir. Daí que, nos próximos oito dias, a RTP1 venha a lucrar com os mesmos.
Na SIC, a incógnita está no ar. "Como serão as tardes do canal?", é a pergunta que neste momento está na boca dos portugueses. A verdade é que Fátima Lopes era uma peça fundamental para a estação de Carnaxide. Destaco ainda Achas Que Sabes Dançar que, a cada domingo que passa, tem vindo aos poucos e poucos a ganhar terreno..
A TVI, provavelmente beneficiará com a ausência de Fátima Lopes na SIC. As Tardes da Júlia deverão subir ainda mais. As novelas continuarão no topo. Sentimentos surpreenderá amanhã.

Até para a semana!

Compacto - Fátima Lopes abandona SIC


A saída de Fátima Lopes já gerou neste blog muita actualização. Neste sentido, resta apenas relembrar tudo aquilo que já foi referido.
Ainda não se sabe qual foi o motivo da saída da apresentadora da SIC, no entanto menciona-se no comunicado enviado às redacções dos meios de comunicação um "novo desafio profissional". Esta viragem da vida de Fátima Lopes é definitiva. Se ainda há alguém que tem dúvidas desta notícias, então desfaça-as. Nuno Santos e Rita Ferro Rodrigues já mencionaram nas suas redes sociais este facto.
Sobre o futuro profissional de Fátima Lopes, existem rumores de que este passe pela TVI. No entanto, tal informação ainda não foi confirmada, podendo tratar-se por isso de uma especulação.
A partir da próxima segunda-feira, quem conduzirá Vida Nova será José Figueiras. Espera-se por isso algum esclarecimento por parte do apresentador sobre este assunto.

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00, fique com a Audimetria Semanal. Antes disso, por volta das 20:30, fique com o ponto de situação da saída de Fátima Lopes da estação de Carnaxide, assunto que está a deixar todos os telespectadores "preocupados".

O peso da publicidade

Há muita gente que conheço que no intervalo dos programas baixa o som da televisão e aproveita para fazer coisas diferentes. Eu não sou assim. Gosto de publicidade, sempre gostei. Gosto de ver como se vende uma marca, os recursos investidos, a linguagem enfática ou sugestionada. Não farei parte da maioria, mas acredito que não sou o único.


Com quase seis anos e meio de emissões regulares, o Imagens de Marca da SIC Notícias é, para mim, um bom exemplo de um programa enxuto, eficaz e de interesse generalizado no cabo. O magazine abarca o mundo da publicidade, da comunicação do mediatismo da imagem e da sua relação com o consumo dos portugueses e fá-lo numa linguagem clara e pouco técnica, de rápida absorção e remetendo os espectadores para o imaginário de afectos que a publicidade sempre desperta.


Ainda esta semana, dei por mim a acompanhar o programa do princípio ao fim, vendo com agrado a história da evolução da marca Kelloggs, que revolucionou os pequenos-almoços em todo o mundo, o crescimento da cadeia Continente e do atum Bom Petisco.


Aqueles 20 minutos não constituem um programa específico só para profissionais do sector, o que tornaria redutora a sua exibição. Antes pelo contrário: a forma contextualizada como são elaboradas as peças, o recurso a imagens de arquivo de forte carga afectiva tornam o magazine conduzido por Cristina Amaro um momento interessante para qualquer espectador que se interessa pelo mundo de hoje, onde a comunicação e as marcas fazem parte do nosso quotidiano.

Fátima Lopes abandona SIC (Parte VI)


Nuno Santos, actual director de programas da SIC, também já confirmou a saída da mais famosa apresentadora da estação.
"A Fátima decidiu dar um novo rumo à sua vida", escreveu o também jornalísta através da rede social Facebook.
Desta forma, Nuno Santos garantiu a ausência de Fátima já a partir da próxima segunda-feira mas suavizou, concluíndo que: "A vida continua, é sempre assim"

Rita Andrade está de baixa



A apresentadora de Fama-show foi uma das caras da SIC que viajou até à África do Sul para fazer reportagens e emissões especiais, como o programa Portugal Campeão, Nós Acreditamos. Tal como havia sucedido no Mundial de 2006, na Alemanha ou no Europeu de 2008, Rita Andrade adorou a experiência.


Todavia, nem tudo foram rosas. É que a recém-mamã ficou adoentada, tal como confessou à TV Guia desta semana: “Apanhei uma pneumonia. As enormes diferenças de temperatura de dia para a noite deram cabo de mim e, ainda por cima, piorei na viagem de avião. Foram cerca de 11 horas com o ar condicionado ligado”, disse.


Por este motivo, Rita Andrade tem estado em casa de baixa médica, a recuperar forças para voltar, em grande, à apresentação do magazine de domingo. Ainda não é certo que marque presença na emissão desta semana de Fama-Show.

Fátima Lopes abandona SIC (Parte V)


José Figueiras - Novo apresentador do Vida Nova
Depois de reunida esta tarde, a Direcção de Programas da SIC decidiu colocar o apresentador José Figueiras no lugar de Fátima Lopes à frente do programa Vida Nova a partir da próxima segunda-feira.
À primeira vista, esta é uma decisão provisória depois de um anuncio também ele inesperado sobre a saída de Fátima da estação de Carnaxide!

Fonte: TVI Blog

“Boarding Pass” é o novo programa de Ana Rita Clara

Tal como já havíamos anunciado recentemente, a jovem apresentadora está de regresso aos ecrãs da SIC Mulher. Depois de Querido, Mudei o Visual, Ana Rita Clara dá a cara por um programa de viagens.

Boarding Pass é o nome do formato, que terá seis emissões, cada uma delas dedicada a uma das principais capitais europeias. Durante a emissão, a apresentadora mostra aos telespectadores um roteiro alternativo aos que habitualmente são feitos, para que estes possam desfrutar de uma viagem de sonho.


A estreia é já na próxima sexta-feira, dia 9, na SIC Mulher.


Quiosque: Telenovelas

Fátima Lopes abandona SIC (Parte IV)


O Facebook de Rita Ferro Rodrigues, ao qual o Televisão-Opinião está ligado, confirma aquilo que muitos temiam. Segundo as palavras da apresentadora:

"A única declaração que farei em relação à saída da Fátima Lopes da Sic é esta: a Fátima é uma das grandes amigas que tenho na vida e assim continuará a ser, sempre, independentemente dos projectos que a vida profissional lhe reserve.Compreendam que nada mais direi sobre este assunto.Bom Fim-de-Semana a todos ."

Dúvidas sobre a saída de Fátima Lopes da SIC já não existem! O que ainda não foi esclarecido foram as razões e o futuro profissional da apresentadora!

Fátima Lopes abandona SIC (Parte III)

O nosso blogue conseguiu entrar em contacto com a SIC e a TVI, há poucos minutos.
Por parte das relações públicas da SIC não nos foi adiantada qualquer confirmação desta notícia, não garantindo também quem vai estar na condução do Vida Nova na próxima segunda-feira.
Já o departamento de relações públicas da TVI mostrou-se surpreso com a notícia da possível transferência da apresentadora e sem adiantar promenores alegaram desconhecer por completo este assunto.

Episódio Seguinte


Boa Tarde! Seja bem-vindo a mais um Episódio Seguinte!


Rafael abandona Susana



Há anos que o filho de Joaquim vem adiando o seu enlace com a eterna namorada. No entanto, e apesar da distancia que começa a fazer-se notar, a jovem começa a preparar tudo para o grande dia. Com a ajuda da mãe, que quer que a filha se case o mais rapidamente possível, Susana escolhe o vestido de noiva e as flores que vão ornamentar a igreja, bem como os pratos que irão oferecer aos convidados.


Alheio a tudo isto, Rafael suspira por e sente-se cada vez mais angustiado por viver tal situação. Por um lado, não quer magoar a namorada nem a família, que está tão empenhada naquela relação, mas por outro, não quer seguir com aquele plano em frente.


O ponto de ruptura surge quando o rapaz se apercebe de que a vaqueira está cada vez mais próxima de João e que os dois podem envolver-se. Com medo de perder a amada, toma uma decisão definitiva em relação à sua vida. A pouco tempo de se unir a Susana, confessa-lhe aquilo que ela há muito desconfiava: que está apaixonado por e não quer continuar com o noivado. Mimada, a rapariga não gosta de ser enganada e mostra-se chocada, mas, no fundo, fica aliviada. É que também ela não tinha certezas em relação aos seus sentimentos, uma vez que se sente cada vez mais atraída por Tristão.

Helena morde Isabel




Assim que Afonso desafia Helena para um duelo até à morte, a vampira aceita e luta de forma feroz. Quando está prestes a matá-lo, é interrompida pelos gritos aflitos de Isabel. Helena ataca a rapariga, mas nesse momento chegam Máximo, Beatriz e Francisca, fazendo com que a vampira se afaste.


Apesar de tudo, mais tarde, no colégio, Helena consegue apanhar a jovem rapariga desprevenida no balneário e morde-lhe o pescoço. Afonso pressente que algo se passa com a amada e procura-a. Assim que chega ao balneário, vê a vampira beber o sangue de Isabel. Fica apavorado, e exige que ela deixe a amada em paz.


Satisfeita, e ainda com os lábios a escorrer sangue, Helena afasta-se. Embora tenha sido atacada, Isabel não se transforma em vampira, pois para isso teria que ter bebido sangue da vilã.

CURTAS:


Em Mar de Paixão, Amarelo e Rosa dão uma segunda oportunidade ao amor que nutrem um pelo outro e decidem subir novamente ao altar, mas em alto mar.

Em Passione, para ir ao encontro de Agostina, a sua amante, Berilo põe 20 gotas de um medicamento forte, para deixar Jéssica completamente a dormir.

Em Caras e Bocas, Bianca só pensa no dinheiro de Renan e mente-lhe em tudo, para o poder enganar e roubar.

Quiosque: Telenovelas, TV Guia, TV 7 Dias

Jani Zhao e André Cruz juntos na SIC K


A aposta do canal infantil do universo SIC em jovens talentos parece ser cada vez mais uma realidade. É que, depois de ter “resgatado” oJorge de Perfeito Coração, a direcção de programas aposta agora na Thai de Sentimentos e volta a manter a aposta no ex-concorrente de Ídolos.


Assim, a partir da segunda semana de Setembro, Jani e André darão a cara por Pronto a Vestir, um magazine semanal, actual e bem-humorado e cuja temática central é a moda. As gravações decorrem a todo o vapor e os dois jovens têm andado a espreitar lojas e eventos para dar os melhores conselhos aos mais pequenos.


Durante quinze minutos, que é a duração de cada emissão, abordam-se questões relacionadas com moda, beleza, estilo e atitude. A não perder, brevemente na SIC K.


Quiosque: Telenovelas

Fátima Lopes abandona SIC (Parte II)


São escassas as informações até agora recolhidas sobre esta abrupta saída de Fátima Lopes dos quadros da estação de Carnaxide.

Sabe-se, no entanto, que estão já em curso múltiplas reuniões por parte da direcção de programas encabeçada por Nuno Santos, de forma a encontrar um substituto para o programa Vida Nova da próxima segunda-feira.
Até ao momento, e depois de várias tentativas por parte do nosso blogue, a estação de Carnaxide tem-se mostrado incontactável.

Inês Castel-Branco em “Projecto Moda”


O desafio imposto esta semana aos designers ainda em jogo é bastante aliciante. É que cada um deles teve a dura tarefa de criar um modelito para a actriz, que está grávida de quase seis meses.


Segundo a Notícias TV, as gravações decorreram na passada terça-feira e, depois de ter apreciado o que lhe foi apresentado, Inês Castel-Branco juntou-se ao júri residente para decidir qual dos candidatos ainda em jogo ficava pelo caminho.


Numa altura em que está cada vez mais próximo o inicio de Projecto Moda, os desafios começam a ser cada vez mais difíceis, de modo a que os concorrentes provem que merecem, realmente vencer o programa.


À semelhança da filha de Luís Castel-Branco, também Vicky Fernandes, Ricardo Araújo Pereira ou Catarina Furtado já passaram pelo lote de jurados.

Fátima Lopes abandona SIC


Ao fim de 15 anos, Fátima Lopes abandona a SIC.

Esta notícia foi confirmada num comunicado da estação de Carnaxide divulgado ontem, ao final da noite e onde se pode ler: "Fátima Lopes deixará de ter vínculo laboral na SIC a partir de hoje. A apresentadora estreou a sua carreira televisiva na SIC, há mais de 15 anos. Foi uma relação que muito orgulha a estação, que teve em Fátima Lopes uma colaboração dedicada e empenhada. A SIC deseja as maiores felicidades a Fátima Lopes no seu novo desafio profissional"

Segundo várias publicações a apresentadora irá mesmo rumar à TVI, procurando assim novos desafios profissionais.
Fátima Lopes apresentou na SIC vários sucessos, tais como: Perdoa-me, All We Need Is Love ou Surprise Show. Durante largos anos esteve também nas manhãs da estação, onde liderava. Desde Setembro de 2009, era a cara do programa das tardes do canal de Carnaxide, Vida Nova.

Vítor de Sousa não confirma presença em “Caminho da Felicidade”


Ainda pouco se sabia da próxima trama da SIC e a TV Guia já anunciava o conhecido actor como uma das personagens centrais, na pele de um grande vilão. Todavia, em entrevista à Notícias TV desta semana, Vítor de Sousa garante que ainda não é certo que participe em Caminho da Felicidade.


“Houve um contacto há cerca de dois meses. Aguardo indicações… Espero que o Nuno Santos e o Virgílio Castelo se lembrem de mim”, disse. Recorde-se que a última aparição do humorista no grande ecrã foi em Olhos nos Olhos, que a TVI transmitiu no ano passado.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto da Semana foi ganho pela RTP1. O jogo de futebol entre a selecção portuguesa e a Coreia do Norte, transmitido no dia 21 de Junho, obteve, pelas 14 horas e 20 minutos, 24,8% de rating e 88,5% de share. Em números, mais de dois milhões e tercentos mil espectadores seguiam a RTP aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a TVI. O episódio de
Espírito Indomável, transmitido a 21 de Junho, chegou, às 22:33, aos 16,4% de audiência média.

Fonte do quadro: Correio da Manhã TV

Para lá das 24

Pela última vez nesta semana, a opinião Para lá das 24...

Companhia das Manhãs está a crescer ao longo do tempo, tornando-se assim mais atractivo e num bom produto de televisão.

Actualmente a gozar de uma boa herança oferecida pela novela que o antecede - O Mundo de Patty - este programa, conduzido por Rita Ferro Rodrigues e Francisco Menezes, tem conseguido segurar os espectadores chegando mesmo a ficar à frente da concorrência nestas últimas edições. E apesar do factor Patty, a verdade é que estes sinais de estabilidade são também consequência de um notado esforço feito pela equipa visando o melhoramento do formato.

Ultimamente tem-se visto uma Rita cada vez melhor, sendo ela das melhores profissionais da estação; um Francisco cada vez mais seguro, mostrando que finalmente está a descobrir o seu papel na condução do programa criando-se uma empatia agradável entre os dois anfitriões; e também é de notar uma substancialmente mais apurada selectividade dos conteúdos.

Se em Setembro os temas eram demasiadamente aborrecidos ou demasiadamente histéricos, agora já se começa a encontrar o equilíbrio fundamental entre essa diferença antagónica, com uma gestão cada vez mais profissional por parte da Rita e também do Francisco. Desta forma, é de enaltecer a excelência dos casos menos bons trazidos por Francisco Moita Flores ou a adorável exuberância e animação da Maria Rueff e Ana Bola, na pele de Maria Delfina e Denise de Magalhães.

No fundo, tudo isto pode ser visto como uma enorme ironia. Se no ínicio do ano este era o horário mais problemático da SIC, actualmente é o horário com sinais mais satisfatórios de alguma estabilidade. Sinais ténues, claro, mas mesmo assim sinais de uma mudança saudável e um crescimento consolidado. E é isso o que mais falta em Carnaxide...

2 de julho de 2010

David Carreira protagoniza “Morangos com Açúcar VIII”


Era o grande segredo que a estação de Queluz de Baixo pretendia guardar até à apresentação oficial da nova temporada da série, no entanto a Telenovelas desta semana desvenda o mistério.


Já está escolhido o actor que dará vida à personagem central masculina de Morangos com Açúcar VIII: David Carreira. Depois de ter sido convidado para integrar o elenco de Morangos com Açúcar – Férias de Verão 2009, parece que é desta que o filho de Tony Carreira se estreia na representação. Recorde-se que anteriormente, David decidira terminar os estudos secundários e por isso recusara a proposta. Depois de concluído o 12º ano e, embora tenha concorrido para o ensino superior, é de antever que os estudos tenham um ano de interrupção que é o tempo de duração das gravações de uma temporada da conhecida série juvenil.


Se se confirmar a notícia, é de antever mais um sucesso, tendo em conta o “histórico familiar” dos elementos do sexo masculino dos Carreira. Aguarda-se a confirmação oficial de Queluz de Baixo.

Os Escolhidos

Boa noite. Seja bem-vindo à penúltima edição da segunda temporada de Os Escolhidos. Na semana passada ficámos a saber quais os dois primeiros finalistas deste concurso. Foram eles Daniel Oliveira e Nicolau Breyner. Nesta sexta-feira, e após oito dias de votações, já estamos em condições de divulgar a terceira e última peça que nos faltava. Você escolheu, você decidiu.

Eis as votações:

"O último finalista de 'Os Escolhidos' deve ser.."

Vanessa Oliveira - 57%

Quanto a Paula Lobo Antunes que, apesar de ter obtido excelentes resultados nesta temporada de Os Escolhidos, fica pelo caminho. As constantes lideranças de Mar de Paixão não convenceram os leitores do blog. Neste sentido, a TVI fica assim representada na final desta rubrica com apenas um cara (Nicolau Breyner), e a SIC com duas (Daniel Oliveira e Vanessa Oliveira).
Para a semana ficaremos então a saber qual o vencedor da segunda temporada deste concurso. Nesta sexta-feira não existe a habitual tabela de resultados. A razão é simples.
Meu Amor liderou todos os dias em que foi transmitido. Fama Show também liderou no domingo. Alta Definição não foi para o ar no último sábado. Perante tais resultado, cabe apenas a si escolher quem deve vencer este concurso.

Nos últimos tempos Meu Amor não deu tréguas à RTP1 e SIC. A ser exibida mais tarde, a novela raramente não tocou nos 40% de share. A concorrência às 23:00 é mais fraca, e a TVI beneficia com isso através desta produção. O elenco é de luxo e os portugueses não perdem um episódio!
Quanto a Fama Show, à excepção de um ou outro resultado, obteve durante esta temporada de Os Escolhidos, resultados bastante satisfatórios. Relembro principalmente aqueles que lhe valeram uma entrada para os dez programas mais vistos do dia, ou outros cujo share se aproximou bastante dos 40 pontos.
Por fim, Alta Definição, foi talvez uma das desilusões finais deste concurso. Apesar de aos sábados ter honrado os baixos resultados de E-Especial, nas últimas semanas não conseguiu impor-se face à concorrência. Apesar de ter liderado, acabou por ficar longe das expectativas.
No entanto, a verdade é que o programa de entrevistas da SIC também alcançou excelentes resultados, dando valor à herança audiométrica que o Primeiro Jornal conseguia obter aos fins-de-semana.

Neste sentido, abro a votação para a vitória de um dos seguintes finalistas:
Daniel Oliveira;
Nicolau Breyner;
Vanessa Oliveira.

E não se esqueça: o vote é seu, a decisão é sua! Contamos consigo!

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, saiba qual o terceiro finalista de Os Escolhidos!

Miss Universo

Os leitores da revista Flash deram a Bárbara Guimarães o prémio "Mulher + Flash" - e a última coisa que isso devia fazer era surpreender-nos. Para a massa informe, já se sabe, nenhum prémio de mérito passa de um prémio de popularidade. Aqui e, aliás, no mundo inteiro, como nos tem mostrado o Mundial de futebol e os seus absurdos prémios para o Melhor Jogador em Campo. E disto vamos vivendo.


Mas não deixa de ser curioso que Bárbara tenha conquistado tão precioso galardão precisamente quando atravessa a fase mais desconcertante da sua carreira, desmultiplicando--se em missões ultrapopulares e essencialmente vácuas depois de um tão longo período de persistente polimento da sua imagem. De alguma forma, faz lembrar a nomeação de Catarina Furtado para um prémio de Melhor Actriz no Festival de Televisão de Monte Carlo. Definitivamente, há prémios que devem ser lidos ao contrário. Ouvimos que alguém os recebeu e de imediato sabemos que está na mó de baixo. O que o tornaria numa espécie de beijo de Judas dos tempos modernos se não se desse o caso de, bem vistas as coisas, a sua atribuição ser bem-intencionada (uma espécie de consolação, no fundo).


É verdade que Bárbara Guimarães nunca foi propriamente uma grande jornalista de cultura. É verdade que fazia perguntas tontas aos seus convidados - e talvez seja mesmo verdade que, se não houvesse casado com Manuel Maria Carrilho, não teria nunca sequer feito uma pausa na apresentação de concursos e reality shows. Mas não deixa de ser penoso vê-la nos actuais preparos. Apesar de tudo, ela pode fazer melhor - e a sua beleza, como está mais do que provado, fica bem em qualquer lado.

Esta noite..


..saiba qual o terceiro finalista da segunda temporada de Os Escolhidos! Às 21:00, uma hora após o Fecho do dia!

Bárbara Guimarães com novo programa em 2011

A três meses de dar à luz uma menina, a apresentadora começa já a pensar no que vai fazer depois da gravidez. Foi em entrevista à revista TV Guia que a esposa de Manuel Maria Carrilho confessou que em Janeiro do próximo ano terá um novo formato, e em horário nobre.


Apesar de pouco adiantar sobre o programa que a espera, Bárbara Guimarães disse ainda que um mês depois do nascimento da filha, começa a trabalhar nos conteúdos : "É um trabalho tranquilo que tem a ver com pesquisa para preparação do programa. Portanto, pode ser feito com tranquilidade", revelou.


Há quem fale no regresso de Furor, até porque o seu partner desses tempos, Miguel Dias, comemora este ano vinte anos de carreira e este poderia ser um presente para o actor. Por outro lado, também há quem aposte num concurso novo. Resta esperar por novidades da parte da estação de Carnaxide.

Sofia Ribeiro em "Malmequer"


A actriz não se pode queixar de falta de trabalho. É que, depois de hoje ter terminado as gravações de Meu Amor, só terá pouco mais de uma semana de descanso. Tudo porque está confirmada no elenco da nova trama de Rui Vilhena!


Foi a própria quem deu a boa nova, em declarações à revista TV Guia: "Gostei muito deste trabalho (Meu Amor), tal como gostei dos que fiz até agora, mas como brevemente vou começar outro, com o Rui Vilhena, estou a precisar de descansar um bocadinho... de ter férias". Resta saber se é desta que dá vida a um papel de "boazinha", depois de nos últimos tempos ter chegado até ao público português na pela da malvada Clara.


Está então confirmado mais uma figura de luxo, naquela que promete ser uma das tramas mais "televisivas" dos últimos tempos. As gravações arrancam brevemente, e a estreia está prevista para Setembro.

"Depois da Vida" estreia na próxima sexta-feira!

Parece que André Cerqueira decidiu presentear os telespectadores com a estreia da segunda temporada do programa que causou sensação recentemente. Segundo a TV Guia, Depois da Vida estreia já no próximo dia 9 de Julho!


Agora com a apresentação de Iva Domingues, o formato volta a dar a oportunidade a famosos e ao público presente em estúdio a possibilidade de falar com um ente querido. As gravações decorrem a todo o vapor, mas em total secretismo, até porque até à data de hoje ainda não havia quaisquer notícias sobre Depois da Vida.


A referida publicação adianta ainda que o programa de estreia deverá ter como convidado central o cantor Marco Paulo, no entanto ainda "nada está decidido", segundo fonte da TVI, uma vez que há "vários nomes fortes assegurados". Resta aguardar por novas notícias, mas é quase certo que a estreia seja mesmo de hoje a uma semana!

Fala-se 02/07/2010


Boa Tarde! São 15 horas e é tempo de mais um Fala-se!




Nuno Homem de Sá


O actor da TVI já é pai. Foi no passado dia 27 de Junho que Nuno Homem de Sá e Carina Rodrigues conheceram a pequena Sofia. A bebé nasceu com 2,500Kg de parto normal, no Hospital Amadora-Sintra.


O actor assistiu ao parto e contou ao TVI 24 aquilo que sentiu: "Quando os bebés estão na barriga das mães não temos a noção. Quando os vimos nascer é uma enorme emoção, uma alegria indescritível, que nos faz chorar”.




Bárbara Norton de Matos


Prestes a regressar ao trabalho, uma vez que as gravações de Malmequer começam brevemente, a actriz tem aproveitado ao máximo os últimos dias de descanso.


Confessa adepta de sol e praia, Bárbara falou com a TV Mais sobre as férias que passou desde o fim de Sentimentos: inicialmente, viajou com o namorado, Francisco Mira, até ao México e, há duas semanas, esteve em Barcelona e nas ilhas Formentere e Ibiza, mas desta vez na companhia de uma amiga: “Fomos um pouco à aventura. Em Ibiza nem tínhamos hotel marcado! Mas foi giríssimo, deu para recarregar baterias”, explicou.


Agora é tempo de queimar os últimos cartuxos e, desta vez, ao lado de Luz, a sua filha de quatro anos.


Quiosque: Nova Gente, TV Mais

Parabéns, Leonor Alcácer!

Afastada dos ecrãs à algum tempo, não nos poderíamos esquecer de desejar as maiores felicidades a esta excelente actriz, que completa hoje 49 anos de vida!


Esperemos que alguma estação de televisão lhe ofereça como presente um novo papel numa série ou telenovela!


Parabéns, Leonor Alcácer!

Revista de Imprensa 02/07/2010


Bom dia! Seja bem-vindo à última Revista de Imprensa desta semana!


Rita Frazão e António Camalier em Salve-se Quem Puder


A emissão especial famosos desta semana do concurso da SIC vai opor um casal de namorados. É que Diana Chaves e Marco Horácio vão receber os actores Rita Frazão e António Camalier. Enquanto ela pode ser vista como Lili em Camilo, o Presidente, ele dá vida ao vampiro Henrique de Lua Vermelha.


Em Salve-se Quem Puder, esqueceram o amor que os une e vão dar a cara por equipas diferentes: Rita pelos vermelhos e António pelos azuis. A diversão está, como sempre, garantida.


A não perder, este sábado à noite na SIC.

Barrigas de Amor este domingo na RTP


À semelhança do que tem vindo a acontecer há já quatro anos, a estação pública volta a associar-se a tão nobre causa. Assim, entre as 11h30 e as 13 horas e entre as 15 e as 17 horas do próximo domingo, emitirá este evento.


Em directo do Parque dos Poetas, na cidade de Oeiras, Serenella Andrade auxiliada por Dália Madruga apresenta Barrigas de Amor, onde se juntarão mulheres grávidas e onde também será dado um destaque especial às avós. Estes terão uma área onde terão a oportunidade de participar em actividades, workshops e palestras. Já no final do dia, os portugueses Fingertips sobem ao palco para dar música aos presentes.


A não perder, este domingo, ao longo do dia, na RTP.


CITAÇÃO DO DIA:


“É muito fácil trabalhar com a Catarina (Furtado). Conhecemo-nos muito bem e ela deposita imensa confiança em mim”


Nuno Baltazar


Curiosidade do dia:


À semelhança de Colin Vieira, também Ricardo Pereira se prepara para lançar uma página oficial na Internet. A partir de hoje, poderá conhecer um pouco mais da carreira do bailarino de Alhos Vedros no seu site, que terá vários depoimentos de actores com quem trabalhou em A Gaiola das Loucas, como Rita Ribeiro ou José Raposo.



Quiosque: TV 7 Dias, TV Mais

"Football for Kids" na segunda-feira?


Ao que tudo indica, o novo programa do terceiro canal direccionado para as crianças e conduzido por José Mourinho estreará na próxima segunda-feira, dia 5 de Julho.
De acordo com o site da SIC Online, e apesar de as grelhas só ficarem garantidas 48 horas antes do dia em causa, existe a possibilidade de Football for Kids ser exibido já na próxima semana.
Para quem tem como operadora de cabo a MEO, caso consulte a programação da estação de Carnaxide para segunda-feira, então poderá verificar que também lá se anuncia a estreia do programa em que José Mourinho dará algumas dicas para os mais pequenos se tornarem autênticos craques da bola.

Em que ficamos?

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao Para lá das 24 de hoje!


Como já o referi aqui por diversas vezes sou um grande fã de tudo o que está relacionado com moda. Foi com grande alegria que soube que Portugal ia ter uma versão de Project Runway e agora é a vez de ser a SIC a apostar num programa com esta temática. Embora não seja um projecto novo, pelo menos vem com algumas mudanças.


Ao contrário do que aconteceu no ano passado, em que, curiosamente havia sido a RTP a televisão oficial e que o espectáculo televisivo teve direito apenas a uma gala especial, em 2010, haverá, pelo menos 6 emissões de FaceModel of the Year 2010, ao domingo, e o formato será algo semelhante a Ídolos, mas versão moda. A estreia é já no próximo dia 1 de Agosto e à frente das galas semanais vai estar uma nova dupla: Vanessa Oliveira e Pedro Guedes.

Sou um grande admirador da apresentadora de Fama-Show. Sempre gostei dela, desde os tempos em que ainda estava na TVI, como pode perceber no Frente a Frente em que expressei a minha opinião sobre ela. Tem muito talento e já o provou por diversas vezes. A oportunidade que agora lhe é dada é mais do que merecida e, com certeza que conseguirá superar os desafios que lhe irão propor. Há ainda que ter em conta que também ela é modelo e que poderá ajudar, em grande parte, cada um dos 20 concorrentes que chegar à final.


Quanto à escolha masculina, também a percebo.Pedro Guedes já conduziu um programa na SIC Mulher e, embora se perceba que a apresentação não é a sua especialização, sabe estar, é divertido, consegue animar o público presente e, no meu entender, tem todas as possibilidades de fazer uma grande dupla com Vanessa Oliveira. Até porque, vistas bem as coisas, penso que não existirá outra alternativa ao manequim. Quem poderia então ser a escolha? Rui Pêgo? Talvez ainda não esteja “preparado” para tamanha responsabilidade. Miguel Domingues? Está há muito tempo na Benfica TV e, talvez não conseguisse alcançar química com Vanessa. Por isso, digo que Pedro Guedes talvez venha a mostrar-se uma aposta acertada. Há ainda que ter em conta que também ele é modelo e que, à semelhança da companheira, poderá dar boas dicas aos concorrentes.

Para além de tudo isto, parece cada vez mais provável que Projecto Moda e Face Model of the Year 2010 sejam concorrentes directos. Esta será, sem dúvida uma batalha interessante de se ver. Até porque, embora um programa seja mais direccionado para os estilistas e o outro para manequins, são os dois sobre moda, logo, à partida, os públicos serão os mesmos. Quem vencerá, então? Aqui entre nós que quase ninguém nos ouve, eu penso que há duas hipóteses: ou vencem os dois, ou vencem as telenovelas da TVI. É apenas um feeling, mas esperemos por resultados.

1 de julho de 2010

Esqueceram-se de...Maria Rueff!


Boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição do Esqueceram-se de Mim! Nesta quinta-feira, relembramos Maria Rueff.
Antes disso, informamos apenas que está aberta a época oficial de Verão no Televisão-Opinião. Depois de alterado o template, estão a chegar novas rubricas e algumas mudanças. A partir de domingo, saiba tudo!

Esta semana na rubrica Esqueceram-se de Mim! relembramos uma actriz de mão cheia e que tem andado desaparecida dos ecrãs. Maria Rueff já provou ser uma actriz camaleónica, sendo o humor um dos seus traços fortes. Ainda que apareça semanalmente na televisão no programa Companhia das Manhãs da SIC, o seu talento está a ser desperdiçado com coisas de menor importância.

Nascida em 1972, Maria Rueff esteve praticamente com um pé na escola de direito contudo, a sua veia de actriz falou mais alto e escolheu a representação. Estreou-se profissionalmente em 1991 e a partir dai a sua carreira começou a desenvolver-se alucinantemente. Foi descoberta por Herman José e por Ana Bola quando fazia teatro em cafés e rapidamente passou para a televisão. Na RTP1 fez diversos papeis em sitcoms e talk show sendo que desde 1996 sempre trabalhou com Herman José. Mudou-se para a SIC em 2000, estreando em 2001 o seu próprio programa a solo O Programa da Maria. Batendo directamente com o sucesso Big Brother, o programa não foi bem aceite pelo público, sendo retirado do ar. Continuou a trabalhar com Herman no HermanSIC ao mesmo tempo que fazia teatro e alguns telefilmes. Em 2007 desempenhou o papel de Vitória Mendonça na telenovela Vingança da SIC, e em 2008 mudou-se para a RTP 1 para entrar n'Os Contemporâneos. Actualmente mantém-se no canal de Carnaxide a interpretar Delfina Caroço, em Vip Manicure e na rádio TSF mantém a rubrica os Cromos da Bola.


Acho que o talento de Maria Rueff está a ser desperdiçado nas manhãs da SIC, embora seja sempre bom vê-la a trabalhar. Nunca me canso de rir com as suas piadas com os personagens que tão bem lhe ficam. Ainda hoje não aceito o facto da SIC não apostar mais nela nem em Ana Bola, apesar de sempre que precisa chamar as duas como foi para os Globos de Ouro. Tal como Ana Bola disse no programa Lado B, os números ditam o trabalho de um actor e parece que na SIC os números não andam lá muito bons...