3 de julho de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Às 21:00, fique com a Audimetria Semanal. Antes disso, por volta das 20:30, fique com o ponto de situação da saída de Fátima Lopes da estação de Carnaxide, assunto que está a deixar todos os telespectadores "preocupados".

O peso da publicidade

Há muita gente que conheço que no intervalo dos programas baixa o som da televisão e aproveita para fazer coisas diferentes. Eu não sou assim. Gosto de publicidade, sempre gostei. Gosto de ver como se vende uma marca, os recursos investidos, a linguagem enfática ou sugestionada. Não farei parte da maioria, mas acredito que não sou o único.


Com quase seis anos e meio de emissões regulares, o Imagens de Marca da SIC Notícias é, para mim, um bom exemplo de um programa enxuto, eficaz e de interesse generalizado no cabo. O magazine abarca o mundo da publicidade, da comunicação do mediatismo da imagem e da sua relação com o consumo dos portugueses e fá-lo numa linguagem clara e pouco técnica, de rápida absorção e remetendo os espectadores para o imaginário de afectos que a publicidade sempre desperta.


Ainda esta semana, dei por mim a acompanhar o programa do princípio ao fim, vendo com agrado a história da evolução da marca Kelloggs, que revolucionou os pequenos-almoços em todo o mundo, o crescimento da cadeia Continente e do atum Bom Petisco.


Aqueles 20 minutos não constituem um programa específico só para profissionais do sector, o que tornaria redutora a sua exibição. Antes pelo contrário: a forma contextualizada como são elaboradas as peças, o recurso a imagens de arquivo de forte carga afectiva tornam o magazine conduzido por Cristina Amaro um momento interessante para qualquer espectador que se interessa pelo mundo de hoje, onde a comunicação e as marcas fazem parte do nosso quotidiano.

Nenhum comentário: