20 de junho de 2010

O Protagonista

Boa noite. Seja bem-vindo ao Protagonista desta semana.

Quem ocupa a cadeira central de hoje nesta rubrica? Quem é destacado, ou o que é destacado? Após dez anos desde que foi para o ar a primeira edição, foi noticiado pela TV Guia que Big Brother está de volta em Setembro, O Grande Irmão.


Quem não se lembra do confessionário, e dos milhares de beijinhos que os concorrentes mandavam aos seus entes queridos? E as discussões que muitas vezes se desenrolavam na casa mais vigiada do país?

Indepentemente do sucesso que cada concorrente alcançou "depois do BB", todos eles, e tendo por base entrevistas, assumem que gostariam de voltar a participar, e de reviver todos os momentos por que passaram. De facto, deve ser uma experiência única.
Mas será que hoje este reality-show conseguia fazer o sucesso da primeira e segunda edições? Será que conseguirá parar o país? Ou melhor, será que o país está preparado para uma nova edição do concurso? Os tempos são outros, o pudor é inferior, a busca pela fama é cada vez maior e os princípios e valores para a alcançar são praticamente esquecidos.


Coloco ainda outra questão: afinal porque decidiu a estação de Queluz de Baixo lançar o Big Brother na próxima reentré? Para combater Ídolos na SIC? Para ter uma alavanca para as suas novelas? Sim, porque no passado existia um edição diária do reality-show, com um resumo de tudo o que os concorrentes faziam ao longo do dia. Ou para pura e simplesmente diversificar a grelha, e receber daí os seus frutos?

No que toca a aspectos que necessitavam de ser melhorados, confesso que a TVI deveria ter cuidado com os comportamentos dos concorrentes. Obviamente que a estação de Queluz quer os que sejam mais polémicos, de modo a obter o máximo de audiência possível. Mas será que esse é o melhor caminho? Será que o seu público, principalmente o mais velho (o maior consumidor de novelas) aprova tal atitude? Ponho-me no lugar da minha avó, na cama, a ver três rapazes a pedir cinco ou seis caixas de preservativos, e ainda uma tenda para a masturbação. O que é que ela pensa? "Que pouca vergonha Diogo, já viste? Vou mas é ver o concurso do primeiro canal".

Acima de tudo é necessário existir uma boa selecção de imagens, de maneira a não se cair no comum, naquilo que "não parece bem". Ir buscar o sentimento do amor e da amizade, em lugar do sexo.
Responde o leitor: "Mas isso não dá polémica". E eu digo: "Pode não dar, mas não é por isso que não se cria uma interacção com o público. Por algum motivo o Zé Maria venceu a primeira edição do Big Brother: não era polémico, mas sim humilde e trabalhador".


É neste que sentido que se pede à TVI, e a André Cerqueira que tenham cuidado, cautela e preocupação com a susceptibilidade dos telespectadores, e que pensem que os tempos são outros.
São poucos aqueles que não dizem que têm saudades do Big Brother. Como tal, penso que a estação de Queluz de Baixo deveria ter este aspecto em conta e, como já referi, não cair no fácil, ou seja, na busca de tudo o que é "palavrão", sexo e "ordinarices". Só assim se vai conseguir uma unanimidade entre todos, incluindo os críticos de televisão.
E isso é fundamental.

5 comentários:

Miguel disse...

A TV Guia escreve na sua capa "Big Brother de regresso - CONFIRMADO!", no entanto na notícia em si, nem TVI nem nenhum membro do canal confirmam. Ou seja, não existe confirmação alguma! Existe um grande possiblididade, mas nada está garantido...

Tiago Henriques disse...

Assim como acontece com a 4ª temporada de "Ídolos"
Por isso não podes dizer que nada está garantido. Até porque há mais possibilidades de o Big Brother regressar do que o "Ídolos" ;)

Miguel disse...

O ídolos está confirmado por Cláudia Vieira, Virgíleo Castelo e Nuno Santos! Foi confirmado pela SIC...

Tiago Henriques disse...

Se me disseres onde está essa confirmação, eu calo-me. É que não vi confirmação em lado algum ;)

Carlos Teixeira disse...

Eu não sei se está mesmo confirmado,... mas se estiver mesmo axo mta má ideia! Idolos so devia regressar para o ano!

A SIC devia trazer de volta MASTER PLAN : O GRANDE MESTRE ou POPSTARS, o programa que formou as Nonstop e que foi um sucesso de audiencias!

Idolos 4 ira cansar a imagem da claudia e do joao. de certeza