15 de setembro de 2010

Falar Televisão

Protagonistas de Verão

Moda, vida, realidade, cultura geral, talento e desporto, foram estes os principais conteúdos que nos foram oferecidos para o Verão deste ano.
Se na TVI, Iva Domingues brilhou em Depois da Vida com resultados bastante auspiciosos, José Carlos Malato conseguiu levantar as audiências do horário nobre da estação pública com uma nova versão de Quem Quer Ser Milionário.

No entanto, não foram apenas estes os que mais se destacaram nos meses mais quentes. Os vampiros da SIC saíram à rua,
e foram aposta de Carnaxide para o prime-time de segunda a sexta-feira. Os resultados foram razoáveis, com shares em média entre os 21 e os 25%. Em contrapartida, na estação de Queluz de Baixo, as cantorias foram o aperitivo das refeições dos portugueses de Junho a Setembro, pelas 19:00. Os talentos de Morangos com Açúcar - Vive o Teu Verão conseguiram a liderança nas tardes da televisão portuguesa com pouco esforço.
A par destas duas séries, destaco ainda Espírito Indomável, que estreou a 31 de Maio de
ste ano. Apesar de, nos meses quentes, as novelas descerem ao nível de rating, faz sentido destacar a produção protagonizada por Vera Kolodzig pelos bons resultados que obteve, e pelos sucessivos primeiros lugares nos top's de audiência que alcançou.

O futebol fe
z igualmente parte da vida dos portugueses e, mais concretamente, de todo o mundo. O Mundial de África do Sul, captou a atenção de todos os amantes deste desporto, unindo uma nação em prol da sua selecção. Quem ficou a ganhar com isso foi a RTP1, que obteve bons resultados com a aposta no campeonato do mundo.

A par da ficção, futebol, concursos e programas do além, a moda foi outro dos ingredientes deste Verão. Nayma, Vanessa Oliveira e Pedro Guedes deram asas a concursos sobre o vestuário, imagem, telegenia e postura. Os resultados ao nível audiométrico foram aceitáveis, prevendo provavelmente novas temporadas de Projecto Moda e À Procura do Sonho.
Quem não perdeu estes programas foram os vizinhos de Aqui Não Há Quem Viva. O senhor Costa e sua esposa protagonizaram momentos de humor que agradaram aos portugueses. De tal maneira que a série conseguiu, durante vários dia
s, ser o programa mais visto da SIC.

Saliento igua
lmente o "bombeiro" do terceiro canal que, com o seu profissionalismo, procurou estar à altura de Fátima Lopes em Vida Nova. José Figueiras esteve em antena mais de dois meses. Apesar de as audiências não terem sido as melhores, o apresentador acabou por ser uma das figuras centrais deste Verão por ter sido o substituto de um talk-show que viu a sua apresentadora, uma das caras mais emblemáticas de Carnaxide, sair para a TVI.
Por fim, os dançarinos de Achas Que Sabes Dançar não foram esquecidos. É difícil que os portugueses não tenham ficado espantados com o talento dos finalistas do concurso: Kelly Nakamura, João Lopes, Mariana Paraízo e Marco Ferreira. Eles foram os protagonistas de grandes momentos de dança!

Feitas as co
ntas, as apostas de Verão dos respectivos canais foram positivas. Umas saíram-se melhor, outras nem tanto. Diana Chaves e Marco Horácio foram um flop televisivo, ao contrário de Verão Total 2010, que continuou a vencer a concorrência no horário das 10:00.

A chave está em investir e inovar. Quando se tem estes dois os objectivos, como telespectador, só tenho de aplaudir e desejar por mais no próximo Verão.
E é esse o meu estado neste momento.

Nenhum comentário: