7 de janeiro de 2010

Crónica de TV - Nuno Azinheira

Da grandeza dos homens

Os últimos tempos foram marcados por duas polémicas em programas de que gosto particularmente, no Ídolos, com o episódio Moura dos Santos-Anjos, e dias antes, a rábula que meteu Manuel Luís Goucha no 5 para a Meia- Noite. Remetamos o caso do Ídolos à importância que tem: uma polémica tonta, que provocou reacção natural dos músicos visados, mas que se deve analisar apenas à luz do que é o programa. A polémica nasceu no domingo e morreu segunda-feira. Ponto final.

Mais grave, é a história do 5 para a Meia Noite, programa que já aqui elogiei. Mas, desta vez, a coisa é absurda, mesmo na lógica do humor em que se insere a coqueluche da RTP2. Integrar o nome do apresentador da TVI, que assumiu o seu companheiro de vida em 2009, no lote da "Apresentadora do ano", numa simulação do concurso Quem Quer ser Milionário, é apenas uma provocação de mau gosto. Aceitar a opção Goucha como a "resposta correcta" é uma indignidade. Porque é uma falta de respeito, por muito que os autores da piada e a mulher que lhe deu voz, Filomena Cautela, digam que foi apenas uma brincadeirinha. É mais do que isso. Além de falta de respeito, é um mau serviço que se presta a um país ainda preconceituoso e que não se confina à urbanidade lisboeta, feita por um canal da televisão pública, paga com dinheiro do Estado. O serviço público não se mede só nas palavras. Mede-se nas pequenas coisas. A grandeza dos homens (heterossexuais, homossexuais assumidos, homossexuais não assumidos, ou homossexuais encapotados que se casam com mulheres mas fazem sexo com homens) também.

Fonte: Diário de Notícias

3 comentários:

Anônimo disse...

Embora não concorde com essa cronica
a unica coisa que digo é que sao 2 polémicas tontas e de um pais sem sal ..... cd umtem direito a sua opiniao ..... goucha nao foi exovalhado Só kem nao ve o programa é ke pode sentir-se ofendido. Nao é agradavel ? concordo qyue nao seja, mas tanta polemica só serviu pa dar visibiliada a uma coisa de só um nicho mt residual vê....

Anônimo disse...

Concordo plenamente com a crónica. Não teve piada nenhuma e o Goucha tem direito a ficar chateado.
Luana

DS disse...

De facto esta situação do Manuel Luís Goucha é desagradável. Pelo menos poderiam ter dito apenas a opção do apresentador como "Melhor Apresentadora" a brincar, e não ter sido integrada no lote de respostas oficais.