21 de setembro de 2009

Frente a Frente

O Frente a Frente inicia-se hoje no Televisão-Opinião, com uma "disputa" entre a "Vida Nova" e "Tardes da Júlia". No meio surgirá ainda o programa de João Baião e Tânia Ribas de Oliveira "Portugal no Coração". Antes de iniciar esta rubrica, convém explicar o que nela vai encontrar. Eu (Diogo) e o Tiago, iremos falar de dois programas. No final, cabe a si responder quem ganhou a "batalha".



No ar há cerca de ano e meio, "As Tardes da Júlia"
passou a ser o líder do horário entre as 14:00 e as 17:00 da televisão portuguesa. Ultrapassou "Portugal no Coração" e destronou "Contact
o". Pode mesmo dizer-se que o programa de Júlia Pinheiro foi o grande causador do fim do de Nuno Graciano e Rita Ferro Rodrigues. Analisando o conteúdo de "As Tardes da Júlia", sinceramente não aprecio. Já acompanhei algumas vezes, mas os temas não me interessam muito. Para além disso, aquele estúdio onde a cor rosa predomina ofusca-me os olhos. Sim, o programa é direccionado para as mulheres, mas há que ter em atenção que há público masculino em casa. Acho que este tipo de programas até fazem companhia, mas grande parte dos temas, especialmente os da SIC, deixam muito a desejar. Doenças e desgraças. Apesar de apenas a mim me incumbir de falar de "As Tardes da Júlia", não posso deixar de ter em conta a piada de Joaquim Monchique no "Portugal no Coração" numa representação humorística. O actor, que interpretava uma velhota que tinha muitas doenças, referiu qualquer coisa do género para João Baião:"Eu tenho tantas doenças, que poderia ocupar os programas todos da Fátinha". A par disto, não posso deixar de parte alguns aspectos positivos do programa das tardes da TVI. Júlia Pinheiro é um animal em televisão. Não sou o seu fã número 1, mas até lhe acho piada. Por outro lado, considero que a ida de pessoas "conhecidas" ao programa lhe dá um certo animo, um maior andamento. A mim, capta-me mais a atenção. De referir ainda o "Cara e Coroa", que é para mim a parte do programa que não perco. Por o menos, por volta das 16:45, normalmente estou sintonizado para ver se sai ou não o prémio final. À parte disto, tenho a apontar que uma dupla dá uma maior dinâmica a este tipo de programas. No meu ver, João Baião e Tânia Ribas de Oliveira são das melhores. Animação e espontaneidade são difíceis de encontrar noutro talk-show. A minha escolha entre as 14:00 e as 17:00? Não sei. Depende do que se trata no programa. Mas normalmente se estiver a ver televisão, fico-me pelo zapping.



Aquela que durante anos liderou as manhãs, regressou esta semana à “posição inicial”. Trouxe uma “vida nova” às tardes de Carnaxide. Desde a sua saída do ecrã, para gozar a licença de maternidade, que sempre se especulou que quando regressasse à televisão ocuparia as tardes da estação. Em entrevistas recentes, afirmou que preferia que o programa não tivesse o seu nome. Creio que é essa uma das grandes diferenças entre “Fátima” e “Vida Nova”.
A apresentadora já não tem a “responsabilidade” de dar o nome ao programa. Nota-se que existe aquele brilho nos olhos, a lágrima sempre pronta a cair, e demonstra motivação e vontade em ajudar a SIC. O programa, na minha opinião, está bastante bem conseguido, não tem as cores berrantes de “As Tardes da Júlia”, nem faz das histórias que reproduz “um drama”. Contorna a situação e dá-lhes uma visão positiva, “há vidas que vale a pena conhecer”.
Contudo, Fátima Lopes ainda está um pouco atrás de Júlia Pinheiro. A cara da TVI, tem algo que é inegável, uma capacidade imensa de reagir espontaneamente a qualquer situação de humor, algo que em Fátima Lopes não se nota tão bem. É isso que distingue os dois programas, o da TVI é mais ao género “popular” e o da SIC é mais centrado na história que foca, o público intervém um pouco menos. Mas “Vida Nova” tem outras coisas positivas, os convidados possuem histórias tocantes que são levadas bem ao coração dos portugueses.
O programa tem crescido de dia para dia e torna-se cada vez mais numa forte ameaça à liderança de “As Tardes da Júlia”. Nas asas de um sonho tudo é possível”, será possível destronar o concorrente da TVI?
Eu voto “Vida Nova”.

5 comentários:

Anônimo disse...

Debate bastante interessante.

Gostei bastante do texto sobre o programa Vida Nova, está muito bem conseguido.
Parabéns.

Que o vosso blog continue assim abordando temas públicos com bastante qualidade .

Anônimo disse...

Isto é estupido porque voces acham ambos que o da SIC é melhor supostamente deveria ser um a defender a SIC E OUTRO A TVI!

DS disse...

Obrigado aos dois pelo comentário. O post não tem por objectivo defender necessariamente um programa, mas analisa-lo para dessa forma chegar mais perto ao que a maioria pensa.
Obviamente que para isso temos de dizer os pontos positivos e negativos dos programas.
E foi isso que fizemos.

Carlos Aniceto disse...

Eu prefiro as Tardes da Julinha...

TVI Blog disse...

As Tardes da Júlia obviamente as melhores