28 de fevereiro de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.


Guerra aberta

1. Continua a guerra entre a TVI e a SIC - e agora disputa-se também no campo da RTP, cujos profissionais se tornam de repente autênticos troféus. Bom sinal: este mercado precisava de agitação. Entretanto, mantenho: sozinho, José Alberto de Carvalho corre o risco de ser engolido pelo modelo informativo da TVI. Mas acrescento: com Judite Sousa ao lado, a parada equilibra-se. Querem ver que a TVI decidiu, enfim, mexer a sério na informação?


2. Não conheço muitos jornalistas que desdenhem mais da "classe" do que eu. Pelo menos em público. Mas, se é importante para mim desmistificar a imagem do jornalista, humanizando-o e autorizando-lhe as fragilidades, os condicionalismos pessoais e o erro em geral, o passo seguinte será reconhecer que também os jornalistas são alvo de abusos "informativos" da mesma natureza daqueles que arriscam cometer. A condenação de João Moreira, autor do blogue Médico Explica Medicina a Intelectuais, a pagar 40 mil euros de indemnização ao jornalista Fernando Esteves, da Sábado, é exemplar e faz jurisprudência. O que é uma excelente notícia para os jornalistas de televisão: ninguém na dita "classe" é tão repetidamente alvo de bullying difamatório como eles.


3. Passou bastante despercebida a vitória de O Diário de Verão da Aisling, produzido pela portuguesa beActive, no prémio Kidscreen para o Melhor Telefilme Adolescente. Tratasse-se de uma tonta com um decote obsceno a pavonear os peitos à volta dos microfones americanos, convencida de que tinha ganho um Emmy com as suas próprias mãos, e haveria manchetes todos os dias durante um mês. Mas, já agora: conseguirá alguma vez a beActive sair do nicho infanto-juvenil?

Nenhum comentário: