7 de janeiro de 2011

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Mário Contumélias, retirada do Jornal de Notícias.

Previsões

E pronto! Cá estamos em 2011, o ano de todas as dificuldades. Como será ele na televisão generalista portuguesa?


Previsivelmente, durante os próximos 12 meses, os telejornais (os programas que vão segurando as estações generalistas) continuarão na sua crescente vocação como câmaras de eco das fontes oficiais, incapazes do necessário aprofundamento da informação.


Agitarão contra nós, como fizeram durante todo o ano passado, o espectro dos "mercados", esquecendo-se de mostrar que são eles os produtores e os aproveitadores da crise, com a qual ganham rios de dinheiro e determinam as políticas dos Estados.


Não nos dirão que a Economia é uma ciência esquecida da sua condição social e que perdeu cientificidade. Antes colaborarão na implementação da doxa neoliberal acerca da produtividade, da riqueza e da sua distribuição, com que se quer justificar o empobrecimento da esmagadora maioria, a par do enriquecimento imoral de uns poucos.


Nada de novo. À medida que cresceram em tempo de duração, os jornais televisivos perderam qualidade e capacidade de informar. E cederam a vez à propaganda e ao entretenimento. Não é de certeza por mal, mas o efeito é o mesmo - instalam o medo, em vez de fornecerem a informação verdadeira, necessária à acção da cidadania.


Mais do que previsível, é o regresso de Manuela Moura Guedes, agora na SIC. Diz-se que com um programa semanal, emitido em horário nobre e sobre temas da actualidade.


O que se pode desde já afirmar é que Manuela tem público, e que é mais interessante a sua televisão-espectáculo, do que o entretenimento aborrecedor dos telejornais. Tanto mais que Moura Guedes usa o seu poder mediático para escrutinar o poder político e isso faz-nos falta.


Também na SIC, e de menor gosto, espera-se que avance um "reality show" para gordos, já que a estação de Carnaxide comprou os direitos de "The biggest loser", um programa destinado a pessoas com um redundante excesso de peso, que participam com propósito de emagrecer drasticamente.


Como há gostos para tudo, a SIC Mulher tem exibido a versão original norte-americana do concurso, "O peso certo", com grande sucesso de audiências.


Convém não esquecer que foi em parte graças a outro "reality show", "A Casa dos Segredos", que a TVI fechou o ano à frente das rivais, pela sexta vez consecutiva. Em terceiro lugar, a SIC quer recuperar terreno em 2011. Veremos se nos reserva outras surpresas.


Boa notícia foi a que nos deu David Nevins, presidente do canal "Showtime", ao anunciar a continuação da série "Dexter", cujos episódios da sexta deverão estrear no segundo semestre de 2011. Felizmente que a oferta de televisão de qualidade continua de pé.


Nenhum comentário: