12 de setembro de 2010

O Protagonista

É já este domingo que se inicia a terceira batalha de fogo de Nuno Santos no canal de Pinto Balsemão. Com a rentrée à porta, e a vontade de o director de programas da SIC em subir as audiências, muito se irá comentar sobre a prestação das estreias que irão ocorrer entre hoje e amanhã.
Se Ídolos, Negócio da China, Boa Tarde, Tás Aqui Tás Apanhado, Laços de Sangue e as renovações no Companhia das Manhãs correrem bem, Nuno Santos poderá ser um homem feliz.

No entanto, é necessário ter em conta que mais importante que as boas audiências destas estreias, será mantê-las ao longo do tempo. Esta é já uma tarefa mais complicada.

Se acredito que Nuno Santos a conseguirá ultrapassar? Não percebo, nem tenho intenções de compreender futurologia. Logo, prognósticos só no final do jogo.
O que tenho em mente está relacionado com o facto de o director de programas da SIC ter criado uma grelha de programação bastante diversificada e ser, para mim, o que mais inovação tem trazido à televisão portuguesa. No entanto, as suas ideias nem sempre surtem efeito, nem sempre conseguem prender a atenção dos portugueses. Por esta razão, Nuno Santos afirmou à Notícias TV desta sexta-feira o seguinte: "...respeito o veredicto dos espectadores. Ninguém tem aqui uma varinha mágica. Eu não tenho uma varinha mágica. O que sei é que o Ídolos será um bom programa de televisão: forte, muito bem produzido, com boas histórias e talentos. O que sei é que a nossa novela, que estamos a fazer com a SP e a Globo, é melhor do que os outros produtos anteriores. O que sei é que o prograna que vamos fazer com a Conceição Lino à tarde marca uma diferença grande em relação à concorrência. Agora, repito, nem eu estou dentro da cabeça das pessoas nem os nossos concorrentes estão parados".

Por outras palavras, o marido de Andreia Vale acredita nos seus novos produtos, mas afirma que não é ele quem irá decidir o que visualizar na hora de estes irem para o ar. O público é soberano, como sempre. Esta atitude de cautela, de não programar vitórias antes de estas terem acontecido, muito me agrada. Na minha vida sou assim.
"O último a rir é o que ri melhor", sempre me referenciaram este adágio popular. E é com ele que vivo. Na realidade televisiva, quantas vezes já assistimos a directores de programas julgarem grandes audiências de programas que acabaram por desiludir? É melhor ter os pés bem assentes na terra.
Aliás, posso ainda citar outra resposta de Nuno Santos à referida publicação: "Liderar será um muito bom resultado. Um bom resultado será crescer. Eu espero um bom resultado. É preciso ter calma".

O porquê de Nuno Santos ser O Protagonista desta semana? Penso que todos compreendemos. Será ele capaz de, durante os próximos três meses, com todos as estreias agendadas, elevar a SIC ao segundo lugar? Conseguirá ele deixar para trás a RTP1, e ganhar algum terreno à TVI?
Perguntas que só conseguiremos responder durante os próximos tempos!

Um comentário:

Anônimo disse...

Nuno Santos quando chegou à SIC não era assim... Falava com arrogância, achava-se o maior...e depois de várias tentativas falhadas o que é certo é que a sic neste momento está pior nas audiências do que quando Nuno Santos pegou na estação...essa é a verdade...e Nuno Santos já estreou muitos programas, já gastou muito dinheiro...e NADA.